Como criar formulário online personalizado para enviar aos clientes?

Como criar formulário online personalizado?
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Formulários online personalizados são ferramentas que servem para coletar informações de clientes e potenciais clientes digitalmente;

A grande vantagem é que você pode personalizá-los de acordo com diferentes objetivos e tipos de informações a serem coletadas;

Você sabia? O CRM PipeRun simplifica a criação e integração de formulários personalizados devido à sua interface intuitiva e recursos especializados. Com ele, você pode criar e personalizar seu formulário rapidamente, integrando todas as informações em um único lugar.

Formulários online personalizados são recursos úteis para qualquer empresa que esteja buscando entender e atender melhor seus clientes. 

Ao contrário de um modelo genérico, um formulário personalizado permite que você colete informações realmente relevantes para seu negócio – tudo isso de uma forma simples e objetiva.

Além de otimizar o processo de coleta de dados, esse modelo também leva em consideração a experiência do usuário, reforçando que sua empresa valoriza o tempo e as respostas dos clientes.

E, diferentemente do que muitos imaginam, a criação de um formulário online personalizado não precisa ser um processo complicado. 

Pelo contrário! Com ferramentas certas e um pouco de planejamento, é possível elaborar formulários que atendam às suas necessidades e, claro, facilitem a interação com quem está do outro lado. 

Se você precisa montar um formulário online personalizado, mas não sabe exatamente como fazer isso, então você chegou no lugar certo.

Nesse artigo, vamos compartilhar um passo a passo de como criar um formulário que atenda às expectativas do seu público e contribua para a eficiência operacional da sua empresa. 

Vamos falar desde a escolha da plataforma até o processo de análise dos dados coletados, garantindo que você possa fazer o melhor uso das informações obtidas. 

Preparado(a) para transformar a maneira como sua empresa se comunica com seus clientes? Então, vamos lá!

EBOOK GRÁTIS

Guia para estruturar Estruturar Setor de Pré-Vendas (SDR) de Alta Performance

O material irá para o seu e-mail. Veja a caixa de entrada e também a de spam.

O que é um formulário online e para que serve?

Em resumo, um formulário online nada mais é do que uma ferramenta digital que facilita a coleta de informações de forma estruturada e sistemática. 

Geralmente, empresas criam formulários personalizados para solicitar dados de usuários ou clientes por meio da internet, sem a necessidade de documentos físicos ou processos complicados.

Portanto, seu principal propósito é facilitar a interação entre a empresa e usuário, garantindo que as informações sejam coletadas de maneira eficiente e organizada.

Inclusive eles podem ser usados em diferentes ocasiões: para registrar inscrições em eventos, coletar respostas para pesquisas de satisfação, processar pedidos de compra, e até mesmo para agendar serviços. 

Cada formulário pode ser adaptado para atender determinadas necessidades, variando desde perguntas abertas até opções de múltipla escolha, checkboxes e escalas de avaliação.

Precisamos destacar que, além da funcionalidade básica de coleta de dados, os formulários online também oferecem outras vantagens, como a possibilidade de alcançar um grande número de pessoas sem restrições geográficas, a análise instantânea de dados e, claro, a redução de custos com material impresso e gestão de documentos. 

Essas e outras facilitam fazem dos formulários online uma ótima escolha para empresas que estão buscando eficiência e precisão no levantamento de informações para suas operações e estratégias.

Como criar um formulário digital?

10 dicas para construir bons formulários online

Como você já sabe, os formulários online são ferramentas indispensáveis para empresas que buscam eficiência na coleta de informações. 

Afinal, além de facilitarem esse processo, também priorizam a experiência do usuário no momento da resposta.

Mas, sabe o melhor de tudo? Esses formulários podem ser criados por qualquer pessoa, e de maneira prática e rápida.

Para te provar isso, listamos e explicamos abaixo 10 dicas essenciais para construir formulários online eficazes. Confira!

1. Defina e deixe claro o objetivo do formulário

Definir claramente o objetivo de um formulário é, sem dúvidas, o primeiro passo para garantir que ele atenda às expectativas tanto da empresa quanto dos usuários que o preencherão. 

Isso porque, um objetivo bem estabelecido direciona todas as outras decisões relacionadas ao design e conteúdo do formulário. 

Por exemplo, se o propósito é atrair clientes, o formulário deve incluir questões que destacam os benefícios do produto ou serviço oferecido, mas sem parecer forçado.

Nesse caso, é recomendado incluir perguntas que informam sobre as características da solução e também abordam possíveis preocupações ou dúvidas que os clientes em potencial possam ter.

Dessa maneira, ao determinar o objetivo do formulário, você cria uma ferramenta que comunica claramente o valor que ela oferece, trazendo a segurança aos usuários de que estão fazendo a escolha certa. 

