Destaques:

CRM para financeiras: benefícios, como usar e qual o melhor?

crm para financeiras
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• CRM para financeiras e fintechs é uma plataforma para aceleração de vendas do segmento;

• Com o CRM você constrói uma máquina de vendas completa para o segmento para vender mais fazendo menos;

• O PipeRun é um CRM especialista no segmento de serviços financeiros. Construa sua máquina de aquisição, retenção e expansão de clientes com diversos recursos e integrações.

O uso de um CRM para financeiras garante, às empresas, não só uma organização maior no setor, como a produtividade para conseguir encantar os clientes. A tecnologia é a maneira como os negócios podem crescer de forma sustentável, dando controle total das operações aos gestores, assim como autonomia para os colaboradores.

Ter processos redondos, informações centralizadas e a produtividade fluindo é o que qualquer empresa deseja, não é mesmo?

Se adicionarmos aí um contexto de trabalho onde cada detalhe faz a diferença e um simples número pode causar um enorme problema, então essa necessidade somente aumenta.

Pessoas, por melhores que sejam no ambiente corporativo, são falíveis. Você mesmo já cometeu algum erro – de digitação que seja -, não é mesmo?

Mas ao preencher uma tabela, por exemplo, isso pode fazer toda a diferença. E geralmente faz, só que para o pior.

A tecnologia, através de um CRM para financeiras, vem justamente ao encontro de automatizar processos no setor.

Evitar erros simples e, mais do que isso: tornar as pessoas mais estratégicas, produzindo mais.

Um software de vendas traz enormes benefícios para o setor e é sobre isso que abordaremos, a partir de agora, neste conteúdo.

Falaremos, também, sobre a definição de CRM e também quais funcionalidades priorizar antes de contratar qualquer sistema.

Vamos conferir?

Boa leitura!

Entendendo o que é CRM para financeiras

CRM para financeiras

Antes de nos aprofundarmos em alguns temas, precisamos deixar claro o que é CRM e tudo que o envolve.

CRM é uma sigla para: Customer Relationship Management. Ao traduzirmos, teremos: gestão do relacionamento com o cliente.

A partir daí, começamos a entender um pouco melhor sobre a tecnologia. Isso porque, relacionar-se com clientes é algo que basicamente todas as empresas precisam.

Quer dizer, raríssimos são os segmentos em que isso não é necessário para realizar uma venda, não é mesmo?

Por mais rápida que seja a conexão existentes, é fundamental transmitir a confiança necessária para conseguir vender.

O relacionamento é da natureza humana. Desde pequeno buscamos conexões que nos deixem confortáveis e seguros em diversos contextos.

Então, por que quando o assunto é vender e entender como encantar o cliente isso seria diferente?

Toda a força de vendas de uma financeira precisa ter isso claro e começar a buscar, dentro dos seus processos, formar de gerar valor e manter sempre o foco no cliente.

Você certamente já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”, certo? Pode soar clichê, mas é uma verdade quando falamos do processo de vendas.

Desde o primeiro momento é preciso transmitir uma imagem de confiança. Algo, diga-se de passagem, que suas estratégias de inbound marketing ajudam e muito.

Quando falamos de uma financeira, um relacionamento duradouro e saudável – gerenciado através de um CRM para financeiras – é essencial para:

Isso porque um CRM pode ser entendido como um conjunto de ações, análise, estratégias, gestão e políticas direcionadas para o sucesso do cliente.

E, quando tudo isso converge dentro do processo comercial, você consegue ser mais produtivo para vender mais e melhor.

Gerenciamento comercial através da tecnologia

Um bom sistema de CRM para financeiras propicia um gerenciamento de vendas assertivo em todos os momentos para os gestores da área.

Organizar o processo comercial e conhecer bem seus clientes: é isso que o seu negócio precisa, não é mesmo?

Quando essa realidade é possível, você sabe exatamente o que e como realizar a entrega e também o atendimento ao cliente.

