Destaques:

PipeRun cria segmentação do CRM exclusiva para Parceiros RDStation

metodologia-de-vendas
Fausto Reichert
Chief Revenue and Strategy Officer (CRO) do CRM PipeRun. Atua no setor de TI a mais de 20 anos, é Técnico em Processamento de Dados, Graduado em Marketing e MBA Ciências de Consumo na ESPM, possui especializações em BPMN, BI, BSC, PMI, CCS, SPIN e Marketing Digital.

O PipeRun CRM de Vendas agora conta com uma segmentação exclusiva voltada a Parceiros da Resultados Digitais (RD).

O modelo, chamado Vertical RD, foi implementado conforme a metodologia da RD e já demonstra bons resultados na primeira agência parceira, a ODIG Digital Experts, que utiliza o CRM PipeRun para a gestão e aceleração de vendas.

A agência digital gaúcha atua com Inbound Marketing, implementando, suportando e criando estratégias com o sistema de automação de marketing, RDStation.

Desenvolvendo o projeto para a ODIG Digital Express, o time do PipeRun aproveitou o modelo e criou as integrações e tags que fazem o Funil de Vendas RD, conversar diretamente com o sistema RDStation.

Isto ativa o módulo de Automação de Marketing, ampliando a gestão e as taxas de fechamento em vendas com o uso do CRM.

Conforme orienta o novo programa de parcerias da Resultados Digitais, no desdobramento da trilha de vendas, é sugerido às empresas parceiras que utilizem um modelo bastante consistente de Funil de Vendas: Qualificação, Conexão, Solução, Negociação e Fechamento.

Funil de Vendas Parceiros RD com CRM PipeRun

Funil de Vendas – Parceiros RD

Com as facilidades de configurações de Funil de Vendas do PipeRun, foram criadas as fases do Funil conforme os padrões do Programa de Parceiros RD.

Nelas, os usuários visualizam em tempo real, cada etapa e ainda podem projetar um Forecast Financeiro de Vendas, ampliando a gestão do processo comercial.

Vertical RD traz os parceiros Resultados Digitais todos os requisitos para a criação de um Funil de Vendas integrado ao RDStation, prontinhos e sem custo adicional!

O PipeRun traz a liberdade de cada cliente, parceiro da RD, em ajustar, ampliar, reduzir, ou mesmo melhorar o método conforme seu público, região e segmento de atuação.

O CRM é totalmente customizável pelo próprio cliente, sem custos adicionais ou sem necessidade de apoio técnico do time de Customer Success do PipeRun.

É liberdade para que cada parceiro RD se desenvolva de forma única.

RD Station e PipeRun Funil de Marketing e Vendas Integrados

Integrando o Funil de Vendas ao RDStation

Como os parceiros da RD fazem uso do próprio sistema que revendem, nada mais justo ter o CRM devidamente integrado.

Nisto, o PipeRun apresenta diferenciais: é possível conectar tanto as Contas Basic quanto as Contas PRO ou Enterprise do RDStation.

Seguindo a regra de autonomia, cada parceiro RD, pode fazer suas próprias configurações.

Também é possível se tornar um revendedor e passar a entregar junto com o RDStation o próprio CRM PipeRun, criando um proposta de valor excepcional para seus clientes finais.

Para ancorar a autonomia também nas integrações, o PipeRun conta com uma central de ajuda, que facilita a implementações e eliminam dúvidas.

Para os Parceiros RD que utilizarem a Vertical RD do CRM PipeRun, todos estes requisitos já vêm prontinho, devidamente configurados, sem quaisquer custos adicionais.

Com esta integração, os leads oriundos do marketing caem diretamente na etapa de Qualificação, eliminando todos os processos manuais de cadastramento.

Isto pode ocorrer automaticamente para leads de Redes Sociais, Landing Pages, Lead Score, Fluxo de Automação, CTA do site, Atendimento em Chat Online, ou mesmo para o recebimento de emails.

Qualificação do Lead com CRM PipeRun

Um dos processos mais fantásticos do RDStation está no contexto de inclusão de perguntas e campos adicionais, customizados às Landing Pages, que os transformam em campos dinâmicos, ampliando a captura de informações do lead no Inbound Marketing e facilitando o processo de criação do MQL (Lead Qualificado por Marketing).

