Destaques:

O que é conteúdo evergreen e como incluí-lo na sua produção de conteúdo! 

conteudo evergreen
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

A publicidade tomou novos rumos a partir da chegada da internet, e a produção de conteúdo evergreen, ou seja, os materiais perenes e que podem ser acessados em sites para sempre, se adaptaram para as novas mídias, afinal, não possuem informações datadas. 

Esse tipo de estratégia é aplicada em diversos blogs corporativos, lojas virtuais, e até mesmo peça fundamental de sites especializados que apresentam definições sobre produtos e serviços. 

A apresentação de conceitos e o “modo de fazer” relacionado ao tema também está entre os muitos conteúdos evergreen, pois eles podem fazer parte da história de uma empresa, ou mesmo na apresentação de uma receita de preparo de alimentos triviais, como arroz ou feijão.

Sendo assim, para um site que prima pelo crescimento orgânico ao longo do tempo, o conteúdo evergreen pode estar repleto de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, palavras-chave que se adequam à otimização do motor de busca das plataformas digitais. 

Isso porque o conteúdo evergreen, pode englobar assuntos diversos que não perdem a validade com o passar do tempo, como:

  • Conceitos e definições;
  • Manual de instruções;
  • Metodologias aplicadas;
  • Tutoriais de funcionamento.

Esses modelos de conteúdo não possuem um prazo definido para que não sejam mais acessados. Pelo contrário, eles sempre estarão disponíveis para aqueles que buscam informações sólidas e de caráter permanente. 

Para as empresas que precisam investir em diversas estratégias de marketing, é importante observar a área em que atua, conforme as finalidades do empreendimento, que assunto tem potencial para garantir um conteúdo perene. 

O cuidado está nas informações empregadas, para evitar a todo custo que um dado fique impreciso ou seja indicado com prazo de validade vencido. 

Por isso é importante sempre reavaliar esse tipo de conteúdo e, caso seja necessário, atualizar da melhor maneira possível. 

Mire no público-alvo para o conteúdo evergreen

Dentro da estratégia de Inbound Marketing, em que é preciso atrair, converter, vender e reter o potencial cliente, ou lead, o conteúdo evergreen fica no topo do funil de vendas, pois ele está relacionado às etapas iniciais voltadas para a jornada de compra. 

Isso ocorre porque os leads ainda estão fazendo as primeiras pesquisas, descobrindo os temas e assuntos que são tratados em determinados sites. 

Para as lojas virtuais, o modelo de um produto pode ser pesquisado em diferentes e-commerces. 

Contudo, aquele que apresenta um conteúdo evergreen mais completo, com informações relevantes e passíveis de ajudar na definição da compra, tem mais chances de converter o lead para o cliente.

Além disso, ainda no topo do funil, o lead pode ter diversas dúvidas e questionamentos que, caso tenha um conteúdo evergreen presente no ambiente virtual, melhor ele se identifica com a marca, ou então com os produtos e serviços disponíveis. 

Portanto, é preciso ter muito bem definido quem é o público-alvo a ser atingido, e mirar exatamente nos potenciais clientes que ainda se situam no topo do funil de vendas. 

A abordagem do conteúdo perene

Enquanto as pessoas estão no topo do funil de vendas, elas costumam fazer pesquisa sobre materiais educativos, na forma mais ampla da palavra, com abordagens básicas, que estejam relacionadas aos problemas enquanto lead. 

Dessa forma, esse é o momento mais apropriado para oferecer o conteúdo evergreen, pois ele serve como um convite para que tenha início a jornada de compra. 

De qualquer maneira, caso o Marketing de conteúdo, onde está inserido esse tipo de material, é interessante que a empresa se torne uma marca de referência, mesmo que não seja necessário um aprofundamento significativo ainda no topo do funil. 

Tenha argumentos e fatos comprobatórios

O conteúdo evergreen serve para ser lido, ouvido ou assistido a qualquer momento, sem que o assunto esteja esgotado ou tenha perdido a validade por causa de novos dados ou informações recentes. 

Dessa forma, é preciso evitar tendências sazonais, ou descobertas que levam a um caminho que propõe uma abertura para discussão ou debate.

Com isso, é preciso incluir argumentos seguros e tangíveis, que possam ser comprovados de alguma maneira. 

Quando o lead faz uma pesquisa e o SEO aponta para um texto com conteúdo evergreen, isso significa que é possível direcionar para outras partes de um site, utilizando ferramentas e estratégias de link building, além de propor um redirecionamento para outras áreas de um site.

Explore diferentes mídias para alcançar o público

Para se tornar uma autoridade em um assunto e, assim, determinar melhor ranqueamento nas plataformas de busca, o SEO não é a única prática que deve ser levada em consideração. 

