Dicas infalíveis para aumentar leads de forma orgânica

Você está buscando por maneiras de gerar mais leads orgânicos para sua empresa? Neste caso, desenvolver um planejamento para tráfego orgânico (não pago) pode te ajudar a atrair mais potenciais clientes para o site da sua empresa. 

Vale dizer que não importa se você está pensando em fazer site ou se já possui um ativo, pensar em formas de implementar ou potencializar a geração de leads de forma orgânica é algo muito importante para o crescimento do seu negócio. 

De forma resumida, os leads orgânico são potenciais clientes que encontram sua empresa pesquisando um produto, serviço ou pergunta em um mecanismo de pesquisa, em vez de visitar diretamente seu URL ou clicar em um anúncio pago (patrocinado). 

Esses leads geralmente não sabem sobre seu produto ou serviço antes de fazer uma pesquisa online. 

Hoje, usamos o Google (e outros motores de pesquisa) para responder a todas as nossas perguntas, inclusive os potenciais clientes para o seu negócio. É por esse motivo que as empresas lutam para chegar no topo das SERPs – páginas de resultados de mecanismos de pesquisa. 

Mas, como você chega ao topo desses resultados? E, além disso, como você faz para os visitantes entrarem em seu site? 

Neste post, falaremos sobre algumas dicas infalíveis sobre como aumentar leads de forma orgânica. Confira a seguir! 

Como aumentar leads de forma orgânica

Aqui estão algumas das principais dicas que te ajudarão a entender seus potenciais clientes, captar sua atenção e, por fim, convertê-los em defensores de sua marca. 

1. Compreenda seu público

A primeira dica para gerar mais leads orgânico é entender seu público. Se você quer atrair o tráfego certo – que realmente tem interesse em seus produtos ou serviços -, deve direcioná-lo primeiro. 

Ao entender seu público-alvo, você saberá como fazê-lo se interessar pelo seu negócio. 

Para encontrar os leads certos para sua empresa, é importante criar personas, que são personagens semi fictícios que representam os clientes ideais para o seu negócio. Elas descrevem as características e traços comuns de alguém que provavelmente comprará seus produtos ou serviços. 

Você pode ter mais de uma persona. Muitas empresas têm alvo em diferentes tipos de públicos, mas muitas pessoas se encaixam em cada persona. 

Por exemplo, digamos que você tenha um negócio de fraldas e está tentando comercializar seus produtos para clientes em potencial. Você pode ter uma persona para: 

  • Mães que ficam em casa;
  • Pais que ficam;
  • Mães que trabalham fora de casa;
  • Pais que trabalham fora de casa, etc.

Criar essas personas permite que você atraia as pessoas com o que mais lhes interessa e tem relação ao seu negócio. 

Ao fazer a criação, é importante estabelecer: 

  • Demografia;
  • Comportamento online;
  • Renda familiar;
  • Hábitos de compra;
  • Dores (problemas). 

2. Invista em SEO

A otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) é uma das melhores estratégias orgânicas para geração de leads – e que pode te ajudar a atrair tráfego valioso. 

O SEO é o processo de melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa para alcançar mais pessoas interessadas em no negócio. Com o SEO, você pode obter mais do tráfego orgânico de diferentes maneiras, como por meio de palavras-chave relevantes. 

A pesquisa de palavras-chave é uma parte extremamente importante para a otimização de sites. Quando os usuários pesquisam, eles utilizam palavras-chave para gerar resultados relevantes. Se quiser que leads interessados encontrem seu negócio, é necessário selecionar as palavras certas para sua estratégia. 

Vale dizer que quanto mais específicas forem as palavras-chave que você utilizar nas técnicas de SEO, maiores serão as chances de você atrair pessoas que realmente têm interesse em seus produtos e serviços. 

3. Publique conteúdo relevante

A criação de conteúdo relevante é uma das ideias orgânicas de geração de leads mais valiosas porque permite compartilhar informações úteis com seu público-alvo. 

Ao criar conteúdo – que realmente seja atrativo e útil -, você fornece ao seu público o conhecimento que ele busca. Os usuários sempre pesquisam online para obter informações sobre diversos tópicos. Sua empresa pode fornecer a esses usuários informações valiosas e levá-los a verificar sua empresa no processo. 

Para começar a publicar conteúdo, escolha seu formato. O conteúdo vem em várias formas, incluindo blogs, infográficos, vídeos, e-books e guias. Você vai querer usar uma mistura desses formatos para manter seu conteúdo atualizado e empolgante para o público. 

Ao criar conteúdo, concentre-se em solucionar problemas dos seus potenciais clientes. Com conteúdo relevante, seu negócio conseguirá atrair mais tráfego orgânico e relevante, tornando-se uma ótima estratégia para aumentar leads. 

Comece a obter leads de forma orgânica agora mesmo 

A geração de leads orgânico é valiosa para ajudar seu negócio a crescer online. 

Desde que elas sejam muito bem planejadas e aplicadas, as dicas citadas poderão te ajudar a obter mais tráfego para o seu negócio, o que pode ser transformado em conversões. 

Vale dizer que essas são apenas algumas sugestões para tráfego orgânico, portanto, é importante sempre se manter atualizado e investir o máximo possível na geração de leads. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que comece agora mesmo a aplicar nossas dicas para aumentar a sua geração de leads! 

*Este guest post foi escrito pela UPSites Digital.

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.