Essa prática facilita a construção de um relacionamento de confiança e aumenta as chances de conversão de visitantes em clientes.

2. Estabeleça quem é o público-alvo

O segundo passo para criar seu formulário online personalizado é definir de forma clara o seu público-alvo.

Para defini-lo, você precisará considerar fatores como idade, localização, interesses profissionais e pessoais, e nível de educação. 

Essas respostas servirão como base para criar perguntas mais direcionadas e, assim, garantir que as informações coletadas sejam relevantes e úteis para a análise posterior. 

Vale lembrar que, identificando o público-alvo, também é possível adaptar tanto a linguagem quanto o formato do formulário para corresponder às expectativas e ao nível de compreensão dos usuários.

Todas essas informações são úteis para moldar o conteúdo e o design do formulário, incluindo cores, imagens e a complexidade das perguntas. 

3. Tente oferecer algo em troca sempre

Oferecer algo em troca aos usuários que preenchem formulários online é uma estratégia eficaz para aumentar a taxa de resposta e engajar mais profundamente o público. 

Esse incentivo, conhecido como “lead magnet”, pode variar de acordo com o estágio do usuário no funil de vendas e o tipo de interação que a empresa quer incentivar.

Por exemplo, para captar leads ainda não qualificados (NQL), que estão nos estágios iniciais do processo de compra e talvez ainda estejam apenas explorando muitas opções, oferecer conteúdos ricos como e-books, infográficos ou webinars pode ser uma excelente maneira de atrair seu interesse. 

Afinal, esses materiais são capazes de educar o potencial cliente sobre o mercado ou soluções e, ao mesmo tempo, possibilitar coletar dados valiosos para futuras interações.

No caso de leads mais qualificados (MQL), que já demonstraram um interesse mais profundo ou específico em seus produtos ou serviços, incentivos como cupons de desconto ou ofertas especiais podem ser mais apropriados.

Isso porque, eles não só recompensam o engajamento do usuário, mas também o incentivam a dar o próximo passo em direção à compra.

Já após a venda, se torna mais desafiador oferecer vantagens materiais. No entanto, reforçar a importância das informações para a melhoria contínua dos processos e soluções pode ser um estímulo eficaz.. 

Lembrando que, comunicar aos clientes que suas opiniões são usadas para a evolução da empresa e para a personalização de serviços futuros pode motivá-los a participar e compartilhar feedback honesto.

E esse tipo de troca beneficia ambas as partes: o usuário recebe algo de valor em retorno pelo seu tempo e informações, enquanto a empresa ganha novos insights para investir em inovações.

4. Peça somente informações essenciais

Outra dica de ouro para criar um bom formulário online é pedir apenas as informações essenciais. 

Afinal, você não quer que seus clientes e potenciais clientes fiquem desconfiados ou se sintam desconfortáveis, não é mesmo?

Por isso, é importante ser direto e pedir apenas o que realmente é necessário. 

Geralmente, informações como nome completo, e-mail, empresa, telefone e cidade já são suficientes para manter contato com os usuários sem fazer muitas exigências.

Quando você pede dados demais, as pessoas podem ficar receosas e desistir de completar o formulário. 

Portanto, é bom sempre explicar claramente por que cada informação está sendo solicitada. 

Por mais simples que possa parecer, esse gesto ajuda a construir confiança, já que as pessoas entendem que você não está pedindo mais do que o necessário para prosseguir com um contato. 

5. Faça em um layout simples e criativo

Um layout simples e criativo também é crucial para manter os usuários engajados durante o preenchimento de formulários online. 

Formulários que parecem monótonos ou complicados muitas vezes desmotivam os visitantes, fazendo com que eles desistam antes de completar o processo. 

Se você não quer gerar esse tipo de sentimento no seu público, a chave é combinar simplicidade com elementos visuais para criar uma experiência mais agradável.

Nesse caso, nossa primeira dica é utilizar as cores e o estilo visual do seu site para ajudar a manter a consistência da marca e, claro, aumentar a confiança do público.

Imagens chamativas e um design harmonioso também podem ser úteis para capturar e manter a atenção do usuário. 

Além disso, considere formatar as perguntas de maneira dinâmica para tornar o preenchimento do formulário uma experiência menos tediosa e mais interativa.

Muitos não imaginam, mas dedicar tempo ao design do formulário é um investimento que pode resultar em taxas de resposta mais altas e dados de melhor qualidade. Fica a dica! 

EBOOK GRÁTIS

Playbook de Pré-Vendas Pronto e Editável

O material será enviado por e-mail. Confira a caixa de entrada e de SPAM.

