Destaques:
KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office There are secure browsing options like Tor Browser, which enhances your privacy and security online.

Plano anual ou mensal: qual é o melhor para seus clientes?

plano anual e plano mensal
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Plano anual é um tipo de assinatura ou contrato que tem a duração de um ano. O pagamento pode ser feito de uma vez ou dividido ao longo dos meses, e normalmente oferece um custo-benefício melhor comparado aos outros;

Plano mensal é uma assinatura ou contrato com renovação mensal. Oferece flexibilidade para mudar ou cancelar com mais frequência, mas pode ter um custo mensal maior;

Você sabia? O CRM de Vendas da PipeRun é uma ferramenta completa que suporta a venda de planos anuais e mensais, além de gerenciar o relacionamento com o cliente após a venda.

A escolha entre oferecer plano anual ou mensal é um ponto importante para qualquer negócio que trabalha com recorrência.

Afinal, essa decisão tem um impacto direto tanto na receita da empresa quanto na satisfação do cliente. 

Os planos anuais podem proporcionar uma receita mais previsível e um compromisso de longo prazo por parte dos clientes, enquanto os planos mensais trazem maior flexibilidade e são mais fáceis para os clientes se comprometerem inicialmente. 

Se você está em dúvida sobre qual tipo adotar na sua empresa, vamos explorar os benefícios e desafios de cada um. 

Nosso objetivo é compartilhar uma visão clara e objetiva para te ajudar a entender qual opção pode ser mais vantajosa para o seu modelo de negócio.

Vamos conferir?

MODELO DE PLAYBOOK DE VENDAS PARA BAIXAR

Quer um modelo de Playbook de Vendas 

para adaptar para a sua equipe?

Organize o processo de vendas e o conhcimento da sua equipe. Acele vendas, treinamento e as boas práticas com o playbook de vendas pronto e editável.

Você receberá um email com material. Confira a caixa de entrada e Spam.

O que é plano anual?

Um plano anual é uma modalidade de serviço ou assinatura em que o cliente se compromete com o produto ou serviço por um período completo de um ano. 

Esse tipo de plano normalmente envolve um pagamento único feito no início do período contratado, mas existem casos em que o pagamento pode ser feito semestralmente ou até mesmo trimestralmente.

Nessa modalidade, o cliente paga antecipadamente pelo acesso ao serviço ou produto durante o próximo ano. 

Essa opção costuma ser mais econômica em comparação com a soma dos pagamentos mensais, pois muitas vezes há descontos aplicados para incentivar a escolha de um compromisso mais longo.

Em resumo, o plano anual é mais atraente para negócios que buscam uma fonte de receita estável e previsível. 

Já em relação aos clientes, ele é ideal se a pessoa já tem certeza da continuidade do uso do serviço ao longo de todo o ano.

Como funciona o plano anual?

O plano anual começa com a escolha do cliente em se comprometer com um produto ou serviço pelo período de um ano. 

Após a decisão, o pagamento geralmente é realizado de uma só vez, ou em poucas parcelas, cobrindo todo o tempo de uso.

Uma vez que o pagamento é efetuado, o cliente tem direito de utilizar o que foi contratado continuamente durante os 12 meses seguintes. 

Durante esse período, não há necessidade de preocupações mensais com pagamentos ou renovações. 

Dessa maneira, o cliente pode ficar tranquilo sabendo que seu acesso está garantido pelo tempo contratado.

Para a empresa, o plano anual significa ter uma receita segura e uma menor frequência de transações financeiras, permitindo um planejamento financeiro mais consistente.

No final do período de um ano, normalmente há uma opção para renovação. 

Nesse caso, o cliente pode então escolher continuar com o plano anual ou mudar para um diferente, como um plano mensal, se isso for mais conveniente para suas necessidades.

Leia também: Recorrência: o que é, como vender e tudo sobre venda recorrente!

O que é plano mensal?

Como seu nome sugere, um plano mensal é uma opção de assinatura ou serviço que se renova a cada mês. 

Diferentemente do plano anual, nesse modelo, o cliente faz pagamentos mensais ao invés de um pagamento único para o ano inteiro. 

Essa periodicidade mais curta, por sua vez, permite uma maior flexibilidade para o cliente.

Como você já sabe, nesse tipo de plano o compromisso do cliente é renovado mês a mês. 

Isso significa que a cada mês o cliente decide se quer continuar utilizando o serviço ou produto. 

Essa flexibilidade é ideal para quem não está pronto para um compromisso de longo prazo ou prefere testar uma solução por um período mais curto antes de se comprometer.

Para os negócios, os planos mensais podem atrair uma quantidade maior de clientes a curto prazo, especialmente aqueles que estão cautelosos em fazer um investimento grande de uma vez só. 

No entanto, isso também significa que a empresa precisa trabalhar constantemente para manter esses clientes, já que eles podem decidir não renovar a assinatura a cada mês.

Como funciona o plano mensal?

Ao escolher a opção de plano mensal, o cliente se compromete com pagamentos frequentes para manter o acesso ao serviço ou produto. 

