Veja porque a gestão da equipe de vendas vai além do pagamento de comissões

gestão da equipe de vendas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Um gestor competente sabe que, além do pagamento de comissões, é fundamental estabelecer métricas para melhorar a gestão da equipe de vendas. Ao buscar estratégias para mensurar o desempenho do time, fica fácil analisar se a empresa vai bem ou não.

Os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho, em português) podem auxiliar na avaliação das etapas de um processo. Mais do que isso, se um bom CRM e um SDR for integrado nesse procedimento, é possível transferir leads qualificados para os vendedores, tornando as vendas cada vez mais certeiras.

Ficou interessado? Confira abaixo quais métricas podem medir e ajudar na melhoria de desempenho da sua equipe!

Taxa de conversão na gestão da equipe de vendas

Esse indicador mede quais negociações são convertidas em vendas. Ao optar pelo uso de um CRM que ajuda na gestão com foco no público-alvo, é perfeitamente possível ter essas informações e melhorar a competência de negociação dos vendedores.

O software pode acompanhar, em tempo real, o que acontece no seu negócio. Com isso, torna-se mais simples estabelecer soluções para aperfeiçoar a conversão de leads.

Ticket médio

O ticket médio mostra o que o cliente gasta com o seu produto/serviço. Com o uso do CRM, pode-se gerenciar as etapas de compras com mais destreza. A total exibição de dados armazenados contribui com a criação de planos estratégicos e com a análise e prospecção de clientes.

Calcular o ticket médio é bem simples: basta dividir o faturamento em X meses pelo número de clientes.

A intenção de usar esse KPI é encontrar novos meios de aumentar o consumo médio do cliente e, assim, obter mais lucro. O gestor pode buscar soluções para atender os motivos e anseios dos clientes para conhecê-los melhor.

Churn rate

O churn rate é um indicador muito importante, pois está ligado ao pós-venda. Ele exibe quantos clientes cancelaram a compra, calculando a queda na receita mensal.

É imprescindível que os dados do cliente estejam completos para que fique mais fácil encontrar quais as causas que o levou a desistir do seu produto ou serviço. Em posse dessas informações, torna-se possível analisar cada caso para que essas falhas não aconteçam novamente.

Índice de recomendações de clientes

Outro indicador essencial para o sucesso das vendas, o índice de recomendações representa o número de clientes que aparecem por meio de indicações. Isso significa que os clientes atuais estão satisfeitos e recomendam os produtos a outros.

Medir o índice de recomendação também é simples: basta perguntar ao novo cliente como e quando ele resolveu procurar pela empresa, e manter um registro detalhado

Essa métrica é importantíssima, pois mostra como está o pós-venda — causador da fidelização da clientela — e indica se é necessário fazer melhorias, como dar assistência ao uso dos produtos ou criar ofertas de compras.

Satisfação dos vendedores

Para mensurar a satisfação dos vendedores, você deve contar com um CRM. Dessa forma, é possível descobrir se eles se encontram entusiasmados, produtivos ou bem treinados.

Se o seu objetivo é melhorar o comprometimento dos vendedores, é bom fazer o uso da gamificação. Assim, você pode aprofundar o conhecimento da funcionalidade do produto ou serviço, melhorar a produtividade operacional e facilitar a aprendizagem de novos procedimentos, entre outros.

Como você viu, a gestão da equipe de vendas envolve o comprometimento dos gestores para obter sucesso nos negócios e, consequentemente, permanecer no mercado. Nesse contexto, contar com um CRM para auxiliar na mensuração dos indicadores é essencial.

Entendeu por que a gestão da equipe de vendas é tão importante para seu negócio? Restou alguma dúvida sobre o assunto ou tem uma experiência para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!