6. Determine os estilos de respostas

Para que a coleta de dados seja útil para uma análise posterior, você precisa determinar os estilos de respostas do seu formulário online. 

Afinal, essa escolha pode impactar diretamente na rapidez de preenchimento e na precisão das informações recebidas.

Opções como múltipla escolha ou caixas de seleção, por exemplo, são recomendadas para perguntas que demandam respostas concisas e claras, já que facilitam a análise de dados ao limitar as respostas a categorias predefinidas. 

Agora, para questões que necessitam de mais detalhes, campos de texto livre permitem que os usuários compartilhem suas opiniões ou adicionem informações mais complexas, embora esses dados possam ser mais complicados para analisar devido à sua natureza variável.

Já as escalas de classificação ou sliders podem trazer diversaos insights sobre as preferências e percepções dos usuários de maneira quantificável, o que é bastante útil em pesquisas de satisfação ou avaliação de serviços. 

Mas, se você acredita que precisa de uma solução mais personalizada, saiba que integrar estilos de respostas interativos, como seletores de data ou uploads de arquivos, também pode melhorar a experiência do usuário e tornar o preenchimento menos monótono.

No entanto, para otimizar o processo e aumentar a precisão das informações, certifique-se de que o estilo de resposta está alinhado com suas necessidades e, claro, com seu público-alvo (uma de nossas primeiras dicas).

7. Evite perguntas abertas

Evitar perguntas abertas em formulários online é mais uma prática recomendada para garantir que as respostas coletadas sejam precisas e fáceis de analisar. 

Como você já deve imaginar, perguntas abertas exigem que os usuários pensem mais para formular suas respostas, o que pode resultar em informações variadas e, às vezes, difíceis de interpretar devido à diversidade de pontos de vista.

Perguntas fechadas, por outro lado, limitam as respostas a opções predefinidas, facilitando tanto para o usuário, que pode responder de maneira mais rápida e objetiva, quanto para a empresa, que pode analisar os dados de forma mais eficiente. 

Por exemplo, em vez de perguntar “o que você acha de nossos produtos?”, que é uma pergunta aberta e pode gerar uma grande variedade de respostas, é mais estratégico perguntar “você acredita que nosso produto consegue resolver o seu problema de forma satisfatória?”, com opções como “sim”, “não” ou “parcialmente”.

Perguntas bem formuladas e direcionadas ajudam a obter respostas claras e diretas, que podem ser usadas para tomar decisões mais seguras.

Portanto, ao planejar um formulário online, priorize perguntas fechadas sempre que possível.

8. Dê opções de respostas claras

Você sabia que oferecer opções de respostas claras ajuda a potencializar a eficácia de um formulário online, ainda mais quando não é possível eliminar completamente as perguntas abertas?

As opções de múltipla escolha permitem que os usuários selecionem respostas que melhor representam suas opiniões ou experiências de maneira estruturada, de forma a facilitar a análise dos dados coletados posteriormente.

Por exemplo, se a pergunta “o que você acha de nossos produtos?” for necessária, você pode transformá-la em uma questão de múltipla escolha com opções definidas como “excelentes, bons, regulares, ruins”. Isso permite padronizar as respostas e torná-las quantificáveis e comparáveis. 

Além disso, esse formato simplifica o processo de análise para a equipe que gerencia os dados e ainda reduz ambiguidades nas interpretações das respostas, resultados em insights mais claros e diretos.

9. Agrupe os campos relacionados

Agrupar campos relacionados em um formulário online é uma das maneiras mais comuns de melhorar a experiência do usuário, pois facilita o preenchimento correto e rápido das informações..

Em termos simples, essa organização lógica ajuda os usuários a entenderem intuitivamente a sequência das perguntas, o que reduz a confusão e aumenta a eficiência do processo de coleta de dados.

Por exemplo, em um formulário de inscrição para um evento, é recomendado colocar juntos campos como nome, e-mail e número de telefone, seguidos por uma seção separada que solicita informações específicas do evento, como preferências de sessões ou necessidades alimentares especiais. 

Essa separação clara entre dados de contato e informações específicas do evento orientará o usuário de forma natural através das etapas do formulário.

Outro exemplo pode ser encontrado em formulários de solicitação de serviços, onde informações pessoais geralmente são agrupadas na primeira parte do formulário, enquanto detalhes sobre o serviço requerido, como tipo de serviço, datas preferidas e opções de pagamento, são separados em uma seção subsequente. 

Resumidamente, agrupar os campos torna o preenchimento mais rápido e minimiza erros, já que os usuários podem focar em um tipo específico de informação por vez.

10. Teste antes de colocar no ar

Por mais óbvio que isso possa parecer, você precisa realizar uma série de testes antes de disponibilizar seu formulário online.

