ASO, App Store Optimization

O que é ASO – App Store Optimization? Veja como otimizar apps nas lojas!

O ASO, App Store Optimization (Otimização da App Store) é uma técnica que tem como intuito melhorar a visibilidade de um aplicativo em uma loja de apps. É parecido com o SEO, mas focada unicamente em aplicativos. Muitos são os fatores que pesam e entender quais eles são determinam o sucesso ou fracasso de seu app.

Dizer que aplicativos são o futuro é algo errado. Apps já são usados para basicamente qualquer coisa. O smartphone nunca esteve tão presente na sociedade.

Por conta disso, a concorrência é crescente. Os usuários têm um poder de barganha enorme, como nunca tiveram antes. E isso não tende a diminuir.

Por isso, posicionar-se bem nas lojas virtuais torna-se algo vital. É questão de inicialmente sobreviver para depois crescer.

Manter-se relevante passa por uma estratégia assertiva de ASO – App Store Optimization necessariamente.

Dentro disso, muitos são os fatores que pesam – e você precisa estar ciente deles o quanto antes. Antes mesmo de desenvolver sua solução.

Neste artigo, abordaremos o conceito de ASO, benefícios e, o melhor de tudo: como se destacar nas lojas da Apple e do Google.

Elas têm diferenças entre si e exigem atenção aos detalhes que, sabemos bem, fazem a diferença.

Fique com a gente.

Boa leitura!

O que é ASO, App Store Optimization?

ASO, App Store Optimization

Pedimos desculpas, colegas de Recursos Humanos, mas não estamos falando de Atestado de Saúde Ocupacional aqui.

O ASO – App Store Optimization, apesar de ser um termo bem menos conhecido que o SEO (Search Engine Optimization), é uma espécie de “filho” da otimização até então voltada às ferramentas de busca, como o Google.

O ASO pode ser considerado uma técnica de marketing digital. Ele é focado na otimização dos aplicativos para melhorar as chances de ser encontrado na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Essencialmente nesses pois são os dois sistemas operacionais mais usados no mundo.

O objetivo final do trabalho, é óbvio e você sabe bem. Está focado em potencializar a taxa de downloads, seja para gerar receita, melhorar relacionamento ou trabalhar o branding.

Aplicativos são feitos para serem baixados e só assim eles são relevantes, não é?

ASO e apps: um não vive sem o outro

Apps deixaram há muito tempo de ser apenas diversão ou ferramentas, aplicativos são serviços. Pegue seu celular e de uma boa olhada agora mesmo.

É aplicativo de banco, de agendamento de revisões na oficina automotiva, de estacionamento, de pedir táxi, de pedir comida…

Outros oferecem o catálogo da loja de roupas antes mesmo de pisar na unidade física, apps corporativos, entre tantos outros.

Com mais foco e uma pitada de criatividade, é possível encontrar espaços para todo o tipo de aplicativos, inclusive como parte da estratégia de marketing digital das empresas.

Um bom exemplo é o Shopping Iguatemi Porto Alegre, que lançou um game no qual os companheiros podem jogar enquanto suas namoradas/esposas/amigas/parentes fazem compras.

Os pontos obtidos no app são usados para conseguir descontos reais em cada compra.

Os aplicativos oferecem a facilidade de serem acessíveis na tela do celular, disponíveis a um ou dois toques, enquanto sites necessitam digitação e buscas no Google.

O sucesso e utilidade dos apps, porém, passam pela ASO – App Store Optimization.

Como fazer a ASO App Store Optimization?

ASO, App Store Optimization, como fazer?

Com a escassez de dados oficiais das duas lojas e regras obscuras, muitos desenvolvedores de aplicativos apelam para os testes A/B, tentativa e erro mesmo, até descobrir qual a melhor forma de ter um aplicativo relevante nessas lojas virtuais.

Como ainda é bastante recente, muitos não encontram conteúdo sobre ASO – App Store Optimization em português.

Uma das grandes referências de ASO em inglês é a NativeX, um dos principais players na arte de otimizar e preparar lançamentos de aplicativos.

Respeite a regra de cada loja

Cada loja de aplicativos tem regras próprias. Elas não são muito divulgadas sobre o que tem mais e menos peso para um app ser considerado mais relevante que outro.

Entendê-los exige estudo, muitas tentativas e alterações constantes na forma que um app é apresentado.

E assim como a otimização para o Google tem regras diferentes do SEO no Bing ou no Yahoo, o ASO – App Store Optimization também possui características próprias conforme a loja.

