4 motivos importantes de aplicar teste AB no seu negócio

Você já ouviu falar em teste AB? Para muitas pessoas que trabalham com marketing digital, esse termo pode soar comum.

Afinal, segundo um levantamento realizado pela Wishpond, 66% de todas as empresas já utilizam o teste AB como análise para as suas estratégias de marketing digital.

Ou seja, 66% dessas empresas podem alavancar a atratividade dos seus conteúdos, além de estimular seus clientes na jornada de compra e analisar as oportunidades de layout que mais irá chamar a atenção do seu público.

E se nunca utilizou o teste AB para elaborar suas estratégias de marketing, saiba que pode estar perdendo uma grande vantagem competitiva!

Por sua vez, o teste AB se consiste de um teste feito em uma campanha de marketing, utilizando variáveis diferentes para ver qual tem uma performance melhor.

Por exemplo: se você tem uma empresa de alpinismo industrial, e deseja disparar um e-mail até a caixa de entrada dos seus leads (potenciais clientes), o teste AB irá dispara 2 (ou mais) e-mails com características diferentes, mas todos focando no mesmo resultado.

Ao fim do teste, você poderá observar qual foi o e-mail que mais foi acessado pelos leads, e então, terá uma base para aperfeiçoar suas estratégias e fazer as alterações necessárias.

E se você ainda não sabe se deve adotar a prática do teste AB em sua empresa, não se preocupe. Neste post, nós iremos te mostrar os maiores motivos para aplicar esse tática e ter sucesso. Continue nos acompanhando!

1- Saiba melhor sobre os interesses do seu público

O teste AB é muito eficiente quando se trata de descobrir mais sobre o seu público-alvo. Afinal, quando se divide uma mesma estratégia em duas ou mais variáveis, o público certamente terá mais preferência por alguma delas.

E aí que você conseguirá saber e descobrir sobre as reações, comportamentos e interesses do seu público!

Imagine que sua empresa venda vários modelos de seringa de insulina. Com o teste AB, é possível saber quantos clientes estão interessados em cada modelo do produto, e assim, oferecer promoções e descontos personalizados, por exemplo.

2- Faça estratégias e campanhas mais assertivas

Como resultado de conhecer melhor o seu público-alvo, você poderá aperfeiçoar ou manter todas as suas estratégias que geram resultados, além de ter mais clareza quanto a necessidade alterar ou substituir estratégias pouco eficientes.

Com uma visão mais clara sobre o seu público, também é possível criar novas campanhas de marketing digital que atinjam os leads com mais otimização.

Você também poderá incluir estratégias de comunicação e garantir que os seus clientes fiquem mais satisfeitos e fiéis à marca.

3- Redução dos custos

Sim, o teste AB também reduz os custos de marketing digital da sua empresa. Isso acontece, pois quando esse método é aplicado, você saberá destinar melhor os recursos, especialmente quando se trata de publicidade e anúncios pagos.

4- Melhora o seu relacionamento com os clientes

Mais uma vantagem do teste AB é que ele proporciona uma relação mais próxima com os clientes, uma vezes que os materiais da sua empresa são moldados de acordo com as preferências dos mesmos.

Se sua empresa fornece produtos de segurança residencial, por exemplo, e percebeu que grande parte dos seus clientes têm preferências para comprar as redes de proteção, então essa é uma forma de otimizar a jornada de compra do cliente com uma comunicação mais assertiva.

Agora que você já conhece os principais motivos para aplicar o teste AB em suas estratégias de marketing, o que está esperando para ter mais sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.