Afinal, testar cada aspecto do formulário ajuda a identificar possíveis problemas e corrigi-los antes que os usuários finais os encontrem. 

Durante os testes, verifique se todos os campos estão corretos e bem posicionados, se as opções de resposta estão funcionando conforme o esperado e se os resultados são enviados para o destinatário certo, caso tenha configurado essa opção.

Além disso, é importante testar o formulário em diferentes dispositivos e navegadores para ter certeza que não existe nenhum erro de layout.

Sabemos que esse processo pode ser cansativo, mas são os testes repetidos que vão garantir que o formulário esteja totalmente pronto para uso público. 

Disponibilize seu formulário online somente após confirmar TODOS esses pontos que listamos aqui. 

Exemplos de formulários personalizados

 

Onde usar formulários online? Exemplos de formulários personalizados

Como já mencionamos por aqui, os formulários online são ferramentas que podem ser usadas em diversas etapas da jornada de um cliente, desde a aquisição até a retenção e expansão. 

Inclusive, eles têm um papel vital nos funis de marketing, pré-vendas e vendas, ajudando a coletar informações valiosas que podem ser utilizadas para otimizar estratégias e processos. 

Além disso, são essenciais para efetivar contratos, facilitar o onboarding de novos clientes e apoiar iniciativas de customer success (CS).

No contexto de marketing e vendas, por exemplo, os formulários online ajudam a captar leads e a entender melhor as necessidades e preferências dos potenciais clientes. 

Essa prática, por sua vez, permite que as empresas criem ofertas mais direcionadas e eficazes. 

Uma vez que um potencial cliente é convertido, os formulários continuam sendo úteis durante o onboarding, coletando informações necessárias para personalizar a experiência do usuário.

Na fase de retenção e expansão, eles podem ser usados para pesquisas de satisfação, renovação de contratos e até mesmo para identificar oportunidades de upsell e cross-sell.

Para um uso ampliado, uma prática recomendada é integrar os formulários online ao CRM da sua empresa. 

Isso porque, os recursos de formulários desse sistema permitem que todas as informações coletadas sejam automaticamente organizadas e armazenadas no mesmo lugar – onde se gerencia todos os outros aspectos da relação com o cliente.

O resultado disso? Uma gestão de dados mais fluida e maior integridade e disponibilidade dos dados para análise e ação em tempo real.

Ou seja, os formulários online são ferramentas indispensáveis em todos os estágios do ciclo de vida do cliente. 

Abaixo, detalharemos os tipos de formulários online que podem ser integrados ao CRM e como eles podem ajudar sua empresa. Vamos conferir? 

Formulário para qualificação de leads

O formulário para qualificação de leads destina-se exclusivamente ao uso interno.

Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta vital para o time de pré-vendas na coleta e análise de dados essenciais sobre potenciais clientes. 

No geral, esse formulário é preenchido em tempo real enquanto o time está em contato com o lead, seja por meio de comunicação via WhatsApp, que pode ser integrado ao CRM de Vendas, seja por meio de chamadas telefônicas realizadas por sistemas de VoIP, que também podem ser integrados ao CRM.

Integrar os canais permite que todas as conversas sejam gravadas e revisadas posteriormente, garantindo que nenhuma informação importante seja perdida durante o preenchimento do formulário.

A estruturação desse formulário geralmente segue metodologias de vendas reconhecidas, como SPIN (Situação, Problema, Implicação, Necessidade de solução) e BANT (Orçamento, Autoridade, Necessidade, Tempo), que ajudam a identificar e documentar as necessidades, dores e desafios dos clientes de forma sistemática. 

Esse padrão assegura que o máximo de informações relevantes seja capturado, fornecendo aos vendedores os dados necessários para prepararem um discurso de vendas bem direcionado. 

Outro ponto importante a destacar é o uso de formulários nativos do CRM, que garante que todas as informações coletadas sejam diretamente vinculadas à oportunidade correspondente no sistema.

Esse recurso permite aos vendedores acesso imediato a todos os dados necessários para a reunião de vendas. 

Formulário para elaboração de contrato

Já o  formulário para elaboração de contrato é uma ferramenta usada após a conclusão de uma venda, dentro do sistema de CRM de Vendas. 

Esse formulário online costuma ser destinado ao time financeiro, que precisa de todos os dados do cliente para formalizar o contrato de compra ou contratação. 

A coleta precisa desses dados é crucial para garantir que os contratos sejam elaborados corretamente, refletindo as especificações e os termos acordados durante o processo de vendas.

A utilização de formulários customizados dentro do módulo de CRM é uma prática que recomendamos para esse processo, já que permitem que as informações sejam coletadas de forma estruturada e padronizada, seja pelo próprio vendedor ou por um membro do time financeiro que entre em contato com o cliente para confirmar ou completar os dados necessários. 

