engajamento no crm de vendas

3 min de leituraVencendo a falta de engajamento dos vendedores no CRM de vendas

O CRM de vendas é uma das soluções que mais contribui para os resultados de um negócio. Porém, nem sempre os vendedores têm facilidade para se adaptar à implementação desse tipo de ferramenta. Isso ocorre principalmente devido a razões comportamentais, como a falta de engajamento com o processo de vendas da empresa.

Você tem membros assim no seu time? Então veja aqui como incentivá-los a aceitar essa mudança de processo e como escolher o CRM mais adequado para a sua equipe de vendas:

Como incentivar o engajamento dos vendedores no CRM?

Se a sua equipe comercial apresenta resistência ao uso do CRM, a melhor maneira de resolver esse problema é motivando-a e oferecendo treinamento para demonstrar exatamente como a ferramenta funciona.

Persuadir a equipe de vendedores sobre o uso do CRM

Muitos vendedores podem achar que usar um CRM de vendas é uma perda de tempo, ou que atualizar o sistema prejudica a produtividade. Por isso, é fundamental que os gestores demonstrem o valor que uma mudança trará não só para a empresa e para os clientes, mas também para o próprio trabalho dos vendedores.

Mostre como as ações dos colaboradores se encaixam nos processos da companhia. Deixe claro quais são os objetivos de negócio da organização e como o trabalho bem feito desses profissionais é essencial para que todo o time consiga alcançá-los. Afinal, um vendedor entusiasmado com o trabalho é mais feliz e vende mais.

Treinar o uso da ferramenta

Em seguida, é necessário oferecer treinamento sobre o uso e os benefícios da ferramenta.

Mostre, primeiramente, que no início é normal levar mais tempo que o esperado em algumas tarefas, mas com o costume o CRM ajudará a otimizar o tempo. Em seguida, apresente outras vantagens como:

  • acesso a informações detalhadas e recomendações que facilitarão as negociações com clientes;
  • análise do funil de vendas;
  • histórico de interações indicará quais ações funcionam melhor e quais não são tão eficazes;
  • maior capacidade de improvisação no momento da venda, já que terá mais informações sobre o cliente;
  • simplificação de tarefas repetitivas.

Vale lembrar que o time comercial deve atualizar o sistema constantemente para tirar o maior proveito possível dessas vantagens.

Como escolher o CRM de vendas correto?

É preciso ter em mente que, para garantir a boa aceitação da ferramenta entre os funcionários, é importante que ela seja simples e intuitiva.

Pense em um programa de CRM no qual, ao digitar o CNPJ de um novo cliente, os campos sobre a empresa já são preenchidos automaticamente. Esse é o tipo de experiência positiva que ajuda a cativar a equipe, pois demonstra claramente como é possível economizar tempo.

Portanto, se você deseja alavancar as vendas da sua empresa, crie engajamento entre os vendedores para o uso do CRM e escolha um sistema que seja fácil e agradável de usar. Além disso, avalie se o seu fornecedor oferece um bom suporte, já que assim os colaboradores aproveitarão as melhores funcionalidades da ferramenta.

Gostou de saber mais sobre o CRM de vendas e quer continuar se mantendo informado sobre o assunto? Então aproveite para entender de vez como um CRM de vendas pode ajudar na aplicação do SPIN selling nas vendas outbound!

Flavio Barboni
flavio@pipe.run
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.