Backlinks: o que são, para que servem e por que são importantes no SEO

backlinks o que é
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Backlinks são links de outros sites que apontam para o seu site, indicando relevância;

Eles ajudam a aumentar a autoridade do site, o que pode resultar em um melhor posicionamento nos buscadores e maior tráfego orgânico;

O CRM de Vendas da PipeRun pode ajudar a planejar suas estratégias de backlinks, pois oferece insights valiosos sobre seus clientes e toda a jornada de compra.

Backlinks é um termo novo para você? Então veja só…

Você já se perguntou como certos sites e blogs conseguem alcançar as primeiras posições nos resultados de busca do Google?

Ou por que alguns parecem ter mais relevância do que outros? A resposta pode estar nos backlinks.

Se você nunca ouviu falar de backlinks ou não sabe como aplicá-los dentro da sua estratégia de marketing digital, não se preocupe!

Neste conteúdo, você vai descobrir os principais tipos de backlinks e como eles impactam no SEO.

Além disso, compartilhamos as melhores estratégias para você obter bons backlinks e aumentar sua visibilidade online.

Vamos conferir?

o que é backlinks

O que são backlinks?

Em resumo, os backlinks são links que um site recebe de outros sites. Eles funcionam como “votos de confiança” na internet.

Quando um site adiciona um link para o seu, seja em uma página ou artigo de blog, ele está basicamente te recomendando para outros leitores.

Imagine que você está lendo um blogpost sobre marketing e encontra um link para um site focado em redes sociais, com informações mais detalhadas sobre o tema.

Esse link é um exemplo de backlink, ou seja, uma referência de um site para outro.

Os mecanismos de busca, como o Google e Bing, consideram os backlinks como indicadores de credibilidade e relevância. 

Isso significa que quanto mais backlinks de qualidade seu site receber, maior será a confiança que esses mecanismos vão depositar nele.

No entanto, é preciso lembrar que nem todos os backlinks são iguais. Backlinks vindos de sites confiáveis, relevantes e com boa reputação têm muito valor.

Por outro lado, backlinks de sites duvidosos podem prejudicar a reputação do seu site.

Quais os tipos de backlink?

Antes de descobrir como conquistar mais backlinks para o seu site, é importante conhecer os diferentes tipos que existem.

De maneira simplificada, os backlinks podem ser classificados em dois tipos: dofollow e nofollow.

Backlinks dofollow

Em resumo, são aqueles em que o site que fornece o link aponta de volta para o seu, dizendo aos mecanismos de busca que confia no seu conteúdo.

Essa influência positiva é conhecida como “Link Juice” e pode te ajudar a subir nos resultados de pesquisa.

Backlinks nofollow

Em síntese, são aqueles em que o site que fornece o link indica aos mecanismos de busca que não deseja transmitir autoridade ou relevância para o site vinculado.

Esses backlinks são identificados por meio de uma tag HTML específica: <a rel=”nofollow” href=”URL_DO_LINK”>Texto do link</a>

Por que estratégias de backlinks são importantes?

Quando se trata de fazer seu site se destacar nos mecanismos de busca, os backlinks são essenciais. 

Pense nisso como alguém recomendando um candidato para uma vaga de emprego. Se um candidato é indicado por uma pessoa de confiança, suas chances de ser notado aumentam significativamente. 

Da mesma forma, quando o seu site recebe backlinks de qualidade, ele ganha autoridade, o que pode impulsionar seu rankeamento nos buscadores.

Existem diversas maneiras de fazer backlinks, como criar conteúdos que outras pessoas ou empresas queiram compartilhar e linkar, firmar parcerias com sites relevantes do seu nicho, participar de comunidades online e muito mais.

Logo abaixo, listamos algumas dicas úteis para te ajudar a obter mais backlinks para o seu site.

Como obter backlinks para seu site?

Como obter backlinks para seu site? Backlinks de qualidade grátis

Agora que você já entende o conceito de backlink e sua importância, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Ao contrário do que muitos imaginam, é sim possível obter backlinks de qualidade sem pagar nada por isso. Para isso, você só vai precisar de planejamento, organização e, é claro, um bom conteúdo.

