Destaques:

10 ensinamentos de Game of Thrones em marketing e vendas

GoT
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Você pode não ter reparado até hoje, mas Game of Thrones é uma excelente série para nos ensinar sobre gestão, liderança e, por que não, vendas.

A série, sucesso do canal HBO, tem fãs em todos os cantos do mundo e que foi ao ar em abril de 2011 segue conquistando uma legião de seguidores a cada nova temporada.

Tramas, conflitos, guerras, ambição, traições, negociações, liderança… tudo isso são elementos que fazem a série ter tanto sucesso. E muitas lições surgem a partir daí.

Os criadores David Benioff e D. B. Weiss basearam a série nos livros A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, para fazer um enredo que a cada dia surpreende mais.

Game of Thrones nos ensina muitas coisas em gestão, liderança e vendas que talvez você não tenha percebido ainda.

Elencamos algumas das lições mais legais que percebemos que ela nos traz. Separamos 10. Olha só!

O que Game of Thrones nos ensina sobre gestão, liderança, marketing e vendas

Esqueça o contexto medieval. Game of Thrones é uma série atual e que ensina muita coisa para todos que empreendem e precisam sempre aprimorar gestão e liderança.

Esses são os principais ensinamentos que extraímos das temporadas:

1 – Liderar de forma positiva – e não impositiva

Começamos com uma frase de GoT essencial para quem tem pessoas a serem lideradas: “Um líder deve aprender que palavras conquistam coisas que muitas espadas não conseguem.” 

As palavras convencem, mas os exemplos arrastam. E não é saudável à nenhuma organização exercer uma liderança que seja imposta. Há momentos que, claro, exigem maior firmeza.

Mas é preciso conquistar o respeito de quem você lidera em seus negócios. Somente assim o engajamento e a motivação dos colaboradores serão verdadeiros e eles vestirão a camisa da empresa.

2 – Quem se prepara e se qualifica sempre estará um passo a frente

Disse Meistre Aemon: “O conhecimento é uma arma. Arme-se bem antes de ir para a batalha”.

GoT: Meistre Aemon

Para se destacar em meio a tanta concorrência, somente quem é capacitado conseguirá sobreviver no campo de batalha diariamente.

O seu conhecimento e a forma como você coloca-o e compartilha-o fazem toda a diferença, tanto no mundo medieval, como no mundo dos negócios.

É através dele que é possível enxergar gaps nos processos internos e aprimorar ainda mais o valor gerado para o consumidor e, consequentemente, melhorar o relacionamento com o cliente.

3 – Ninguém chega longe sozinho

Disse Renly Baratheon em GoT: “Um homem sem amigos é um homem sem poder”. Isso é, sem dúvida alguma, uma verdade atemporal.

Uma empresa que quer ser grande precisa valorizar as pessoas – o seu ativo mais valioso. Com uma cultura organizacional forte isso é possível.

Mas, mais do que isso, capacitar as pessoas é essencial – seja por meio de treinamento, coaching, ou qualquer outro meio que for válido.

Trazer as pessoas para o seu lado, fazê-las entender o seu valor e o seu posicionamento. Afinal… uma empresa sem pessoas é uma empresa sem poder.

4 – Fique calmo quando obstáculos surgirem

Disse Petyr Baelish: “Caos não é um abismo. Caos é uma escada. Muitos que a tentam escalar, falham e nunca mais tentam de novo. A queda quebra eles. E a alguns é dada a chance de subir, eles se agarram ao reino ou aos deuses ou ao amor. Apenas a escada é real. A escalada é tudo o que existe”.

Game of Thrones: Petyr Baelish

Nem sempre o que planejamos sai como esperamos. Seja na gestão de pessoas, seja até mesmo na rotina de vendas. Mas, nem por isso precisamos nos desesperar ou pensar que está tudo errado.

É preciso calma e também sabedoria nesses momentos para parar e dar um passo para trás se for preciso para que a tomada de decisão seja a melhor possível.

