Site e Vendas: Obrigado, estava apenas dando uma olhadinha!

funil-de-vendas-e-funil-de-marketing-para-turismo-como-vender-mais-e-melhor
Fausto Reichert
CRO e Fundador do CRM PipeRun e Colunista dos Portais Canaltech, E-Commerce Brasil, Clientesa, Metrópoles e Amanhã.
Sumário

Obrigado, estava apenas dando uma olhadinha!

Para muitos vendedores é comum ouvir esta frase ao receber um cliente em sua loja, isto mesmo, no varejo (B2C)! Pensando nisto e tremendamente inconformado com a situação, me atrevi a repassar esta frase para algumas empresas (B2B), com a seguinte pergunta:

Vocês sabem quantos clientes visitam o site de sua empresa e saem da página sem deixar um contato ou retratar o que lhe atraiu no site, ou que estava procurando, ficando aquela sensação de: “estava apenas dando uma olhadinha”?

Impressionante foi constatar que 80%, sim amigos, 40 das 50 empresas pesquisadas não souberam responder esta simples pergunta e ficaram perplexos com a mesma, pois nunca tinham pensado com este prisma, então, nada mais justo que criticar o fato e pensar com um ângulo diferente e refazer a pergunta.

Vocês sabem quantos clientes ligaram para sua empresa, ou enviaram uma solicitação de contato via site de sua empresa nos últimos 6 meses?

Mais impressionante, foi constatar que praticamente 90%, digo, 44 empresas, das 50 pesquisadas, não sabiam me informar um número exato e das 6 que responderam 2 ainda tinham dúvida na resposta.

Amigos, como vocês querem “mais vendas” e expandir mercados, se nem o básico da gestão do site de sua empresa conseguem ter. É necessário reavaliarem seu posicionamento de mercado, pois sites antigos, desatualizados ou mesmo com dados errados ainda são comuns de serem encontrados, mas a quantidade que possuem o tal “site” já é muito expressiva e nem mesmo conseguem medir o básico de indicadores de resultados?

Depois! Querem compensar isto tudo, aumentando as metas de vendas dos vendedores, pois este indicador é o mais básico de todos. Mas e o apoio que as vendas necessitam para gerar os resultados e atingir as metas, vem sempre dos seus próprios esforços, ou estão todos no mesmo barco, com o mesmo objetivo, então amigos, tratem de criar métricas para saberem os seguintes dados:

  • Quantos visitantes houve no site este mês?
  • Quantos visitantes fizeram contato via telefone?
  • Quantas foram às vendas, que passaram pelos contatos existentes no site da empresa?
  • Quanto foi o investimento (adwords, email marketing, redes sociais, etc.) para trazer visitas até o site da empresa?

Boa vendas, bons indicadores e ótimos resultados.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!