Pensando em te ajudar, compartilhamos 5 ações eficazes para conquistar backlinks de qualidade de forma gratuita e alavancar suas estratégias de SEO.

1. Crie conteúdos em um blog

Uma das estratégias mais eficazes para conquistar backlinks de qualidade é, sem dúvidas, criar conteúdos em um blog.

Os artigos de blog costumam receber muitos links, pois oferecem informações úteis e ajudam a solucionar diversos problemas do dia a dia.

Isso significa que as chances de você receber backlinks de outros sites que tratam de temas complementares é muito grande. 

No entanto, é importante ressaltar que não basta apenas criar uma grande quantidade de artigos, sem se preocupar com a qualidade. 

Para se tornar referência no seu nicho e atrair a atenção de outros sites, você deve criar conteúdos úteis, interessantes e atualizados.

2. Identifique seus melhores conteúdos

Além de criar conteúdos de qualidade em seu blog, outro ponto crucial para obter mais backlinks para o seu site é identificar seus melhores conteúdos.

Para isso, recomendamos analisar a performance dos seus artigos e identificar quais deles têm maior relevância, engajamento e acessos.

A ideia é que você possa priorizar esses conteúdos e direcionar seus esforços para atrair mais links de outros sites para eles.

Leia também: Marketing de conteúdo: o que é e como aplicar?

3. Mapeie e aborde parceiros

Outra estratégia para conquistar backlinks de qualidade é mapear e abordar parceiros em potencial.

A dica é identificar outros sites relevantes do seu nicho de atuação ou até mesmo de nichos complementares, mas que não sejam concorrentes diretos em relação a produtos ou serviços.

Ao abordar esses sites, você pode propor parcerias ou colaborações que beneficiem ambos os lados. 

Por exemplo, você pode oferecer um guest post para ser publicado no blog parceria e solicitar em troca um backlink para um de seus melhores conteúdos.

Mas lembre-se de que a abordagem deve ser feita sempre de maneira personalizada. Procure mostrar interesse pelo trabalho do outro site e não esqueça de evidenciar os benefícios da parceria para ambos os lados.

Leia também: Otimização de sites: como fazer e como gerar mais leads a partir disso

4. Invista em guest posts

O guest post é uma estratégia na qual você escreve um artigo relevante para ser publicado em um blog ou site parceiro. 

Essa prática oferece a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com uma nova audiência e, ao mesmo tempo, conquistar backlinks para o seu site.

Isso traz benefícios tanto para você quanto para o parceiro, pois enquanto você ganha visibilidade e autoridade, o parceiro recebe um conteúdo novo para compartilhar com sua audiência.

Apesar das vantagens, é preciso ter muito critério ao escolher sites e blogs para publicar seus posts. Nossa dica é sempre priorizar sites influentes e que tenham uma boa reputação.

5. Acrescente links internos

Os links internos são aqueles que direcionam o usuário para outras páginas dentro do seu próprio site. 

Aplicando essa estratégia, você cria uma conexão entre as suas páginas e permite que os mecanismos de busca identifiquem a estrutura e hierarquia do seu conteúdo. 

Isso ajuda a melhorar a indexação e a compreensão do seu site pelos motores de busca, o que pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa.

Mas evite exagerar na quantidade de links internos em uma única página! Isso pode tornar o conteúdo confuso e dificultar a leitura. 

Uma boa prática é sempre linkar o outro artigo em uma palavra-chave relacionada a ele, nunca em termos como “clique aqui”. 

Como conseguir backlinks de qualidade grátis?

Como descobrir bons backlinks?

Para garantir o sucesso da sua estratégia, é crucial conhecer as características que tornam um backlink eficaz. Uma dessas características é bem conhecida: a natureza dofollow.

Confira abaixo 4 dicas para descobrir bons backlinks.

Autoridade de domínio e da página

Para buscar bons backlinks, você deve considerar a autoridade de domínio e da página do site que você pretende fazer uma parceria.

A autoridade de domínio é uma métrica que indica a reputação geral de um site, enquanto a autoridade da página se refere à relevância de uma página específica.

Como você já sabe, conquistar backlinks de sites com alta autoridade de domínio aumenta suas chances de melhorar o rankeamento do seu próprio.

