Destaques:

Google Ads: o que é, como usar e quais os benefícios?

Cezar Augusto Gehm Filho
Cezar Augusto é empreendedor com mais de 20 anos de experiência, sócio-fundador e CEO do PipeRun - Sistema de CRM e Gestão de Funil de Vendas, expert em marketing e digital, graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Internacional em Gestão, Excelência e Prosperidade pela Sonata Brasil, desenvolvedor de pessoas e tecnologias para um mundo melhor.

Resumo do artigo:

• O Google Ads, antigo Google AdsWords, é uma plataforma de publicidade do Google muito utilizada por empresas que buscam promover suas soluções e gerar leads. A plataforma oferece diversos tipos de anúncios para investir, como Rede de Pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, Remarketing, Youtube, Apps e outros;

• Atrair potenciais clientes por meio dos anúncios do Google é uma estratégia bastante eficiente, porém, só isso não basta. Você também deve trabalhar essas oportunidades para que se tornem clientes em um futuro próximo;

• O CRM PipeRun pode te ajudar a fazer a gestão completa dos seus leads, desde o primeiro contato até o pós-venda. É o sistema ideal para acompanhar a evolução das oportunidades até a última etapa do funil de vendas.

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. É através deste serviço que são exibidos, aos usuários, links patrocinados quando alguém realiza uma busca por alguma palavra-chave específica.

Entender seu funcionamento e suas vantagens é um diferencial competitivo para as empresas atraírem mais clientes.

Que empresa não deseja impactar mais clientes todos os dias? Entregar a solução certa, ao cliente certo, na hora certa?

Um dos principais recursos para se obter sucesso na internet são os links patrocinados. Afinal, eles impactam quem de fato faz sentido para o negócio.

Por meio do Google Ads, gerar receita através de uma captação de leads assertiva é possível.

Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre como essa estratégia ocorre na prática. Sobre quais as boas práticas para fazer “menos com mais”.

Ou seja: como gerar muitos leads sem pagar tanto por eles?

Neste artigo, abordaremos não só o conceito de Google Ads. Iremos além e falaremos como usá-lo.

Iremos citar as vantagens e a importância que isso tem para o setor de marketing de qualquer organização.

Fique com a gente.

Boa leitura!

O que é o Google Ads?

Adwords Google Ads

Antes conhecido como Google Adwords – até 2018, na verdade -, o Google Ads é a plataforma de anúncios online da Google.

A proposta é simples: e exibir um anúncio realmente relevante. E, claro, que entregue exatamente aquilo que as pessoas buscam.

Isso se dá no exato momento que alguma palavra-chave que tenha a ver com o negócio é digitada.

Toda a pessoa que digita e faz uma busca, tem alguma intenção por trás disso, certo?

É nesta hora que ela deixa claro aquilo que está desejando.

Claro que não é apenas isso. Existem diversos formatos de anúncios possíveis via Google Ads.

Eles podem ser exibidos em vídeo, banner e aparecem em áreas especiais. Sites que são parceiros do Google dão visibilidade para eles.

Esse conjunto grande de parceiros, aliás, fazem parte da Rede de Display. E o YouTube está incluso.

A plataforma de vídeos, aliás, é o segundo maior buscador do mundo. Aí, cresce a importância de colocar suas estratégias de inbound marketing para funcionar.

Além de criar conteúdo escrito, você precisa focar em bons vídeos com as palavras-chaves que interessam. Assim, sua empresa irá conseguir ser assertiva por lá na sua captação de clientes.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads funciona em um formato de leilão de palavras-chave, no qual você define um orçamento diário e um lance máximo para as palavras mais relevantes para o negócio.

Dessa forma, quando um usuário faz uma pesquisa, o Google exibe os anúncios vencedores do leilão, que podem aparecer no topo ou no final da primeira página, abaixo dos resultados orgânicos. 

O pagamento desses anúncios geralmente é feito por clique (CPC) ou por impressão (CPM), variando para mais ou para menos, de acordo com a concorrência das palavras escolhidas e com a qualidade do seu anúncio. 