Só que, como o mercado mobile é mais fatiado e bem distribuído, não adianta aprender a otimizar o um aplicativo apenas na Play Store e esquecer da App Store.

É habitual o lançamento de aplicativos em ambas as lojas. Afinal, a persona dos seus negócios, ou público que deseja atingir, usa provavelmente ambos os sistemas.

ASO: como fazer seu aplicativo se destacar na App Store da Apple

ASO, App Store Optimization: Apple

Fazer o ASO — App Store Optimization na App Store é diferente da Google Play Store, já que as lojas levam em consideração e dão importância a fatores distintos.

E você já vai entender mais adianta o porquê.

Segundo o relatório divulgado pela NativeX (referência em Otimização de Loja de Aplicativos):

  • o nome do aplicativo;
  • CTR;
  • velocidade;
  • total de downloads.

Todos esses são os principais fatores on-page e off-page que impactam na relevância de um aplicativo da App Store.

Isso pode ser um grande dificultador para desenvolvedores de aplicativos iniciantes, mas não são fatores únicos.

Assim, é possível compensar o “start” sem algumas das principais métricas consideradas pela loja da Apple.

Fazer ASO – App Store Optimization na App Store, mais tradicional loja de aplicativos do mundo, continua extremamente relevante.

Mesmo quando a participação do sistema iOS no mercado de smartphones diminui a cada ano: menos de 14% contra 83% do Android, segundo a consultoria IDC.

O retorno é maior do que em sua principal concorrente.

Enquanto a Google Play Store é a maior loja em número de aplicativos e base de usuários, o trunfo da App Store, o marketplace da Apple, é oferecer rentabilidade comprovadamente maior.

Dito isto, confira todos os fatores que impactam na otimização na App Store:

  • Fatores off-page – “Off-page” é tudo aquilo que está “fora” do controle do aplicativo: reviews, classificação dos usuários, ranqueamento nas mídias sociais, velocidade do download e a quantidade de downloads.
  • Fatores on-page – “On-page” é referente às informações do aplicativo, como palavras-chave, descrição do aplicativo na página, nome do desenvolvedor e nome do aplicativo.

O que impacta na exibição de um aplicativo na App Store?

ASO na App Store

Uma notícia boa, segundo o relatório da NativeX, é que vários fatores de maior impacto de ASO (App Store Optimization)/OLA (Otimização de Loja de Aplicativos) na App Store são on-page.

Isso deixa o desenvolvedor com maior controle sobre as ações para promover seu produto.

Entenda cada um deles a seguir:

Fatores de baixo impacto off-page

  • Geosignal — A localização do usuário não tem tanto peso na App Store. Não há tanta relevância para cada usuário sua localização na hora de baixar o aplicativo;
  • Backlines — Os links externos que o desenvolvedor consegue emplacar internet a fora, direcionando para a página do aplicativo também possuem baixo impacto na App Store. Ainda assim, vale investir na contratação de uma assessoria de imprensa no lançamento do app, nem que seja para divulgar a marca e promover testes;
  • Social Media Ranking — A popularidade de um app nas redes sociais, seja Facebook, Twitter ou qualquer outra é importante. Todavia, não chega a ser decisiva na App Store.
  • Sales — Curiosamente, as vendas não impactam tanto na relevância de um aplicativo da App Store. Lógico, os melhores apps em vendas tendem a se posicionar melhor, mas outros fatores pesam mais, sem dúvida.

Fatores de razoável impacto off-page

  • Rating Count (Current & Past);
  • Average User Rating — Os apps que recebem o maior número de avaliações positivas, ou seja, que obtêm mais de três estrelas, têm mais chance de se destacar na loja. Mas não espere milagres na App Store apenas por ser bem avaliado.

Fatores de médio impacto off-page

  • App Updates — Para a App Store, é importante que o aplicativo continue recebendo suporte e melhorias;
  • Usage Weights — Com qual frequência o aplicativo é aberto pelos usuários? A App Store tem controle disso e usa os dados para impactar na relevância dele na loja;
  • Discard Rates — Se os usuários estão baixando seu aplicativo, mas ele vai para a lixeira pouco tempo depois, cuidado! Isso pode prejudicar a relevância do seu produto na App Store. Não é um dos fatores mais importantes, mas tem impacto considerável.

Fatores de médio impacto on-page

ASO, App Store Optimization: Apple

  • App Category — Uma das principais diferenças em fazer o ASO na App Store é trabalhar bem a categoria do aplicativo. A própria Apple ensina os desenvolvedores (em inglês) o que deve ser considerado na hora da escolha.

