Copy de vendas: 4 técnicas para transformar seus leads em clientes

Tudo sobre Copy de Vendas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Copy de vendas é um texto que tem um objetivo direto: conversão. É um conteúdo que reúne técnicas de escritas persuasivas que tem como objetivo vender.

Escrever uma copy matadora, porém, nem sempre é fácil. Há uma série de técnicas e estratégias que precisam ser empregadas para se ter sucesso.

Uma copy de vendas pode ser um divisor de águas. Ao mesmo tempo em que ela tem o poder de potencializar resultados, pode afastar o potencial cliente e colocar ainda mais dúvidas nele.

Textos persuasivos não são necessariamente uma novidade. Há anos as equipes de marketing buscam formas de encantar, com poucas palavras, todos os tipos de consumidores.

MODELOS DE SCRIPT DE VENDAS PARA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Baixe Scripts de Vendas Prontos e atenda clientes e leads de forma ágil.

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Então, se você clicou neste artigo e está lendo essas linhas é porque acredita no poder desta técnica. E você está certo em acreditar nela.

Uma boa copy de vendas entrega sensações.  Entrega solução e faz com que o cliente se veja tendo sucesso através da solução oferecida.

O artigo de hoje responde alguns tópicos importantes para você entender melhor essa estratégia.

Falaremos sobre o que é copy de vendas, sua importância e, claro, o principal: como criar uma copy matadora na sua empresa.

Vamos conferir tudo isso? Boa leitura!

O que é uma copy de vendas?

O que é uma copy de vendas?

Copy de vendas, também conhecida como copywriting, é um texto direto e que tem o objetivo simples de converter pessoas em lead. E lead em negócios.

Em outras palavras, uma técnica aplicada há muito tempo e serve para várias etapas do funil de vendas.

Anúncios em rádio, TV, jornais, revistas e outdoors há décadas e décadas se valem dessa escrita persuasiva. Elas vendem emoções, sensações.

Fazem com que o cliente se enxergue tendo sucesso ao consumir o produto ou serviço ofertado. A técnica de copy de vendas segue existindo até hoje, ela apenas mudou de “local”, por assim dizer.

Os anúncios nas mídias tradicionais perderam espaço com a ascensão da internet e a migração das principais estratégias para o marketing digital.

Sendo assim, o copy ganhou novos moldes. Hoje ele é consolidado graças ao inbound marketing, que busca tornar o visitante em lead e o lead em cliente. Hoje são os usuários que chegam até a marca.

Afinal, eles procuram pelo problema que tem e chegam a uma lista de possíveis soluções. Ou seja, é lá que você precisa estar posicionado.

Sendo atrativo, oferecendo boas iscas para que as pessoas possam confiar de imediato na marca.

Por que o copy é tão importante para converter clientes?

Benefícios Copy de vendas

Bem, sua empresa quer vender mais e melhor, certo? Em primeiro lugar, então, precisamos entender o que é conversão.

Quando falamos de estratégias de marketing, uma conversão pode ser o download de um material rico (eBook, infográfico, etc), como até a inscrição no período de trial de uma plataforma.

E isso geralmente se dá por conta da criação de uma landing page.

Mas não necessariamente precisa ser entregue assim. WhatsApp, email marketing, redes socias (Social Selling)… todos esses são canais para persuadir clientes e fazer chegar sua mensagem.

Ah! Um anúncio de Google Ads pode gerar uma conversão também: visualização, clique ou inscrição.

Tudo isso conta. Até mesmo venda. Portanto, a técnica de copy de vendas tem a missão de guiar o internauta pela jornada do cliente.

Por isso que geralmente (lembre disso), o texto de copy vem acompanhada de uma CTA, a famosa “Chamada Para Ação”.

É o momento de pedir que a pessoa impactada pela mensagem faça alguma coisa. Aí é você que define:

  • baixar o material;
  • se inscrever em um trial;
  • pedir orçamento;
  • pedir avaliação;
  • comprar, etc.

