Destaques:

COF via CRM: como o envio da COF pelo CRM ajuda as franqueadoras?

COF, Circular de Oferta de Franquia
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

O envio da COF (Circular de Oferta de Franquia) é um momento importante dentro do processo de expansão das franquias. Por isso, ter um sistema que ajuda e acelera a destinação e o aceite da mesma – como um CRM – é fundamental para ter a máxima produtividade e também segurança para executar a missão.

O trabalho na área de expansão de franquias não é nada fácil – e você sabe bem disso. A organização, acima de tudo, é item indispensável no dia a dia de trabalho.

Muitos são os desafios que a missão exige. É fundamental não só estar preparado como ter ferramentas que agilizem e deixem mais produtiva a rotina.

A produtividade em alta é sem dúvida alguma uma perseguição diária de todo o gestor. Afinal, vender mais e melhor é o que todas as empresas buscam, certo?

Dentro desta realidade, para expandir franquias, o envio da COF é um momento estratégico e que, muitas vezes, é burocrático.

Isso torna mais demorado o processo para oficialização de um novo franqueador. Todavia, a realidade não precisa ser essa.

Neste artigo, falaremos como um CRM acelera essa atividade e permite com que a área de expansão de franquias tenha um trabalho muito mais assertivo, potencializando os resultados comerciais.

Vamos ver como isso ocorre?

Boa leitura!

LEIA TAMBÉM:
Entenda como um CRM para expansão de franquias atua e ajuda as empresas a venderem mais e melhor

Primeiro de tudo, vamos entender: o que é CRM?

CRM para envio de COF, Circular de Oferta de Franquia

Um CRM é muito mais do que um sistema de vendas que potencializa o processo comercial. Claro que ele é decisivo nesta missão, mas muitos são os processos que podem e devem ser gerenciado por lá.

Mas, calma. Vamos por partes.

Para entender o que é CRM, vamos à sigla que, do inglês, significa “Customer Relationship Management”. Traduzindo livremente: gestão do relacionamento com o cliente.

Aí, entramos em um ponto importante que, para se ter uma relação realmente boa com seus prospects e clientes, a transformação digital é fundamental.

É a tecnologia que engloba:

  • ações;
  • análises;
  • estratégias;
  • gestão;
  • políticas.

Tudo isso voltado para você conseguir entregar o valor àquelas pessoas que tem interesse em ser um franqueado.

E, quando você faz isso ao mesmo tempo em que consegue ser ágil, seguro e assertivo na COF, então sem dúvida temos um cenário bem promissor.

Mas, mais do que isso, o processo de vendas como um todo é aprimorado – o envio da COF online é só uma das tantas etapas importantes.

Isso garante o foco no cliente, em entregar o valor que ele precisa para confiar em você e tornar-se um franqueado.

Se isso ocorre, certamente você terá um franqueado encantando e engajado com a sua empresa.

Determinado e focado em seguir os padrões de qualidade estabelecidos – algo que você também pode e deve gerenciar pelo CRM.

Quando tudo isso converge, você terá franqueados tão satisfeitos que você ganhará um evangelizador da marca.

O que isso significa? O sucesso dele será tão grande que passará a indicar, para você, novos franqueados.

Neste momento, você terá um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) muito menor – assim como o ciclo de vendas.

E aí, a produtividade estará em alta. Afinal, você gastará menos tempo para fazer uma venda e, ao final do mês, terá vendido mais (e melhor!).

Por que enviar a COF através do CRM?

CRM para envio de COF, Circular de Oferta de Franquia

Quando um prospect se interessa na sua franquia, ou microfranquia, é o momento que seu processo comercial entra em ação.

O CRM atua para que, a cada etapa dentro do funil de pré-vendas e vendas, a pessoa receba conteúdos relevantes e toda a informação necessária.

O objetivo, com isso, é reforçar ainda mais a imagem de confiança que você já passou e mostrar, para ela, que sua franquia é um excelente negócio.

Até porque, responda por você mesmo: você investiria em uma franquia que não passa confiança em todos os momentos de contato?

Ou que negligencia alguma de suas dúvidas – que certamente existem e são várias?

Não, não iria.

Por isso, a tecnologia existe para garantir esse valor entregue aos potenciais franqueados.

Mas ela também atua decisivamente para acelerar o envio da COF e o recebimento da mesma, assinada.

Dentro do CRM, você aproveita os templates de proposta e cria sua COF com campos customizáveis.

Ou seja, esqueça aquela tarefa de preencher campo a campo, à mão, um documento de texto.

Depois, exportar para PDF, enviar por email, esperar que o prospect leia, imprima, assine, digitalize e envie novamente para você…

Quanto tempo já não se perdeu nisso? É um processo extremamente burocrático, que leva muito tempo. Enquanto isso, suas metas e objetivos longe de serem batidos.

