Categorias: Marketing e Vendas

O setor de vendas e a tecnologia: entenda mais sobre essa parceria

O setor de vendas das empresas é muito influenciado pelos avanços da tecnologia. As possibilidades de automação dos processos e o maior acesso às informações transformam a área comercial das organizações em verdadeiras máquinas de vendas. Entenda como tirar proveito desta tendência para impulsionar o seu negócio, otimizar seu tempo e aumentar os lucros.

O que não muda com a tecnologia no setor de vendas

Para entender como a tecnologia pode alavancar resultados no setor de vendas, perceba que o processo de compras não muda, o que muda são a formas com que o cliente reage a cada etapa. No modelo tradicional, o consumidor primeiro percebe uma necessidade que precisa ser atendida; em seguida busca possíveis soluções; depois assume que realmente quer comprar algo que ele acredita que vai resolver seu problema; avalia as opções de produtos ou empresas disponíveis; e, finalmente, realiza a compra.

De modo geral, a influência da tecnologia não interfere nestas etapas. O que acontece é que ela dá mais poder ao consumidor ao facilitar o acesso às informações, principalmente quando ele está comparando as possíveis soluções e empresas disponíveis no mercado.

Por isso é fundamental mapear o comportamento deste consumidor a cada fase do ciclo de compras e estar presente de forma positiva nos ambientes e lugares em que ele busca a informação.

Modelos de venda

Independente do tipo de produto ou serviço e do modelo de venda, a tecnologia veio para facilitar muito a vida das empresas e profissionais.

O maior exemplo é o e-commerce, em que sua loja fica disponível 24 horas por dia e o cliente compra na comodidade do seu lar. O produto já fica reservado no estoque, a nota fiscal é automaticamente gerada e o cliente acompanha a entrega graças a mecanismos de integração com os Correios, por exemplo.

E até mesmo as redes sociais se tornaram canais de vendas, aproveitando o fato de ser um ambiente em que as pessoas passam a maior parte do tempo quando estão conectadas.

Mas as lojas físicas também estão cada vez mais automatizadas. Todo o histórico de relacionamento dos clientes com o estabelecimento são fielmente registrados e acompanhados por meio de programas de CRM. As informações sobre características dos produtos e a situação do estoque estão disponíveis para os vendedores pelo smartfone ou tablet, sem a necessidade de “abandonar” o cliente na loja para buscar informação. Além disso, a integração de sistemas internos com o e-commerce da empresa permite que o consumidor compre pela internet e busque o produto na loja, ou vice-versa.

Informação é poder no setor de vendas

Assim como os consumidores têm acesso fácil às informações que precisam para decidir uma compra, as empresas também se beneficiam com a possibilidade de conhecer mais facilmente seu público-alvo e até mesmo os seus concorrentes.

Hoje em dia é cada vez mais raro utilizar formulários de pesquisa para identificar o comportamento das pessoas. As inúmeras redes sociais vieram para dar o poder da informação para quem melhor souber utilizá-las.

Importante estar preparado

Se você quer realmente tirar vantagem da tecnologia para otimizar os resultados do seu setor de vendas, esteja atento a alguns passos importantes:

  1. Esteja presente no ambiente virtual. Hoje em dia a empresa que não tiver um website está fadada a desaparecer nos próximos anos. Mais do que isso, é fundamental também estar presente nas redes sociais mais importantes para o seu público-alvo.

  2. Implemente softwares de gestão. Utilize sistemas de informática para gerenciar seus processos internos e de relacionamento com os clientes. Assim você economiza tempo, dinheiro e diminui consideravelmente as chances de erros.

  3. Tenha uma pessoa de TI. É importante ter uma pessoa ou contratar uma empresa para fazer a parte de TI do seu negócio. Não apenas para consertar computadores, mas também para ser responsável por estudar as tendências tecnológicas e como trazer isso para o seu negócio.

Os avanços da tecnologia têm muito a acrescentar à melhoria dos resultados do setor de vendas da sua empresa. E muitas soluções estão disponíveis com diversas faixas de investimento, que vai depender da sua necessidade específica. O importante é ver como melhor tirar proveito desta tendência para o seu negócio.

Se você gostou deste artigo sobre o setor de vendas, não deixe de ler também: Funil de vendas: 5 visões estratégicas

Fausto Reichert

Recent Posts

O que é Matriz BCG? Entenda com 3 exemplos práticos

Entender como a Matriz BCG se tornou uma importante ferramenta analítica para as empresas é o primeiro passo para adotá-la.…

3 semanas ago

Funil de Marketing e Funil de Vendas para turismo – Como vender mais e melhor

Com a aplicação de um funil de marketing e um funil de vendas para a sua agência de turismo você…

3 semanas ago

O que é Lifetime Value?

Alguns já devem conhecer o Lifetime Value outros nem tanto, mas é uma métrica importante para empresas de diversos segmentos.…

4 semanas ago

Prospecção de vendas com Ramper e CRM PipeRun

Para aumentar a produtividade da equipe comercial, a Ramper e o PipeRun CRM de Vendas promoveram uma total integração entre…

4 semanas ago

PipeRun concorre a prêmio da maior entidade de e-Commerce do Brasil; saiba como votar

O PipeRun CRM de Vendas é um dos concorrentes na categoria "Startup do Ano" em premiação da ABComm, a maior…

1 mês ago

Os desafios do marketing e vendas no turismo – entrevista com Rodrigo Noll da SBTur Viagens

O PipeRun inicia uma série de entrevistas com o objetivo de compartilhar experiências começando com os desafios do marketing e…

1 mês ago