inside sales Voip CRM

3 min de leituraComo a integração do Voip com CRM influencia o modelo Inside Sales

É estratégico ter Voip integrado ao seu CRM no modelo inside sales, sabia? Isso porque comunicação eficiente com informação qualificada é uma demanda importante das vendas internas, visto que sua aplicação melhora o fluxo do funil de vendas e tem impacto positivo na experiência do cliente.

Nesse contexto, sistemas como o CRM PipeRun apresentam um excelente desempenho quando conectados com o Voip, e os benefícios podem ser observados na redução de custos, no aumento da produtividade e da agilidade do negócio. Mas você sabe qual o principal efeito da troca de dados entre as duas plataformas?

A integração possibilita uma série de análises importantes para equipes de venda, marketing e suporte, melhorando a gestão de vendas e o relacionamento com o cliente. Para compreender tudo isso, é preciso saber como a conexão das duas plataformas influencia o modelo Inside Sales.

Afinal, como a integração do Voip com CRM influencia o Inside Sales?

O uso de ferramentas para reduzir custos comerciais e a ampliação das conexões do CRM funciona como uma base estruturada na aplicação do Inside Sales, potencializando o resultado dos métodos de venda utilizados. E o Voip é uma delas.

Em vez de digitar manualmente informações sobre os contatos — como horário da chamada ou número de telefone, por exemplo —, as integrações automatizam essas tarefas em tempo real. Assim, reduz-se os erros de digitação, que podem gerar inconsistências de dados. Também amplia-se o controle sobre as informações. O registro é apenas para o que é útil no conhecimento dos hábito de compra do cliente.

É importante salientar que muitos desses dados seriam deixados de lado se precisassem de ser inseridos manualmente — como a informação de que o cliente preferiu ligar de um telefone fixo ou do celular, por exemplo.

5 vantagens de unir Voip com CRM

Agilidade

Com o Voip, o CRM armazena inúmeras informações sobre contatos — os melhores horários para chamadas são um aspecto a ser analisado, por exemplo. Já o sistema de telefonia, a partir desses dados, pode iniciar chamadas que só são transmitidas após serem completadas.

A busca manual pelo operador dessas informações consome muito tempo com uma operação que pode ser automatizada. Nesse sentido, a integração evita a repetição de ações improdutivas — como chamadas perdidas —, economizando tempo e aumentando a eficiência.

Esses aspectos têm uma enorme influência no entusiasmo da equipe, uma vez que o resultado do trabalho aparece mais facilmente.

Retorno de dados

Como a integração permite o armazenamento de dados sobre as ligações no CRM e até gravações das ligações, o modelo gera uma base maior de informações úteis. No que se refere às gravações, elas podem ser acessadas com maior facilidade, sendo inclusive separadas por cliente.

Esses registros podem ser usados pelo próprio atendente ou pela gerência, que tem maior ação de monitoramento e informação de valor até para programar conteúdo de treinamentos de reciclagem.

Experiência do cliente

As ações do sistema de telefonia, quando este é integrado ao CRM, assumem diretrizes com base em dados de relacionamento. Isso melhora a experiência do cliente de forma considerável, uma vez que essas informações correspondem exatamente aos seus hábitos.

Os contatos gravados também permitem ao atendente acessar, com mais facilidade, as informações que facilitam um atendimento personalizado, aumentando as chances de fechamento de negócios.

Redução de custos do Inside Sales

O ganho de produtividade de uma equipe comercial implica na redução de custos nos seguintes aspectos:

  • no impacto dos salários e dos gastos indiretos fixos com a equipe, que passam a render mais ao executar menos tarefas operacionais, perdendo menos tempo com consultas simples;
  • no aumento da receita, gerado pelo maior tempo dedicado ao atendimento.

Fluxo do Funil de Vendas

A agilidade também impacta diretamente nas etapas do funil de vendas, garantindo um fluxo mais harmônico e ágil.

Além disso, a variação da quantidade de ligações recusadas, por exemplo, pode indicar diminuição do interesse do cliente, permitindo selecionar leads com maior possibilidade de negócios e melhorando a previsibilidade de vendas.

Para concluir, esse exemplo relativo ao Funil de Vendas aplicado a Inside Sales representa a ponta de um iceberg. No CRM PipeRun, por exemplo, o cruzamento de dados evolui constantemente, e o acesso a novos dados (como os que apresentamos) gera inúmeras possibilidades.

Gostou deste post e quer continuar por dentro de novas alternativas para aumentar sua produtividade, lucratividade e vendas? Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas diretamente no seu e-mail!

Equipe de Redação
conteudo@odig.net