Com isso, você garante que todas as informações relevantes estejam corretas e prontamente disponíveis, facilitando a elaboração dos contratos e reduzindo a probabilidade de erros ou omissões.

É importante lembrar que esses formulários são de uso exclusivamente interno da empresa. 

Ou seja, eles funcionam como uma ponte entre a venda realizada e a formalização contratual, para que o processo ocorra de maneira fluida e organizada. 

Utilizando o CRM para gerenciar este processo, você otimiza a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, mantém a integridade dos dados para a conformidade e o sucesso a longo prazo das relações com os clientes.

Formulário para definição de escopo de projeto

O formulário para definição de escopo de projeto pode ser utilizado tanto internamente quanto externamente.

De maneira simplificada, ele serve para que todos os aspectos de um projeto sejam claramente entendidos e acordados antes de seu início.

Internamente, esse formulário online pode ser preenchido pelo time de implementação do projeto para detalhar todas as etapas e componentes que serão trabalhados. 

Esse procedimento ajuda a alinhar as expectativas dentro da equipe e a estabelecer um plano claro de execução.

Alternativamente, o formulário também pode ser preenchido pelo vendedor logo após a finalização da venda, que deve ser responsável por capturar os detalhes acordados com o cliente sobre o que será entregue. 

Com isso, você assegura que as informações mais importantes sejam comunicadas de forma precisa à equipe de projeto, evitando mal-entendidos e garantindo que o produto ou serviço entregue esteja em conformidade com as expectativas do cliente.

Em casos onde a colaboração externa é necessária, o formulário pode ser configurado para preenchimento conjunto por várias partes, como o cliente, consultores e a equipe interna.

Nesse sentido, o preenchimento conjunto garante que todos os detalhes sejam registrados e entendidos por todas as partes envolvidas. 

Ou seja, usar um formulário para esse fim facilita a comunicação, o entendimento mútuo e serve também como uma referência documentada que pode ser consultada ao longo do projeto para verificar o progresso em relação ao que foi definido no início.

Formulário para pesquisa de satisfação

O formulário para pesquisa de satisfação pode ser utilizado após diversos tipos de interações, incluindo suporte técnico, reuniões com equipes de vendas, implementação de projetos ou serviços ao cliente. 

Seu objetivo principal é coletar feedbacks dos clientes tanto de maneira quantitativa quanto qualitativa, para uma visão clara sobre a percepção deles em relação aos serviços ou produtos oferecidos.

Para facilitar a análise e ação baseada nesse feedback, é importante que esse relatório esteja integrado com o CRM.

Afinal das contas, a ideia é que a equipe responsável tenha acesso fácil e rápido aos dados para monitorar a satisfação do cliente de forma contínua.

Como já comentamos aqui, saber se os clientes estão satisfeitos ou insatisfeitos pode ser útil para prever renovações, oportunidades de expansão ou mesmo a possibilidade de cancelamento.

Assim, mantendo esses dados acessíveis e bem organizados, você e sua equipe podem agir proativamente para melhorar suas relações com os clientes, adaptar estratégias e, finalmente, garantir uma maior taxa de retenção e satisfação do cliente.

GUIA DEFINITIVO PARA APLICAÇÃO DO NPS 2.0 NA SUA EMPRESA

Baixe o Guia Definitivo de NPS 2.0 e 

aumente a satisfação dos seus clientes

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Formulário para abertura de chamados

O formulário para abertura de chamados pode ser incorporado em uma página central de atendimento ao cliente para que os usuários registrem chamados técnicos, sugestões e outras solicitações de forma eficiente. 

Basicamente, esse tipo de formulário serve como ponto de primeiro contato para resolver questões ou receber feedbacks dos clientes – o que é essencial para manter um bom relacionamento e aperfeiçoar os serviços prestados.

No entanto, é preciso lembrar que esse formulário deve ser customizado dentro do sistema de CRM e integrado à página de landing page (LP) da central do cliente. 

Utilizar o CRM para gerenciar esse processo garante que todos os dados coletados fiquem centralizados em um só lugar, facilitando o acesso rápido e a tomada de decisões baseada em informações consistentes e atualizadas. 

Centralizar os dados no CRM também é importante para monitorar tendências, avaliar a eficiência das soluções oferecidas e, principalmente, adaptar estratégias conforme necessário.

Seus objetivos com esse formulário devem ser sempre melhorar a experiência do usuário e, certamente, a eficiência operacional da empresa.

Formulário para cadastro de parceiros

O formulário para cadastro de parceiros é uma ferramenta estratégica que pode ser integrada a uma página de landing page específica para registrar novos parceiros, revendedores, e prestadores de serviço.