Fatores de maior impacto on-page

  • Nome do Desenvolvedor (Developer Name) — O nome do desenvolvedor faz a diferença na hora de atribuir relevância. Para desenvolvedores menores, muitas vezes pode trazer um bom impacto incluir ao lado do nome o principal foco da empresa. “Estúdio Games”, por exemplo, no caso de um jogo a ser lançado na App Store.
  • Palavras-chave — Diferente da loja do Google, o ASO na App Store leva em consideração as palavras-chave. E é possível inseri-las na hora de cadastrar o aplicativo. São permitidos até 100 caracteres para definir as palavras-chave. Sim, é algo que exige muita sabedoria, planejamento e conhecimento do perfil do cliente ideal ao escolhê-las.

Fatores de alto impacto off-page

  • Click-Through Rate (CTR) — Algo bem comum em Analytics e na compra de mídia programática, como Google Ads e Facebook Ads. O CTR é a taxa de cliques, resultado da divisão de cliques por impressões, vezes que o aplicativo apareceu para os usuários na App Store.
  • Velocidade do Download — A velocidade do download, por não estar no controle direto do desenvolvedor, é um fator off-page. A App Store considera importantíssimo que os apps tenham melhor performance na hora de baixar e instalar.  Ou seja: vale avaliar o mercado no qual o desenvolvedor pretende atuar, verificando as velocidades de conexão média. Isso é possível focar parte do desenvolvimento no tamanho final do aplicativo.
  • Total de downloads — Cada vez que um aplicativo é baixado, a App Store bonifica com relevância. Semelhante à Google Play Store, é a prova social em sua forma mais primitiva. Se é muito baixado, deve ser bom ou ter uma boa reputação. Isso é um dos grandes desafios dos desenvolvedores iniciantes, pois naturalmente o aplicativo não terá muitos downloads no início.

Fatores de alto impacto on-page

  • Nome do Aplicativo — O nome do aplicativo tem alto impacto em sua exibição. Assim, se um app de calculadora receber esse nome, as chances de ser encontrado são maiores do que se tiver um nome estilizado. Ou um que não revela os reais objetivos do app. O problema é que nem todos os desenvolvedores imaginam seu produto com um nome genérico como “calculadora”.

ASO: Como fazer seu aplicativo se destacar na Google Play Store

ASO, App Store Optimization: Google Play

A Google Play Store é a maior loja de aplicativos do mundo. Por isso, se destacar entre os milhões de aplicativos disponíveis é uma tarefa que exige planejamento.

É fundamental possuir metas e objetivos claros e uma estratégia conhecida como é o ASO — App Store Optimization

Sistema operacional móvel mais popular do mundo, o Android tem como principal concorrente o iOS, do iPhone, bastante elitizado no Brasil.

Para quem cria aplicativos, obter destaque na Play Store significa estar numa vitrine visualizada por uma fatia de 74,5% do mercado de smartphones mundial.

Todos eles, claro, ávidos por oportunidades e por aplicativos que realmente gerem algum valor para eles.

Se ainda não conhece como se destacar na loja do Google, leia esse capítulo que preparamos para você e coloque suas estratégias de marketing para funcionar.

O resultado pode ser visto abaixo e dividimos nas mesmas duas categorias referentes à Apple: fatores off-page e fatores on-page.

O que impacta na exibição de um aplicativo na Google Play Store?

Segundo o relatório, que mudou a concepção de muitos desenvolvedores, a maioria dos fatores de Aso, App Store Optimization/OLA, Otimização de Loja de Aplicativos são de relevância média.

Entenda cada um deles a seguir:

Fatores de baixo impacto off-page

  • Reviews (comentários) — Diferente do que muitos pensam, o fator social, os elogios ou críticas escritos pelos usuários após a avaliação tem um impacto menor na relevância do aplicativo. Mesmo assim, continuamos vendo apps que nos pedem um comentário, com o clássico “deixe sua opinião”.

Fatores de baixo impacto on-page

  • Palavras-chave — OLA definitivamente não é SEO. Ao menos, não na Play Store. Aqui, as palavras-chave são importantes, mas não são cruciais para um aplicativo ganhar relevância. Óbvio, o trabalho tem de ser bem feito, até porque aí entra o princípio de utilidade. Contudo, a loja do Google não oferece uma maneira de adicionar palavras-chave manualmente. Assim, se uma desenvolvedora quer destacar seu aplicativo de calculadora, precisa trabalhar bem outros fatores. Entre eles o nome do desenvolvedor, do aplicativo ou descrição para se destacar.

