Destaques:

Ações para aumentar produtividade da equipe de atendimento

Como melhorar atendimento
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

O atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer empresa. Quando consumidor, você também gosta de ser bem atendido e, às vezes, indica para as outras pessoas algum produto ou negócio que você gostou. Então já sabemos que é extremamente importante valorizar essa etapa na venda.

Atualmente, para realizar um bom atendimento é essencial estar atualizado. Com a tecnologia, os clientes têm novas formas de avaliar e se conectar com uma empresa. Portanto, você pode utilizar essas ferramentas digitais ao seu favor e de toda a sua equipe. 

Centralize a comunicação 

Pense comigo na seguinte situação: com o objetivo de atender uma grande quantidade de clientes, você cadastrou a sua empresa em várias redes sociais e números de Whatsapp. No entanto, ao invés de ganhar um aliado você acaba criando um novo e, bom, problema: a grande quantidade de mensagens, em alguns casos, fogem do seu controle pelos meios convencionais. 

Seu setor de atendimento também pode ficar confuso com todos os canais descentralizados e a necessidade constante de ficar no alt + tab, além disso a tendência é que o canal com maior volume seja priorizado, o que atrapalha a experiência do cliente. Neste aspecto, a produtividade cai e isso é prejudicial para o seu negócio. 

A solução é organizar os canais de comunicação da sua empresa, para isso você pode utilizar uma plataforma para deixar o atendimento ao cliente mais ágil. 

O sistema de comunicação permite que você centralize a comunicação da sua empresa e em um único lugar responda todos os canais de comunicação. Assim, não será mais necessário, por exemplo, ter vários números de WhatsApp ou deixar várias guias abertas no seu computador. 

Aproveite as soluções já identificadas 

Em algum momento, você passou por uma situação que agregou um conhecimento. Na sua empresa não pode ser diferente. Realizar testes, sejam de canais de contato ou formato da comunicação, são muito importantes. Mais ainda é transformar os resultados obtidos em ações, isso gera economia não só de tempo,mas também de dinheiro para o seu negócio. 

Se você já identificou que seus clientes recorrem ao WhatsApp da sua empresa para solicitar a segunda via de um boleto, busque automatizar esse processo, programe um chatbot para esse função

Eles são softwares de automação de respostas que podem contribuir com a sua equipe de atendimento ao cliente, ou seja, o chatbot irá conversar com seu cliente através do seu site, no WhatsApp da sua empresa ou algum outro canal de atendimento ao cliente.

O sistema pode realizar vendas, agendar consultas, tirar dúvidas, solicitar dados, fazer captação de leads e, inclusive, direcionar o seu cliente para um departamento específico, caso seja necessário. 

Reaproveite as soluções da sua equipe e faça um atendimento automatizado, mas de forma personalizada e com a qualidade que seu cliente espera. 

Demandas excessivas reduzem a produtividade 

Ligar para os clientes, enviar segunda via do boleto, responder mensagens nas redes sociais, conversar com o consumidor no WhatsApp…Quanta coisa! O excesso de demanda também é um fator que reduz a produtividade da sua equipe. 

O desperdício de tempo prejudica seu time, pois ao invés de adquirir novos consumidores, eles estarão resolvendo problemas pequenos e que poderiam ser facilmente solucionados. 

Uma plataforma de atendimento ao cliente pode oferecer agilidade nas demandas, ao auxiliar no envio de cobranças e vendas. Entretanto, para descomplicar a vida dos seus colaboradores, quanto mais integrada aos sistemas já utilizados melhor. 

Verifique se o software que você deseja tem a possibilidade de um sistema de pagamento unificado, com carrinho de compras, espaço para catálogo de produtos e disponibiliza relatórios de vendas e recebimentos, tudo dentro dos seus canais de atendimento. 

Desta forma, sua equipe terá mais tempo para resolver outras solicitações e o seu cliente terá disponível o atendimento e o pagamento em um único lugar. 

Capture informações

Conhecer o seu consumidor é uma grande vantagem no mercado. Qualquer informação prévia pode contribuir na hora de fechar um negócio e manter o relacionamento com o seu cliente. 

Plataformas de atendimento possibilitam que você elabore formulários para aprimorar o atendimento. Assim, você pode solicitar qualquer informação que possa contribuir com a equipe com um sistema de respostas automáticas. 

Tente obter dados mais simples, como o nome, telefone de contato ou e-mail, assim sua equipe pode inserir estas informações em um banco de dados e ter o controle dos interessados nos seus serviços. 

Use um sistema integrado

Você já sabe que a plataforma da Poli permite que todos os canais de comunicação do seu negócio estejam disponíveis em um único lugar, mas já pensou na possibilidade de utilizar nosso sistema diretamente com um CRM?

Exatamente! Neste ano, fizemos uma parceria com o CRM Piperun, com os sistemas juntos você pode fazer de tudo, desde o lançamento de uma atividade até o envio de propostas por e-mail sem precisar sair da tela de chat.

Não será mais necessário atualizar os dados dos processos de venda da sua empresa manualmente. Agora você tem isso a sua disposição sem nenhum esforço ou estresse, de forma prática e rápida.

Para utilizar o PipeRun na sua conta Poli é muito fácil. Basta instalar a extensão PipeRun Max no Google Chrome e começar a usar. Assim você consegue organizar toda a comunicação do seu negócio. 

Mensure os dados e a produtividade

 Plataformas de comunicação são excelentes aliados para o seu negócio, entretanto o colaborador da sua empresa é uma peça-chave para garantir a fidelidade dos seus clientes. 

Para reconhecer os pontos de aprimoramento do seu time é necessário investir em informação. A coleta de dados sobre a produtividade da sua equipe contribuem para o desenvolvimento de ações internas. 

Com um sistema de atendimento ao cliente, você terá essas informações de forma atualizada e registradas no CRM. Assim será mais fácil e prático reconhecer os os pontos de melhorias e buscar as soluções para os problemas que atingem o seu cliente. 

Escolha uma boa plataforma

Se você leu este artigo e se identificou com os nossos produtos, não perca tempo. Entre em contato com o nosso time e invista em uma plataforma completa e integrada com um CRM de qualidade. 

Faça o trabalho da sua equipe ser mais rápido e prático, garanta o melhor para o seu negócio com a Poli. 

*Este guest post foi escrito pela Poli

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!