Como o MailChimp ajuda o seu time de marketing todos os dias

MailChimp
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

MailChimp é uma ferramenta completa para empresas que enxergam no marketing de atração e de relacionamento um excelente vetor para crescer.

Criar, personalizar, segmentar, enviar, analisar, mensurar, aprimorar. Todos esses verbos estão presentes e saem do papel à prática dentro da ferramenta.

Sua empresa usa – ou ao menos deveria usar – o email marketing como forma de comunicar o valor que ela tem aos clientes, não é mesmo?

Mas, como atingir o maior número de pessoas, de maneira assertiva, entregando aquilo que você precisa?

O MailChimp, dentro desta realidade, existe para desmitificar essa tarefa – juntamente com seu mascote icônico.

Afinal, chegar à persona do seu negócio, entregando valor e mostrando que você é referência naquilo que faz é, sem dúvida, um cenário muito bom, certo?

Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre o que é o MailChimp e de que maneira ele ajuda as empresas.

Ainda falaremos sobre suas funcionalidades e quais as melhores práticas para ele entregar aquilo que seu negócio necessita.

Vamos lá?

Boa leitura!

Afinal, o que é o MailChimp?

O que é Mailchimp? O MailChimp é uma plataforma de automação de marketing de propriedade do Rocket Science Group. Essa é uma empresa que tem origem em 2001, no Estados Unidos.

A ferramenta tem a sua versão gratuita – e esta permite o disparo de mais de 10 mil emails. E, por mês, 2 mil novos contatos podem ser adicionados.

É uma plataforma extremamente popular e também democráticas que existem em termos de marketing. Até por isso é a mais usado no mundo inteiro.

Com uma usabilidade amigável, é possível criar templates, integrar com as redes sociais do seu negócio e mensurar os dados gerados pelas campanhas.

Afinal, estratégias de email marketing, para fortalecer o relacionamento com o cliente e para a geração de leads, não precisam ser uma dor de cabeça.

Ainda mais para quem não está habituado com ferramentas mais robustas para trabalhar. Por isso o MailChimp é intuitivo.

Basta arrastar e soltar os elementos para criação de layouts. Faça também testes A/B nas automações de email para garantir sempre uma entrega assertiva àqueles que você deseja chegar.

Vantagens e desvantagens da plataforma

O que é MailChimp? Nem toda ferramenta é perfeita, claro. Por isso, separamos alguns pontos positivos e outros nem tanto do MailChimp.

Confira as vantagens:

  • ferramenta intuitiva;
  • excelente usabilidade;
  • ótimo custo/benefício;
  • taxa de entrega muito boa;
  • muitas funcionalidades grátis (teste A/B, automação de email e integrações)
  • bom conteúdo educacional.

Confira as desvantagens:

  • embora haja automação, os recursos são básicos;
  • ferramenta toda em inglês;
  • não é possível criar landing pages otimizadas;
  • não é possível gerenciar o funil de vendas.

Quais as funcionalidades do MailChimp?

Funcionalidades do Mailchimp Gerou leads com o Facebook Leads Ads? Então aproveite e integração do MailChimp para enviar email para relacionar-se com esses clientes em potencial.

Mas, há muitas possibilidades dentro da plataforma. Tais como:

  • APIs e integração junto ao Facebook;
  • Teste A/B das campanhas;
  • Campanhas personalizadas;
  • Relatório completo de desempenho;
  • Taxa de abertura das mensagens enviadas;
  • Templates de emails – inclusive para mobile;
  • Monitoramento via Google Analytics;
  • Agendamento de envio;
  • Segmentação para envio de emails
  • Entre outros.

Da teoria à prática: como configurar a conta e começar

MailChimp Para configurar uma campanha de email e fortalecer sua estratégia de inbound marketing para captação de clientes, separamos alguns passos para ver como isso pode ser feito de maneira fácil.

Com o MailChimp, siga essas etapas:

  1. Criação de conta;
  2. Configure nome e email;
  3. Importe via CSV, TXT ou “à mão” sua lista de contatos;
  4. Segmento os destinatários usando filtros ou simplesmente copiando e colando emails;
  5. Nomeia a campanha e o assunto para acompanhar os dados gerados;

Depois disso, escreva um email que entregue conteúdo relevante aos seus contatos. Que mostrem que sua empresa é uma autoridade naquilo que faz, deixando o prospect pronto para comprar sua solução.

Depois, acompanhe as estatísticas, taxas de abertura e veja quão eficaz foi a sua campanha. Analise, veja o que mais fez sentido e o que não fez, e aprimore o processo.

Boas práticas junto ao MailChimp

Como usar Mailchimp Dentro da missão de como atrair clientes, o email marketing é uma das formas mais eficazes – mas isso você, a essa altura, já deve saber.

Mas, para que o planejamento estratégico do marketing ocorra da melhor forma dentro do MailChimp, é preciso seguir algumas boas práticas. Por isso:

Envie bons conteúdos ou nem envie nada

Como usar o MailChimp? É item básico e essencial para qualquer sucesso em envio de emails. É preciso enviar conteúdo de valor, sempre, às pessoas que você tem na mira.

Por isso, produza bons textos no blog, infográficos, eBooks, planilhas, vídeos… não importa o formato.

Mas, mais do que isso, é preciso encontrar a forma como esse conteúdo é enviado. Busque títulos mais leves, menos comerciais possíveis.

Adote um estilo amistoso, convidativo. Ao mesmo tempo, porém, valha-se de alguns gatilhos mentais que criem um senso, em quem lê, de que vale a pena clicar na mensagem.

Dentro da mensagem, busque ser direto e leve. Crie uma CTA atrativa, também, para fazer a pessoa clicar no link e seguir os passos que você planejou. Não esqueça, claro, de revisar tudo antes de enviar.

Foque no mobile

MailChimp mobile Segundo pesquisa de 2017 da TIC Domicílios, dos mais de 120 milhões de brasileiros que têm acesso a internet, 59,1 milhões, ou 49%, fez isso por dispositivos móveis.

Dentro desta realidade, os emails enviados precisam ser pensados para o mobile. Desenvolva textos mais curtos.

Dê mais “enter” nas frases para não ficar muito extensas e fazerem as pessoas desistirem, de imediato, de consumir seus conteúdos.

Envie email teste antes de lançar a campanha oficialmente e abra no seu celular para ver como ficou. E corrija tantas vezes forem necessárias até gerar o impacto positivo que você deseja.

Integre junto ao seu CRM

Conteúdo feito, campanha lançada, lead convertido no formulário.

E agora, o que fazer com esse contato gerado? A versão paga do MailChimp pode ser integrado ao seu CRM – como ocorre com o PipeRun.

Assim, dentro do sistema de vendas, você configura múltiplos pipelines para qualificar o lead (alô, SDRs!) e prepará-lo para a venda.

Melhor ainda, configura um funil de customer success para que esse lead, após comprar sua solução, tenha a melhor experiência possível com a sua marca.

Para saber como integrar o MailChimp ao CRM PipeRun, clique aqui.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvidas sobre a integração entre ambas as ferramentas ou então sobre como potencializar o marketing em seus negócios, fale com um consultor hoje mesmo.

Aproveite e leia dois artigos que podem ajudar você no dia a dia em seus negócios.

O primeiro traz 31 dicas de marketing para aplicar em organizações todos os tamanhos.

Já o segundo fala sobre como fidelizar clientes, missão que o MailChimp pode ser um grande aliado.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!