Mais do que isso, gerenciar as vendas é saber exatamente como seu time está trabalhando.

Ter a ciência sobre o que cada um está fazendo e como está a qualidade e também velocidade do trabalho.

Até porque, é preciso medir o trabalho para saber se eles está sendo bem ou mal feito para, a partir daí, entender como e o que melhorar.

Gerenciando suas oportunidades na planilha, com cada vendedor tendo a sua para trabalhar, fica bastante difícil (para não dizer impossível) de fazer isso.

Benefícios do CRM para financeiras

CRM para financeiras

Gerenciar vendas é um benefício clara de usar um CRM para financeiras, sem dúvida alguma, mas há mais vantagens que a transformação digital traz – e precisamos falar sobre elas.

Seja para empresas da área financeira, fintech, cobrança, adquirência, cartões, crédito, gestão de risco, meios de pagamento… não importa.

O uso de um sistema de vendas é essencial e você precisa ter claro os porquês o quanto antes para começar a vender mais e melhor.

Uma dessas razões está em contar com calculadora de campos customizados para: valor, valor total de pagamento (TPV), MCC, entre outros.

Isso dará agilidade e segurança nos números que você terá que lidar. Isso reduz o risco de erros, retrabalhos e, acima de tudo, frustrações nos clientes.

É preciso ser ágil não só para lidar com os prospects, os leads gerados por suas estratégias de marketing.

O pós-venda, que garante o sucesso do cliente, também exige proatividade e organização.

É por isso que a tecnologia é tão importante e garante um trabalho mais assertivo.

Quem ainda recorre às planilhas tem muito dificuldade em encontrar as informações relevantes dos clientes – coisa que o CRM para financeiras resolve de forma intuitiva.

Você tem, dentro do sistema, cadastro de todos os clientes e também empresas.

Aproveite e use, integrado ao CRM, uma ferramenta para análise de risco financeiro. Assim, seu time de pré-vendas terá mais segurança em qualificar esse potencial cliente.

Maior organização e produtividade no dia a dia

Sendo assim, esqueça a planilha, bloco de notas, agenda ou caderno que você usa para anotar e executar suas tarefas.

Até porque, como dissemos, é extremamente fácil perder-se com tantas e tantas anotações.

Mas, falando em organização e produtividade, uma pergunta simples precisa ser feita.

Quanto tempo que você está gastando para procurar um contato em suas planilhas? Ou, então, para copiar e colar emails e customizar contratos, por exemplo?

Por mais que você tenha tudo organizado em pastas no seu computador (apenas para acesso local), isso não ajuda você a ser ágil e ter controle do status de suas negociações.

Bom, para quem lidar com um pequeno número de clientes, até pode funcionar.

Entretanto, como fazer com um volume grande de dados e com a exigência crescente e em tempo real de seus clientes? Difícil.

Através de um CRM para financeiras, aquele cliente que contatar você será cadastrado, automaticamente, como um contato.

Além disso, uma oportunidade irá aparecer em seu funil de vendas – ou pré-vendas, à depender do seu processo de vendas.

Eles podem vir oriundos de formulário seu site, resultados de estratégias feitas com sua ferramenta de automação de marketing, chats online, WhatsApp, Facebook Ads Leads, LinkedIn, entre tantos outros.

Todos eles têm integração com CRM e dão organização e agilidade no processo – o que leva automaticamente à uma produtividade elevada.

Um bom software de vendas permite que você tenha o timming correta de fazer a entrega personalizada que os clientes pedem.

Afinal, não vamos achar que ele não está em contato com a concorrência. Então, entregue o valor que ele precisa (ou perca a venda).

Conhecer como ninguém o seu cliente

Conhecer bem seu cliente. Claro que isso passa por definir corretamente a persona dos negócios, mas a tecnologia de um CRM para financeiras entrega essas informações como ninguém.

Todavia, com a tecnologia de um sistema comercial você tem os recursos necessários para fidelizá-lo, o que é algo que todas as empresas sempre desejam.

