Destaques:

CRM grátis: entenda 7 riscos de ter um na sua empresa

CRM grátis
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Um CRM grátis, em um primeiro momento, pode parecer um bom negócio. Principalmente para quem administra as vendas ainda na planilha.

Você sai de algo de graça e adere a outro também gratuito. Uma grande “sacada”, não é mesmo?

A bem da verdade, podemos listar aqui muitas coisas boas na vida que são de graça.

Mas, quando se trata de tecnologia, essa não é exatamente uma verdade. Ou você, por exemplo, já viu distribuição grátis de iPhone – não, né?

Logicamente, faz sentido que se algo for realmente valioso, será necessário um investimento. Isso, dentro da realidade financeira que você tem, claro.

No entanto, as empresas geralmente são atraídas pela promessa de economizar dinheiro com um CRM grátis.

Todavia, o que nem sempre é medido é que, embora não precisam pagar uma mensalidade, tudo acaba tendo o seu preço mais adiante.

Por isso, o artigo de hoje aborda os riscos que um CRM grátis traz para os seus negócios.

O que parece ser uma boa ideia no começo, pode se transformar em uma grande dor de cabeça mais adiante.

Fique com a gente e entenda os porquês.

Boa leitura!

7 riscos e limitações que CRM grátis traz às empresas

CRM grátis

Para empresas que estão começando a entender melhor o que é transformação digital e a necessidade de um sistema de vendas, é tentador optar pela solução mais barata.

Um CRM grátis, então, parece ser um ótimo negócio. Você deixará de lado tantas e tantas planilhas e poderá, finalmente, organizar-se de maneira mais prática.

De fato, se formos comparar com uma planilha, o CRM grátis é melhor. Mas, você tem ambições e quer ver sua empresa crescer, certo?

O setor de vendas é extremamente estratégico e ele terá a qualidade que você permitir que ele tenha.

Se você não investir nele, então ele não trará o retorno que você sonha. E, em mercados tão concorridos, é neste momento que a concorrência atropela.

Por isso, separamos 7 riscos e limitações que um CRM gratuito traz para as empresas e porque isso limita decisivamente seu crescimento.

Veja:

1 – Armazenamento e gerenciamento de dados

Embora os dados possam parecer uma substância “volátil” que simplesmente estão nas nuvens, armazenar e proteger essas informações requer recursos.

E é preciso, também, estar atento à Lei Geral de Proteção de Dados – a chamada LGPD – e como ela protege você e sua empresa.

Isto posta, por conta da capacidade de armazenamento, é bastante comum ver CRM grátis que impõe limitações quanto ao número de leads, cadastros, documentos, oportunidades, entre outros.

Embora isso não pareça um problema para uma empresa pequena e em crescimento, se tornará um se você começar a crescer.

Como escalar vendas se você simplesmente não terá como cadastrar um simples contato em sua carteira de clientes? Impossível, na verdade.

Então, você também não poderá crescer tampouco aprimorar o conhecimento do seu time.

Afinal, você terá um número limitado de dados e de informações e não saberá como aprimorar o processo de vendas para seguir gerando valor para seus clientes.

2 – Limite de funis

CRM grátis

Outro fator que faz com que o CRM grátis limite as empresas que nele estão é a impossibilidade de criar mais de pipeline.

Isso ocorre, na verdade, até mesmo com alguns CRM que são pagos, imagine com os gratuitos…

O processo comercial é complexo e você não pode simplesmente “queimar” etapas para realizar uma venda, certo?

É necessário criar um relacionamento com o cliente e, para isso, são necessários mais de um funil.

Você precisa receber os leads que vêm do marketing no seu funil de pré-vendas, para que o time de SDR possa conversar com ele e qualificá-lo.

Nele, estruture todas as etapas necessárias de contato com ele para fazer ligações e/ou enviar email com conteúdos relevantes.

Depois, você precisa do funil de vendas, que é onde de fato você tentará selar a negociação com este prospect.

Podemos citar, também, o funil de contratos, onde você configurará etapas para envio e também follow up até que de fato ocorra a assinatura do mesmo.

E, assim que o contrato for assinado, você quer que o cliente tenha a melhor experiência possível com a sua marca, certo?

Então, crie um funil de customer success para fazer o acompanhamento deste cliente até ele sentir-se confiante e com pleno domínio sobre o que comprou.

Crie etapas para entrar sempre em contato e ficar à disposição dele.

Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? Tudo isso é fundamental para encantar seus clientes.

Você se imagina fazendo isso com apenas um único funil no seu CRM grátis?

3 – Ausência de integrações

Enviar informações e transmitir dados de um CRM gratuito para outras plataformas é, geralmente, uma missão bem complicada.

Muitos destes sistemas não API aberta. O que isso significa?

Que para, por exemplo, integrar o CRM junto à sua plataforma de automação de marketing para trazer os leads ao funil de vendas, você precisa de uma terceira ferramenta.

E isso custa. E geralmente caro. Você necessitará de um software que leve de um lado para outros os seus dados – e torcer para que nada se perca no caminho.

Bons sistemas de CRM têm integrações nativas com diversas ferramentas – não só de marketing.

Integração com chats online, chatbots, plataformas de prospecção, telefonia voIP, ERP, entre outros são importantes para todo o seu processo comercial.

Desde o lead gerado ao contrato assinado você consegue deixar tudo centralizado dentro de um bom CRM.

4 – Dificuldade em acelerar o fechamento de vendas

CRM grátis

A ausência de recursos importantes em um CRM grátis impede você de acelerar as suas vendas – algo tão necessário em mercados cada vez mais concorridos.