Hoje, existem diversas ferramentas que te ajudam a checar essas métricas, como o verificador de autoridade de sites da Ahrefs

Links naturais

Uma forma eficaz de descobrir bons backlinks é por meio dos chamados links naturais.

Esses links são criados de forma espontânea, quando outros sites referenciam o seu conteúdo pela qualidade e relevância.

Um ótimo exemplo é o que acabamos de fazer no tópico anterior, linkando uma ferramenta de verificação de autoridade ao nosso conteúdo.

Isso é considerado um link natural, pois faz sentido dentro do contexto do nosso artigo e agrega valor a você, leitor.

Texto âncora

O texto âncora nada mais é do que o texto visível e clicável que é usado para vincular uma página a outra. 

Muitos não imaginam, mas ele também tem um papel importante na criação de um bom backlink, já que traz uma uma indicação sobre o conteúdo da página de destino.

Como comentamos em outros tópicos, não é interessante usar textos âncora genéricos, como “clique aqui” ou “saiba mais”, pois eles não oferecem nenhuma informação sobre o conteúdo da página linkada. Prefira sempre fazer o link com a palavra-chave.

Abaixo estão alguns tipos de texto âncora:

  • Exact match: O texto âncora é uma correspondência exata da palavra-chave;
  • Partial match: Aqui, o texto âncora contém uma parte da palavra-chave ou frase relevante;
  • Branded: Nesse caso, o texto âncora é o nome da marca ou empresa;
  • Naked link: Consiste apenas no URL da página de destino, sem nenhuma palavra-chave ou descrição;
  • Generic: Esses são textos âncora amplos que comentamos, como “clique aqui”, “saiba mais” ou “leia mais”. Podem ser úteis em botões;
  • Images: Aqui, a própria imagem é usada como um link. Isso significa que o texto âncora seria seu atributo “alt”.

Posição do link na página

A posição do link na página também pode afetar o volume de autoridade que ele receberá. 

Geralmente, os links colocados no início do conteúdo ou no topo da página tendem a transmitir maior relevância e valor para os mecanismos de busca.

Recomendamos, portanto, fazer backlinks no começo do conteúdo ou até mesmo no resumo que aparece como prévia na página. 

Essa prática pode ajudar a maximizar o impacto dos links e a melhorar a autoridade que eles recebem.

Ferramenta para planejar ações de SEO backlinks

Você sabia que o CRM de Vendas da PipeRun pode ser um verdadeiro aliado para impulsionar suas estratégias de SEO e conquistar backlinks? 

Com a nossa ferramenta, você tem acesso a relatórios detalhados que mostram informações-chave sobre seus clientes e sua jornada de compra

Se você vende para um grupo específico, por exemplo, será muito mais fácil identificar parceiros estratégicos para se associar e obter mais backlinks.

Além disso, poderá criar novos conteúdos para o seu blog com base nas necessidades que foram identificadas durante o processo de vendas. 

Gostou? Então por que não aproveitar todas essas vantagens para alavancar suas estratégias de SEO? 

Fale hoje mesmo com um de nossos consultores e descubra como podemos contribuir com o sucesso do seu negócio. 

Conclusão

Se você chegou até aqui, já sabe que os backlinks são indicações de relevância e autoridade para os mecanismos de busca. 

Quando bem planejados, podem melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa e, com isso, atrair potenciais clientes para o seu negócio.

Agora que você já sabe como utilizar os backlinks de maneira estratégica, que tal começar hoje mesmo a colocar nossas dicas em prática? Queremos te ver na primeira página do Google!

Se você quer descobrir novas formas de impulsionar o seu negócio, continue acompanhando nosso blog! Toda semana compartilhamos conteúdos como esse para te auxiliar.

Esperamos te encontrar novamente em breve! Até a próxima!

#BoraBaterMeta

FAQ – Perguntas Frequentes

Qual o melhor verificador de backlink?

Existem várias ferramentas para verificar backlinks e a escolha vai depender das suas necessidades e do seu orçamento disponível. Algumas das opções incluem SEMRush, Ahrefs, Moz e Majestic.

Como remover backlinks tóxicos?

Você pode usar a auditoria de backlinks do SEMrush para identificar os links prejudiciais. Depois, basta exportar a lista e importá-la no Google Disavow para remover todos eles.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!