Destaques:

Como integrar CRM com metodologias de marketing está revolucionando as vendas de TI

integrar CRM com inbound marketing
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Integrar CRM com ações de marketing

O sistema de CRM e as ações do Inbound Marketing têm funções diferentes, mas complementares: o potencial dessa estratégia só é alcançado completamente quando há uma integração do CRM ao Inbound Marketing.

Um CRM é, basicamente, uma ferramenta de vendas focada em coletar dados sobre os clientes existentes, gerenciar os novos e administrar oportunidades de vendas.

O Inbound Marketing deve ser aplicado de modo integrado ao seu CRM. Suas ações são focadas na geração de leads e em comunicações personalizadas, e ele é movido pelos dados coletados por meio do monitoramento de prospects e visitantes.

Confira, a seguir, alguns exemplos de como a integração do Inbound Marketing com o CRM pode alavancar seu negócio!

Monitore o comportamento de prospects

Ao integrar o CRM de Vendas com o Inbound Marketing, você irá além das informações demográficas básicas em seus registros de prospects, tendo acesso a um detalhado monitoramento comportamental de clientes potenciais.

Com o monitoramento dos clientes prospectados e as ferramentas de análise, você pode ver quais páginas seus clientes potenciais estão visitando, por quais conteúdos se interessam e quais são seus posicionamentos no funil de vendas.

Essas informações são valiosas para aumentar as chances de sua equipe de vendas fechar novos negócios.

Qualifique leads automaticamente

Os dados coletados como resultado de sua estratégia de Inbound Marketing podem ser usados para classificar e graduar os leads gerados, de modo que você sempre saiba quais são os mais qualificados e quais melhor se ajustam a cada um de seus produtos.

Quando os leads atingirem certo limite de qualificação, você pode usar alguma ferramenta para automatizar a gestão e a entrega de leads, reduzindo seus processos manuais e garantindo sua eficiência.

Obtenha relatórios em “ciclo fechado” ao integrar CRM com o Inbound Marketing

Ao criar suas campanhas de Inbound Marketing, você deve mapear as informações de volta ao seu sistema de CRM e, assim, vincular os negócios fechados às campanhas que os originaram.

Em outras palavras, essa capacidade de relatório em ciclo fechado permite atribuir receita às campanhas e medir com mais precisão o ROI, fornecendo-lhe as informações necessárias para a tomada de decisões baseada em dados realmente precisos.

Envie mensagens segmentadas

A partir das informações comportamentais coletadas, você pode enviar mensagens segmentadas e e-mails personalizados, de acordo com os interesses de cada prospect e seu estágio atual no funil de vendas.

Criar mensagens baseadas nas informações disponíveis graças à integração do Inbound Marketing com o CRM significa que seus clientes potenciais receberão mensagens relevantes e, portanto, mais atraentes.

Crie ações de drip marketing em landing pages

O que é drip marketing?

O drip marketing é, essencialmente um plano para comunicar informações sobre uma empresa por meio de um fluxo constante de mensagens de marketing, incluindo e-mails, postagens em mídias sociais, telefonemas, folhetos, boletins impressos etc.

Essas ferramentas elevam a consciência da marca para os consumidores e cultiva leads para equipes de vendas. Em muitos casos, o drip marketing usa serviços automatizados para enviar essas mensagens em momentos específicos, permitindo que as empresas recebam respostas imediatamente após um prospect expressar interesse no conteúdo.

Como aplicá-lo em minha estratégia?

Quando um lead insere suas informações em um formulário ou em uma landing page, você pode usar esses dados para fornecer elementos adicionais, tanto para seu sistema de CRM quanto para fomentar novas ações de Inbound Marketing.

Assim, não existe mais a necessidade de enviar uma infinidade de e-mails genéricos para leads que deram suas informações, uma vez que você sabe exatamente onde eles estão indo e quais são seus interesses.

Ao integrar o Inbound Marketing com o CRM, o ideal é utilizar suas landing pages para aprofundar ações de drip marketing, enviando pequenas quantidades de conteúdos relevantes ao longo de um período específico de tempo.

Gostou do nosso artigo? Sua empresa já realizou ou considera implementar a integração do CRM com o Inbound Marketing? Conte pra gente aqui nos comentários e divida sua experiência conosco!

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!