SEO Search Engine Optimization

SEO: o que é, como aplicar, estratégias, dicas, checklist e muito mais!

SEO, Search Engine Optimization, significa otimização para mecanismos de busca. Trata-se do conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs ou páginas na internet. Esse trabalho visa melhorar o ranqueamento orgânico nos mecanismos de buscas gerando tráfego e autoridade para qualquer página da web.

Quem quer descobrir o que é SEO certamente busca melhorar o desempenho de seu site, o desempenho do seu marketing digital, seja para vender mais, realizar mais contatos, prospectar clientes ou reforçar sua marca nos meios digitais.

Atrair, reter, encantar. Esses verbos fazem parte das empresas que têm a ambição de buscar os primeiros lugares nos resultados de busca.

Até porque, conseguir autoridade e consequentemente clientes de forma gratuita é o que qualquer gestor busca para os seus negócios, certo?

No entanto, não basta apenas estar presente na internet ou abastecer com novidades os seu site ou blog.

Claro que é fundamental ter um conteúdo de qualidade – e isso é indispensável. Todavia, é preciso ter uma estratégia por trás de tudo – e é isso que o SEO entrega.

Dominar seu conceito, funcionamento e cumprir um checklist à risca deixará sua empresa muito mais perto do topo das palavras-chaves que são relevantes para seu negócio.

Preparamos neste artigo um guia completo para você. Falamos sobre o que é SEO, quais os benefícios, impacto, como aplicar, estratégias e muito mais.

Que tal conseguir de graça aquilo que a concorrência paga para ter?

Boa leitura!

O que é SEO?

O que é SEO Search Engine Optimization

Tema estratégico do marketing digital, SEO é o acrônimo em inglês para Search Engine Optimization, que no bom português quer dizer “otimização em motores de busca”.

O trabalho de SEO tem como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site no resultado orgânico da busca no Google.

Aqui, falamos em Google porque 97% das pesquisas feitas no Brasil são realizadas nele, segundo informações do serviço de estatísticas Clicky.

Mas claro que você não deve ignorar outros mecanismos de buscas, como Bing e Yahoo.

Melhor ainda: aplique as estratégias que você verá neste artigo também no YouTube, na descrição e na hora colocar tags nos vídeos.

Sim. A plataforma de vídeos é o segundo maior buscador do mundo. E a tendência é que ele seja cada vez mais utilizado para buscar conteúdo que respondam às dúvidas e gerem valor.

É, portanto, uma estratégia fundamental para sua empresa ganhar visibilidade, autoridade e, por consequência, estimular a geração de leads e aumentar as vendas diariamente.

O resultado orgânico é aquela lista de sites que surgem na tela ao pesquisar uma palavra-chave no Google. Este resultado é chamado de SERP ou Search Engine Result Page.

No próximo tópico, você vai entender a importância de posicionar o seu site nos primeiros resultados da SERP utilizando SEO.

Por que o SEO é importante? Por que o SEO é necessário?

Palavras mais importantes para o que é o SEO.

As buscas contendo uma palavra representaram 38,91% do total, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 21,10%, e três palavras, 16,86%. As buscas contendo quatro palavras somaram 8,85% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 6,23%.

Tantas perguntas vem à mente! Porém, vamos por partes para que você entenda detalhe por detalhe.

É necessário entender o contexto: nos últimos 20 anos o mundo mudou mais rápido do que mudou nos 50 anos anteriores.

Com a evolução da internet, as empresas, que no geral utilizavam as mídias de massa para se comunicar, foram perdendo o poder sobre o consumidor.

Sim, essa é a evolução do marketing digital. O inbound marketing cresceu e muito em importância. Por sua vez, o outbound marketing foi ficando um pouco de lado.

Esse poder foi para as mãos do consumidor. E literalmente para as mãos, porque quando ele tem a necessidade de consumir algo, uma das primeiras consultas que ele faz atualmente é no Google, pelo seu smartphone.

Veja se não:

Você entende a importância de uma empresa, que precisa vender para sobreviver, ter uma presença e fazer um bom marketing digital certo?