A Vertical RD aproveita todas as informações existentes no RDStation, já antecipando ações na etapa de Qualificação do Lead.

Com esta integração, os leads oriundos do inbound marketing, caem diretamente na etapa de Qualificação.

São eliminados todos os processos manuais e, principalmente, custos e tempo desnecessários. O cadastramento do lead e seus dados podem ocorrer automaticamente.

Cadastros e Integração de Campos Customizados do CRM

Formulário de Qualificação do Lead

Sabendo que todos os campos no RDStation podem estar devidamente integrados ao CRM PipeRun, é chegado o momento da qualificação.

Para isto, é necessário entendermos o modelo RD e por em prática as dicas e as boas práticas de qualificação.

O CRM já previamente configurado na Vertical RD já contempla algumas informações básicas, mas cada parceiro RD pode eliminar ou ampliar os dados conforme a sua necessidade.

Foi pensando assim que o PipeRun criou os formulários customizações.

Eles servem para que o parceiro RD possa fazer uma qualificação completa e aumentar as taxas de MQL (Lead Qualificado por Marketing) para SAL (Lead Aceito por Vendas), pois todos os dados necessários para vendas, podem estar contemplados neste formulário, utilizando das informações básicas do cadastro de empresas e pessoas, além dos campos customizados especificamente para os “Gatilhos de Qualificação”.

Formulário de Qualificação na Etapa do Funil de Vendas

Efetuando o contato com o Lead

Sabendo que todos os campos no RDStation podem estar devidamente integrados ao PipeRun, é chegado o momento de ligar para o Lead ou enviar um email para ele, ambas formas de contatos foram contempladas na Vertical RD.

Automatizando o primeiro contato por email

O PipeRun conta com um módulo de criação de templates de emails. Mas sendo o primeiro contato — diferentemente das dicas de Aaron Ross em seu livro Receita Previsível — sugerimos que neste momento o parceiro RD surpreenda seu Lead.

Para tanto, o CRM oportuniza aos parceiros RD desenvolverem HTMLs e layouts de e-mail espetaculares e, ainda, automatizar este envio e controlar dentro do processo de vendas no CRM, se o lead recebeu e leu o email.

Criando seu template de email

Configurando campos “variáveis” no email espetacular

Confirmando o envio e o recebimento de email pelo lead

Automatizando o envio de tags para Automação no RDStation

O CRM no padrão Vertical RD ainda automatiza o envio de tags do PipeRun para a o RDStation, oportunizando a troca de Automação de Marketing para os lead que já estiverem avançando em cada etapa do funil de vendas.

O nível de especialização existente no RDStation possibilita aos parceiros RD demonstrarem alta capacidade de gestão dos conteúdos e utilizarem disto para criar conteúdos e fluxos específicos para cada etapa do funil, mesmo que estas sejam controladas no PipeRun CRM de Vendas por time e SLA entre cada etapa.

As tags podem ser os gatilhos do módulo de automação de marketing do RDStation.

Etapa de Conexão

Nesta etapa, a metodologia de Parceiros RD prevê o desenvolvimento do Briefing e efetivação da conexão com as metas desejadas pelo Lead, para tanto o PipeRun traz um formulário específico para esta fase.

O formulário é apenas uma base, mas cada parceiro RD pode incrementar dados, ações, perguntas, metas e objetivos adicionais e utilizá-los conforme seu próprio processo de desenvolvimento de negócios.

Para isto tudo, o CRM Vertical RD, também possui a área de customização de formulários, pelo qual os próprios usuários podem alterar, sem nenhum custo adicional.

Formulário de Briefing com Lead

De posse de todos os dados do Briefing e do modelo de negócios de cada parceiro RD, já é possível iniciar a confecção da proposta.

Não podemos esquecer que na fase do Briefing também é possível que o CRM envie automaticamente um email para o Lead, informando dos próximos passos, prazos e ampliando o relacionamento em todas as etapas do funil.

Registro e Reserva de Oportunidades na Resultados Digitais

Antes do envio da proposta, os parceiros da RD devem efetuar a reserva da conta para que não haja concorrência entre parceiros e também o apoio necessário esteja a disposição de parceiro RD, e o PipeRun transformou este item em um processo prático pelo qual os parceiros podem fazer o registro da reserva e ter isto sob controle.