Dentro do Google Ads, você também pode realizar diversas ações, como definir públicos, monitorar as campanhas, realizar testes A/B, fazer pesquisas de palavras, ajustar os lances conforme a necessidade etc.

Em resumo, estamos falando de uma ferramenta completa, que oferece diferentes formatos de anúncios para te ajudar a captar novos leads e trabalhar a sua marca no meio digital. 

Leia também: Como criar uma página de captura de leads de alto desempenho? Passo a passo 

Quais os tipos de anúncios de Google Ads?

Adwords Google Ads

As possibilidades são várias para quem quer anunciar através do Google Adwords. E cabe ao usuário escolher a que melhor se adapte às suas necessidades.

O intuito sempre será o mesmo: atrair a persona dos seus negócios para dentro dos seus negócios.

Por isso, bem-vindo ao mundo de possibilidades que a empresa americana abre.

Abaixo, separamos os tipos de anúncios que você pode utilizar.

Veja:

Rede de Pesquisa

Este tipo de campanha é útil para quem quer ser encontrado através das pesquisas do Google.

O seu objetivo é receber cliques nos anúncios, ou conversões. A “conversão” pode ser definida pelo anunciante, da seguinte forma. Digamos que você deseja que os usuários preencham formulários no seu site.

Por exemplo, para isso você determina que uma conversão será o preenchimento de um formulário. Ou qualquer outra ação que você deseja que os usuários executem dentro do seu site.

Portanto, se as pessoas pesquisam pelos seus serviços no Google, invista neste tipo de campanha.

Então, digamos que você possua uma empesa que instala placas de energia solar em São Paulo.

Você pode criar anúncios que serão exibidos quando as pessoas pesquisarem palavras-chave como:

  • “placas de energia solar”;
  • “instalação placas de energia solar são paulo”;
  • “empresas que instalam placas de energia solar”.

Todas as pessoas que estiverem pesquisando a partir da cidade de São Paulo serão impactadas.

O Google sabe de onde as pesquisas estão sendo feitas, baseando-se no endereço de IP. A partir disso, ele mostra os anúncios apenas para elas.

Google Ads

Os resultados de pesquisa do Google Ads são exibidos em um local diferente dos resultados orgânicos de pesquisa do Google.

A classificação de uma página na busca orgânica não influencia a classificação de um link patrocinado, e vice-versa.

Além disso, os anúncios em rede de pesquisa também podem ser estendidos para os parceiros de pesquisa.

Nisso, podemos citar sites como Terra, Globo.com, etc. Eles possuem a ferramenta de busca do Google dentro de seu próprio site.

Porém, a exibição dos resultados nos parceiros de pesquisa é opcional.

Neste tipo de campanha, você paga por cada clique recebido nos seus anúncios.

Rede de Display

Este tipo de campanha não trabalha com anúncios de texto, mas sim com anúncios gráficos. Esses são os famosos banners, que são exibidos apenas nos parceiros da Rede de Display.

Talvez você já tenha percebido que, logo após pesquisar algum produto no Google, na maioria dos sites que você visita, começam a ser exibidos anúncios de produtos semelhantes aos que você pesquisou.

À eles, estes banners, chamamos de anúncios da Rede de Display.

Entretanto, apesar de ser bastante usada com o objetivo de gerar conversões, os anúncios na Rede de Display nem sempre têm esse intuito.

Este tipo de campanha também é muito usada para branding (divulgação da marca).

Nele, a intenção da campanha é a visualização das peças publicitárias pelo usuário para que conheça a marca.

Neste caso, o objetivo da campanha é apenas a visualização (não o clique). Logo, o custo é calculado através do CPM (Custo Por Mil Impressões).

Ah, impressão nada mais é do que a exibição do banner. Assim você paga o custo a cada mil vezes que o seu anúncio é exibido.

YouTube Ads

Segundo maior buscador do mundo, o YouTube é diariamente acessado por centenas de milhares de pessoas.

Elas procuram literalmente por tudo: entretenimento, dicas, notícias, tutoriais, conteúdo educativo – e tudo mais que você possa pensar.

Então, por pertencer ao Google, não podemos deixá-lo de fora da Rede de Display do AdWords.