Fatores de médio impacto off-page

  • Rating Count (Current & Past);
  • Click-Through Rate (CTR)  Para quem já está habituado ao Google Ads, não deve ser difícil. CTR é a taxa de cliques, resultado da divisão de cliques por impressões, vezes que o aplicativo apareceu para os usuários na Play Store;
  • Average User Rating — Os apps que recebem o maior número de avaliações positivas, ou seja, que obtêm mais de três estrelas, têm mais chance de se destacar na loja.
  • App Updates — Apps com atualizações mais recentes tendem a aparecer primeiro na Google Play Store. Os updates mostram para a loja que o aplicativo continua recebendo suporte e melhorias. Logo, fator positivo;
  • Usage Weights — Com qual frequência o aplicativo é aberto pelos usuários? A Play Store sabe e isso impacta na relevância dele na loja;
  • Discard Rates — Assim como na Apple. Se os usuários estão baixando seu aplicativo, mas ele vai para a lixeira pouco tempo depois, cuidado! Isso pode prejudicar a relevância do seu produto na Play Store. Não é um dos fatores mais importantes, mas tem impacto considerável.

Fatores de alto impacto off-page

ASO, App Store Optimization: Google Play

  • Velocidade do Download — A Google Play Store privilegia aqueles apps que terão melhor performance na hora de baixar e instalar. ou seja, vale avaliar o mercado no qual o desenvolvedor pretende atuar. Verificar também as velocidades de conexão média, para focar parte do desenvolvimento no tamanho final do aplicativo;
  • Total de downloads — Cada vez que um aplicativo é baixado, a Play Store bonifica com relevância. É a prova social que abordamos anteriormente.

Fatores de maior impacto off-page

  • Web Clicks to App Store;
  • Geosignal — A localização do usuário são fatores importantes para que a Play Store defina a relevância do aplicativo para cada usuário. Leva-se em consideração o país de origem do desenvolvedor, idioma, etc;
  • Backlines — Os links externos que o desenvolvedor consegue emplacar internet afora são considerados. Eles, claro, devem estar direcionando para a página do aplicativo. Afinal, impactam na interpretação de relevância de um app na Google Play Store. Assim, vale investir na contratação de uma assessoria de imprensa no lançamento do app;
  • Social Media Ranking — Um app popular nas redes sociais se sai melhor na Play Store, principalmente no YouTube, mas obviamente o Facebook também tem grande peso. Fica fácil entender porque a maioria dos aplicativos faz uso da integração com redes sociais;
  • Sales — Quanto mais um aplicativo vende, mais lucro dá para a Play Store. Portanto, esse é um fator bastante previsível, mas também complexo para desenvolvedores que estão apenas começando;
  • Nome do Desenvolvedor (Developer Name) — O nome do desenvolvedor faz a diferença na hora de atribuir relevância. Para desenvolvedores menores, muitas vezes pode trazer um bom impacto incluir ao lado do nome o principal foco da empresa. “Estúdio Games”, por exemplo, no caso de um jogo a ser lançado na Play Store.

Fatores de alto impacto on-page

  • Descrição do Aplicativo — Com a impossibilidade de inserir palavras-chave, a descrição se torna a única forma (ao lado do nome) de ressaltar as características do aplicativo e direcionar o público. A descrição precisa ser concisa e destacar as palavras-chaves planejadas para a divulgação do app. Se é uma calculadora, essa palavra tem de ser realçada, seguindo princípios de SEO.
  • Nome do Aplicativo — O nome do aplicativo tem alto impacto em sua exibição. Assim, se um app de calculadora receber esse nome, as chances de ser encontrado são maiores do que se tiver um nome estilizado ou que não revela os reais objetivos do app. O problema é que nem todos os desenvolvedores imaginam seu produto com um nome genérico como “calculadora”.

Você viu? Alguns itens são parecidos entre Google e Apple. Ao aplicar as estratégias de App Store Optimization, considere todos os elementos para todas as lojas.

Afinal, você quer impactar o maior número de pessoas possíveis e ter uma captação de clientes sempre crescente.

Foque em um bom conteúdo e na experiência contínua do usuário. Somente assim será possível garantir o sucesso do cliente com seu aplicativo.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida sobre o conteúdo ou tem alguma dor no seu processo de marketing e vendas, fale com um consultor ainda hoje.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a atrair mais clientes e usuários para seu site ou app.

O primeiro fala da importância do marketing de conteúdo, trazendo estratégias e dicas de aplicação.

Já o segundo aborda como o marketing de relacionamento ainda é muito eficiente para seguir impactando as pessoas.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.