O SEO te leva para onde o usuário olha

Agora vamos colocar mais um importantíssimo elemento:

O que é SEO - Resultados da SERP

Heatmap com o resultado da busca do Google: mais de 60% dos cliques são dados nos 3 primeiros links.

Mais de 60% dos cliques dados em resultados de uma pesquisa no Google, estão apenas nos 3 primeiros links do resultado. [ref]

Ou seja: não é necessário apenas ter uma boa presença digital. Aqui, um adendo: a presença refere-se a ter, por exemplo, um site bem apresentado visualmente, com as informações que o consumidor está buscando.

Se os links do seu site não estiverem nos primeiros resultados de uma pesquisa por uma palavra chave, muito provavelmente o consumidor nunca vai encontrá-lo.

E você, claro, nunca conseguirá impactá-lo da forma que quer. E isso, você sabe bem, refletirá negativamente no desempenho da sua empresa como um todo.

O SEO impacta a empresa como um todo

Trabalhar técnicas e métodos de SEO para otimização de sites é trabalhar para que ele esteja bem ranqueado em mecanismos de busca.

Dessa forma, quando algum usuário procurar por alguma palavra-chave referente ao seu negócio, e a sua página aparecer como um dos primeiros resultados.

E, como vimos, em 70% das vezes é ela que será acessada.

O SEO ajuda a aumentar o tráfego para o seu site. Contribui para o aumento do número de visualizações, bem como conversões em downloads (se você ofertar isso).

O reflexo, quando positivo, é um número de vendas maior, focadas exatamente em quem tem o perfil do cliente ideal (ICP) ideal de seus negócios.

As vantagens de aplicar o SEO na sua empresa

Benefícios do SEO Search Engine Optimization

Ter um site e não procurar medir seus resultados orgânicos para melhorar seu ranking é como ter uma loja física e ver as pessoas passarem em frente e não entrarem.

Realmente é uma cena frustrante, mas não desesperadora, pois as estratégias de SEO podem tirar seu negócio do buraco e fazer com que ela se torne um sucesso da noite para o dia.

Confira a seguir as vantagens do SEO e comece a investir nesta estratégia.

Ser encontrado pelos seus clientes

Talvez você tenha os produtos ou serviços que o cliente está procurando, mas se ele não souber que sua empresa existe como poderá fornecer ao cliente o que ele precisa?

Otimizando seu site através das estratégias de SEO será mais fácil aumentar o tráfego e permanecer nas principais páginas de resultados de busca.

Assim, sua empresa será logo encontrada quando um usuário fizer uma pesquisa com uma determinada palavra-chave.

E, com certeza, receberá mais cliques, conseguindo se manter sempre nas melhores posições.

Ao clicar em seu conteúdo, o lead já terá percorrido metade do caminho para realizar a compra e ao chegar em seu site você deve estar preparado para recebê-lo.

Melhorar a usabilidade do seu site

A otimização do seu site através do SEO pode tornar seu site mais fácil de navegar. Organizá-lo de forma mais eficiente faz com que seus usuários encontrem o que procuram mais facilmente.

Isso também faz com que os motores de busca consigam indexá-lo mais rápido e encontrar as páginas mais relevantes de acordo com a pesquisa realizada pelo usuário.

Um site bem arquitetado consegue aumentar sua usabilidade, pois o SEO foi trabalhado para fornecer esse conforto para o cliente quando ele chegar à página de seu interesse.

O fato é que é necessário fazer uma série de ações para ajudar na otimização de páginas.

A notícia boa é que existem ferramentas disponíveis no mercado para chegar rapidamente no que deve ser aprimorado, fazer uso delas irá poupar bastante tempo.

Segmentar seu público-alvo

Ao implantar o SEO em sua empresa você poderá utilizar de estratégias de marketing digital para atrair somente o público que interessa ao seu negócio.

O SEO sendo bem trabalhado pode fazer com que a segmentação do seu público-alvo seja muito maior, já que sua empresa poderá selecionar a forma como esse cliente chegará até seu site.

Aumentar a sua competitividade no mercado

Talvez um dos principais motivos para trabalhar o SEO em sua empresa seja a posição que ele pode colocá-la.

