Como ter um bom controle de operações na sua equipe de marketing digital

Não importa se você tem uma agência web ou uma empresa em outra área que possui uma equipe de marketing digital, saber como fazer o controle das operações é essencial para ter sucesso. 

Aprender e focar na melhoria das operações de marketing está se tornando mais crítico para as equipes de marketing digital que tentam crescer. 

Entender seus clientes, implementar os dados dos clientes corretamente e medir o desempenho da campanha são etapas importantes na construção de suas operações de marketing.

Além disso, as operações de marketing concentram-se em gerenciar as tecnologias que são utilizadas pela sua equipe e medir a eficácia das suas estratégias em geral. 

Não são apenas suas técnicas de marketing, mas sim o que acontece nos bastidores para garantir que suas campanhas atinjam seus objetivos.

Quanto mais você entender e souber como aplicar as operações de marketing bem-sucedidas, maiores serão as chances de atingir os resultados que deseja. 

Neste artigo, citaremos algumas dicas para que você possa ter um bom controle de operações na sua equipe de marketing digital para minimizar erros e atingir seus objetivos. 

Confira! 

Dicas para gerenciar operações na equipe de marketing digital

Aqui está uma lista com algumas sugestões que te ajudarão a gerenciar as operações de marketing digital na sua empresa. 

1. Estabeleça um fluxo de trabalho entre departamentos

A parte mais importante para melhorar suas operações de marketing é estabelecer um fluxo de trabalho do projeto entre o marketing e o resto da organização. 

O funcionamento interno de equipes individuais pode ser influenciado pela forma como outros departamentos solicitam projetos e/ou esperam que os projetos sejam realizados. 

Uma vez que seu fluxo de trabalho é estabelecido, é importante usar uma ferramenta para ajudar a fazer atribuições de tarefas, definir prazos e assim por diante. 

2. Trabalhe com seu público em mente

Na internet é possível entregar a sua mensagem para milhares de pessoas, mas você precisa trabalhar pensando em atingir o seu público-alvo.

Há tantas empresas dizendo exatamente a mesma coisa, e elas realmente não fazem a pesquisa adequada para descobrir quem são, qual é a sua mensagem principal, quem precisa ouvir essa mensagem e como transmiti-la.

Comece de cima para baixo. Aproveite o tempo para explorar suas análises e os dados, entreviste seus clientes, preste atenção às conversas de mídia social e envolva-se.

Somente depois crie conteúdo que alinhe seus objetivos com os objetivos de seu público, fale com os potenciais clientes de uma maneira única e sempre faça revisões. 

3. Conheça sua persona

Na grande maioria das vezes, as pessoas tomam más decisões de marketing porque não têm as informações corretas sobre sua persona. 

A persona, também conhecida como buyer persona, é uma representação semi fictícia do cliente ideal. 

Fazer a criação da persona é importante para que você possa direcionar as suas ações de marketing digital. 

Com isso, você poderá criar estratégias mais assertivas, que atingirão pessoas que realmente possuem interesse no seu produto ou serviço. 

4. Alinhe os insights do cliente com a equipe

Uma equipe de marketing digital precisa saber quais são os insights do cliente para que possam definir o que realmente é possível fazer. 

Uma equipe que é interativa não apenas com a equipe de marketing, mas também com a equipe de produto do cliente, consegue fazer um melhor planejamento de estratégias. 

Eles precisam entender as ideias e expectativas dos clientes para que possam montar uma visão real e robusta para as ações de marketing. 

5. Estabeleça suas principais métricas de marketing

Estabeleça de 2 a 4 métricas-chave que guiarão todos os seus esforços de marketing digital.

Sem estabelecer esses benchmarks, sua equipe de marketing não terá nada para buscar individual ou coletivamente. 

Infelizmente, muitos departamentos de marketing não são criativos com as métricas que servem como referência de desempenho; suas principais métricas geralmente giram em torno de leads gerados, vendas, etc. 

No entanto, geralmente há métricas mais reveladoras para medir sua eficácia de marketing. 

Por exemplo: porcentagem de leads (testes gratuitos) versus visitantes únicos do site; porcentagem de leads vs. conversões (clientes pagos) e receita recorrente mensal. 

6 . Priorize o desenvolvimento de conteúdo

É muito importante que você tenha profissionais que sejam focados em criar estratégias de conteúdo, tanto no que diz respeito ao mapeamento de ideias quanto à execução.

Sempre questione-se sobre as seguintes questões:

  • Já temos o conteúdo? 
  • Como criamos conteúdo novo? 
  • Quem cria o conteúdo? conteúdo? 
  • Pode ser interno, pode ser externo?
  • Qual o formato desse conteúdo? 
  • Como trabalhamos com as equipes para colocar esse conteúdo no mercado? 

