20 benefícios de ter um sistema de vendas na sua empresa

sistema de vendas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Um sistema de vendas é uma plataforma ou software usado por empresas para gerenciar e otimizar suas atividades de vendas, desde o acompanhamento de leads até o fechamento de negócios;

É útil para organizar e automatizar todo o processo comercial, mas também ajuda a melhorar a eficiência organizacional, aumentar a produtividade da equipe e impulsionar o crescimento da empresa;

Se você ainda não tem um sistema de vendas, saiba que o CRM PipeRun possui recursos que facilitam a gestão de leads, a automação de vendas e análises avançadas, sendo a escolha certa para quem busca escalar as vendas.

Decidir implementar um sistema de vendas em uma empresa não é uma escolha tão simples quanto parece. 

Afinal, esse passo pode mudar totalmente a forma como o negócio opera e, com isso, impactar também na eficiência e no sucesso das vendas. 

Ao contrário do que a grande maioria das pessoas imagina, um bom sistema de vendas não só ajuda a organizar o processo de vendas, mas também traz uma série de outras vantagens, desde a melhoria do atendimento ao cliente até um aumento na receita.

Inclusive, esses sistemas possuem funcionalidades que podem se adaptar às necessidades de cada empresa, independentemente do tipo de operação.

Por exemplo, eles podem facilitar o acompanhamento de clientes em potencial e ainda ajudar na gestão de estoques. 

E, com a flexibilidade de escolher recursos que se alinham aos objetivos do seu negócio, fica muito mais fácil maximizar os resultados e alcançar a máxima eficiência.

Se você está pensando em adotar um sistema de vendas para a sua empresa, mas ainda não tem certeza dos benefícios que ele pode trazer, então esse artigo é para você. 

Ao longo dessa leitura, vamos te apresentar todas as vantagens de ter um sistema de vendas e te mostrar como essa ferramenta pode contribuir com o crescimento do seu negócio. 

Interessado(a) em saber mais?

Continue a seguir!

PASSO A PASSO PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM VENDAS

Veja como sair da planilha

fazer gestão de vendas através de um CRM

Você receberá por email o material. Confira a caixa de Spam também.

O que é um sistema de vendas? 

Um sistema de vendas é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que esteja buscando eficiência e organização em seu processo de vendas. 

Em sua essência, esse tipo de sistema é projetado para simplificar e otimizar todas as etapas do processo de vendas, desde o primeiro contato com um cliente em potencial até o fechamento da venda e o acompanhamento pós-venda.

Além disso, permite que as empresas gerenciem melhor suas interações com clientes, acompanhando de perto leads e oportunidades de negócio.

Ao invés de depender de métodos manuais ou de várias tecnologias desconexas, um sistema de vendas centraliza as informações.

Ou seja, significa que os dados dos clientes, as interações anteriores, o status das negociações e até mesmo o desempenho das vendas podem ser acessados facilmente, economizando tempo e ajudando o time comercial a tomar decisões baseadas em dados.

Vale destacar que ele não se limita apenas ao gerenciamento de relacionamentos, mas engloba também análise de vendas, automação de tarefas e integração com outros sistemas da empresa. 

Essa abordagem mais abrangente é, justamente, o que faz um sistema de vendas ser uma ferramenta tão poderosa e indispensável atualmente.

sistema de vendas

20 vantagens de ter um sistema de vendas na sua empresa 

Agora que você já sabe o que é um sistema de vendas, que tal descobrir suas vantagens na prática?

Se você está pensando em implementar esse tipo de sistema ou até mesmo em mudar o que você já tem, continue com a gente e descubra todos os benefícios que você pode colher com essa implementação.

Vamos lá?

1. Centralização de informações

A centralização de informações em um sistema de vendas garante que todos os dados mais importantes da empresa estejam reunidos em um único local, ou seja, dados de telefonia, interações de marketing, informações de vendas e outros dados operacionais são integrados e armazenados dentro do próprio CRM.

Além de facilitar o acesso a informações importantes, essa ferramenta pode aumentar a eficiência operacional, eliminar o trabalho de busca de dados em múltiplas fontes e tornar as decisões mais rápidas e fundamentadas.

2. Integrações entre sistemas

Você sabia que o sistema de vendas também pode ser integrado com outros sistemas da companhia, como ferramentas de marketing, ERP e telefonia?

