sistema de vendas

6 min de leituraSistema de vendas: como escolher o certo para a sua empresa?

Escolher um sistema de vendas para as empresas não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso inicialmente entender qual realmente são as dores do seu negócio e tê-las mapeadas.

Depois, sabendo o que você precisa, é necessário ir atrás da solução para automatizar o processo de vendas que reduza os custos e aumente a produtividade de toda a equipe comercial.

Mas, como saber quais aspectos levar em conta na hora de escolher o sistema de vendas? O que priorizar? Como saber se isso realmente irá ajudar no seu dia a dia?

Essas são perguntas que, neste artigo, ajudamos você a responder. O intuito deste texto é ajudar você a entender o que é necessário para aprimorar o processo comercial. Então, só depois, partir para a tomada de decisão assertiva de um sistema para que você possa vender mais e melhor, ok?

Vamos lá?

Boa leitura!

Como escolher o melhor sistema de vendas para os seus negócios

Ok, você já sabe que precisa melhor alguns pontos do seu processo de vendas. Identificou onde você tem mais dificuldades e agora está atrás de uma solução que resolva essas questões. Porém, o problema, agora, é entender o que exatamente você precisa.

Por isso, para facilitar esta missão, selecionamos algumas questões que você deve levar em consideração para definir qual sistema de vendas sua empresa usará.

É possível ser usado por todo meu time de vendas?

Pode parecer óbvio. Mas é importante certificar-se de que o sistema de vendas que você está cotando permita que todo o seu time comercial possa usar.

Contratar uma ferramenta que tem número de usuário limitados trará dor de cabeça para a sua empresa. Afinal, ao invés de ajudar, irá atrapalhar todo o seu gerenciamento de vendas, além de descentralizar informações.

Além disso, o acesso remoto é bastante importante. A sua empresa pode ter representantes comerciais em outras cidades. Se você contratar um sistema de vendas instalado em um servidor local, isso impossibilitará o trabalho dos colaboradores fora de sua sede.

Posso ter meus clientes cadastrados dentro deste sistema?

Outro fator importante, especialmente para quem tem o costume de organizar-se através de planilhas, é o cadastro de clientes.

Se você está buscando aprimorar o seu processo comercial, escolha um sistema onde é possível ter, de forma centralizada e intuitiva, o cadastro dos clientes de sua empresa.

Assim, você evita ter dados duplicados, informações trocadas e consegue, por exemplo, atualizar um cadastro de forma mais rápida e prática.

Consultar email e telefone de quem compra o seu produto ou serviço não pode, assim, ser uma dor de cabeça. Com poucos cliques, ter os dados na tela do computador é o que você procura, certo?

Esse sistema de vendas me ajuda a prospectar clientes?

Mais do que otimizar o seu processo de vendas, procure ir além na hora de escolher um sistema para o seu time comercial.

Ajudar na prospecção é algo importante e que um bom software CRM pode realizar, por exemplo. Com ele é possível, sim, a captação de novos clientes. (Ok, mas, espera aí, o que é CRM mesmo?

Afinal, com informações presentes nele, é possível antecipar tendências e as necessidades dos potenciais clientes. Conhecendo bem o perfil, é possível, então, ajustar a estratégia de prospecção – você não vai mirar em quem não tem a ver com seu negócio, certo?

Consigo ter integrações com outras ferramentas que uso?

Sistemas de vendas como o CRM pode ter integrações com ERP (que auxiliam no controle financeiro das empresas).

Você usa ou pretender usar um software de marketing? Certifique-se, então, de que seja possível passar o lead captado direto para o seu CRM – também via integração, especialmente se for por API aberta.

Funil de vendas: posso criar mais de um?

O sistema que você está fazendo cotação permite a criação de múltiplos funis? Limitar você a um único funil de vendas é limitar seu poder de vendas e o crescimento de sua empresa.

É importante você ter, não só o funil de vendas e suas etapas (quantas você preferir), como também, por exemplo:

  • funil de marketing – faça a gestão dos leads, com ferramentas integradas como no item acima, ou com blog e integração via Facebook;
  • funil de pré-vendas – faça a gestão de inbound e outbound, qualificando os leads gerados, preparando-os para o funil de vendas;
  • funil de success – faça a gestão de entregas e projetos com histórico de propostas e contratos para auxiliar a missão.

Você sabe como montar o funil de vendas da sua empresa? Neste eBook grátis mostramos para você como é fácil!

Consigo enviar emails e propostas de forma ágil?

Muitas vezes a conversa com os potenciais clientes ocorre somente por email. Por isso, é importante ter o registro de toda a negociação, todas as trocas de mensagens, não é mesmo?

Por isso, opte por um sistema de vendas que tenha armazenado todo o histórico de conversa entre o vendedor e o prospect. Assim, a sua equipe comercial evita repetir alguma ação já feita com esse lead. Mais do que isso, consegue agir de forma mais assertiva, mostrando que a sua empresa está atenta a ele.

Se eu esquecer de alguma atividade, esse sistema irá me avisar?

Se você está buscando uma solução para a sua empresa por ter muitas oportunidades de negócios e não saber lidar com ela, este é um ponto importante.

Vendedores ainda são seres humanos e, por conta disso, é perfeitamente normal que um ou outro negócio acabe sendo deixada de lado.

Por isso, um CRM que avise sobre a estagnação de oportunidades é essencial para que nenhuma venda seja perdida, ou nenhum lead esfrie. Assim, você não perde nenhuma venda por falta de ação.

É possível analisar o desempenho de minha equipe comercial?

Emails, ligações, propostas, oportunidades (ganhas e perdidas)… tudo isso organizado em relatórios, por vendedor ou por ação, é algo que você busca para a sua empresa?

Pois um bom sistema de vendas como um CRM permite relatórios completos para analisar o desempenho de todo o time comercial. Assim, você identifica gargalos e consegue aprimorar o seu processo de vendas de forma muito mais rápida.

Preciso pagar muito por este sistema de vendas?

Tendo os itens importantes para o processo de gerenciamento de vendas, fica mais fácil saber se você vai pagar caro ou não pelo sistema que você busca.

Se o software que você orçou limita você em alguns destes itens, pode ser que, mesmo pagando mais barato, você tenha o seu crescimento podado pela ferramenta.

Se você encontrou tudo o que queria, é preciso levar em conta algumas questões. Quer dois exemplos? Suporte (em português é fundamental) e a moeda com a qual a mensalidade será paga. Para empresas brasileiras, faz muito mais sentido pagar Reais. Afinal, você não ficará sujeito à flutuação do câmbio, não é mesmo?

E aí, como podemos te ajudar?

Aproveite e leia o artigo no blog de vendas do PipeRun sobre o que é playbook de vendas e como você pode fazer um para a sua empresa.

Caso tenha alguma dúvida sobre o processo comercial do seu negócio, fale com um consultor hoje mesmo.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

PipeRun CRM de Vendas

Curtiu? No PipeRun você coloca tudo isso em prática.

Use o CRM PipeRun e acelere as vendas da sua empresa.

Equipe de Redação
conteudo@odig.net