Formatação de Preços dos Parceiros RD

Os preços o PipeRun ainda não automatiza. Cada Parceiro RD deve efetuar um cadastro de Produtos e Serviços e também determinar o custo hora padrão para dada Serviço.

Ao desenvolver a proposta, basta simplesmente digitar as quantidades de horas que o sistema já irá montar os preços e ainda é possível se determinar prazos de pagamentos e descontos limites para o time de vendas.

Para apoiar a precificação a RD conta com um post bastante interessante, que você pode ler aqui. Só que o uso do CRM facilitou muito, pois o PipeRun tem dois tipos de campos de valores em cada proposta.

Além de preços de produtos e serviços, que possuem valores a cada projeto, ainda existe o controle do Fee Mensal ou MRR (mensalidade recorrente), pelo qual os parceiros RD podem facilmente passar a controle e provisionar ser fluxo de caixa.

E não menos importante, é possível cadastrar também o custo e desta forma já se evidenciar as margens de cada produto, serviços e MRR.

Automação da Proposta via CRM PipeRun para Parceiros RD

Nesta etapa, cada parceiro RD deve desenhar sua proposta para deixá-la de forma única, ampliando seus diferenciais de mercado e, utilizando também emails para o envio da proposta.

A central de ajuda PipeRun pode te ajudar a fazer isso!

De acordo com as orientações do modelo de parceria da RD, os parceiros devem enviar um arquivo de contemple todos os requisitos do Briefing já contendo as etapas:

  • Objetivos; Metas;
  • Cenário atual versus cenário ideal;
  • Projeção do funil atual x funil ideal;
  • Informações do segmento e concorrência;
  • Escopo do projeto atrelado à necessidade do cliente;
  • Pacote de serviço; Cases de sucesso (informação extra);
  • Investimento do serviço; ROI;
  • Prazo de validade da proposta;
  • Cronograma e Apresentação reduzida da agência (informação extra);

Cada parceiro RD poderá utilizar a facilidade do Formatador de Modelos de Propostas do PipeRun, e assim ter a disposição um modelo já pré-formatado, que irá reduzir o tempo do time de vendas em processos burocráticos. A empresa também poderá padronizar próprios os modelos e envios de propostas. Para automatizar ainda mais, cada parceiro RD pode configurar um modelo de template de email específico para cada tipo de proposta. Isto é um diferencial importantíssimo, pois as empresas parceiras estão vendendo serviços que tenham foco em marketing e vendas, nada mais justo que demonstrar alta performance e conhecimento ao seu cliente final. Além destes dois recursos altamente necessários, o PipeRun ainda oportuniza durante o envio da proposta — ou em qualquer outro email e etapa do funil — anexar arquivos institucionais, ditos de “forma resumida” no programa de parceiros RD. Estes envios são automatizados no PipeRun com a confirmação de leitura (rastreamento de email) pelo lead diretamente na tela de visualização de emails. Essa tela está estrategicamente disponível dentro de cada oportunidade e devidamente conectada ao sistema de email do Google.

Cadastrando a Proposta na Vertical RD no CRM PipeRun

De posse de todos os descritos, anotações, modelos de serviços cadastrados na fase do briefing e dos preços, já podemos iniciar o cadastramento da proposta, que leva em consideração uma data de validade e também uma data de previsão de fechamento. Além disto, com os produtos e serviços cadastrados é fácil incluir cada um deles na proposta.

Cadastrando a Forma de Pagamento, Datas e Prazos de Entrega do Projeto RDStation

Na parte inferior da proposta está a parte financeira, onde evidencia-se a separação e totalização dos valores de Produtos e Serviços, daqueles do Fee Mensal (MRR). Outra parte importante é o detalhamento da entrega do projeto, com prazos e descritivos necessários, itens do escopo e fora deste e as limitações que envolvem os serviços descritos na propostas, deixando tudo transparente conforme as orientações do plano de parceiros RD.

Follow Up das Oportunidades e Comunicação com o Lead

Antes que se tenha “GANHO”, é necessário ainda mais comunicação e follow-up das oportunidades. É necessária agendas de atividades e total controle dos processos que são fundamentais, e como em todas as demais etapas.