Esse tipo de integração traz muitas vantagens para as empresas, mas a primeira delas é a possibilidade de acessar um conjunto de informações em um só lugar.

Nesse processo, fica fácil encontrar dados e ter uma visão completa sobre os clientes e oportunidades.

Além disso, a partir dessa integração, as equipes de vendas conseguem trabalhar com informações exatas, resultando em um aumento nas vendas e maior satisfação do cliente.

Portanto, podemos dizer que a integração entre sistemas também torna o dia a dia do time mais eficiente.

3. Automação de tarefas repetitivas

Automatizar tarefas repetitivas é outro grande benefício de um sistema de vendas eficiente.

Como você já sabe, essa ferramenta pode assumir diversas atividades manuais, como geração de modelos de propostas, envio de e-mails, follow-ups, agendamento de reuniões, etc.

Dessa forma, a automação libera o time comercial para concentrar seus esforços em tarefas mais estratégicas e personalizadas — aquelas que vão, de fato, fazer a roda girar.

Ah, e o sistema de vendas ainda ajuda no acompanhamento eficaz de leads e clientes, pois registra automaticamente as interações, facilitando o rastreamento e análise de dados.

4. Redução de erros e retrabalhos

A redução de erros e retrabalhos em um sistema de vendas é um resultado direto da automação e padronização dos processos. 

Ao implementar esse sistema, você garante uma entrada de dados mais precisa e consistente. 

Nesse sentido, erros comuns, como duplicidade ou inconsistência nas informações, são minimizados porque o sistema de vendas realiza verificações e correções automáticas. 

Além do mais, a atualização constante das informações garante que todos na equipe tenham acesso aos mesmos dados, promovendo assim um alinhamento e evitando mal-entendidos ou informações desencontradas. 

Lembrando que a automação de processos rotineiros também libera a equipe de vendas para se concentrar em atividades mais estratégicas, contribuindo de forma direta para um melhor resultado.

5. Visualização do processo de vendas

Um sistema de vendas eficaz oferece uma visualização clara de todo o processo de vendas, mapeando e monitorando cada fase de forma organizada. 

Essa funcionalidade faz toda a diferença para o negócio, pois inclui dashboards e gráficos que detalham as etapas da jornada de vendas, desde a geração de leads até o fechamento de negócios. 

Com essa visão, a equipe de vendas passa a acompanhar em tempo real a posição de cada cliente potencial no funil de vendas.

Por fim, a capacidade de identificar rapidamente gargalos ou etapas que precisam de mais atenção é outra grande vantagem desse sistema.

Especialmente para os gestores, traz uma visão abrangente do desempenho das vendas, essencial para tomar decisões informadas, baseadas em dados e históricos de vendas. 

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

6. Previsibilidade de receita

Você sabia que um sistema de vendas pode ajudar na previsibilidade de receita?

É isso mesmo! Esse sistema possui recursos que auxiliam as empresas em análises e projeções de vendas futuras, usando como base dados históricos e tendências atuais. 

Esse processo, por sua vez, tem um impacto positivo no planejamento estratégico e na tomada de decisões financeiras. 

Sem falar que a previsibilidade ainda permite que você se prepare melhor para flutuações do mercado, otimize seu orçamento e planeje investimentos futuros de maneira mais assertiva.

7. Identificação de oportunidades

Ao analisar interações com clientes, comportamentos de compra e tendências de mercado, um sistema de vendas consegue identificar novas oportunidades de negócio.

Explicando de maneira mais detalhada: a partir do monitoramento dos dados de vendas e engajamento dos clientes, o sistema identifica padrões e sugere oportunidades potenciais, como a necessidade de produtos ou serviços adicionais. 

Assim, a análise de dados te permite reconhecer demandas não atendidas e ajustar estratégias de vendas para explorar ainda mais essas áreas. 

Essa identificação proativa contribui para o crescimento do negócio a longo prazo, ao mesmo tempo que aprimora a capacidade de atender às necessidades do mercado de maneira mais completa.

8. Acompanhar a jornada do cliente

Um sistema de vendas eficiente ainda pode melhorar o acompanhamento da jornada do cliente

Afinal, ele registra e analisa todas as interações com o cliente, desde o primeiro contato até a conclusão da venda e o atendimento pós-venda. 

Ou seja, esse tipo de ferramenta consegue identificar as etapas em que os clientes estão mais engajados ou enfrentam dificuldades, abrindo espaço para o planejamento de interações mais personalizadas.