Como fazer copy de vendas? 4 dicas de como fazer uma copy matadora

Como Fazer Copy de Vendas

A essa altura você já entendeu a importância e um pouco da linha do tempo de técnica de copy de vendas, não é mesmo?

Afinal, como fazer uma copy matadora? Como fazer uma copy de vendas simplesmente?

Usando as dicas abaixo, você pode escrever uma copy que faça com que seu cliente em potencial seja impacto imediatamente e de forma positiva.

Acima de tudo, isso será crucial para ele executar a ação que você deseja. Selecionamos 4 estratégias para um copywriting realmente eficiente.

Veja:

1 – Siga a fórmula AIDA

Quando você está olhando para uma página em branco e não conseguiu escrever ainda uma linha sequer, uma afirmação por vezes vem à cabeça: “nem sei por onde começar”.

Por exemplo, uma técnica que pode ajudar você a escrever seu texto de copy de vendas é a chamada AIDA, popularizada por Gary Halbert. AIDA é sigla para:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Vamos explicar essa estratégia de duas formas. A primeira será colocando um exemplo simples de copy de vendas aqui.

A segunda será explicando cada ponto da técnica AIDA, destrinchando o modelo que vamos compartilhar. Combinado? O exemplo: Exemplos de Copy de Vendas

Atenção

Comece chamando a atenção do lead com um título que seja atraente. No caso, o título do email. Acima de tudo, o assunto deve ser relevante para a necessidade do destinatário.

O exemplo acima traz isso: “Solução para vender mais fazendo menos”.

Interesse

Desperte o interesse dele e o instigue a continuar rolando a barra para ler toda a sua mensagem. Boas práticas podem ser uma história pessoal.

Um case de como o problema de algum cliente foi solucionado. É possível incluir também uma pergunta ao leitor ou a descrição de um problema – um que o destinatário previsivelmente esteja passando.

O exemplo da imagem traz uma dessas práticas: “Você sabia que em empresas que não usam tecnologia para vender cada vendedor gasta 4h por mês apenas copiando e colando emails?”.

Desejo

Depois disso, de ganhar o interesse, é hora de explicar como o produto ou serviço contribui para o sucesso do cliente.

Em uma copy de vendas, isso geralmente é expresso pelos benefícios que a solução oferece.

Se estivermos falando de um cold mail, um pequeno parágrafo já pode causar um impacto significativo.

O exemplo acima lista o benefício (no caso, o aumento de produtividade) que soluciona o problema trazido no trecho anterior:

“Um CRM de vendas completo tem templates de email configuráveis, e literalmente com um clique você envia emails para os seus clientes”.

Ação

Depois de impressionar o possível cliente, expondo um problema e mostrando a solução, é hora de convidá-lo para uma ação.

Clicar em um link, preencher um formulário ou simplesmente responder ao email enviado.

No caso do exemplo acima está um convite para um trial. “Veja na prática como isso é possível: teste o CRM PipeRun grátis por 14 dias.

2 – Exponha as sensações com uma pergunta simples: “e daí?”

Copy de Vendas

Venda a sensação, não o produto. Ou seja, “venda o buraco; não a furadeira”. Concentre-se em articular o valor que as pessoas irão obter através do seu produto ou serviço.

Tenha ciência de que sua equipe fará isso da maneira certo. Acima de tudo, faça isso deixando claro também as dores do cliente e como elas podem ser solucionada.

Em suma, faça isso tudo em poucas linhas. Portanto, no exemplo citado acima, você até deve falar sobre o buraco ou a furadeira. Mas deve estimular a sensação disso.

Por exemplo, falar sobre como é possível iniciar um projeto DIY; consertar as coisas por conta dentro de casa; pendurar algum quadro com algum feito de um filho. Entende o ponto?

