Como um CRM pode ajudar na aplicação do SPIN Selling nas vendas outbound

spin selling
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Um CRM é uma ferramenta indispensável na realização de vendas mais assertivas. Se estiver associado a aplicativos móveis, a administração dos dados se torna ainda mais fácil.

Quando a técnica para vender é o SPIN Selling, conhecer o cliente e suas necessidades é ainda mais indispensável para fazer as perguntas certas. Em vendas outbound, como em equipes externas ou de prospecção de contatos, fazer os questionamentos adequados pode acelerar todos os resultados.

Veja a seguir como um CRM pode ajudar a usar o SPIN Selling em vendas outbound:

A agilidade na integração dos dados

Especialmente quando é integrado a aplicativos móveis, o CRM é capaz de oferecer agilidade na integração de dados. Isso significa que a aquisição de informações sobre o cliente e sobre seus pontos de contato com o negócio acontece de maneira mais fácil e automática.

Com a mobilidade, essas informações podem ser adicionadas e utilizadas de qualquer lugar. Para equipes externas, por exemplo, isso faz toda a diferença na abordagem do cliente e na realização de perguntas do SPIN Selling.

O favorecimento das análises para tomada de decisão

A questão é simples: com o uso do CRM associado à mobilidade, a equipe de vendas tem mais informações sobre os clientes. Associando isso aos dados referentes aos produtos, os vendedores conseguem se planejar para realizar as perguntas mais adequadas.

Um cliente que esteja passando por um problema de produtividade em seu negócio, por exemplo, vai ser mais facilmente alcançado e sensibilizado com uma abordagem voltada para a sua dor ou demanda.

Ao ter essa informação obtida por meio de uma análise, o time comercial consegue tomar decisões muito mais certeiras para conquistar o “sim” do cliente.

A possibilidade de avaliação de processos do SPIN Selling

O SPIN Selling precisa ser utilizado da maneira adequada e estruturada, já que não adianta fazer perguntas de necessidade se não forem feitas, antes, as de situação, problemas e implicações.

Entender em qual estágio do funil de vendas o lead está, portanto, permite uma atuação muito mais completa. Um lead mais qualificado já está na etapa de consideração do funil, então as perguntas feitas no processo devem ter a ver com esse posicionamento na jornada.

A análise de resultados na gestão de vendas

É importante aproximar toda a gestão de equipes da realidade do negócio. Além de compreender exatamente o que faz sentido para cada cliente, é relevante conhecer quais são as ações com mais resultados.

Uma das grandes vantagens de utilizar o CRM, inclusive associado à mobilidade, é que você consegue ter uma visão compreensiva de quais são os resultados de toda a gestão de vendas.

Dessa forma, consegue entender exatamente quais são os processos que devem ser repetidos, quais devem ser modificados e quais podem ser otimizados.

Com o uso do CRM e dos aplicativos móveis, a aplicação do SPIN Selling não fica apenas mais fácil, como também mais assertiva. Com isso, as vendas outbound são favorecidas, de modo que o negócio consegue conquistar mais oportunidades e mais conversão.

Receba mais conteúdos como este: assine a nossa newsletter e tenha acesso aos nossos posts diretamente em sua caixa de entrada de e-mails!

Para conhecer o CRM que utilizamos, acesse www.piperun.com.br

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!