Growth Marketing: o que é e como usá-lo na sua empresa?

Growth Marketing: o que é e como usá-lo na sua empresa?
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 10 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• Growth Marketing é uma metodologia holística aplicada com o objetivo de atrair novos clientes e criar um relacionamento de longo prazo;

• Suas maiores vantagens são o fato de permitir conhecer melhor os clientes, aumentar o tráfego do site, melhorar a experiência do cliente e otimizar o ciclo de vendas;

• Para aplicar essa estratégia na sua empresa, você deve usar análise de dados, mapear o movimento de seus concorrentes, aproveitar o timing, mapear as mudanças na jornada de compra e melhorar o atendimento ao cliente.

O growth marketing (marketing de crescimento) é uma abordagem estratégica para impulsionar a expansão dos negócios que se concentra na conscientização, no engajamento e na conversão.

Se você está procurando otimizar o crescimento de sua empresa, mas não tem certeza por onde começar, este artigo vai mostrar os fundamentos do marketing de crescimento e oferecer estratégias adicionais para incorporá-lo na sua empresa.

Continue lendo para saber mais sobre como a implementação do marketing de crescimento pode beneficiar sua empresa a longo prazo.

Potencialize as suas vendas com o CRM da PipeRun! Faça um teste grátis! 

O que é Growth Marketing?

Growth marketing é uma metodologia holística, isto é, aplicada globalmente na empresa, que tem como objetivo atrair novos clientes e envolvê-los de maneira consistente e intensa, criando um relacionamento de longo prazo com pessoas promotoras da sua marca.

Com essa metodologia, é possível crescer o seu negócio de maneira consistente e atingir as suas metas comerciais, para além das métricas de topo de funil.

Em termos simples, isso significa não apenas receber cliques em links, curtidas e estimular compras, mas construir relacionamentos de confiança e de longo prazo com os clientes, de forma a gerar vendas que sejam recorrentes.

O growth marketing também proporciona encontrar maneiras inovadoras de manter os clientes engajados com a marca e conduzir constantemente os novos clientes em um funil de fidelização que cria pessoas engajadas em divulgar a sua marca de graça para seus amigos, familiares e conhecidos.

Quais as principais diferenças entre o Growth Marketing e o Marketing tradicional?

A grande diferença entre o growth marketing e o marketing tradicional é que o marketing de crescimento procura gerar um crescimento exponencial, atuando com base em hipóteses e testes científicos e em todos os canais de marketing.

O marketing tradicional, por sua vez, é bem diferente. Nele, o objetivo é aumentar o awareness, isto é, o conhecimento da marca pelas pessoas.

Para isso, ele se utiliza de práticas já comprovadas no mercado e utiliza os canais de comunicação mais tradicionais, como a televisão, jornal, rádio e outdoors.

Quais são as principais vantagens do Growth Marketing?

Quais são as principais vantagens do Growth Marketing?

Agora veja as principais vantagens desse conceito para a sua empresa:

Permite conhecer melhor as necessidades dos clientes

Um dos maiores benefícios do marketing de crescimento é que ele permite que a sua equipe de marketing e vendas conheça a fundo quais são as reais necessidades da sua base de clientes para que, assim, possa criar ações efetivas para aumentar as vendas.

Por meio de ações de crescimento, sua empresa acaba se aproximando mais dos clientes, entendendo profundamente quais são os seus desejos, dores, necessidades, ambições, hábitos de consumo e muito mais.

Ao conhecer todas essas informações, é possível criar campanhas de marketing mais efetivas, que mostrem para as pessoas que a empresa se importa com o que o consumidor tem a dizer e que faz de tudo para agradá-lo.

No âmbito do setor de vendas, os funcionários poderão criar abordagens mais efetivas, com argumentos mais contundentes, a fim de realizar mais vendas.

Isso porque todas as vendas de uma empresa dependem do quanto ela está disposta a apresentar um material de qualidade para seus consumidores.

Aproximar-se do seu público consumidor, portanto, é uma ótima maneira de começar a construir esses relacionamentos e fortalecer a sua estratégia de vendas.

Aumenta o tráfego do site

Como vimos anteriormente, um dos principais objetivos do growth marketing é proporcionar um crescimento nos acessos ao site das empresas.

Esse objetivo pode ser alcançado tanto com ações patrocinadas, quanto por meio de ações orgânicas, pois ambas têm um impacto direto na percepção pública da empresa.

Durante o início da implementação dessa metodologia, trabalhar com tráfego impulsionado pode ser uma alternativa interessante, mas é importante notar que esse tipo de estratégia tem um custo que não deve nunca extrapolar o orçamento destinado ao marketing.

Por outro lado, embora criar conexões orgânicas seja um processo demorado e custoso, elas valem muito a pena, pois resultam em compras recorrentes e, por isso, devem ser sempre encaradas em uma perspectiva de médio a longo prazo.

Isso porque uma das grandes vantagens do growth marketing é que, com o tempo, os próprios consumidores passam a divulgar a marca, ou seja, a sua empresa pode alcançar um grau de excelência tão grande que começa a instigar publicidade gratuita, boca a boca.

Esse ciclo se retroalimenta e, na medida em que você vai conquistando mais clientes fiéis, também aumenta o seu número de acessos, conversões, entre outros.

