Marketing e vendas: entenda o conceito, importância, relação e mais

Marketing e vendas para a sua empresa
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 8 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Você sabe quais são as diferenças entre marketing e vendas e como esses dois times podem se relacionar para potencializar os resultados do negócio? 

A falta de integração entre esses dois setores é um problema que muitas empresas ainda enfrentam no dia a dia.

Muitos gestores não imaginam, mas a falta de integração pode impactar as estratégias e até mesmo a satisfação dos clientes.

Para mudar esse cenário e aumentar o retorno das ações, é importante que marketing e vendas estejam bem alinhados e principalmente, conectados. 

Assim, podem executar suas tarefas separadamente, mas em prol de um objetivo em comum. 

Neste conteúdo, você vai entender sobre o conceito de marketing e vendas, suas principais diferenças, como se relacionam e muito mais!

Além disso, compartilhamos os benefícios de automatizar esses dois setores para alcançar melhores resultados.

Para descobrir tudo sobre o tema, continue com a gente!

Vamos lá?

Marketing e vendas: Entenda o conceito

Antes de descobrir as diferenças entre marketing e vendas, é importante conhecer esses dois conceitos separadamente. 

O conceito de marketing está relacionado com todos os esforços que uma empresa faz para atender as necessidades e os desejos de seus clientes e prospects.

De forma resumida, o trabalho de marketing antecede às etapas de vendas, pois tem o objetivo de gerar valor para a marca e atrair possíveis clientes.

Esses esforços envolvem análises de mercado, construção de marca, desenvolvimento de campanhas, growth marketing e outras estratégias. 

Já o conceito de vendas tem relação direta com os leads e prospects, afinal, seu objetivo é fechar negócios. 

A venda se dá a partir do contato próximo com a base, envolvendo técnicas de persuasão, gatilhos mentais, geração de valor, estratégias de follow-up e muito mais. 

De modo geral, estamos falando de dois conceitos diferentes, mas que se complementam. Nos tópicos seguintes, trouxemos mais detalhes sobre essa questão. 

Leia também: 10 técnicas de vendas para converter mais leads em clientes

Qual a diferença entre marketing e vendas?

Existem muitas diferenças entre marketing e vendas, mas a principal delas são as responsabilidades que cada setor possui dentro de uma organização.

O marketing é responsável por atrair potenciais clientes, ou seja, pessoas que podem se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos.

Em vendas, esse cenário muda, pois o objetivo da equipe é, de fato, fechar negócios a partir das oportunidades geradas pelo marketing. 

Descubra abaixo como cada equipe atua dentro do funil de vendas

Equipe de Marketing e Vendas

Qual a relação entre marketing e vendas?

Como você já sabe, o setor de marketing é responsável por criar estratégias para atrair potenciais clientes para o negócio, enquanto o setor de vendas tem seu foco em convertê-los. 

Apesar das diferenças, podemos dizer que as duas áreas trabalham de formas diferentes para alcançar objetivos que se complementam.

Para que a equipe comercial feche vendas, o marketing precisa gerar boas oportunidades. 

Porém, só é possível saber se as oportunidades geradas são qualificadas ou não quando há integração e troca de feedbacks entre as duas equipes. 

É por esse motivo que o alinhamento entre marketing e vendas se mostra tão importante nos dias de hoje. 

Quando esses times trabalham conectados, todos saem ganhando, afinal, fica muito mais fácil mensurar resultados, aplicar melhorias nas estratégias e aproveitar oportunidades!

Marketing e Vendas

A importância da integração e automação de marketing e vendas

Você sabe qual é a importância da integração e automação de marketing e vendas?

Com a integração entre os times, o setor de vendas passa a conhecer melhor o público e os principais gatilhos que geram interesse. 

Já o setor de marketing pode entender quais técnicas são usadas para converter o maior número de leads, aplicando ações alinhadas com as estratégias de atração. 

Mas como a integração da automação de marketing e vendas ajuda os times a alcançarem melhores resultados?