Em suma, esse formulário simplifica o processo de coleta de informações essenciais sobre potenciais colaboradores, com o objetivo de facilitar a expansão da rede de contatos comerciais da empresa e a construção de novas oportunidades de negócios.

Ao utilizar formulários customizados dentro do sistema de CRM para esse cadastro, você automatiza e agiliza o contato inicial com esses potenciais parceiros. 

O resultado é, sem dúvidas, melhores chances de conversão.

A integração do formulário ao CRM ainda garante que todas as informações fiquem facilmente acessíveis para o time responsável, tornando o processo de acompanhamento ainda mais prático e eficiente.

Além disso, com os dados já organizados dentro do sistema, é possível iniciar rapidamente o processo de qualificação e integração dos parceiros para evitar que boas oportunidades sejam perdidas ao longo do processo.

Formulário para todo tipo de uso interno

Formulários internos geralmente são usados dentro de uma organização para facilitar uma grande variedade de processos e atividades. 

Como você sabe, eles podem ser empregados para diversas finalidades, como a solicitação interna de melhorias em processos ou infraestrutura, a condução de pesquisas de clima organizacional, e o levantamento de informações diversas pelo departamento de Recursos Humanos. 

Cada uma dessas aplicações ajuda a otimizar as operações internas, melhorar a comunicação entre departamentos e captar insights valiosos dos colaboradores sobre as mais diversas questões.

Ao implementar esses formulários através do módulo de Landing Pages do CRM ou integrá-los em outras páginas internas, por exemplo, você pode construir campos totalmente personalizados para atender às necessidades específicas de cada situação. 

Ou seja, além de simplificar a coleta e organização de dados internos, esse processo também garante que a informação coletada seja diretamente inserida no sistema central, para o acesso rápido e análise dos dados. 

Como criar um formulário digital?

Como cadastrar formulários personalizados para enviar aos clientes?

Para cadastrar formulários online personalizados destinados aos seus clientes, siga esses passos cuidadosamente no CRM PipeRun: 

  1. Mova o cursor até o avatar da conta, que está situado no canto superior direito da tela, e selecione “Ajustes e Configurações”.
  2. Na sequência, escolha a opção “Formulários Customizados”, encontrada na seção Dados de Contatos.
  3. Você visualizará uma lista de todos os formulários personalizados já criados na conta. Para iniciar a configuração de um novo, clique em “+ Adicionar Formulário”.
  4. Agora, você começará as configurações básicas do seu novo formulário personalizado.
  5. Nas configurações iniciais, complete os campos requeridos com as informações a seguir:
  • Título do formulário: defina um nome para o formulário personalizado; 
  • Vincular formulário à: escolha se o formulário estará associado a oportunidades ou ao cadastro de pessoas/empresas; 
  • Exibir nos funis: se o formulário estiver vinculado a oportunidades, especifique em quais funis ele será mostrado; 
  • Exibir nos tipos de atividades no app: determine em qual tipo de atividade no aplicativo CRM de Vendas PipeRun o preenchimento do formulário será necessário e se será obrigatório ao marcar uma atividade como concluída ou no-show.
  1. Em “Campos do Formulário”, adicione os campos nativos ou customizados que farão parte do seu formulário.
  2. Encontre os campos desejados na lateral direita em “campos disponíveis”, explorando as categorias (oportunidades, pessoas, empresas) ou utilizando a barra de pesquisa.
  3. Arraste os campos selecionados da lateral para o centro da tela.
  4. Após concluir a seleção e organização dos campos, clique em “Salvar Formulário” para completar o processo e registrar seu formulário customizado.

Esse procedimento te permitirá configurar formulários detalhadamente ajustados às suas necessidades de interação com seus clientes, mantendo todas as informações organizadas e acessíveis dentro do sistema CRM.

Ou seja, tudo para facilitar a gestão de dados e a tomada de decisões estratégicas.

Como duplicar formulários online personalizados?

Para entender como duplicar formulários online personalizados de forma eficaz, é importante compreender o conceito de holding empresarial dentro do CRM.

Embora “holding” não seja um tipo societário como sociedade anônima ou limitada, o termo, que vem do inglês “to hold” (controlar, manter ou segurar), refere-se a uma organização criada para controlar o patrimônio de outras empresas ou até de pessoas físicas e famílias. 

Uma holding geralmente possui uma participação majoritária nas empresas que controla, o que as permite gerir administrativamente e determinar o planejamento estratégico e as políticas empresariais. 

Em alguns casos, as holdings também podem ter participações minoritárias com o objetivo de realizar investimentos, sempre visando a solidez no mercado e a criação de uma rede integrada entre os diversos negócios.

