marketing de conteúdo reduz CAC

5 min de leituraComo o Marketing de Conteúdo pode reduzir o CAC?

Embora haja bastante especulação quanto à crise financeira que assola as empresas do nosso país, estamos vivendo um momento nunca visto antes no mercado. A democratização gerada pelo marketing digital tem tornado possível a concorrência de qualquer empresa em pé de igualdade. Recursos simples e de baixo custo, como marketing de conteúdo, por exemplo, podem ser relevantes para a qualificação de leads para seu negócio.

Que o marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta de inbound marketing ninguém discute. Mas, como trabalhar com esse tipo de estratégia para fortalecer sua marca, gerar tráfego qualificado e vendas, e óbvio, sem aumentar o custo de aquisição de clientes (CAC) da empresa?

É justamente isso que iremos discutir nesse post. Pretendemos demonstrar que é possível diminuir o CAC utilizando-se do marketing de conteúdo como principal tática. Confira!

Importância de saber o CAC da sua empresa

Muitas empresas trabalham sem avaliar quanto foi gasto para conseguir atrair um potencial comprador para seu produto ou serviço. Elas enxergam somente o final do processo, quando conseguem efetuar uma venda ou não. Esquecem que talvez o custo gerado para conquistar o cliente não tenha sido compensatório e que, trabalhar em estratégias que reduzam os custos com a aquisição de clientes pode fazer com que o ROI (retorno sobre o investimento) da empresa aumente.

A primeira coisa a se fazer antes de qualquer tomada de decisão quanto à divulgação de sua empresa no meio digital é mensurar os custos para verificar se o investimento em marketing compensa o número de clientes efetivamente conquistados.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das vertentes do inbound marketing, que também pode ser chamado de marketing de atração. Nesse modelo ― ao contrário do tradicional, onde a marca corre atrás do cliente ―, um conjunto de técnicas é utilizado para fazer com que o consumidor encontre o produto ou serviço.

Dentro desse contexto, o marketing de conteúdo nada mais é do que a produção de conteúdo de qualidade e que seja relevante para sanar dúvidas e atender aos anseios do cliente. Assim, o cliente passa a consumir esse conteúdo e constrói uma relação de autoridade e confiança com a marca, tendendo a se transformar em lead e, futuramente, em cliente da empresa.

Marketing de conteúdo reduz o CAC do seu negócio

1. Crie suas buyer personas

Buyer persona é o termo em inglês para “cliente ideal”. Ao trabalhar com conteúdo voltado para a persona ideal, sua empresa evita desperdício de tempo e dinheiro com um público que não faz parte do perfil do seu negócio. O importante do marketing de conteúdo é focar em leads que venham agregar valor e reforçar a marca, gerando mais vendas para sua empresa.

2. Crie conteúdos para pessoas, e não para robôs

Um dos grandes erros ao se trabalhar com marketing de conteúdo é ficar se preocupando só com SEO, palavras-chave, ou seja, somente com motores de busca. Adequar o seu conteúdo e otimizá-lo para ser encontrado mais facilmente é fundamental, mas isso tudo deve ser feito pensando em atender às expectativas do usuário. Afinal, quem vai ler seu conteúdo serão as pessoas, portanto construa conteúdos significantes e atraentes para elas.

Pode ter certeza, se seu conteúdo for bom, os clientes irão até você espontaneamente e as suas chances de gerar um novo negócio é são grandes, pois seus usuários passarão seus dados para você em troca de algum conteúdo rico ou de algo que realmente agregue valor a vida delas.

Esse realmente é o inbound marketing que funciona. Para trabalhar de forma mais assertiva você pode contratar uma agência de marketing especializada, por exemplo.

3. Promova seu conteúdo

Promover e distribuir seu conteúdo fica bem mais em conta do que muitos outros gastos feitos para adquirir clientes, como viagens ou negociações em momentos errados, quando o cliente ainda não está preparado para a compra. Verifique sempre se está direcionando seu conteúdo para o público e os lugares certos.

4. Analise e acompanhe as métricas para monitorar seu progresso

Um passo essencial ao decidir utilizar o marketing de conteúdo como estratégia para conseguir reduzir o CAC é sempre acompanhar as métricas e fazer análises constantes do desempenho do seu inbound. Sem esse acompanhamento, fica difícil saber se seus esforços têm dado resultado, assim como identificar falhas e propor soluções.

Os melhores meios para avaliar esse progresso são as mídias sociais, verificando a visibilidade, o alcance, as ações, os compartilhamentos, etc. Além dessa análise do impacto nas mídias sociais, é preciso estar sempre de olho nos potenciais leads. Para isso, acompanhe sempre se o inbound marketing realmente está gerando leads qualificados. Isso é o mais importante em todo processo: fazer o acompanhamento constante para verificar qual o momento certo de enviar o conteúdo que irá gerar a venda, afinal, é isso que efetivamente interessa, não é mesmo?

Enfim, se sua organização deseja gerar e nutrir leads significativos ao seu tipo de negócio e ainda reduzir seu CAC, o marketing de conteúdo será a melhor alternativa.

Gostou das nossas dicas para reduzir o CAC da sua empresa? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras para melhorar seus resultados e aumentar suas vendas!

PipeRun CRM de Vendas

Curtiu? No PipeRun você coloca tudo isso em prática.

Use o CRM PipeRun e acelere as vendas da sua empresa.

Cezar Augusto Gehm Filho
cezar@odig.net

Cezar Augusto é empreendedor com mais de 20 anos de experiência, sócio-fundador da ODIG Digital Experts, sócio-fundador e CEO do Sistema de CRM PipeRun, expert em marketing digital, graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Internacional em Gestão, Excelência e Prosperidade pela Sonata Brasil, desenvolvedor de pessoas e tecnologias para um mundo melhor.