Todos os dias, centenas de milhares de pessoas acessam o YouTube e assistem a mais de seis bilhões de horas em vídeos. São pessoas procurando entretenimento, informações, dicas e soluções para problemas.

Não é à toa que o YouTube se tornou o segundo maior buscador online, perdendo apenas para o próprio Google.

O YouTube pertence ao Google. Por esta razão (e pelo número absurdo de visitas), não ficaria de fora da Rede de Display do AdWords.

Muitas são as possibilidades de criação de anúncios dentro da plataforma de vídeo.

Também é possível definir quando e onde um anúncio – em vídeo, óbvio – será exibido. E também determinar a audiência formada. Isso, claro, com as pessoas que tem o perfil do cliente ideal (ICP) de seus negócios.

Google Shopping

Google Ads, Google Shopping

Para quem possui um ecommerce e quer anunciar o vasto catálogo de produtos, o Google Shopping é uma alternativa.

Promover os produtos e trazer tráfego para o site, ter uma maior geração de leads ou atrair pessoas para a loja física são ações possíveis.

Se você deseja anunciar no Google Shopping, precisa enviar os dados de seus produtos para o Google Merchant Center.

Isso se dá utilizando um feed de dados. Usualmente, um arquivo .xml que contenha as informações dos produtos, imagens e também preços e condições.

Isso ajuda o Google a utilizar informações do feed e relacionar com o que as pessoas buscam,

Com essas informações, o Adwords poderá criar anúncios de maneira dinâmica. Esses serão exibidos na Rede de Pesquisa e em toda a Rede de Display.

É bem diferente dos anúncios tradicionais do Google Ads. Isso porque as pessoas terão uma panorama quase que completo sobre o produto vendido antes de darem um clique.

Foto do produto, título, preço, nome da loja… enfim, tudo que é relevante ao usuário é entregue de primeira – e isso ajuda na sua tomada de decisão de compra.

Campanhas para aplicativos móveis

Se a sua empresa é ou então possui app, o Google Adwords abre portas. Ele dá caminhos para que ele seja baixado ou então haja interação com ele através de campanhas para aplicativos móveis.

E aí, ele pode aparecer nas Redes de Pesquisa (no buscador do site e no Google Play), Redes de Display ou no YouTube, por exemplo.

Quais as vantagens de usar o Google Ads?

Google Ads: benefícios do Google Adwords

As vantagens de usar Google AdWords são muitas. Esta ferramenta oferece muitas opções de mensuração.

É algo que vai muito além de oferecer uma ampla plataforma inteligente, capaz de sugerir modificações na campanha e dar ideias de otimização para os seus anúncios.

Sobre isso, existe o campo “Oportunidades” que dá sugestões de melhorias para a sua campanha.

Em sua plataforma totalmente customizável é possível exibir os dados mais relevantes e métricas que vão dizer se os seus resultados são satisfatórios ou não.

Veja algumas das vantagens:

Você cria os anúncios

Os anúncios patrocinados da Rede de Pesquisa do Google Ads possuem um formato padrão. Sempre com título, texto do anúncio e URL de visualização.

Nestes campos, com exceção da URL, você pode exibir suas ofertas e “vender o seu peixe”.

Além disso, ainda é possível criar extensões de sitelinks, que direcionam o clique diretamente para uma página específica do seu site. Veja um exemplo:

Google Ads

Você decide onde e quando os anúncios serão exibidos

Você sabia que é possível segmentar seus anúncios por local diretamente no Google Ads?

Dentro da plataforma, há a possibilidade de escolher países, estados e cidades, além de delimitar um raio de alcance a partir de cada cidade.

Outra facilidade é selecionar o idioma usado no Google.

Por exemplo, se você quiser anunciar apenas para franceses que estão no Brasil, deve selecionar o idioma da interface do Google como “francês” e escolher o local “Brasil”.

O Google Ads também permite selecionar os dias e horários de exibições de anúncios, bem como os formatos de anúncios (rede de pesquisa, rede de display, aplicativos e outros).

Você escolhe as palavras-chave

Palavras-chave são os termos que irão acionar os anúncios quando o usuário digitar termos semelhantes ou relacionados no buscador.

