metas-e-objetivos

5 min de leituraMetas e objetivos: qual a diferença entre eles e como defini-los em vendas

Metas e objetivos podem parecer iguais mas, quando tratamos do futuro e de obter bons resultados dentro das empresas, notamos que eles são diferentes.

Ambos são importantes, claro, para qualquer organização e profissional. Mas eles têm papéis distintos na hora de alcançar o desempenho desejado.

Entender o significado de cada um é importante, claro. Porém, mais do que isso, é preciso entender que há a necessidade de um planejamento estratégico por trás das metas e objetivos pessoais e profissionais.

O intuito deste texto é esclarecer as diferenças as duas e de que maneira é possível defini-las e alcançá-las da melhor forma possível.

Afinal, o desejo de todos – seja empresa, seja profissional – é sempre crescer e ser mais e melhor a cada dia, certo? Opa, pera aí. Isso é meta ou objetivo?

Vamos esclarecer agora. Fique com a gente!

Qual a diferença entre metas e objetivos?

Diferença entre metas e objetivos

Metas e objetivos não são a mesma coisa – e você já deve estar claro disso. Ambos servem para fazer você ser mais produtivo, claro. Mas há algumas diferenças que vamos tratar a partir de agora:

O que são objetivos

Objetivo é, de fato, tudo aquilo que você deseja atingir. É tudo o que você pretende realizar (onde quer chegar, ou o que quer ganhar) de forma concreta.

É algo que queremos em um determinado período de tempo. Faz parte da jornada evolutiva de cada um – ou de cada empresa.

No que se refere a vida profissional, pode ser conseguir um aumento salarial, alcançar uma promoção de cargo, mudar de área dentro de uma empresa, entre outros.

No âmbito pessoal, pode significar emagrecer, comprar um carro, iniciar um relacionamento, ter filhos, ser mais saudável, viajar, etc.

Quando falamos de empresa, o objetivos concretos podem ser abrir uma nova filial, expandir os negócios para fora do Estado ou do país, criar uma equipe nova de trabalho, entre outros.

Pessoal ou profissionalmente, não importa. Metas e objetivos são importantes para manter as pessoas sempre motivadas a fazerem mais e a sempre estarem se aprimorando.

O que são metas

Metas estão sempre atreladas aos objetivos. Elas são as tarefas específicas, o passo a passo do que precisa ser feito e quando precisa para os objetivos serem alcançados.

Por isso, metas e objetivos estão sempre lado a lado. Porque, quando as metas são atingidas, os objetivos são alcançados.

Então, se o objetivo de uma empresa é abrir uma nova filial, é preciso bater as metas de vendas em um período determinado. Assim, será possível ter dinheiro para abrir uma nova sede, expandindo os negócios.

Se falarmos de um vendedor que deseja, por exemplo, comprar um carro. Para isso, ele terá que fazer um número bem elevado de vendas – de acordo com a meta. Assim, ganhará a comissão e poderá atingir o seu objetivo.

Então, resumindo. O objetivo é o que você pretende alcançar; a meta são as atividades e os prazos para completar a missão.

Dicas para alcançar suas metas e objetivos

Dicas atingir metas e objetivos

Ter motivação diária é fundamental para realizar qualquer atividade na vida.

Ter metas e objetivos planejados fazem as pessoas e as empresas evoluírem, buscando o constante aprimoramento.

Quando se empreende, é vital sempre revisar e analisar constantemente ambos.

Afinal, é preciso estar atento e alinhado ao que o mercado exige.

Para empresas e principalmente vendedores, separamos algumas dicas para que metas e objetivos sejam mais fáceis de serem conquistados.

