Categorias: Marketing e Vendas

Treinamentos para Equipe Comercial

 

Treinar uma equipe de vendas não é uma tarefa nada fácil. Muitas empresas ainda estão presas a métodos antiquados e ultrapassados para tentarem motivar sua equipe. Mas de nada adianta criar campanhas de incentivo se as pessoas não conseguirem entender efetivamente o que estão vendendo e para quem estão vendendo.

A venda, acima de tudo, é um exercício de cumplicidade entre duas pessoas. É o momento que o cliente precisa realmente acreditar no que o vendedor está falando, e é quando o vendedor efetivamente consegue se enxergar como uma pessoa capaz de solucionar um problema do cliente.

Portanto, o treinamento da equipe de vendas deve se preocupar não apenas com o produto ou em oferecer algo em troca pelo negócio fechado. O vendedor precisa entender que existe uma relação humana de troca e confiabilidade, e que isso é o essencial para conseguir comercializar qualquer tipo de produto e serviço. Confira algumas dicas para vender e manter a motivação da sua equipe comercial.

Invista na sua qualificação;

O primeiro e fundamental passo para quem deseja treinar uma equipe de vendas é investir na sua própria qualificação. É de fundamental importância, que o líder seja realmente alguém em quem a equipe vai se espelhar e ter como principal referência.

Conheça a sua equipe;

Não basta saber os nomes dos vendedores e os números de vendas que cada um fecha no final do mês. É preciso saber mais, entender quais são as motivações daquela pessoa, o que faz com que ela trabalhe na sua empresa, quais são seus problemas, seus anseios, seus desejos. Tudo isso acaba afetando diretamente no seu comportamento e desempenho.

Invista na troca de experiências;

Muitas vezes os gerentes e coordenadores das equipes comerciais investem em eventos e palestras motivacionais onde a equipe precisa ficar sentada ouvindo alguém falar o tempo todo, quando na verdade o que eles querem e precisam é falar. Por isso, invista em encontros em que possa haver o compartilhamento de experiências entre a equipe.

Ensine tudo sobre os produtos;

O principal problema enfrentado pela equipe comercial é a falta de conhecimento que muitos possuem dos seus produtos e serviços. Por isso, invista sempre na qualidade da informação repassada para a equipe comercial, e não apenas repassar argumentos de venda.

Fausto Reichert

Recent Posts

Porque um CRM para TI é um aliado para a sua empresa de tecnologia gastar menos e vender mais

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos CRM para TI? Você deve estar pensando em uma…

3 dias ago

Glossário de termos de vendas: entenda de uma vez por todas os termos

SQL, MQL, B2B, B2C, follow-up, hunter sale… Você já se deparou com esses termos antes, não é mesmo? E não…

1 semana ago

Vendedor tem que vender. Seu processo de gerenciamento de vendas está correto?

O título do texto pode parecer óbvio, mas carrega uma verdade que nem sempre é clara no processo de gerenciamento…

2 semanas ago

O que é Matriz BCG? Entenda com 3 exemplos práticos

Entender como a Matriz BCG se tornou uma importante ferramenta analítica para as empresas é o primeiro passo para adotá-la.…

2 meses ago

Funil de Marketing e Funil de Vendas para turismo – O que é? Porque fazer? Como fazer? Como vender mais e melhor

Com a aplicação de um funil de marketing e um funil de vendas para a sua agência de turismo você…

2 meses ago

O que é Lifetime Value?

Alguns já devem conhecer o Lifetime Value outros nem tanto, mas é uma métrica importante para empresas de diversos segmentos.…

2 meses ago