Ou seja, se você definir que uma das palavras-chave dos seus anúncios é “restaurante”, quando os usuários digitarem isto no Google, o seu anúncio mais relevante para aquela busca, será acionado.

Com o planejador de palavras-chave do Google Ads, você pode descobrir novas palavras, analisar a frequência que são pesquisadas, conferir estimativas de lances sugeridos para cada uma e adicioná-las a um planejamento de campanha.

Além disso, é muito prático de usar!

Você direciona os links para a página que desejar

Ao criar um anúncio, você pode apontar o link patrocinado para qualquer página do seu site. Então, digamos que sua empresa é uma agência de marketing.

Você pode ter uma página de um serviço específico, um conteúdo sobre as áreas de atuação ou ainda cases de sucesso do negócio.

É interessante sincronizar a palavra-chave com a página de destino do link, pois isto melhora o posicionamento do anúncio.

Desta forma é possível focar em objetivos mais específicos, ou na área de atividade da empresa de maneira geral.

Alterações em tempo real

Google Ads

Outra grande vantagem dos links patrocinados é que você pode fazer tudo em tempo real, pode criar, modificar, excluir anúncios em questão de segundos, muito diferente de anúncios em jornais ou televisão.

Variedade de dados para serem mensurados

Esta é, sem dúvidas, a cereja do bolo.

As métricas oferecidas pelo Google AdWords são variadas, sendo possível mensurar quase todo tipo de dados que seja relevante para a campanha, facilitando o aprimoramento e otimização do investimento nos anúncios.

Plataforma totalmente customizável

Devido à grande variedade de dados oferecida pelo Google Ads, não é ideal e nem possível que você visualize todos eles, para isto você pode configurar a sua “área de trabalho” da maneira que julgar mais eficiente, exibindo apenas os dados que são relevantes para a estruturação das campanhas.

Você escolhe quanto deseja gastar

O objetivo principal da Google é oferecer a melhor experiência possível aos usuários da internet, pensando nisso a empresa criou um sistema de leilão que define quanto você vai pagar para exibir os seus anúncios.

Então, digamos que seu escritório contábil precisa atrair mais leads para o time trabalhar dentro do CRM para contabilidade.

Assim sendo, dentro do sistema de leilão que você está prestes a entrar, serão avaliados os seguintes itens:

  • Experiência da página de destino: isso inclui velocidade de carregamento, qualidade visual e usabilidade da página;
  • Relevância do anúncio: o quanto a sua página de destino corresponde ao assunto abordado nos anúncios que você criou; e
  • Taxa de cliques esperada (o Google consegue estimar quantos cliques o seu anúncio vai receber)

Estes itens compõem o Índice de Qualidade. O valor que o anunciante paga é o resultado do seguinte cálculo: Índice de Qualidade x Leilão.

Isto significa que quanto melhor for a qualidade dos seus anúncios e da sua página da web, menos você precisará pagar para ficar bem posicionado nas pesquisas do Google.

Além disso, é possível delimitar um orçamento diário. Quando você limita um orçamento diário o Google exibe seus anúncios de forma intercalada, fazendo com que o seu anúncio seja exibido ao longo de todo o dia.

Campanhas Adwords são uma das ferramentas mais eficientes para geração de leads de marketing e vendas.

Seja para ecommerce, negócio local ou prestação de serviços, esta ferramenta sempre gera resultados excelentes.

Entendeu?

Com o Google Ads, você paga apenas quando alguém clicar no seu anúncio e for direcionado para o seu Website, e não quando o anúncio é apresentado. Em outras palavras, você paga quando a publicidade funciona.

Você pode investir o quanto quiser, já que não há um orçamento mínimo preestabelecido. Comece escolhendo um orçamento diário com o qual se sinta confortável e que poderá alterar a qualquer momento.

Possibilidade de lances automáticos

Para eliminar o trabalho pesado e maximizar os resultados das suas campanhas, o Google oferece a opção de lances automáticos.

Existem diversos tipos de estratégias de lances automáticos, como aumentar os acessos ao site, aumentar a visibilidade, gerar mais conversões com o CPA desejado, etc.