Confira:

Dicas para conquistar seus objetivos

  • Seja focado e organizado – É importante seguir efetivamente o que foi planejado. Mais do que isso, é necessário ter organização. Quando falamos em vender mais, um CRM Online ajuda os vendedores a ter toda a jornada de compra do prospect mapeada. Já um playbook de vendas contribui para um discurso sempre assertivo, de acordo com o que a empresa acredita. Assim, é mais fácil saber como gerar valor e garantir o sucesso do cliente.
  • Conheça suas virtudes – É importante entender suas qualidades e explorá-las. Para isso, escolha a técnica de venda ou metodologia que melhor se adequa ao seu estilo de trabalhar para conseguir melhores resultados comerciais.
  • Aprimore-se sempre – Para atingir os objetivos é preciso se qualificar constantemente. As empresas podem adotar métodos ágeis para estimular a troca de conhecimento internamente. Pessoalmente, coaching de vendas pode ser uma opção para vendedores que querem potencializar as suas qualidades.
  • Tenha determinação e resiliência – Ser positivo é importante para conseguir ter calma e serenidade na rotina de vendas. Autoconfiança é essencial e isso irá se refletir no pitch de vendas. Para isso, conhecer algumas dicas de vendas ajuda bastante no dia a dia da área comercial.

 

Dicas para bater as suas metas

  • Estabeleça metas diárias – De um modo geral, as metas são estipuladas para o mês ou, no máximo, a semana. Mas é positivo estabelecer metas diárias e levar em conta a quantidade de ligações para os leads, emails enviados e propostas feitas. Desta maneira, fica mais fácil ser assertivo no dia a dia, sem precisar esperar uma reunião de feedback para corrigir rumos;
  • Otimize o tempo de trabalho – Gerenciar o tempo de trabalho é fundamental para o vendedor, especialmente em vendas B2B. Tempo é dinheiro e desperdiçar minutos pode significar perder uma venda. Por isso, é preciso contar com um sistema de vendas que acelere essa tarefa e que tenha o registro das oportunidades bem claro.
  • Foque no cliente certo – Saber o perfil do cliente ideal (ICP) é uma questão de sobrevivência para qualquer negócio. Perder tempo com quem não está preparado para comprar compromete demais o alcance das metas. Dependendo da estrutura da empresa, o lead pode passar pelo time de pré-vendas antes, com o intuito de um SDR qualificá-lo e deixá-lo pronto para efetivamente tornar-se cliente (ou então descartá-lo).
  • Organize seu funil de vendas – Nenhum vendedor consegue bater metas se não deixa o seu funil de vendas organizado. Como saber se você já falou com o lead? Em que nível está a negociação? Já foi feita a proposta? É essencial para organizar-se e, principalmente, não incomodar quem ainda está pensando se compra ou não o que você está vendendo.
  • Relacione-se bem com o time de marketing – De um modo geral, é a equipe de marketing a responsável pela geração de leads. Por isso, é importante que tanto a equipe de vendas como a de marketing estejam dialogando. Para o vendedor bater a meta é preciso entender bem quem é o cliente e quais conteúdos podem ser mostrados para conseguir selar a venda: eBooks, cases, vídeos?

Metas e objetivos

Agora é com você

Com essas dicas, esperamos que tenha ficado clara a diferença entre metas e objetivos. Mais do que isso, como você pode trabalhar no dia a dia para conseguir tudo o que você quer, seja no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal.

Para empresas, é imprescindível investir em pessoas, capacitá-los e criar um ambiente propício de trabalho para que todos possam dar o melhor de si.

Todavia, tenha em mente que tudo o que for feito de correção de rumos e processo precisa ter como foco a satisfação do cliente. Sem ele, nenhum negócio consegue crescer e nenhuma meta ou objetivo é atingido.

E aí, como podemos te ajudar?

Caso você queira compartilhar as dores que você tem ao empreender no dia a dia, ou então ficou com alguma dúvida acerca deste conteúdo, fale com um consultor hoje mesmo.

Deixamos para você dois artigos que podem ser bem úteis.

O primeiro traz frases motivacionais para você conseguir bater as metas de vendas todos os dias.

Já o segundo ajuda na construção delas e também dos objetivos das empresas e refere-se a como construir a matriz SWOT nas organizações.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net