Nesse contexto, o CRM PipeRun se destaca entre outras soluções por oferecer a funcionalidade de holding, permitindo que os usuários gerenciem e visualizem dados de múltiplas contas com um único acesso. 

Essa funcionalidade é bastante útil para gerentes de redes de franquias ou de empresas filiais, onde os processos podem variar muito entre as contas. 

Utilizando o CRM PipeRun, é possível duplicar formulários online personalizados e adaptá-los conforme as necessidades específicas de cada entidade dentro do grupo, garantindo que todas as informações coletadas estejam facilmente acessíveis. 

A seguir, descubra o passo a passo de como duplicar o formulário no CRM PipeRun:

Passo a passo detalhado 

  1. Mova o cursor para o avatar da conta, situado no canto superior direito da interface. Selecione a opção “Holding”.
  2. Na nova janela que aparecer, escolha “Administrar contas”.
  3. Nas opções de administração das holdings apresentadas, localize e clique em “Replicar Configurações para a Subconta” na conta específica onde deseja que os formulários customizados sejam replicados.
  4. Dentro da seção “Formulários Customizados”, identifique o formulário que você planeja duplicar e clique nele.
  5. Um aviso surgirá indicando que o formulário ainda não está replicado na subconta desejada. Para proceder com a replicação, você deverá escolher os funis nos quais o formulário será exibido e também selecionar os campos que acompanharão o formulário. Após fazer essas escolhas, clique em “Criar Novo Formulário”.
  6. Uma mensagem de confirmação será exibida na tela, pedindo que você confirme a replicação das configurações do formulário para a subconta escolhida. Clique em “Confirmar”.
  7. Uma notificação aparecerá no canto superior direito da tela informando que a replicação foi realizada com sucesso. Além disso, o formulário replicado agora exibirá uma nova opção, “Atualizar Formulário”, que pode ser utilizada caso o formulário original na conta principal tenha sofrido atualizações que precisam ser refletidas na subconta.

Seguindo esse direcional, você conseguirá replicar formulários personalizados entre diferentes contas dentro de uma organização holding, levando consistência e eficiência para todo o processo.

formularios de cadastro

Quais os benefícios de criar formulários dentro do CRM?

Na gestão de relacionamento com o cliente, a utilização de formulários pode significar uma melhoria imensa na organização e eficiência dos processos. 

A seguir, vamos te explicar em detalhes os principais benefícios de integrar formulários dentro de um sistema de CRM, reforçando cada vantagem.

Continue a leitura abaixo!

Centralização de informações

Utilizar um sistema de CRM para centralizar formulários em um único ambiente é uma estratégia inteligente para facilitar a navegação e o acesso a dados importantes. 

Quando formulários que têm finalidades semelhantes são agrupados, fica muito mais prático localizar e compartilhar as informações necessárias. 

Portanto, o uso dessa ferramenta otimiza o tempo dos usuários, melhora a gestão de dados dentro da organização e ainda contribui para uma visão mais clara e organizada das atividades e interações com os clientes.

Armazenamento seguro de informações

Armazenar as informações de forma segura é essencial para empresas que precisam acessar históricos de interação e dados de clientes e garantir que as informações estejam disponíveis e protegidas contra perdas ou acessos não autorizados.

Nesse caso, os sistemas de CRM modernos oferecem configurações de segurança avançadas e opções de armazenamento em nuvem, que permitem a conservação segura e eficiente de um volume praticamente ilimitado de formulários. 

Facilidade de uso

Formulários integrados em sistemas de CRM são, sem sombra de dúvidas, muito mais fáceis de utilizar e editar. 

Os usuários ainda podem personalizar formulários de maneira intuitiva, ajustando campos, modificando a ordem das perguntas e definindo quais campos são obrigatórios, conforme as necessidades do negócio. 

Essa flexibilidade facilita a adaptação dos formulários para atender aos requisitos específicos de diferentes departamentos ou campanhas, resultando na eficácia das estratégias de coleta de dados.

Integração com funil de pré-vendas e vendas

A integração de formulários dentro de sistemas de CRM ainda pode transformar o processo de gerenciamento de leads e clientes potenciais. 

Afinal, ao capturar dados diretamente nos formulários e alimentá-los no funil de pré-vendas e vendas, o sistema permite que as equipes de vendas e marketing trabalhem com informações atualizadas e relevantes. 

Isso possibilita um acompanhamento mais eficaz de cada lead, desde o primeiro contato até a conclusão da venda. 

Além disso, as equipes também podem analisar as respostas dos formulários para personalizar comunicações e ofertas e, assim, aumentar as chances de conversão. 