Melhora a experiência do cliente

Oferecer uma experiência do cliente satisfatória é uma tarefa muito difícil, pois, recentemente, o mercado passou por muitas mudanças e o consumidor de hoje está mais exigente do que nunca, pedindo por uma experiência surpreendente e inesquecível.

Algumas pessoas estão até mesmo dispostas a pagar um valor mais elevado do que a média do mercado para ter uma boa experiência.

Por esse motivo, é fundamental encontrar as maneiras corretas de criar uma experiência satisfatória e inesquecível.

Um dos principais fatores que elevam a qualidade da experiência do cliente é justamente o atendimento e comunicação com o público-alvo, que são elementos que podem ser trabalhados com o marketing de crescimento e com ferramentas de CRM.

Otimiza o ciclo de vendas

Para entender melhor como as empresas podem otimizar o seu ciclo de vendas por meio do growth, é preciso conhecer antes o conceito do funil de vendas.

O funil de vendas estabelece que o consumidor passe por diversas etapas antes de virar  lead e, finalmente, se tornar cliente. 

A metodologia de growth marketing, por sua vez, busca proporcionar um crescimento constante, fazendo uma qualificação de leads melhor ao entender suas necessidades e criar laços mais firmes entre consumidores e marcas.

Todas essas ações favorecem o processo do funil como um todo, tornando mais fácil e natural a passagem por cada estágio, o que otimiza as conversões.

No caso de vendas mais complexas, que demandam uma atenção especial, o growth marketing acaba se tornando essencial, pois trabalha diretamente entendendo as principais necessidades e se adiantando a elas.

Growth marketing x growth hacking

Muitas pessoas confundem os conceitos de growth marketing e growth hacking. Apesar do nome parecido e das duas metodologias se basearem em gerar crescimento de modo escalável, eles são diferentes.

Enquanto o growth marketing é uma estratégia de expansão que demanda tempo e esforço, o growth hacking engloba pequenos ajustes e brechas (chamados de hacks) que podem ampliar os canais de comunicação e atração.

Para entender melhor as diferenças, é preciso notar que esses  “hacks” não se aplicam somente na área do marketing, mas podem ser utilizados em outros setores adjacentes.

Ou seja, o growth hacking pode ser uma das estratégias utilizadas quando uma empresa está implementando a metodologia de marketing de crescimento.

Dicas para otimizar o marketing de crescimento

Dicas para otimizar o marketing de crescimento

Agora veja algumas dicas para otimizar o marketing de crescimento:

Aproveite bem o timing

Aplicar a metodologia de marketing de crescimento demanda atenção constante e depende muito de uma boa atualização sobre o funcionamento da operação.

Pensar no médio e longo prazo, como vimos, é essencial, mas é necessário reservar espaço para ações imediatas, que aproveitem as tendências no curto prazo, ou seja, aquelas oportunidades que, em poucos dias, serão perdidas.

Utilize análise de dados

As pesquisas quantitativas e qualitativas que a sua empresa implementar devem ser utilizadas com inteligência para melhorar o seu produto ou serviço.

Dentro da metodologia de growth marketing, coletar informações por meio de pesquisas é essencial, pois assim é possível tomar decisões e implementar ações baseadas na materialidade da sua empresa.

Como consequência, suas ações de marketing serão mais assertivas e, como resultado, seu negócio terá um retorno sobre investimento mais rapidamente.

Fique de olho nos concorrentes

Outro ponto fundamental para implementar uma estratégia de marketing de crescimento de sucesso é acompanhar as mídias sociais dos seus concorrentes de perto.

A ideia não é copiar o que está dando certo, mas sim utilizar a experiência dos outros para criar as suas próprias abordagens e aprimorar os seus processos.

Mapeie mudanças na jornada de compra

Jornadas de compra não são definitivas. Processos mudam, especialmente quando clientes novos estão chegando na sua empresa.

Por isso, entender as demandas dessas novas pessoas é fundamental para criar uma estratégia de marketing que se mantenha interessante ao longo do tempo.

Mapear as mudanças na jornada de compra é uma forma de oferecer o que é necessário para conseguir mais clientes.

Melhore o atendimento ao cliente

Por fim, a dica de ouro para otimizar o seu marketing de crescimento é focar no atendimento ao cliente e melhorá-lo o máximo possível.

Sempre há espaço para aprimorar as suas técnicas de atendimento, seja por meio de pesquisas em redes sociais, seja com o uso da tecnologia.

O CRM da PipeRun, por exemplo, é uma ferramenta capaz de ajudar os profissionais da sua empresa a entender melhor os seus clientes.

Com ele, você centraliza todas as informações de vendas em uma única plataforma, padroniza e automatiza tarefas, agiliza o envio de propostas de vendas e proporciona um atendimento ao cliente inesquecível.

Conclusão

O growth marketing é uma metodologia que ajuda as empresas a identificar e direcionar as áreas-chave de oportunidades para o crescimento dos negócios.

Ao focar na aquisição, retenção e engajamento de clientes, as empresas são capazes de criar uma abordagem holística para o crescimento do negócio, focando na construção de relacionamentos com os clientes, de modo a criar pessoas promotoras da sua marca.

Para atingir esses objetivos, porém, também é necessário ter um sistema de atendimento ao cliente sem falhas. E qual é a melhor maneira de se atingir isso?

Com o auxílio de um CRM, como o oferecido pela PipeRun.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!