Sua empresa pode melhorar significativamente sua competitividade no mercado em que atua.

Uma equipe que saiba trabalhar com os recursos de SEO certos pode levar seu negócio ao topo, bem acima de seus concorrentes e isso com um custo bem menor do que se fosse trabalhar com estratégias de marketing convencionais.

Não é preciso gastar nada para começar a implementar as estratégias de SEO em sua empresa.

É possível encontrar agências de marketing que fazem esse tipo de trabalho a custo bem em conta também, caso você não possua uma equipe que possa dar esse suporte.

Gerar maior confiança em seus clientes

A maioria das pessoas gostam de fazer suas pesquisas e obter resultados orgânicos. As chances de um usuário clicar em um resultado de pesquisa orgânica, é muito maior do que em publicidades pagas.

O cliente sabe identificar que sua empresa aparece no topo porque é bem requisitada e isso pode gerar maior confiança por parte dele.

Lembre-se de que manter presença on-line pode ser o diferencial para sua empresa.

Portanto, não deixe de trabalhar com as melhores estratégias de SEO para aumentar o reconhecimento da sua marca no mercado.

Como SEO melhora os resultados no Google?

Google SEO Search Engine Optimization

É de domínio público que as taxas de conversão são mais altas quando a origem do tráfego é orgânica. Isso significa em muitos casos, mais vendas.

Esta é uma relação de causa e efeito: mais tráfego de qualidade para o site = mais vendas no site e potencialmente  na loja física.

Estamos falando de aumentar faturamento, vendas, lucro, colocar dinheiro no caixa da empresa.

Para conseguir gerar mais tráfego de qualidade para o site, é preciso trabalhar o posicionamento no Google com SEO.

Neste sentido, o marketing de conteúdo é essencial. Isso porque você, ao produzir realmente algo de valor, otimizado para SEO, as chances de subir nas buscas são enormes.

Portanto, ambos andam lado a lado. Sabe como?

Conteúdo e SEO

Aqui vai uma metáfora para explicar a questão do conteúdo.  Não adianta oferecer água para quem tem fome, e não adianta oferecer comida para quem tem sede.

Com o conteúdo é a mesma coisa: o sujeito vai no Google e pesquisa sobre um determinado tema.

Aí, ele encontra a sua página. Logo, ele vai querer saber onde está o conteúdo que ele quer consumir e que você disse que tinha nesta página. É uma questão de coerência.

Você não pode querer gerar tráfego de qualidade sem saber o que o seu potencial cliente quer consumir.

Para isso, tarefas importantes antes de começar a produção de conteúdo devem ser feitas.

Desmistificando o que é SEO

Crie a persona do seu negócio

A persona é a representação do cliente que você quer. Com ela você define as dores desse perfil de cliente (a sua sede ou fome, conforme a metáfora acima).

Além disso, consegue compreender qual conteúdo essa pessoa vai querer consumir em determinado período. E a partir disso é que você começa a produzir e põe para funcionar suas ações de marketing de conteúdo.

Por exemplo:

Vamos pensar em uma imobiliária que trabalha com imóveis de temporada. Ela está situada na cidade de Recife e quer realizar trabalho de SEO no seu site de imóveis.

Um portal de imóveis, geralmente possui muitos, muitos imóveis… Mas como trabalhar o SEO?

Fugindo do óbvio onde a competição é muito grande, é preciso colocar a mão na massa.

Primeiro ponto é mapear o perfil do cliente da imobiliária. Digamos que você descubra que grande parte dos seus clientes estão nas classe A e B.

Que são consumidores ativos de artigos de luxo, como carros importados, perfumes de grife, helicópteros, viagens para destinos paradisíacos.

Nesse ponto, é preciso começar a trabalhar com a produção de conteúdo para posicionar bem no Google.

Afinal, esse consumidor também pesquisa na internet sobre esses temas. E é aí que ele encontra e se relaciona com a marca da imobiliária pela primeira vez.

Quando ele for alugar um imóvel de temporada, ele já sabe onde procurar.