Com histórico dos clientes, você tem o registro de todos os serviços já prestados àquela pessoa e isso torna mais ágil uma nova venda.

Você terá a resposta antes mesmo de a pergunta vir. O que, convenhamos, é fundamental para encantar e seguir encantando os clientes.

Fidelizá-los e torná-los um evangelizador da sua marca não será uma missão impossível.

E, com relatórios completos, você poderá encontrar um padrão de prestação de serviços para pessoas de mesma faixa etária, classe social, entre outros.

Isso dará informações valiosas para aprimorar ainda mais suas estratégias de captação de clientes. O ROI, assim, será bem maior.

Como sair da planilha e migrar para um CRM para financeira?

CRM para financeiras

Mudanças nem sempre são fáceis. Colocar a tecnologia dentro do processo comercial é uma decisão importante para qualquer gestor.

É natural do ser humano ter receio neste momento sobre como agir, por onde começar. Não há problema nisso.

Mas a transformação é necessária e também urgente. Mas, calma: nem por isso há motivo para desespero. Para sair contratando qualquer sistema apenas por ter ouvido falar.

Faça um passo a passo que tenha sentido para seus negócios e que dê, a você, a segurança necessária dentro da missão de como contratar CRM.

Por isso, vá aos poucos. Inicie:

  1. Identificando claramente os problemas que sua empresa tem ao prospectar, vender e reter seus clientes;
  2. Indo atrás de informação. Procure saber mais sobre o que é CRM e como ele ajuda as financeiras e obterem resultados melhores;
  3. Lendo cases de sucessos de empresas (independente do segmento) com problemas similares ao seu. Procure ver como a tecnologia as ajudou na prática;
  4. Procurando por CRMs que façam sentido em relação às necessidades que você identificou;
  5. Testando os sistemas que você escolheu e avaliando se, durante o trial, a empresa preocupou-se em entregar conteúdos educacionais para você;
  6. Consumindo esses conteúdos que darão para você um entendimento melhor de como a tecnologia funciona, na prática, na sua empresa;
  7. Esclarecendo as dúvidas que você tem sobre o sistema quando o vendedor entrar em contato com você;
  8. Certificando-se de que é possível criar diversos funis para diversos processos e de há as integrações com as ferramentas que você usa no dia a dia;
  9. Escolhendo uma empresa que tenha uma área de customer success proativa e preocupada que você tenha a melhor experiência possível com o software;
  10. Optando por um sistema brasileiro e que tenha tanto suporte como cobrança nacionais.

Então, o que levar em conta na hora de escolher um CRM para financeiras?

Em primeiro lugar, suas necessidades, suas maiores dores durante a rotina de vendas.

Mas leve em conta e opte por um sistema que, além de permitir múltiplos funis, tenha funcionalidades que acelerem as suas oportunidades.

Uma delas é ter discadora integrada. Ou seja, você disca de dentro da oportunidade, já anota as informações relevantes e, sempre que quiser, escute a ligação que você teve.

Aproveite o módulo de assinatura eletrônica (que tem validade jurídica) para acelerar o “aceite” de suas propostas.

As propostas, aliás, podem ser criadas em diversos templates, com campos personalizáveis automáticos – bem como os emails.

Não esqueça de usar a área de conteúdo do CRM para financeiras para dar o treinamento de vendas adequado ao seu time.

Além de saber quem assistiu ou não ao conteúdo, você garante, com isso, que todos tenham o mesmo conhecimento em vendas – o que dará um padrão para suas negociações.

Desta forma, você conseguirá acelerar as suas oportunidades e não perderá nenhum negócio por falta de ação ou organização.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você quer saber mais sobre o CRM para financeiras e como ele ajuda as empresas, fale com um consultor sempre que desejar.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a fechar mais vendas.

O primeiro aborda estratégias de como aumentar a taxa de conversão de vendas em seus negócios.

Já o segundo traz 11 táticas de vendas para você fechar mais negócios todos os dias.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!