A tecnologia do CRM acelera as atividades em vendas das franqueadoras

CRM para envio de COF, Circular de Oferta de Franquia

Você melhor do que ninguém sabe o que precisa estar na sua COF. Muitos são os detalhes referentes ao negócio, questões jurídicas e econômicas.

Tudo precisa estar claro para quem irá ler e assinar. E até pela complexidade das informações acerca da franquia, levará algum tempo para que a leitura seja toda realizada.

Sendo assim, precisamos encontrar uma forma de ganhar tempo, certo?

Use o módulo de template de propostas do CRM para deixar o template de sua COF pronto, trocando apenas os campos customizados (à vontade, como você desejar).

Configure uma etapa dentro do funil de pré-vendas para envio deste documento.

Aproveite o módulo de assinatura eletrônica – que tem validade jurídica – para acelerar o aceite da COF online.

Funciona do seguinte modo: você mandará o documento e, após ele ler, bastará um simples clique para o aceite valer.

Você, ao enviar a COF por dentro do CRM, saberá se o prospect abriu ou não o email.

Se não, arraste para uma nova etapa do funil, de follow up. Deixe um email automático configurado (personalize como e quantos emails quiser).

Bastará arrastar a oportunidade para essa etapa que a mensagem será disparada, reforçando a necessidade de ler e aceitar a COF.

Veja só, quanto tempo você não economizou nisso? Sem precisar copiar e colar emails, sem falar, claro, na elaboração dos documentos.

O controle é muito mais fácil de ser feito. O funil no formato kanban, visual, permite saber quantas, quais e em que status estão as oportunidades.

Para ser ainda mais assertivo ainda, antes do envio da COF, use a ferramenta de análise de risco financeiro, integrada ao seu CRM, para saber se esse franqueado é qualificado.

Muito além da COF: CRM, um aliado para expansão de franquias

CRM para envio de COF, Circular de Oferta de Franquia

Depois de assinatura da COF, o CRM segue acelerando o seu processo comercial.

Sua equipe de vendas pode aproveitar a integração com discadoras e ligar de dentro da oportunidade para vender.

Isso dá, primeiro, agilidade no processo e facilita o trabalho pois todos os recursos necessários para vender estão em um só lugar.

Segundo que a gravação desta ligação fica gravada. No treinamento de vendas que deve sempre ocorrer, ouça as melhores e as piores ligações e aprimore ainda mais o discurso.

Foque em como encantar o cliente, em gerar valor para ele. Aumente o poder de persuasão dos seus times com trabalho e disciplina.

Isto posto, sigo usando os templates do seu sistema de vendas da mesma forma como foi para a COF.

Deixe pronto os contratos e mude apenas os campos personalizados, coloque em um template de email e envie para o franqueado.

Isso tudo, claro (a essa altura você já sabe), com um clique apenas, após mudar a oportunidade de etapa.

O processo é o mesmo. Realize o follow up de maneira ágil e não perca oportunidades por falta de ação.

Se o prospect disse que, por ora não pode fechar negócio – mas que tem interesse em alguns meses -, sem problemas.

Congele a oportunidade e agende um alerta para a data combinada. Quando chegar o dia, você receberá uma notificação para entrar em contato com a pessoa e retomar a negociação.

Distrato, inclusão de sócios e controle de qualidade

Da mesma forma que você usa o CRM e as etapas do funil para fazer a primeira venda, pode utilizar o sistema para outras duas atividades.

Tanto para aditivos de distrato como para inclusão de sócios. E aí siga o mesmo processo do envio de COF, sempre usando assinatura eletrônica para acelerar a atividade e deixar mais produtiva a rotina.

Outra missão importante: a gestão da qualidade. Como saber se a franquia X está seguindo o padrão estabelecida para todas.

Isso, claro, dependerá de como esse controle ocorre. Se sua empresa tem colaboradores que fazem essa conferência in loco, envio o relatório feito e peça a assinatura do franqueado.

O jeito de fazer isso você já sabe, certo?

Ou, podemos dar um passo para trás. Envie o checklist das obrigações que a franquia precisa cumprir e confirme o recebimento, leitura e o aceite dos termos com o franqueado.

De uma forma ou de outra, o fato é: se você tem um processo dentro da sua área de expansão de franquias que passa pelo relacionamento com os clientes, faça por dentro do CRM.

Você terá informações centralizadas e todas as funcionalidades que ajudam você a vender mais e melhor, sempre.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida acerca do artigo e/ou deseja saber mais sobre como o CRM ajuda as franqueadoras em todo o processo comercial, fale com um consultor agora mesmo.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a ter mais sucesso em vendas diariamente.

O primeiro traz 6 estratégias de vendas para você bater a meta todos os meses.

Já o segundo aborda sobre como – e o porquê – da motivação do seu time passar pelo seu CRM.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!