Melhorando o posicionamento orgânico com SEO

Google SEO Search Engine Optimization

O que significa melhorar o posicionamento orgânico de um site em mecanismos de busca?
Ao aplicar o SEO para otimização de sites, você estará trabalhando com geração de conteúdo baseado em palavras-chave.
Elas são referentes ao seu tipo de negócio, analisando os resultados obtidos e agindo em cima de melhorias necessárias para ganhar posicionamento.
Dessa maneira, quando alguém procurar nos mecanismos de busca pela a palavra-chave com a qual você trabalha, a chance de o usuário chegar até seu produto é muito maior.

Se você é um empresário/empreende em áreas não relacionadas a marketing ou TI, você não precisa saber exatamente o que é SEO.

Todavia, é importante saber quais os benefícios que ele proporciona para sua estratégia de marketing/comercial/vendas.

Por isso, é importante frisar que resultados com SEO são diferentes dos links patrocinados. Sobre isso, falaremos melhor mais adiante.

O que você não deve fazer para poder melhorar seu SEO

  • Ignorar as diretrizes do Google para webmasters;
  • Tentar enganar os usuários (usando palavras-chave que não têm a ver com seu site só para ganhar ranqueamento);
  • Se preocupar apenas com a otimização e esqueça a relevância do conteúdo oferecido;
  • Copiar tudo o que é feito (inclusive o conteúdo) por outros sites bem posicionados no seu ramo de negócios.

Diferença entre SEO e links patrocinados

Links Patrocinados SEO Search Engine Optimization

Não é incomum haver confusão entre SEO e links patrocinados. Na verdade, isso é mais mais frequente do que parece.

Em um primeiro momento soa como óbvia a diferença – afinal, você digita no Google, o resultado aparece e pronto.

Tudo é fruto da busca, certo? Errado. A palavra-chave, claro, mostrará aquilo que você digitou.

Mas há diferença entre os dois e isso precisa ficar claro o quanto antes.

Faça a seguinte reflexão sobre o que você prefere:

  • Dedicar mais energia durante um tempo para construir um ativo de posicionamento que pode gerar cliques ilimitados durante mais tempo para seu site,

ou…

  • Pagar por cada clique recebido e quando seu orçamento acabar você fica chupando dedo?

Por exemplo, na imagem abaixo:

Links Patrocinados SEO Search Engine Optimization

Os links que estão dos quadrados vermelhos são links patrocinados, os quais você precisa pagar para que o link do seu site apareça bem posicionado.

Os links que estão dentro da caixa azul são orgânicos. Ou seja, eles possuem relevância em relação a palavra-chave pesquisada (no caso “CRM”).

Quais as variáveis (ou sinais) que estão envolvidos no SEO?

Essas variáveis ou sinais, são os pontos que o Google leva em consideração para ajudar na classificação do ranqueamento das páginas na web.

Exemplo: ele lerá as palavras em uma página de um site que está na web. As palavras nesta página são sinais.

Se algumas palavras estiverem em negrito, isto pode ser outro sinal a ser considerado.

Quanto mais sinais positivos sua página forem encontrados na sua página, melhor será para o posicionamento dela nos resultados da busca.

Esses sinais são processados por várias partes dentro do algoritmo do Google para descobrir através de análise quais as páginas que o buscador irá mostrar em resposta às várias pesquisas.

Quantas variáveis existem para o SEO?

O que é SEO? Tabela Periódica da Classificação

O Google não deixa claro exatamente quais são as variáveis que ele considera. Ele diz ao longo dos anos em possuir e avaliar mais de “200 sinais de classificação” e que por sua vez podem ter até 10.000 variações.

A comunidade de profissionais e aficionados por SEO, faz testes e mais testes, para descobrir por tentativa e análise, quais são as variáveis que mais impactam no posicionamento das páginas.

Acesse abaixo um guia visual das classificações dos sinais. Acesse a Tabela Periódica dos Fatores de Sucesso do SEO.

Estratégias de SEO: diferença entre SEO On-page e SEO Off-page

SEO off page SEO on page

Na vida existem coisas que estão no seu círculo de influência e coisas que não estão nele.

No SEO também funciona assim, ou pelo menos parecido.