Além disso, o sistema tem a capacidade de compilar dados de diversas fontes, como redes sociais, e-mails e histórico de compras. 

Esse recurso costuma ser bastante útil para qualquer negócio, já que permite entender melhor as preferências dos clientes para, então, criar uma comunicação mais direcionada.

Se você já acompanha nosso blog, sabe que a personalização da comunicação com base no comportamento e no histórico do cliente pode não só aumentar a eficácia das vendas, mas também elevar a satisfação do cliente.

Precisamos mencionar que um sistema é capaz de identificar tendências e padrões no comportamento dos clientes. 

Ter esse nível de informação é valioso para aperfeiçoar produtos, serviços e estratégias de marketing. 

O resultado, você já deve imaginar: uma experiência mais coesa para o cliente e, como consequência, mais vendas para a sua empresa.

9. Construção de diversos funis

Conforme o modelo da máquina de vendas, um sistema de vendas facilita a construção de diversos funis, cada um adaptado a diferentes estratégias e segmentos de mercado.

No topo do funil, o sistema ajuda a gerar leads, a partir de estratégias de marketing e captação de informações relevantes. 

Na etapa de meio do funil, ele auxilia na qualificação desses leads, aplicando critérios para identificar os mais promissores. 

Já na parte inferior do funil, o sistema otimiza o processo de conversão, oferecendo aos vendedores as informações necessárias para abordar cada cliente de maneira personalizada.

O sistema de vendas ainda permite a criação de funis específicas para pós-venda, com o objetivo de melhorar a fidelização e identificar oportunidades para vendas adicionais ou renovações. 

10. Relatórios de desempenho

Essenciais para que as empresas visualizem seu progresso e áreas de melhoria, os relatórios do sistema de vendas contribuem com insights sobre diversas métricas relevantes.

Dentre elas, podemos destacar: taxas de conversão, desempenho das vendas por produto, equipe ou período, e eficácia das estratégias de marketing. 

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil tomar decisões baseadas em dados, ajustar suas estratégias e identificar com mais rapidez problemas e oportunidades.

Vale relembrar que a possibilidade de gerar relatórios personalizados também permite que você e seu time se concentrem nos indicadores mais relevantes para o negócio.

EBOOK GRÁTIS

Guia para estruturar área de Customer Success Data Driven e de Alta Performance

O material irá para o seu e-mail. Veja a caixa de entrada e também a de spam.

11. Aumento da satisfação do cliente

Já imaginou que um sistema de vendas poderia aumentar a satisfação do seu cliente

Pois é! Isso acontece porque essa ferramenta ajuda a entender melhor o que os clientes precisam e querem, a partir da análise de informações detalhadas sobre interações anteriores. 

Dessa maneira, as chances do seu time oferecer soluções que realmente atendam às expectativas dos clientes são muito maiores.

Esse sistema também agiliza o processo de esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas, impactando diretamente na experiência do cliente. 

Fora isso, a automação de processos como acompanhamento de pedidos e comunicação personalizada garante que os clientes recebam informações sempre precisas e atualizadas. 

Essa prática pode aumentar a confiança e a lealdade dos clientes, já que percebem que suas necessidades estão sendo atendidas de forma consistente.

12. Segmentação de clientes

A eficiência da segmentação de clientes em sistemas de vendas transforma a forma como as empresas abordam seu público. 

Organizando os dados dos clientes, fica mais evidente quais características e padrões eles compartilham, permitindo a criação de grupos específicos baseados em critérios variados, como hábitos de compra, histórico de interações, gostos pessoais, localização e informações demográficas.

Esta estratégia permite que as equipes de vendas e marketing desenvolvam abordagens e mensagens mais direcionadas a cada segmento. 

Com isso, as campanhas se tornam mais efetivas, gerando respostas mais rápidas e um maior envolvimento por parte dos clientes. 

A segmentação baseada em dados também direciona melhor os recursos para grupos de clientes mais lucrativos ou com maior potencial, para maximizar o retorno. 

13. Redução do lead time/ciclo de vendas

Um sistema de vendas otimiza a eficiência da equipe de vendas por meio de uma gestão mais ágil e direcionada.

Como já mencionamos aqui, esse sistema automatiza vários processos, como a qualificação de leads e o agendamento de acompanhamentos, permitindo que a equipe responda mais rapidamente às necessidades dos clientes. 