Com essa opção ativa, você não precisa perder horas e horas ajustando manualmente os lances de cada um dos grupos de anúncio que criou. A própria ferramenta faz essa definição para você, de forma automática e inteligente.

O melhor de tudo é que o sistema aprende com o tempo, usando as informações de performance da sua conta. 

Leia também: Growth Marketing: o que é e como usá-lo na sua empresa?

Ajuda a otimizar seu fluxo de conversão

O Google Ads também ajuda a otimizar o seu fluxo de conversão, principalmente por meio da segmentação do público.

Com essa opção, você direciona seus anúncios para pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.

Essa prática pode, sem dúvidas, aumentar suas chances de converter um público cada vez mais qualificado.

Outra forma de otimizar o fluxo de conversão é investindo em testes A/B. Com ele, é possível testar diferentes versões de um anúncio para descobrir qual tem o maior potencial para converter. 

E não podemos nos esquecer do remarketing, que exibe anúncios para pessoas que já interagiram com a sua marca em algum momento.

Essa estratégia é bastante utilizada por e-commerces, porém, pode ser aplicada em qualquer negócio.

Permite descobrir outras palavras-chave

Como falamos anteriormente, o Google Ads oferece um planejador de palavras, ou seja, uma ferramenta gratuita que permite descobrir novas palavras-chave para os seus anúncios. 

A ferramenta sugere outras opções de palavras com base nas que você inseriu e ainda oferece um relatório completo com volume de pesquisa, popularidade e relevância de cada uma delas.

Com o planejador de palavras do Google Ads, fica fácil criar anúncios cada vez mais otimizados e, é claro, testar novas palavras que façam sentido para o seu negócio.

Quando falamos em anúncios, testar novas possibilidades é sempre uma boa prática para alavancar suas campanhas.

Atrair clientes nos mais diferentes estágios do funil

Os anúncios do Google são capazes de atrair clientes em diferentes estágios do funil de vendas, desde aqueles que já conhecem a sua solução até aqueles que ainda estão tentando entender seus problemas e necessidades.

No entanto, para ter sucesso, é preciso criar campanhas segmentadas e personalizadas para cada estágio do funil. 

Recomendamos elaborar diferentes anúncios e criativos para impactar o público de forma assertiva e, com isso, alcançar melhores resultados.

Quais são os erros mais comuns ao investir em Google Ads?

google ads como funciona

Se você chegou até aqui, já sabe que o Google Ads pode ser uma ótima ferramenta para alavancar seu processo de captação de leads.

Apesar disso, é preciso lembrar que, por mais simples que pareça ser, criar uma campanha no Google Ads é uma tarefa que exige conhecimento, esforço e muita estratégia.

Muitos não imaginam, mas pequenos erros podem resultar em desperdício de tempo e dinheiro.

Para te ajudar a evitá-los, trouxemos abaixo 3 erros mais comuns ao investir em Google Ads. Confira abaixo! 

Dispensar o planejamento

Infelizmente, muita gente ainda acredita que, para criar uma boa campanha no Google Ads, basta abrir a ferramenta e gerar anúncios aleatoriamente. 

Na verdade, uma das etapas mais importantes para realmente ter sucesso com as suas campanhas é o planejamento. Isso mesmo que você leu.

Antes de seguir para a ferramenta, você deve definir objetivos claros, saber que tipo de público quer atingir, escolher as palavras-chave certas para o seu negócio.

Além, claro, de definir o orçamento ideal para a campanha. 

Sem essas definições, você corre o risco de gastar dinheiro e não alcançar o que espera.

Não considerar a relevância do interesse do usuário

Outro erro comum que muitas equipes cometem ao criar anúncios no Google Ads é não considerar o interesse do usuário. 

Se você está criando uma campanha, com certeza deseja gerar leads qualificados ou até mesmo captar novos clientes para o negócio, correto?

A grande questão é que, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa chamar a atenção do seu público e, claro, gerar valor para ele.

Mas como fazer isso? A resposta é simples: considerando os interesses do seu público.