O SEO On-page, como o próximo nome diz, está relacionado com as ações que você faz dentro do seu site, ou mais especificamente nas suas páginas.

No Cheklist SEO mais adiante você pode ver o que pode ser feito para o SEO On-page.

Já o SEO Off-page, diz respeito à tudo relacionado à SEO mas que está fora do site.

Por exemplo:

  • os links que apontam para uma página do seu site;
  • artigos publicados como guest post em outros sites;
  • presença em redes sociais;
  • diretórios entre outros sites;
  • número de likes, compartilhamentos e outras ações de usuários dados na página, etc.

Estes últimos são sinais sociais que os buscadores levam em consideração também

Portanto, é muito importante que um trabalho de SEO envolva as duas estratégias, SEO On-Page e SEO Off-page para construção dos melhores resultados.

Checklist SEO: veja o que fazer para performar melhor suas páginas

Checklist SEO

Para performar melhor suas páginas, nada melhor do que um checklist SEO para você lembrar passo a passo do que precisa ser feito.

Padronizar a metodologia é uma forma de conseguir cumprir todas as etapas e replicar o conhecimento.

Para facilitar a aplicação do checklist SEO, organizamos ele por etapas:

  1. Auditoria de SEO;
  2. SEO On-Page;
  3. SEO Off-Page;
  4. Mídias Sociais.

Vamos conferir.

1 – Auditoria de SEO

Separamos as seguintes etapas:

1.1 – Instalação de aplicativos para auditoria de SEO

2.1 – Depois de instalados os aplicativos

  • Verificar Google Search Console para identificar erros 404 e 500, conteúdo duplicado, títulos ausentes e outras questões técnicas que ele pode descobrir;
  • Verificar mais possibilidades de erros técnicos com o Browseo. Um dos erros mais comuns é criar redirects 302 quando deveriam ser redirects 301;
  • Verificar links quebrados, erros e problemas de crawl usando Screaming Frog;
  • Usar o My Site Auditor Report para checar tudo mais uma vez;
  • Verificar se o arquivo Robots.txt existe;
  • Verificar se no arquivo Robots.txt existem diretórios deveriam estar acessíveis pelos robôs, mas não estão;
  • Verificar se o sitemap.xml existe e se foi enviado para os buscadores;
  • O sitemap cita todas as páginas do site?;
  • Verificar se a navegação é acessível em código html. Utilizar javascript e flash prejudica a indexação;
  • Verificar se as URLs do site foram canonizadas: www or não-www.
  • Definir a principal;
  • Verificar se o site está mobile-friendly;
  • Verificar a visualização do site em múltiplos browsers. Usar o BrowserStack.

2 – SEO On-Page

SEO On-page X SEO Off-page

Separamos as seguintes etapas:

2.1 – Definição da palavra-chave para o SEO

  • Usar o Google Keyword Research Tool para identificar intenções de busca e competição de palavras-chave;
  • Defina apenas uma palavra-chave por página.
  • Trabalhe inicialmente com palavras-chave de cauda longa (Long Tail Keyword).

2.2 – Sobre a URL da página

  • A palavra-chave faz parte da URL?
  • A palavra-chave está no início da URL?
  • Certifique-se de estar usando URLs absolutas;

3.2 – Sobre as meta-tags

  • A tag robots existe e está marcada para o robô indexar e seguir os links da página?
  • A tag de título tem aproximadamente 55-60 caracteres (512px) ou menos?
  • A tag de descrição tem aproximadamente 155 caracteres ou menos?

3.3 – Sobre títulos

  • A palavra-chave consta no título da página?
  • O título da página está marcado como H1?
  • Existem subtítulos H2, H3, H4 se pertinentes?
  • A tag H1 está antes de qualquer H2, H3, H4, etc?