FUNIL PRONTO COM ETAPAS, AÇÕES, ESTRATÉGIAS, INTEGRAÇÕES E MUITO MAIS

Funil de pré-vendas pronto para baixar. Qualifique leads de maneira assertiva.

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Integração com todos os funis da máquina

Além de influenciar positivamente os funis de vendas e pré-vendas, a integração de formulários com sistemas de CRM beneficia todos os aspectos operacionais da organização. 

Como já comentamos, esse tipo de integração garante que informações valiosas coletadas nos formulários sejam compartilhadas de forma eficiente com todos os departamentos, como suporte ao cliente, gerenciamento de projetos e operações de back-office. 

E, com acesso facilitado a dados consistentes e atualizados, cada setor pode otimizar suas atividades e colaborar de maneira mais ampla. 

Por exemplo, o departamento de suporte pode usar informações do formulário para resolver problemas de clientes mais rapidamente, enquanto a equipe de operações pode ajustar processos internos com base nas tendências identificadas através dos dados coletados. 

Crie formulários online customizados com a PipeRun

Quando se trata de coletar informações valiosas dos clientes, nada é mais eficaz do que formulários online customizados. 

Com a PipeRun, você consegue criar formulários totalmente adaptados às necessidades do seu negócio, desde pesquisas de satisfação até formulários de contato e muito mais. 

A flexibilidade e a personalização oferecidas garantem que você e sua equipe capturem dados relevantes de maneira eficiente e conveniente. 

Além disso, ao integrar esses formulários ao CRM da PipeRun, todas as informações coletadas são automaticamente sincronizadas, facilitando a análise e a tomada de decisões.

Portanto, se você está buscando mais personalização nos seus processos e melhores resultados, não perca tempo e aproveite ao máximo os recursos de formulários online customizados com a PipeRun. 

Lembrando que nossos formulários são sempre 100% customizados, ilimitados e podem ser adaptados para qualquer uso que você precisar. 

E ainda esqueça de que também oferecemos integração JSON via Formulário WordPress, Contact Form 7 e Elementor, além da possibilidade de criar formulários no Google Forms e integrá-los ao nosso CRM.  

Conclusão

Ao longo desse artigo, discutimos a importância dos formulários online customizados na gestão eficiente das informações do cliente, destacando benefícios como centralização, armazenamento seguro, facilidade de uso e integração com funis de pré-vendas e vendas. 

Depois de todas essas informações, fica evidente que os formulários online customizados são ferramentas poderosas para impulsionar o sucesso de qualquer negócio, não é mesmo?

Por isso, se você deseja otimizar sua estratégia de coleta de dados e melhorar a eficiência das suas operações, considere a implementação de formulários online em sua estratégia.

Eles com certeza vão te proporcionar uma maneira mais eficaz de capturar e gerenciar informações importantes dos clientes. 

E, para dar o próximo passo rumo ao sucesso, entre em contato com um de nossos consultores e descubra como os formulários customizados da PipeRun podem transformar a maneira como você interage com seus clientes. 

Se quiser conferir mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog.

Toda semana, compartilhamos novas dicas e insights para maximizar o potencial do seu negócio.

Nosso objetivo é te ajudar a alcançar resultados ainda melhores.

Até a próxima leitura! 

#RunPipeRun

FAQ – Perguntas Frequentes

Como criar um formulário gratuito?

Para criar um formulário gratuito, você pode usar plataformas online como o Google Forms ou o Typeform. Basta acessar o site da plataforma escolhida, fazer login (ou criar uma conta, caso não tenha), e seguir as instruções para criar seu formulário. Essas ferramentas oferecem uma variedade de modelos e opções de personalização para atender às suas necessidades, porém, são limitadas e nem um pouco recomendadas para gestão de dados de leads e clientes.

Como se faz um formulário?

Para fazer um formulário, você precisa definir os campos que deseja incluir, como nome, e-mail, telefone, etc. Em seguida, escolha uma plataforma de criação de formulários, como o CRM PipeRun. Acesse a plataforma, crie um novo formulário e adicione os campos desejados. Personalize o design e as configurações conforme necessário e, por fim, compartilhe o formulário com seus clientes ou público-alvo por meio de diferentes canais.

Como criar um formulário preenchível?

Para criar um formulário preenchível, você pode usar ferramentas como o Adobe Acrobat ou o Microsoft Word. No Adobe Acrobat, abra o arquivo PDF que deseja tornar preenchível e selecione a opção “Formulários”. Em seguida, clique em “Criar” para adicionar campos de formulário, como caixas de texto e botões de opção. No Microsoft Word, insira caixas de texto e caixas de seleção para criar campos preenchiveis. Depois de adicionar os campos desejados, salve o documento e estará pronto para ser preenchido eletronicamente.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!