7. Concentre-se no ROI de suas campanhas

Foco no ROI e na retenção de usuários é extremamente importante quando se trata de estratégias de marketing digital. 

Ao medir o retorno de cada campanha, é possível identificar quais estão realmente funcionando e priorizá-las. 

Quando o ROI cresce, você tem mais dinheiro para investir em outros projetos e continuar a crescer.

8. Aplique a metodologia Lean 

Implementar a metodologia Lean (construir, medir, aprender) é importante para que você descubra quais campanhas estão funcionando.

Em essência, durante as sessões de planejamento, é desenvolvida uma lista de hipóteses, que são priorizadas com base no impacto esperado. 

Em seguida, são desenvolvidos métodos básicos para testar essas hipóteses. Dessa forma, é possível obter feedback baseado em dados rapidamente, o que permite investir mais no que funciona e reduzir no que não funciona.

9. Use um quadro Scrum para focar as prioridades semanais

Aprimore sua delegação semanal de tarefas através da implementação de um Quadro Scrum.

O Scrum é uma metodologia ágil para lidar com tarefas, originalmente criada para equipes de desenvolvimento de software para delegar tarefas facilmente. 

Não há nada pior do que ser ineficiente quando se trata de marketing, então um quadro Scrum nos ajuda a desenvolver um plano semanal de ações e permite que todos saibam no que devem trabalhar.

10. Continue experimentando novas técnicas de marketing

Experimentar, testar e medir diferentes abordagens para encontrar o que funciona melhor é o que faz um marketing ser ótimo.

Um problema que muitos departamentos de marketing enfrentam é que todos têm suas responsabilidades distintas, então cabe ao diretor de marketing ou VP iniciar novos programas. 

No entanto, isso deve ser responsabilidade de todos. Sua equipe deve se reunir regularmente para debater e apresentar uma nova ideia para aplicar e avaliar. 

Pode ser grande ou pequeno, desde que você tente algo novo – caso contrário, você nunca encontrará uma oportunidade de ouro que faça sua curva de receita dobrar para cima.

11. Construa um plano de marketing de longo prazo

Estabeleça uma estratégia de marketing abrangente de 12 meses e metas para os próximos cinco anos. 

Desenvolver uma estratégia com itens de ação claros e definir metas de curto e longo prazo leva você a designar membros da equipe e realmente implementar as tarefas.

12. Contrate um analista estratégico

O primeiro contratado na função de operações de marketing deve ser um analista estratégico. 

Essa função está focada no desenvolvimento de medições de ROI para marketing. Uma vez que o rastreamento esteja em vigor, tudo o mais dentro do marketing deve ser alinhado.

 13. Continue a gerenciar os dados do cliente

Você pode construir um perfil de marketing centralizado que estará no nível do cliente e se tornará a definição comum usada pelas equipes de marketing em toda a organização para conduzir suas campanhas. 

Assim é possível garantir que os especialistas que estão realmente próximos dos produtos tenham a capacidade de controlar o que é mais importante para eles nesse perfil. 

Isso pode te ajudar e ter uma visão muito mais eficiente de toda a organização, em vez de ser algo centralizado que, no final das contas, não funciona.

14. Permaneça responsável

Para serem eficazes, os profissionais de marketing precisam ter credibilidade. Como eles precisam liderar muito por influência, precisam alinhar, envolver e educar, e isso só funciona quando as pessoas confiam neles.

Os seus clientes só vão confiar na sua empresa se você faz o que diz e diz o que pode fazer. 

Conclusão

Você acabou de conferir algumas dicas que são muito importantes e que, de fato, podem te ajudar a ter um bom controle de operações na sua equipe de marketing digital. 

Agora, é importante que você avalie cada uma delas e veja o que já está sendo feito ou não e escolha o que pode implementar o mais rápido possível. 

Tenha em mente que o marketing digital é complexo e repleto de ferramentas, estratégias, canais e muito mais. 

Não ter controle sobre o que deve ou não ser feito, e quando deve ser feito, pode trazer inúmeros problemas para o seu marketing. 

Afinal de contas, ao invés de proporcionar resultados positivos, ele pode fazer você perder dinheiro se for mal executado. 

Com isso, ter operações bem definidas, que funcionam, é essencial para que os esforços tragam bons resultados para a empresa. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a criar ou potencializar o controle de operação dos seus colaboradores de marketing digital. 

*Este guest post foi escrito por Upsites.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!