Por isso, podemos afirmar que a principal característica de adotar esse plano é sua flexibilidade. 

Ou seja, a cada novo mês, o cliente tem a oportunidade de decidir se continua ou não com a assinatura. 

Essa opção se adapta bem a quem prefere não fazer um compromisso de longo prazo ou precisa de uma opção que se ajuste melhor às mudanças de sua situação financeira.

Para as empresas, oferecer um plano mensal implica em trabalhar continuamente para manter os clientes interessados e satisfeitos. 

Em outras palavras, prover um um serviço de qualidade e  garantir que o cliente perceba o valor contínuo do que foi contratado, motivando-o a renovar a assinatura todos os meses.

Assim como no plano anual, ao final de cada período, o cliente pode decidir se renova, altera ou cancela sua assinatura.

No entanto, estamos falando de um período muito mais curto, de apenas um mês.

Esse controle sobre a frequência e a duração do compromisso torna o plano mensal mais atraente para grande parte dos clientes.

Lembrando que, nessa modalidade, é muito difícil negociar condições diferenciadas para a contratação.

Leia também: 16 perguntas abertas para vendas para fazer aos clientes

Plano anual ou mensal: Qual oferecer para o cliente?

Plano anual ou mensal: Qual oferecer para o cliente?

A decisão entre oferecer planos anuais ou mensais depende de vários fatores relacionados ao seu negócio e às necessidades dos seus clientes. 

Isso porque, ambos os tipos têm vantagens e desvantagens que devem ser consideradas cuidadosamente.

Para começar, os planos anuais são ótimos para criar uma base de receita estável e previsível. 

Além disso, são ideais para clientes que já conhecem e confiam no seu serviço ou produto e estão prontos para um compromisso de longo prazo. 

Esse tipo de plano pode ser mais atraente quando acompanhado de descontos ou benefícios adicionais. Quem nunca fechou um contrato anual para pagar menos!?

Por outro lado, planos mensais oferecem mais flexibilidade, tanto para os clientes quanto para o negócio. 

Eles são perfeitos para clientes que preferem testar o serviço antes de se comprometerem por um período mais longo, ou para aqueles que têm necessidades variáveis e não podem se comprometer com um plano anual. 

Para o negócio, os planos mensais podem significar um esforço contínuo de retenção de clientes, mas também permitem uma maior adaptação e atualização dos serviços oferecidos.

Ao decidir qual plano oferecer, considere o perfil do seu cliente ideal e, é claro, o tipo de serviço ou produto que você oferece. 

Inclusive, pode ser bastante assertivo oferecer ambos os planos para atender a diferentes necessidades e preferências. 

Tenha sempre em mente que uma abordagem equilibrada permite que você alcance uma base de clientes mais ampla, maximizando a satisfação do cliente e a receita do seu negócio.

6 frases prontas para oferecer plano anual ou mensal 

Quer trabalhar com um plano anual e/ou um plano mensal, mas não sabe por onde começar a desenvolver essa comunicação?

Não se preocupe! Abaixo, compartilhamos algumas opções de frases prontas para oferecer tanto o plano anual quanto mensal.

Frases para plano anual

Aqui vão algumas ideias para você usar na divulgação do plano anual da sua empresa:

“Nosso plano anual foi pensado especialmente para clientes como você, que procuram uma solução duradoura e com um excelente custo-benefício ao longo de um ano inteiro.”

“Para atender às suas necessidades de forma mais eficiente, oferecemos nosso plano anual, que não só garante acesso contínuo aos nossos serviços, mas também permite que você aproveite tarifas reduzidas durante todo o período.”

“Você sabia? Nosso plano anual oferece ótimas vantagens e uma grande economia em comparação com os planos mensais. É uma excelente oportunidade para maximizar seus benefícios durante todo o ano.”

Frases para plano mensal

Para o plano mensal, também temos algumas frases, como:

“Temos uma oferta especial para você no nosso plano mensal, que permite flexibilidade e acesso imediato a todos os nossos serviços sem um compromisso de longo prazo. É perfeito para quem quer experimentar e avaliar nossas soluções com liberdade.”

“Nosso plano mensal é ideal para quem busca um compromisso mais curto, mas ainda quer aproveitar todos os benefícios e recursos que oferecemos. É uma ótima opção para se adaptar às suas necessidades mês a mês.”

“O plano mensal é uma excelente escolha se você procura conveniência e flexibilidade. Ele oferece acesso total aos nossos serviços com a liberdade de renovar mês a mês, de acordo com as suas necessidades e sem compromissos de longa duração.”

plano anual e plano mensal

Como o CRM ajuda você a vender e gerenciar plano anual e plano mensal? 

Você sabia que um CRM inteligente pode te ajudar a vender e gerenciar tanto planos anuais quanto mensais? 

Além disso, ainda permite criar um relacionamento mais próximo com os clientes após a venda. 

Quer descobrir como isso funciona na prática? Então, confira a seguir!

Vendas e gestão de planos

O CRM de Vendas da PipeRun permite organizar e acompanhar as vendas de forma eficiente. 