A ferramenta também fornece acesso imediato a informações relevantes sobre o cliente, como histórico de compras e interações anteriores, que são essenciais para personalizar a abordagem de vendas e, assim, acelerar a tomada de decisões.

Isso significa que, com o uso de um sistema de vendas, a necessidade de entrada manual de dados é reduzida consideravelmente, diminuindo a possibilidade de erros e atrasos. 

Assim, ao centralizar a comunicação com o cliente e as informações relacionadas, você garante um processo de vendas muito mais coeso e eficiente. 

Ele também fornece insights valiosos sobre o comportamento dos clientes, permitindo que a equipe antecipe suas necessidades e responda de forma proativa. 

Dessa forma, sua empresa pode encurtar o ciclo de vendas, sem perder qualidade e eficácia do processo.

14. Gestão eficaz de leads

Para empresas que querem melhorar a gestão de leads, ter um sistema de vendas é essencial. 

Isso porque, esse tipo de sistema aloca as informações de um jeito organizado, permitindo que sejam capturados detalhes sobre os leads e classificados segundo critérios bem definidos, como o seu comportamento e interesse.

Essa classificação automática ajuda a equipe de vendas a focar nos leads mais promissores, o que pode aumentar a chance de eles se tornarem clientes. 

O sistema também automatiza a comunicação com os leads, mantendo o interesse deles e tornando as vendas mais eficazes.

Além disso, ao analisar como as estratégias de atração e retenção de leads estão funcionando, o sistema fornece informações importantes que ajudam a equipe a fazer ajustes e melhorar suas táticas.

15. Gestão de relacionamento pós-venda

Sistemas de vendas também são muito úteis para gerenciar o relacionamento com clientes após a conclusão de vendas. 

Eles oferecem funcionalidades integradas que facilitam a organização de informações detalhadas sobre cada cliente e possibilitam um acompanhamento personalizado e contínuo. 

Por meio do registro de interações anteriores, os sistemas de vendas colaboram com insights sobre as preferências e o comportamento de compra dos clientes, ajudando na identificação de necessidades futuras e na criação de ofertas mais direcionadas. 

Além do mais, o envio automatizado de comunicações, como e-mails de agradecimento ou lembretes de serviços, contribui para manter o cliente engajado e satisfeito. 

Lembrando que a análise de dados coletados dessas interações também permite ajustar estratégias para melhor atender às expectativas dos clientes.

EBOOK GRÁTIS

GUIA DA GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO
ATENDIMENTO AO CLIENTE

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

16. Gestão do sucesso do cliente

A gestão do sucesso do cliente também ganha muito com um sistema que consegue prever e reagir rapidamente aos desafios que os clientes podem encontrar. 

Um exemplo claro é quando o sistema avisa a equipe se um cliente parece insatisfeito ou se há chance de oferecer mais ajuda ou produtos adicionais (upselling).

O primeiro passo é o sistema recolher e analisar dados das interações com os clientes, para ajudar a equipe de vendas a entender melhor o que os clientes precisam e esperam. 

Com essa informação, o sistema pode perceber padrões no comportamento e nas preferências dos clientes, tornando mais fácil para a equipe personalizar a comunicação e as ofertas para cada um deles.

17. Maior retenção de clientes

Um sistema de vendas pode aumentar a retenção de clientes de várias formas. 

Primeiro, ele ajuda a entender os padrões e preferências dos clientes, permitindo fazer ofertas que correspondam ao que eles esperam.

O sistema ainda acompanha a jornada do cliente de perto, garantindo que as respostas às suas necessidades sejam rápidas e adequadas a cada um. 

Fora isso,  ao analisar constantemente os dados dos clientes, a ferramenta consegue identificar tendências e oportunidades para melhorar produtos e serviços, o que pode levar a uma experiência mais satisfatória para o cliente.

Ser capaz de prever e resolver problemas rapidamente, assim como oferecer suporte proativo, também é crucial para manter os clientes. 

E isso inclui gerar informações úteis para criar programas de fidelidade e recompensas, incentivando os clientes a continuar interagindo com a marca.

18. Identificação de oportunidades para cross selling e up selling

Um sistema de vendas ajuda a identificar chances de vender mais produtos ou serviços aos clientes (cross selling e up selling) analisando com cuidado os dados dos clientes. 