O PipeRun disponibiliza integrações com Voip e ainda grava todas as ligações diretamente na oportunidade, facilitando aos VP de Vendas ou Gerentes ou Supervisores, apoiarem e efetuarem o Coach com seu time, melhorando em todas as etapas e processos de vendas dos parceiros RD.

Quando o assunto é Voip, cada parceiro RD pode fazer a recarga do Voip diretamente via PipeRun com custos reduzidos e sem acréscimos à tabela do parceiro TotalVoice, tudo foi criado para profissionalizar e automatizar a área de vendas dos parceiros RD.

Para entender um pouco mais sobre a integração do CRM Vertical RD com a TotalVoice, consulte na central de ajuda do PipeRun.

Com a integração, é possível aproveitar a redução custos, melhoria do processo e gravação das ligações O WebPhone está sempre disponível dentro das oportunidades, sem a necessidade de trocar de tela ou acessar outro sistema.

É realmente integrado mesmo! E com apenas um clique no telefone dos contatos e ele já faz a ligação e grava, disponibilizando no histórico. Podendo o usuário acrescentar anotações a cada chamada.

Controle de Atividades e Alertas por email

Em todas as atividades, mesmo as configuradas no processo de automação do CRM ou cadastradas, podem gerar alertas. O PipeRun ainda envia diariamente a lista de atividades, atrasadas e futuras para que toda a equipe que devidamente focada nos objetivos do funil de vendas e metas dos parceiros RD.

Chat com os Leads durante acesso às Propostas Online

Após a automatização do envio das propostas, elas também possuem link privados e limitados aos prazos existentes nas propostas. Cada parceiro RD pode passar a utilizar o chat Tawk.to mesmo na versão gratuita.

Com esta facilidade, ao acessarem a proposta, os leads já ficam com o time de vendas a disposição para eliminar quaisquer dúvidas e ainda podem clicar no rodapé das proposta efetuando a aprovação da proposta. Cada aprovação pode solicitar o CPF do lead e efetuar uma chave de segurança, com acesso a Receita para confirmação do nome e CPF deste que está aprovando a proposta.

Etapa do Fechamento da Proposta via PipeRun CRM de Vendas

Os parceiros RD dispõem de uma estrutura completa de apoio do time de Customer Success e Partner Success da RD para os fechamentos de vendas dos parceiro. Assim, será bem comum encontrarmos parceiros que irão simplesmente arrastar as oportunidades para a fase de GANHO e partir para o trabalho de entrega. Pois só é possível comemorar mesmo quando o cliente atingir sucesso com seu projeto.

Propostas Perdidas ou Congeladas

Quando há uma proposta perdida ou que fique congelada, os parceiros RD pode cadastrar tags específicas no CRM e estas passam a ativar fluxos de automação de marketing determinados para estes leads, separando adequadamente estes, dos demais leads segmentando os processos de nutrição. Uma visão ampliada da gestão de vendas, ainda será o cadastramento dos motivos de perdas e os relatórios estatísticos destes motivos.

Customer Success com RDStation

Para facilitar os processos de entrega e de sucesso dos clientes finais, conquistados pelos parceiros RD, a PipeRun criou uma área de projetos, para que cada parceiro RD possa administrar corretamente as etapas, controlar os custos e equipes envolvidas em cada projeto. O projeto irá criar atividades automaticamente, facilitando os contatos com cada cliente, automatizando tags, distribuindo emails de onboarding e orientações, emails com arquivos de melhores práticas e ativar as automação de marketing no RDStation para clientes da base dos parceiros.

Gestão: Indicadores e Metas de Vendas dos Parceiros RD

Os processos de aceleração dos parceiros RD levam a um total controle da área de vendas, partindo deste prisma o CRM Vertical RD apresenta os indicadores de vendas, mensais, trimestrais e anuais com os valores e gráficos, computando dados por vendedores, separando os produtos e serviços do Fee Mensal (MRR), além dos indicadores e valores de novos negócios, carteira de oportunidades em aberto no funil e a posição atual de vendas. Utilizando o processo de múltiplos funis, o PipeRun também oportuniza que os parceiros RD, utilizem o CRM para gerir outros negócios, produtos, representações e serviços adicionais, não limitando o uso do do CRM PipeRun.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!