Como já falamos em outros artigos, qualquer campanha, por menor que seja, precisa ser relevante para seus potenciais clientes. Caso contrário, eles podem simplesmente ignorar o seu anúncio e clicar no site concorrente. 

Para ter sucesso, busque informações detalhadas sobre sua persona, incluindo necessidades, interesses e motivadores. 

Com essas informações em mãos, você e sua equipe poderão criar anúncios impossíveis de serem ignorados. 

Não valorizar as métricas para os próximos planejamentos

Não acompanhar as métricas da sua campanha pode resultar em baixo desempenho e, consequentemente, desperdício de dinheiro.

Portanto, ao planejar uma campanha no Google Ads, planeje-se para acompanhar de perto as principais métricas, como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC), custo por aquisição (CPA), retorno sobre investimento (ROI) e outras.

Outro erro comum é focar apenas no custo por clique (CPC) e ignorar os outros indicadores. Essa métrica é importante, mas não garante o sucesso da sua campanha, pois não adianta ter um custo por clique relativamente baixo, se a sua taxa de conversão também for baixa.

Nossa recomendação é considerar um conjunto de métricas para avaliar, de fato, como suas campanhas estão performando. 

Recapitulando: passo a passo simples do Google Ads

Adwords Google Ads

Associe sempre a publicidade àquilo que o seu cliente procura:

Google Ads
Quando alguém digita uma palavra-chave no Google, junto aos resultados da pesquisa aparece o anúncio comercial do Google Ads com a conexão para o site do anunciante.

1 – As pessoas pesquisam no Google

Google Adwords - Pesquisa
As pessoas utilizam palavras-chave (ou termos de pesquisa) para pesquisar produtos e serviços específicos.

2 – Elas vêem o seu anúncio

Google Ads
Se as palavras-chave que escolheu corresponderem à pesquisa efetuada pelas pessoas, o seu anúncio é apresentado ao lado ou acima dos resultados de pesquisa Google.

3 – Você obtém mais clientes!

Google Ads - Clientes
Quando as pessoas clicarem no seu anúncio, elas irão ao seu Website para saber mais informações ou fazer compras.

Fácil, certo?

Assim, você traz mais leads para administrar em seu CRM de marketing, nutre eles com bons conteúdos que a sua equipe faz.

À medida que ele for evoluindo em sua jornada de compra, estará pronto para passar às mãos do time de pré-vendas.

Este, por sua vez, irá qualificar esse prospect. Saber o grau de conhecimento e interesse que ele tem no produto para, assim, deixá-lo pronto para comprar.

Conclusão

Viu só como o Google Ads pode ser útil para aumentar sua visibilidade no meio digital e impulsionar suas vendas?

Se você está buscando novas maneiras de promover a sua marca e vender mais, comece hoje mesmo a planejar sua nova campanha no Google Ads.

Mas não se esqueça que, para conquistar bons resultados, você precisa se planejar e, é claro, colocar em prática todas as nossas dicas. 

E para potencializar seus negócios, conheça o CRM de vendas da PipeRun.

A plataforma é totalmente integrada ao Google Ads. Isso significa que os leads gerados pelas suas campanhas cairão direto nos funis da ferramenta.

Ou seja, você acelerar estratégias de pré-vendas e vendas com assertividade nas abordagens.

Afinal, todas as informações estarão dentro do PipeRun, facilitando o trabalho do seu time.

Quer saber como vender mais, melhor e mais rápido para leads do Google Ads? Então:

FAQ

Perguntas e respostas sobre Google Ads.

O que é e como funciona o Google Ads?

Em resumo, o Google Ads é uma plataforma de publicidade digital que te permite anunciar para pessoas que estão fazendo pesquisas no Google ou navegando em um dos muitos produtos da empresa.

Para começar a anunciar, você precisa criar sua conta e, após isso, criar uma campanha com as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

Qual o valor do Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de anúncios gratuita. Isso significa que você não precisa pagar mensalidades para utilizar, apenas o valor dos seus anúncios.

O melhor de tudo é que você pode escolher o orçamento mais viável para a sua empresa.

É possível começar com um orçamento mais enxuto e aumentar aos poucos.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!