4.3 – Sobre Conteúdo

Separamos as seguintes etapas:

4.3.1 – Otimização do Texto
  • O conteúdo do texto possui no mínimo 300 palavras ou mais? Com isto você dá a oportunidade dos motores de busca conseguirem compreender sobre qual tópico a página trata;
  • No texto existem sinônimos da palavra-chave principal? Sinônimos são ótimos e usados como linguagem natural que influenciam a pesquisa de palavras-chave. Isto é muito recomendável;
  • Existem links internos para outras páginas em um caminho amigável para o SEO?
  • Estes links descrevem a página linkada no texto âncora de uma forma que tanto robôs quanto usuários possam entender sobre o que a página trata?
  • Eu recomendo não usar descrições no texto na  navegação principal, porque isto pode soar como super otimização;
  • Verifique a existência de conteúdo duplicado;
4.3.2 – Otimização das Imagens
  • As imagens possuem tag de texto alternativo com a palavra-chave principal da página?
  • Os nomes de arquivo das imagens estão otimizados com a palavra-chave principal da página?
  • As imagens possuem a mesma dimensão que a declarada no código html?
  • As imagens foram otimizadas para diminuir o tamanho em kb (50kb é ideal) para serem carregadas mais rápido?

3 – SEO Off-Page

SEO off page SEO on page

  • Analisar profiles de competidores. Este é um jeito fácil de iniciar ações de link building. Deste modo você consegue ver que tipo de ancora eles estão utilizando, bem como onde eles estão conseguindo os links;
  • Iniciar a otimização off-page e a construção dos links. É a tarefa mais difícil e um dos aspectos mais importantes do SEO!
  • Servidor de Hospedagem;
  • Velocidade de carregamento do site: checar Google Page Speed Tools;

4 – Mídia Social

Existem contas de mídia social em Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn?

O compartilhamento de links é uma estratégia muito importante no marketing digital. Registre seus nomes nas redes sociais.

“Isso tem um impacto no ranqueamento?” Não, não tem.

Todavia, lhe dá a propriedade da conta como também autoridade sobre o resultado nas buscas. Aqui tem algumas urls das maiores redes sociais:

  • https://www.twitter.com/marca-empresa
  • https://www.facebook.com/marca-empresa
  • https://www.youtube.com/user/marca-empresa
  • https://www.linkedin.com/in/marca-empresa
  • https://www.instagram.com/in/marca-empresa
  • https://marca-empresa.wordpress.com/
  • https://pinterest.com/marca-empresa/
  • https://about.me/marca-empresa
  • https://en.gravatar.com/marca-empresa
  • https://www.flickr.com/photos/marca-empresa/

Aplicando este checklist SEO no seu site você irá resolver muitos problemas de SEO On-page. O próximo passo é desenvolver ações de link building para fortalecer a autoridade.

Resumo para finalizar o que é SEO

O que é SEO Search Engine Optimization

O SEO existe para posicionar melhor uma empresa, uma causa, etc, no resultado dos mecanismos de busca.

Para isto, é preciso:

  • Mapear palavras-chave e identificar o volume de pesquisa nelas;
  • Produzir conteúdo alinhado com as palavras;
  • Otimizar o conteúdo e a estrutura On-Page e Off-page;

Estar bem posicionado significa:

  • Aumentar o tráfego de visitantes para o site (ou blog);
  • Tornar-se referência em determinado assunto, ou seja, construir autoridade;
  • Reduzir o custo com compra de mídia a médio e longo prazo;
  • Aumentar as conversões (cadastros, pedidos, contatos, etc) no site;
  • Entregar conteúdo de alto nível que o usuário quer consumir;
  • Entregar uma experiência melhor para o usuário;

Então, passando a régua: SEO é gerar mais resultados!

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida sobre o que SEO ou quer saber mais como performar em marketing e vendas, fale com um consultor sempre que precisar.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a trazer mais clientes para os seus negócios.

O primeiro fala de algumas estratégias para você entender como atrair clientes para sua empresa.

Já o segundo aborda sobre como usar o Google Ads para gerar mais leads.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Cezar Augusto Gehm Filho
cezar@odig.net

Cezar Augusto é empreendedor com mais de 20 anos de experiência, sócio-fundador da ODIG Digital Experts, sócio-fundador e CEO do Sistema de CRM PipeRun, expert em marketing digital, graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Internacional em Gestão, Excelência e Prosperidade pela Sonata Brasil, desenvolvedor de pessoas e tecnologias para um mundo melhor.