Dessa maneira, com o apoio da ferramenta, você mantém um registro detalhado de potenciais clientes e clientes atuais, monitorando quais estão interessados em planos específicos.

Essa prática facilita a personalização da abordagem de vendas e a adaptação às necessidades do cliente. 

Nosso sistema, em particular, ainda oferece funcionalidades robustas para centralizar essas informações, tornando o acesso e a análise de dados mais rápidos e eficientes.

Funil de Customer Success Ongoing

O CRM de Vendas da PipeRun também ajuda a gerenciar o relacionamento contínuo com o cliente após a venda, o que é crucial para a retenção e renovação de contratos. 

Utilizando o funil de Customer Success Ongoing, o sistema permite monitorar a jornada do cliente, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de maneira consistente. 

Esse acompanhamento contínuo ajuda a identificar oportunidades para melhorar o serviço e oferecer suporte proativo, além de aumentar as chances de renovação dos contratos.

Gerenciamento de reuniões e centralização de informações

Uma ferramenta de CRM é bastante útil para gerenciar reuniões e manter todas as informações relevantes centralizadas em um só lugar.

Com o CRM de Vendas da PipeRun, por exemplo, é possível programar reuniões, registrar notas importantes e manter um histórico das interações com cada cliente, melhorando assim a eficiência na comunicação, e oferecendo um contexto completo para cada interação.

Esse tipo de centralização de informações também faz toda a diferença quando o assunto é manter um relacionamento saudável e produtivo com o cliente, especialmente para aumentar a probabilidade de renovação de contratos.

Conheça o CRM PipeRun

O CRM PipeRun é a solução que toda empresa, independentemente do tamanho ou segmento, precisa para vender mais e melhor.

Oferecemos planos tanto anuais quanto mensais, com a vantagem de que o plano anual sai mais em conta e ainda promove uma economia significativa para os clientes que optam por essa modalidade.

Além de ser econômico, o CRM PipeRun é conhecido pela sua eficiência em gerenciar o ciclo de vendas e o relacionamento com o cliente, oferecendo ferramentas que facilitam o acompanhamento de leads, gestão de vendas, suporte ao cliente e muito mais. 

Nossa plataforma foi projetada para ser intuitiva e fácil de usar — tudo para garantir que você possa maximizar seu desempenho sem complicações.

Se você quer conhecer mais sobre o CRM de Vendas da PipeRun e descobrir qual plano se ajusta melhor às necessidades do seu negócio, visite a página de planos clicando aqui. 

Nela, você vai encontrar informações detalhadas sobre os diferentes planos oferecidos e como eles podem ajudar no crescimento e sucesso do seu negócio.

Ah, e se precisar do apoio de um de nossos consultores, saiba que estamos à disposição!

Conclusão

Como compartilhamos com você ao longo desse artigo, a escolha entre oferecer planos anuais ou mensais depende do seu modelo de negócio e, especialmente, das necessidades dos seus clientes. 

Enquanto os planos anuais trazem estabilidade financeira e comprometimento de longo prazo, os planos mensais oferecem flexibilidade e a possibilidade de atrair clientes que não estão prontos para grandes compromissos. 

Em outras palavras, tanto os planos anuais quanto os mensais têm seu valor e importância. 

Afinal das contas, eles atendem a diferentes tipos de clientes e podem ser estratégicos para diversas situações.

Agora, com as informações que dividimos nesse artigo, você com certeza já tem uma base sólida para decidir qual plano (ou combinação de planos) é mais adequado para o seu negócio.

Se você quiser aprofundar seu conhecimento e explorar mais sobre estratégias de vendas, planos de assinatura e gestão de relacionamento com o cliente, continue acompanhando nosso blog. 

Toda semana, publicamos conteúdos atualizados e dicas valiosas para impulsionar suas vendas.

Boas vendas e até a próxima!

FAQ – Perguntas Frequentes 

Como se faz um plano anual?

Para fazer um plano anual, é preciso definir objetivos claros e estratégias para alcançá-los. Isso geralmente envolve analisar o desempenho passado, prever tendências futuras, e estabelecer metas específicas. Em seguida, desenvolve-se um cronograma detalhado com ações e prazos para cada objetivo. A chave é ter um plano flexível, mas estruturado, que possa ser ajustado conforme necessário.

Qual o objetivo de um planejamento anual?

O objetivo principal de um planejamento anual é oferecer uma direção estratégica clara para uma organização ou projeto. Ele ajuda a definir metas e objetivos específicos a serem alcançados ao longo de um ano, garantindo foco e eficiência. 

Qual a diferença de assinatura mensal e anual?

A principal diferença entre assinaturas mensais e anuais é a duração e o compromisso financeiro. Assinaturas mensais são renovadas a cada mês e geralmente têm um custo mensal mais alto, mas oferecem maior flexibilidade para cancelar a qualquer momento. Assinaturas anuais, por outro lado, envolvem um compromisso de longo prazo com pagamento adiantado, geralmente com um desconto significativo em comparação ao custo mensal acumulado.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!