Abaixo, trouxemos alguns dos principais benefícios que essa prática pode trazer para a sua empresa:

1. Facilita o acesso à informação

A integração e a automação de marketing e vendas facilita a consulta de informações, pois centraliza todos os dados pertinentes às equipes em um só lugar.

Essa prática também reduz erros e evita ruídos de comunicação, pois o gerenciamento das informações não fica mais atrelado a uma única equipe ou colaborador. Nesse caso, todos têm acesso igualmente às informações.

2. Reduz os custos do negócio

Reduzir custos é um dos objetivos de grande parte das empresas, principalmente das que estão no começo de suas operações. 

Mas, reduzir custos não significa cortar despesas essenciais, diminuir equipes estratégicas e muito menos abrir mão de soluções tecnológicas. 

Um dos segredos para aplicar essa redução sem perder a eficiência é apostar na integração e automação de marketing e vendas. 

A automação te ajuda a identificar pontos de atenção no processo, campanhas que estão gerando desperdício de verba e problemas que podem elevar os custos do seu negócio.

3. Possibilita uma gestão segura e eficaz

Se você tem o objetivo de construir uma gestão segura e eficaz em sua empresa, a automação de marketing e vendas pode e deve ser considerada em seu plano.

Quando todos têm visão clara sobre objetivos, metas, ações e resultados, fica mais fácil engajar a equipe com as estratégias. 

Além do mais, todo o processo passa a funcionar de forma inteligente e integrada, diminuindo os riscos de erros humanos e falhas de segurança. 

4. Otimiza o tempo

Com a automação de marketing e vendas, tarefas que eram feitas manualmente pelas equipes podem ser facilmente executadas pela ferramenta que você escolher. 

Um ótimo exemplo disso é a geração e organização de relatórios de performance. 

Imagine quanto tempo um colaborador levaria para montar um dashboard com todos os resultados das ações de marketing e vendas de um semestre. 

Se você pensou em 1 semana, saiba que esse tempo pode se estender ainda mais dependendo do tamanho da operação. 

Com a automação, essa tarefa levaria minutos ou até mesmo segundos!

E o melhor de tudo: seu colaborador poderia focar seus esforços em executar tarefas mais relevantes para o negócio.

5. Aumenta a produtividade

Otimizar o tempo significa aumentar a produtividade das equipes. Dessa forma, ganham mais horas do dia para pensar em estratégias, participar de projetos desafiadores e, consequentemente, fazer o negócio crescer.

A ideia da automação de marketing e vendas é realmente deixar as tarefas repetitivas e manuais para a ferramenta, enquanto as equipes podem trabalhar com foco total nos objetivos da companhia. 

6. Permite a padronização das tarefas

Você sabia que, quando uma mesma tarefa é executada por mais de uma pessoa, os riscos de discrepâncias e erros são maiores?

Para entender melhor, pense na estrutura de um e-mail marketing, que demanda template, texto e configuração de envio.

Se você elaborar um briefing e compartilhar com 3 colaboradores, certamente receberá 3 e-mails diferentes em todos os aspectos.

Agora, se coloque no lugar do seu prospect. O que você pensaria se recebesse 3 comunicações tão distintas de uma empresa? 

A automação de marketing e vendas oferece as ferramentas necessárias para padronizar tarefas, mantendo a consistência e a uniformidade em cada ação executada. 

7. Aumenta a competitividade

Processos automatizados também podem tornar seu negócio mais competitivo, afinal, aumentam a produtividade da equipe, facilitam o trabalho dos gestores e permitem identificar pontos de melhorias rapidamente.

Todas essas vantagens que trouxemos acima podem aumentar seus resultados e, consequentemente, destacar sua empresa no mercado!

Saiba como fazer um planejamento de marketing e vendas para a sua empresa

Antes de executar qualquer ação integrando os dois times, é crucial contar com um planejamento consistente. 

Você sabe como planejar ações de marketing e vendas para potencializar resultados?