Há diferentes mídias que podem compor um conteúdo evergreen em formatos distintos, por meio de plataformas digitais dedicadas à produção e divulgação de áudio e vídeo, especificamente. 

Esses materiais exigem mais dedicação na criação de conteúdo evergreen, pois é preciso apresentar um produto de qualidade, que chame a atenção do lead e garanta a audiência por um determinado período.

Com tantas plataformas digitais disponíveis, é impossível não se render a esse tipo de material, tanto para quem produz quanto para quem consome. Assim, o conteúdo evergreen é uma tática que funciona de forma adequada. 

Outros dois tipos de materiais que podem ser explorados estão associados à imagem. Figuras demonstrativas sobre o funcionamento de um produto específico, uma ferramenta ou um maquinário pode ser muito atraente para quem busca pela simplicidade visual. 

A apresentação de gráficos complementares a um conteúdo evergreen reforça os argumentos apresentados, podendo ser:

  • Estatísticas;
  • Linha do tempo;
  • Qualitativo;
  • Quantitativo;
  • Volume.

Os materiais que viralizam, como memes e quadrinhos, podem levar uma marca d’água corporativa, e assim ser associado a uma empresa que produz conteúdo evergreen e toma esses elementos como símbolos chamativos para o que se pode apresentar para o público. 

As redes sociais são dinâmicas e certeiras

Apesar da velocidade como as postagens e materiais das redes sociais tomam forma, é possível apostar em um conteúdo evergreen que pode ser compartilhado por muito tempo. Vide os textos atemporais de escritores, pensadores, entre outras tantas pessoas iluminadas. 

Para as empresas, a postagem de conteúdo evergreen pode ter diferentes formatos, como um anúncio no Twitter Ads ou então em um vídeo tutorial que ensina as pessoas a plantar uma árvore, fazer uma horta, ou ensinar uma receita culinária tradicional. 

Mesmo com todo o dinamismo característico das redes sociais, é possível aplicar um conteúdo perene e que pode ser bastante interessante, mesmo que seja dedicado a um nicho específico de público. 

Aliás, com o uso de táticas de conteúdo evergreen em anúncios, é interessante utilizar as postagens com a estratégia de CTA (Call To Action) e aumentar as chances de conversão dos leads ao longo da jornada de compra. 

A construção de link building nos materiais disponíveis pode servir como direcionamento para os usuários a outros conteúdos evergreen, apresentando materiais encorpados para o topo do funil, como:

  • Artigos profissionais;
  • E-books gratuitos;
  • Podcasts de entrevista;
  • Vídeos explicativos.

Dessa forma, tudo se direciona para a conversão do lead em cliente, levando às outras etapas do funil de vendas e reforçando a marca junto aos consumidores. 

Cuidados que precisam de atenção

Muitas vezes, uma simples informação, mesmo com toda a fonte pesquisada e os argumentos válidos, pode cair por terra toda a proposta de conteúdo evergreen.

Sendo assim, é preciso reavaliar de maneira periódica se todo o tema abordado em um texto, um artigo, um vídeo ou um áudio ainda são válidos. 

Em todos os casos, pode ser necessário atualizar alguns dados e, de forma imediata, ser informado de forma clara e sem nenhum pudor. 

Isso pode ser feito dentro da própria plataforma digital onde o material está presente. Com um destaque logo na capa, isso pode chamar a atenção dos clientes fidelizados, e chamar a atenção daqueles que ainda não conhecem o que foi publicado anteriormente.

A possibilidade de uso de redes sociais também é uma solução inteligente, pois elas entram no planejamento de marketing e servem como uma estratégia de atrair o público-alvo de maneira geral, entre os seguidores e aqueles que recebem o compartilhamento orgânico.

Conclusão

Todo material atual e que não perde a validade faz parte da estratégia de Marketing de Conteúdo pois, por mais generalizada que possa parecer, possui uma eficiência quando se trata de qualidade e aplicação de SEO para identificação do algoritmo das plataformas digitais. 

Além disso, o conteúdo evergreen tem um custo baixo em relação a outros modelos de divulgação e marketing, ajudando na construção orgânica do público. 

O material possui, ainda, um potencial para reforço da marca, promovendo uma interação contínua entre clientes fidelizados.

Por fim, o conteúdo perene, ou evergreen (sempre verde), está longe de ficar velho, irrelevante ou obsoleto. Ele se apresenta como uma complementação e que pode levar uma marca a galgar patamares cada vez mais altos no mundo digital.

*Este guest post foi escrito pela Ideal Marketing

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!