Quando o sistema entende melhor os hábitos de compra dos clientes, suas preferências e histórico de interações, ele pode achar padrões e tendências que indicam quais produtos ou serviços adicionais ou mais caros podem ser oferecidos a eles.

Essa abordagem, que é feita sob medida para cada cliente, torna as estratégias de venda cruzada e adicional mais eficientes e enriquece a experiência do cliente, mostrando opções que são mais relevantes e interessantes para eles.

19. Personalização de abordagem ao cliente

Sistemas de vendas melhoram a abordagem ao cliente, pois oferecem análises detalhadas sobre suas preferências e históricos. 

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil criar ofertas e comunicações personalizadas para aumentar a relevância para cada cliente. 

Essa personalização melhora a eficácia da comunicação e fortalece o relacionamento, tornando cada interação ainda mais valiosa.

Além disso, os profissionais de vendas, equipados com essas informações em tempo real, podem adaptar suas abordagens durante interações ao vivo. 

Esse ajuste da comunicação às necessidades e interesses específicos dos clientes em tempo real melhora significativamente a satisfação do cliente e ainda reforça a lealdade à marca.

20. Melhoria na gestão do time comercial

Por fim, mas não menos importante, um sistema de vendas melhora a gestão do time comercial ao dar uma visão clara do desempenho de cada membro da equipe. 

Com acesso a dados completos sobre as vendas, os líderes podem verificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um e, a partir disso, planejar treinamentos mais específicos.

Essa visão geral também ajuda a usar os recursos de forma mais eficiente e a estabelecer metas que sejam realistas. 

Muitos não imaginam, mas a combinação de ter responsabilidades e objetivos claros com um feedback constante baseado em dados pode manter a equipe unida e focada. 

Qual o melhor sistema para vendas?

Se você está buscando por soluções para otimizar processos de vendas, saiba que é preciso escolher um sistema que ofereça eficiência, flexibilidade e integração. 

No cenário atual, onde a gestão de vendas precisa ser ágil e adaptável, um CRM robusto e bem equipado faz toda a diferença.

Nesse contexto, o CRM de Vendas da PipeRun se destaca como uma excelente escolha. 

Afinal, esse sistema de vendas engloba todos os benefícios e funcionalidades essenciais para uma gestão comercial completa. 

Inclusive, seu aplicativo móvel permite uma gestão em movimento, enquanto as extensões para Google Chrome, como o PipeRun Max, facilitam a integração com diversas outras ferramentas, enriquecendo o uso do CRM.

Se você quer saber como fazer uma gestão de vendas eficiente e integrada na prática, experimente hoje mesmo o CRM PipeRun. 

Pronto(a) para vender mais e melhor? Escolha a PipeRun como sua grande aliada! 

Conclusão

Ao longo desse artigo, destacamos a importância de um sistema de vendas robusto para as empresas. 

Afinal das contas, ele permite gerenciar o ciclo de vendas de forma eficiente e ainda capturar insights valiosos sobre os clientes para melhorar tomada de decisões e aumentar a eficácia geral do processo de vendas.

A cada etapa, desde a captação de leads até o fechamento de negócios, um sistema de vendas eficiente prova seu valor para manter uma operação organizada e ágil. 

E isso se traduz em benefícios tangíveis como maior produtividade, melhor gerenciamento do relacionamento com o cliente e, o mais importante, um aumento no retorno sobre o investimento.

Se você ainda não possui um sistema de vendas ou está analisando opções para escolher a melhor, use nosso artigo como guia para fazer a escolha certa para o seu negócio.

Agora, se você quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos e aprimorar suas estratégias de vendas, saiba que estamos sempre atualizando nosso blog com conteúdos como esse..

Para saber mais, continue nos acompanhando por aqui!

Boas vendas e até a próxima!

FAQ – Perguntas Frequentes

Qual o melhor sistema para vendas?

Não há uma resposta única, pois o melhor sistema para vendas depende das necessidades específicas da empresa. Como comentamos ao longo do conteúdo, o CRM de Vendas da PipeRun é um dos sistemas que mais se destacam, pois oferece um pacote completo de funcionalidades para quem precisa organizar o processo comercial e vender mais.

Quais são os tipos de sistemas de negócios?

Os tipos de sistemas de negócios podem incluir sistemas de processamento de transações, sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM), sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM), entre outros. Cada tipo de sistema atende a uma função específica dentro da organização.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!