A seguir, compartilhamos um checklist de ações que podem te ajudar a fazer um planejamento de marketing e vendas para a sua empresa:

  1. O primeiro passo para criar um planejamento de marketing e vendas é definir os objetivos do negócios, considerando metas, valor disponível para investimento e tamanho do time.
  1. A segunda etapa envolve um diagnóstico completo da operação, de preferência qualitativo e quantitativo. A ideia é ter uma visão clara de como está a situação no momento para acompanhar os resultados futuros.
  1. Depois dessa etapa, é preciso criar um plano de ação, trazendo todas as iniciativas planejadas para impulsionar o crescimento.
  1. A etapa final direciona a execução e a análise contínua dos resultados para eventuais mudanças nas estratégias. 

Leia também: 15 estratégias de marketing para atrair muito mais clientes

Qual o principal software de marketing e vendas do mercado?

Para colher bons resultados com a integração entre marketing e vendas, é preciso contar com o apoio da tecnologia.

Um software de vendas, como um CRM, possui funcionalidades que podem otimizar as tarefas e oferecer uma visão completa do processo comercial para toda a sua equipe. 

Nesse sentido, tem um sistema que se sobressai em relação aos demais.

PipeRun

O PipeRun é, sem dúvidas, o sistema CRM mais recomendado para qualquer empresa que esteja buscando vender mais e melhor.

Com o PipeRun, você pode organizar todo o seu processo de vendas, centralizar dados, automatizar atividades repetitivas, controlar cada ação e, é claro, acompanhar as métricas de sucesso.

Utilizado por mais de 10.000 vendedores em todo o Brasil, o PipeRun vai muito mais além das funcionalidades de um CRM tradicional.

Hoje, também oferece soluções focadas em promover o atendimento multicanal e otimizar fluxos de automação para processos de vendas e pós-venda. 

É a solução ideal para centralizar tudo o que o seu negócio precisa para crescer: gestão de leads, vendas, pós-venda e WhatsApp. Tudo isso em um só lugar. 

A plataforma conta com CRM de atendimento e de WhatsApp. Ou seja, em qualquer funil da máquina de vendas você consegue atender leads e clientes no canal de comunicação mais utilizado do Brasil.

E o melhor: você integra isso diretamente no seu pipeline. Como resultado, as informações ficam retidas e centralizadas em um só lugar.

Realizar atendimento omnichannel é uma realidade possível e previsível para o seu segmento.

FAQ – Perguntas Frequentes

Confira as dúvidas mais comuns quando o assunto envolve marketing e vendas.

Marketing e vendas andam juntos?

Sem dúvidas, marketing e vendas devem andar juntos. A integração entre esses dois times pode gerar insights valiosos para melhorar processos, aproveitar oportunidade e, no final de tudo, fechar mais negócios!

Qual a diferença entre marketing e vendas

O marketing é o setor responsável por atrair potenciais clientes, ou seja, pessoas interessadas nas soluções oferecidas pela empresa.

Já o setor de vendas tem foco em trabalhar as oportunidades para que se transformem em clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe a importância de integrar marketing e vendas, que tal começar hoje mesmo a traçar um plano de ação para manter as duas equipes conectadas? 

Como falamos ao longo deste conteúdo, ter uma boa estratégia de marketing e vendas é essencial para alcançar os objetivos do negócios e, consequentemente, vender mais!

Além disso, não esqueça de utilizar a automação para facilitar o dia a dia da equipe, centralizar informações-chave e conquistar melhores resultados.

Se você ainda não utiliza nenhuma ferramenta para isso, saiba que o CRM PipeRun é a solução ideal para acelerar suas vendas. 

Para conhecer todas as funcionalidades que o PipeRun oferece para sua empresa, fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!

Lembre-se que estratégias integradas podem levar seu negócio para um próximo nível.

Gostou de conhecer os conceitos de marketing e vendas? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!

#BoraBaterMeta

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!