Destaques:

Marketing digital e suas vantagens para os empreendedores

Marketing Digital
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Se você é um empreendedor, é provável que tenha um orçamento de marketing limitado. Felizmente, você precisa aproveitar o marketing digital para comercializar com sucesso seus produtos ou serviços, a fim de gerar receita e expandir seus negócios. 

Nos anos anteriores, era difícil para os empreendedores obter tração pelos produtos ou serviços que estavam vendendo devido à falta de orçamento de marketing, mas o marketing digital nivelou o campo de jogo.

Atualmente, mesmo aqueles com orçamentos de marketing limitados podem experimentar diferentes plataformas digitais e testar uma variedade de campanhas de marketing para descobrir a melhor plataforma que funciona para seus negócios em particular. 

Se você é um empreendedor e ainda não está aproveitando o marketing digital, aqui está uma lista de alguns dos principais benefícios para empreendedores, para ajudá-lo a começar.

Benefícios do marketing digital

Um dos maiores benefícios do marketing digital é que a maioria dos consumidores usa o resultado de um mecanismo de pesquisa ou recomendações em um site de mídia social para descobrir novos negócios antes de gastar dinheiro em um produto ou serviço. 

Em outras palavras, é extremamente fácil para os empreendedores colocar seu produto na frente de clientes em potencial na fase de compra.

Como proprietário de uma empresa, o marketing digital oferece uma ótima oportunidade para colocar anúncios de pesquisa quando clientes em potencial estão pesquisando o produto ou serviço específico que está sendo vendido por você. 

Não há necessidade de você ter um orçamento de marketing enorme para anunciar seu produto ou serviço, pois você pode abrir uma conta de publicidade de autoatendimento nessas plataformas e anunciar seus produtos e serviços.

Outra grande vantagem do marketing digital é que ele tem uma taxa de conversão muito maior em comparação à publicidade na TV, rádio ou em outras formas de publicidade tradicional. 

De fato, uma página de destino bem otimizada é conhecida por ter uma taxa de conversão de 15 a 20%. Não há outro meio que permita uma taxa de conversão tão alta de maneira consistente.

Se você deseja fazer vendas ou gerar leads, o marketing digital oferece tudo em formas simples de realizar. Com ele, muitos empreendedores conseguem economizar muito dinheiro.

Por esse motivo, os gastos com marketing digital superaram os gastos com publicidade na TV e várias outras formas de publicidade tradicional. 

Quase todas as empresas, grandes ou pequenas, querem aproveitar essa enorme oportunidade e podem fazer isso criando campanhas de marketing digital específicas com KPIs específicos.

De fato, muitos relatórios de pesquisa sugerem que os empresários podem economizar até 40% de seu orçamento de marketing investindo-o de maneira inteligente. 

Isso também significa que agora você tem 40% a mais de orçamento para comercializar seus produtos e serviços, o que significa que agora você pode alcançar mais clientes em potencial. 

Um dos maiores problemas associados à publicidade na TV, na rádio ou na publicidade impressa é que não há segmentação envolvida.

Você precisa comprar espaço publicitário e torcer para que sua base de público-alvo veja o anúncio. No entanto, não há garantia de que você será capaz de alcançar o público quando anunciar nesses meios.

Por outro lado, o marketing digital oferece total liberdade, pois permite alcançar com precisão o público-alvo. Ele pode ajudá-lo a construir uma reputação de influenciador.

Por exemplo, a publicidade em várias plataformas de mídia social permite segmentar consumidores com interesses específicos. 

Da mesma forma, você pode facilmente segmentar consumidores nos mecanismos de pesquisa que estão tentando encontrar informações relacionadas a um produto ou serviço específico. Isso não é possível com nenhum outro meio de publicidade.

Nos últimos anos, os smartphones surgiram como um dispositivo que mantém as pessoas conectadas o tempo todo.

Muitos relatórios de pesquisa sugerem que mais de 85% das pessoas carregam um smartphone e verificam seu smartphone regularmente quanto a mensagens, notificações e para acompanhar as novidades. 

O marketing digital permite que você explore esse enorme mercado por meio da publicidade móvel. Existem muitos aplicativos móveis populares que permitem alcançar consumidores a um preço extremamente baixo.

Portanto, aproveite essa oportunidade e coloque seu produto e serviço na frente do seu público-alvo a um preço barato.

Marketing digital mensurável

Um dos aspectos mais importantes, mas frequentemente ignorados, do marketing digital é que ele torna tudo mensurável.

Há um velho ditado que diz que tudo o que pode ser medido pode ser melhorado, e isso vale especialmente para o marketing digital. 

Como você pode avaliar todos os cliques, redirecionamentos, comportamento dos usuários e muitas outras coisas, ele permite que você melhore continuamente suas campanhas de marketing para obter um ROI mais alto.

Por outro lado, não há outra mídia de publicidade ou marketing que permita medir tantos parâmetros e se você não pode medir essas coisas, obviamente não pode melhorar tanto as suas campanhas.

Como mencionado no começo, o marketing digital nivelou o campo de jogo. Atualmente, os empreendedores podem competir com as grandes empresas anunciando em pequena escala. 

Você pode alcançar rapidamente o público-alvo executando uma pequena campanha no Facebook ou no Google ou em vários outros canais de mídia social e mecanismos de pesquisa para alcançar a base de clientes pretendida a baixo custo.

Se você é inovador e deseja experimentar diferentes tipos de campanhas de marketing, pode facilmente assumir grandes empresas e obter sucesso.

Conclusão

No geral, esses são apenas alguns dos principais benefícios do marketing digital para empreendedores. Ele tem vários outros benefícios, mas você precisa ser inovador para aproveitá-lo ao máximo. 

Também é essencial que você crie uma estratégia de marketing abrangente para tirar proveito de diferentes aspectos do marketing digital, incluindo email marketing, social media marketing, otimização de mecanismos de pesquisa e publicidade paga por clique, entre outros.

*Este guest post foi escrito por Adriano Luz, da Wetrends.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!