E mesmo na versão gratuita de alguns CRM que são pagos. Essas limitações impedem você de conseguir ser mais efetivo do que era quando usava planilha, por exemplo.

Além das integrações, alguns recursos são importantes para que você consiga fechar vendas mais rápido (isso, claro, sem atropelas nenhuma das etapas do funil).

Uma das features que tornam as negociações mais eficientes e que não há em CRM grátis – e em muitos pagos também não – é a assinatura eletrônica de documentos.

Esse recurso tem validade legal e, com um clique, você recebe o aceite de sua proposta, por exemplo. Ou confirma a assinatura de um contrato.

Imagine você eliminar aquele leva e traz. Recebe documento. Imprime documento. Envia pelo correio. Espera o documento assinado voltar.

Quanto tempo se foi aí?

Templates de contratos, propostas e emails também tornar tudo muito mais eficiente.

Neste texto sobre script de vendas pronto você entende quanto tempo você economiza usando essa tecnologia.

Sem falar que você pode configurar ações automáticas sempre que uma oportunidade se mover de uma etapa para outra do funil.

Você estará se comunicando com seu prospect de maneira extremamente ágil e eficiente – o que garante o timming da sua negociação.

5 – Relatórios pobres

Como melhorar seu processo e conseguir encantar o cliente se você simplesmente não consegue acompanhar o que foi feito?

Relatórios são partes importantíssimas para você conseguir gerenciar de maneira inteligente e eficiente as suas vendas.

É preciso entender a taxa de conversão em cada etapa do funil, as oportunidades que cada vendedor trabalhou.

Também o tempo que cada um ficou ao telefone (por isso a telefonia voIP integrado ao CRM é tão importante).

Entender os motivos de perda e onde você mais ganha é obviamente vital.

Mas com um CRM grátis você não terá esses e nem outros relatórios importantes.

Terá alguns, claro. Mas básicos, que não mostrarão os detalhes que, clichês à parte, fazem toda a diferença.

Afinal, sem controle não há gestão. E sem gestão você não conseguirá ser relevante para os seus clientes em potencial.

6 – Suporte

CRM grátis

Um dos maiores problemas que o CRM grátis traz para seus usuários é a falta de serviços profissionais e focados em ajudar quem usa o sistema.

Estamos falando, claro, da área de suporte, tão essencial quando você tem alguma dificuldade ou, então, quando dá algum problema no software.

É muito comum tanto não ter uma área bem estruturada, com SLA definido, por exemplo, deixando o usuário praticamente por “conta própria”.

Se algo der errado, então, ou se os clientes tiverem dúvidas, é comum que ter uma comunidade de suporte online ou uma seção com artigos e vídeos que ajudam.

Algo bem diferente do que ter profissionais capacitados e direcionados somente para solucionar os problemas e dúvidas que você possivelmente terá.

Um bom atendimento ao cliente se dá, por exemplo, com abertura de ticket. Isso ajudará aos profissionais encontrarem problemas recorrentes e trabalharem nisto.

7 – O seu sucesso não é assim tão importante

Assim como o suporte – que não tem pessoas treinadas para ajudar você sempre que precisar – o sucesso do cliente não necessariamente algo a ser focado.

Uma área de success se preocupa e é proativa em dar as melhores práticas aos clientes (especialmente em empresas que vendem serviços).

Em um CRM grátis, quando muito você terá uma área de conteúdos em que terá, por conta, que encontrar as respostas que busca.

Seus negócios são importantes demais para, depois de uma tomada de decisão de optar por um software, simplesmente não saber como trabalhar.

Um dia sem conseguir trabalhar traz prejuízos para uma empresa – e você sabe bem disso.

Vendedores parados, clientes sem ser atendidos. E tudo isso porque você não teve a ajuda que precisava.

Perdoem-nos o clichê novamente (este é o último, prometemos): mas o barato sai caro muitas vezes.

Como escolher um bom sistema de CRM – e fugir do CRM grátis?

CRM grátis

Muitas são as empresas que ainda não percebem as restrições impostas pelos CRM grátis até que realmente as sintam na pele.

Então, se você está considerando sair da planilha e migrar para um CRM, faça algumas perguntas importantes. Até mesmo para evitar problemas futuros:

  • Existe limite de armazenamento de dados?
  • O sistema de CRM possui API aberta podendo integrar à outros sistemas?
  • Poderei criar quantos funis eu quiser para deixar meu processo completo?
  • Existe uma equipe preocupada com o meu sucesso junto à marca?
  • Há integrações nativas disponíveis?
  • Posso controlar o que o meu time comercial está fazendo?
  • Há a possibilidade de criar templates e ações automáticas no sistema?
  • Posso extrair relatórios completos e que permitem ter um forecast de vendas?

E aí, como podemos te ajudar?

A escolha do CRM certo para os seus negócios é fundamental e não deve se basear apenas nos custos.

Para ajudá-lo nesta missão, faça um período de teste grátis por 14 dias clicando aqui.

Se preferir – e quiser esclarecer quaisquer dúvidas sobre este artigo – fique à vontade e fale com um consultor quando desejar.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a entender melhor a importância que tem um bom CRM na sua empresa.

O primeiro fala da importância de um correto gerenciamento de vendas e como a tecnologia ajuda e muito nisso.

Já o segundo aborda sobre como a motivação do seu time comercial passa e muito pelo software que você escolheu para o setor comercial.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!