5 – Os insucessos nos tornam mais fortes

Disse Syrio Forell em GoT: “Cada ferida é uma lição, e cada lição nos torna melhores”.

E cada fracasso que temos no dia a dia de empreender serve para nos tornar ainda melhor.

Com calma, sabedoria e a busca constante por aprimoramento, conseguiremos contornar os obstáculos. Mas sempre em conjunto para que as metas e os objetivos possam ser alcançados.

Afinal, todos os voos começam com uma queda. Certo, corvo?

6 – Adapte sua estratégia ao contexto

Disse Jon Snow: “Às vezes, estradas diferentes levam para o mesmo castelo”.

GoT: Jon Snow

Nem sempre o que estamos acostumado a fazer dá certo. Se pensarmos em vendas, por exemplo. Seguir o que está documentado no sales playbook dá segurança em um primeiro momento sobre como falar com o prospect.

Mas, não precisa ser algo quadrado nem definitivo. Saiba entender com quem e o que está lidando e molde a sua estratégia conforme a necessidade.

Se isso funciona em um campo de batalha, funciona também no setor de vendas das empresas, não é mesmo?

7 – Não tenha medo de ousar para ir além

Disse Arya Stark: “Então o homem que teme perder já perdeu”. E há como negar? Game of Thrones nos ensina que o pior perdedor é aquele que sequer tentou.

É preciso coragem para fazer a diferença onde você atua, seja internamente, seja para o mercado e os seus clientes.

A vida é cheia de possibilidades e o mundo dos negócios também. Acha que pode dar certo mas está com medo de arriscar? Pois arrisque com medo. E quando der certo você verá que valeu e muito a pena superar-se.

8 – Mais importante do que o destino é a caminhada

Disse Tyrion Lannister: “Talvez seja este o segredo. Não é o que fazemos, mas o motivo por que fazemos”.

Game of Thrones: Tyrion Lannister

Completamos: tão importante como o destino final é saber como foi a caminhada.

Você tem seus objetivos dentro dos seus negócios mas, de que vale chegar neles a todo custo, passando por cima de pessoas ou de valores?

A caminhada vale tanto quanto o ponto de chegada. E quando você completa a jornada e pode orgulhar-se de olhar para trás… ah! Aí sim, que grande jornada que foi feita!

9 – Seja firme para tomar decisões, independente de quais forem

Disse Tywin Lannister: “Um leão não se preocupa com a opinião das ovelhas”.

A verdade é que às vezes há decisões duras que precisam ser tomadas pensando no bem da empresa. Em sua saúde e estabilidade há médio e longo prazo.

E, de um modo geral, cabe ao CEO esse momento. Sim. Precisa ser feito e não há como fugir. Escute conselhos de quem está ao seu redor, claro, mas siga sua intuição. Você conhece bem os seus negócios e o que precisa acontecer para ele se manter bem.

Confie e aja.

10 – Mas seja sempre justo em suas avaliações e decisões

Disse Lord Varys: “Não há criatura na terra tão assustadora como um homem verdadeiramente justo”.

GoT: Lord-Varys

Esta lição tem tudo a ver com a acima.

É preciso ser justo na hora de decidir. Ter uma avaliação de desempenho que seja correta, nos parâmetros certos, para saber exatamente o que fazer e em que momento isso deve ocorrer.

Assim você terá sempre a confiança dos seus liderados e a certeza de que seus negócios estão sendo conduzidos da melhor forma para todos.

Game of Thrones nos ensinou muitas coisas sobre como liderar e vender. O que a série ensinou para você?

Já que trouxemos algumas frases e inspiração para você, acesse algumas frases motivacionais para ajudar você a empreender melhor todos os dias.

Se você tem um ensinamento novo que Game of Thrones trouxe para você, fale com um consultor e compartilhe com a gente.

The winter is coming!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!