A copy de vendas conecta todos os pontos lógicos e emocionas para se vender uma experiência bem sucedida aos seus clientes em potencial.

Contudo, seu time – e você também, claro – precisa entender e listar todos os benefícios que a solução vendida traz.

Uma técnica simples para entender como conectar prática com emoção é fazer uma pergunta básica: “e daí?”. Seu software tem tal e tal funcionalidade.

Ok. E daí? Que resultado e consequentemente que sensação ele gera em que o usa? Isso estimula um pensamento criativo.

Como resultado, faz com que a parte técnica fique em segundo plano, deixando as sensações aflorarem. Por exemplo, vamos pensar no anúncio clássico do iPod, da Apple.

Não à toa, aliás, Steve Jobs é tão cultuado pelos seus ensinamentos de marketing e vendas. O recurso do aparelho é armazenar até 1GB de músicas.

Aí você pergunta: “E daí?”.

A Apple ao invés de apenas citar a funcionalidade, citou a sensação: “Mil músicas no seu bolso”.

3 – Conte sua história em detalhes para gerar empatia

Como se diferenciar da multidão? Com a internet e o aprimoramento das estratégias para captação de leads, o cliente hoje está com o poder de barganha.

Salvo raras exceções, o consumidor nunca teve tantas opções e informações para tomar uma decisão como antes. Então, como mostrar-se diferente dos seus concorrentes?

Ao invés de citar o óbvio e listar seus benefícios, conte a história por trás da marca.

O mais importante é revelar como foi o caminho traçado até chegar a esse diferencial que você deseja propagar. Isso gera empatia.

Quanto todos dizem “exclusivo”, “super” ou falando que tal coisa é “diferente de tudo que você já viu”, então são só palavras.

No entanto, segue sendo mais do mesmo – só que em outro patamar ou categoria. Diferenciar-se através da sua copy de vendas é buscar por empatia.

Reduzir a distância entre produto (no caso, empresa) e pessoa (no caso, potencial cliente). Use histórias bem descritivas.

Não tenha medo de detalhar. Compartilhar algum fracasso, ensinamento. Detalhes pequenos mesmo que façam a pessoa se enxergar na sua situação.

Priorize isso ao invés de dizer que o produto ou serviço é diferenciado, ou “nunca visto antes”. Ninguém aguenta mais clichês.

4 – Preocupe-se com a estrutura de sua copy de vendas

Copy de Vendas

É essencial que a sua equipe de vendas tenha a capacidade de escrever da forma que deseja falar com os clientes em potencial.

A venda precisa sempre ser consultiva, certo? Didática ao entender aos dores e destacar, ponto a ponto, como a solução oferecida ajuda a superar os desafios.

A copy de vendas facilita a conexão entre empresa e prospect. E aqui não se trata de simplesmente jogar ofertas e dizer que o tempo está esgotando.

Em outras palavras, é um método para tornar a mensagem mais fácil de ser compreendida. E isso pode acontecer:

  • Enfatizando palavras que são importantes (destaque elas assim);
  • Usando frases e parágrafos curtos (até mesmo pra facilitar a leitura mobile);
  • Deixando espaço em branco suficiente na página;
  • Usando palavras que são comuns no dia a dia da sua persona.

Com essas dicas, você fará um texto de copy de vendas realmente aderente. Consequentemente, irá dialogar da forma que seu potencial cliente entende e irá expor as sensações que sua solução traz.

Você não deixará de comunicar o valor do produto ou serviço que vende: só fará isso de maneira diferente.

E ai, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida sobre o artigo ou quer compartilhar alguma dor na geração de leads qualificados: FALE COM UM CONSULTOR.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a acelerar as vendas na sua empresa.

O primeiro fala sobre o que é CRM e como ele ajuda as organizações a vender mais, melhor e fazendo menos.

Já o segundo fala da importância da automação de processos no setor de vendas e seus benefícios.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!