Como atrair clientes para minha empresa?

14 min de leituraComo atrair clientes para os seus negócios? Veja 8 dicas!

Como atrair clientes para meu negócio?” Essa é uma pergunta que qualquer gestor deve fazer para si mesmo em diversos momentos.

Seja quando as vendas não vão bem, seja quando você não consegue gerar leads, não importa. E, na verdade, é algo que precisa ocorrer. Essa dúvida, esse questionamento.

Dentro da missão de como atrair clientes para a sua empresa, é preciso estar sempre atento aos processos internos. A como a rotina de trabalho ocorre.

Muitos são os fatores que, quando externados, fazem a diferença para conseguir trazer mais ou menos pessoas interessados naquilo que você vende.

As dúvidas são muitas e constantes, mas uma coisa precisa sempre estar clara para conseguir vender mais e melhor.

É preciso ter pessoas capacitadas e engajadas com essa tarefa. São elas as responsáveis por gerar valor ao cliente – e isso precisa ocorrer do primeiro ao último contato dele com sua marca.

Então, como atrair clientes para seus negócios?

Neste artigo, preparamos 8 dicas. Elas abrangem todo o processo de prospecção. Algumas são mais simples e você pode colocar em prática imediatamente.

Vamos conferir?

Boa leitura!

8 dicas de como atrair clientes para as empresas todos os dias

Aprimorar a captação de clientes precisa ser um foco de seus negócios. Sem consumidores, você sabe bem, não há como nenhuma empresa crescer de forma saudável.

Por isso, dentro da missão de como atrair clientes para a sua marca, seguir alguns passos é um caminho seguro, eficaz e, muitas vezes, grátis.

Separamos 8 dicas para você que deseja melhorar a geração de leads dos seus negócios.

É importante ter claro que muitas delas são voltados para a estratégia de inbound marketing, com o intuito de criar uma imagem de referência na área de seus negócios.

Mas o outbound marketing também não pode ser deixado de lado. Há momentos e momentos – e você precisa ser estratégico a ponto de saber o que fazer.

Confira as dicas que separamos para você:

1 – Produza bons conteúdos

Como atrair clientes? Produza bons conteúdos!

O marketing de conteúdo (o inbound, que citamos acima) é uma forma barata e eficaz de de como atrair clientes para sua empresa.

Dentro desta realidade, o blog é uma ótima forma de colocar conteúdos referente aos seus negócios. E, como dissemos também, mostrar para o mercado que você é uma autoridade naquilo que faz.

As pessoas vão ler você e entender que poderão se sentir muito mais seguras caso queiram comprar a sua solução.

Produza textos para os 3 estágios do funil de vendas. Digamos que sua empresa vende serviços de instalação de ar-condicionados, certo?

Pense, portanto, conteúdos do tipo:

  • Topo de funil (ToFu): fale mais abrangente sobre o produto, traga curiosidades, estudos relativos a o que você vende, entre outros;
  • Meio de funil (MoFu): vá um pouco mais fundo e seja um pouco mais comercial e específico sobre o que sua empresa faz e como isso ocorre;
  • Fundo de funil (BoFu): aborde sobre preços, comparativos com outras empresas, vantagens, etc.

Esse direcionamento de conteúdo, aliás, não precisa (e nem pode) ser apenas para blogs. Serve também para a dica 3 – mas já chegaremos lá, está bem?

Mas, uma coisa precisa ficar clara. Esses são os 3 estágios de compra de um lead. No topo ele está buscando informações básicas e descobrindo tudo o que precisa.

No meio, está reconhecendo suas necessidades e considerando a solução. E, no fundo, está decidindo se compra ou não.

Você precisa ter conteúdos para todas essas etapas. Assim as pessoas confiarão em você desde o primeiro contato com sua empresa.

Distribua os conteúdos de forma consciente

Como atrair mais clientes? Distribuindo bem os conteúdos

É preciso mostrar-se ao mercado o tempo inteiro. Seus clientes precisam identificar sua empresa e, onde melhor para fazer isso (de forma gratuita) do que as redes sociais?

Mas, importante: saiba o que você tem em mãos para saber onde ir.

Para vendas B2B, por exemplo, o LinkedIn é uma rede social que funciona muito bem. Empreendedores e prestadores de serviços também têm essa plataforma como uma aliada.

Além de ter milhões de usuários, o acesso aos decisores é muito mais fácil. É possível chegar aos prospects de maneira muito mais fácil.

Identificando-os, você saberá, dentro dos conteúdos que você gerou para o seu segmento, com quem comunicar-se e de que maneira fazer isso.

Além disso, se você contar com um sistema de vendas que consegue captar os leads do LinkedIn e colocá-los diretamente seu software, o trabalho de como atrair clientes fica muito mais fácil.

Mas seu público pode estar mais presente no Facebook. E, por isso, ter um software CRM para Facebook Ads Leads ajuda muito a agir com assertividade em cima dos contatos gerados.

Outra forma útil e muito eficiente de enviar seu conteúdo é através de uma newsletter semanal segmentada com assuntos relevantes aos clientes em potencial.

2 – Otimize esse conteúdo gerado

Atração de clientes: use estratégias SEO

Melhor do que gerar conteúdo, é fazer isso dentro dos parâmetros de SEO (Search Engine Optimization) do Google.

Trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo colocar sua página melhor ranqueada no buscador. Esta é uma etapa muito importante do desenvolvimento de sites porque o SEO deve ser considerado desde o início do projeto.

Seu objetivo, claro, precisa ser o topo das páginas nas buscas pelas palavras-chaves que fazem sentido para o seu negócio.

Na verdade, tanto o seu blog como seu site precisam ser criados e abastecidos dentro destas estratégias.

Até porque, convenhamos: quem irá até a página 13, 14, 15 do Google atrás de resultados, não é mesmo?

Então, pensando no exemplo da empresa de instalação de ar-condicionados. Digamos que ela fique na cidade de Porto Alegre.

Algumas palavras-chaves que fazem sentido para este negócio são:

  • instalação de ar-condicionado porto alegre
  • onde instalar ar-condicionado porto alegre
  • quanto custa instalação de ar-condicionado

Entre tantas outras.

Mas, cuidado: não force a barra!

Não force a barra na hora de atrair clientes

Portanto, elas precisam estar presentes nas páginas do seu site e blog. Mas faça isso de forma fluída, sem parecer querer forçar a presença daquelas palavras.

Você quer ranquear bem no Google mas não pode esquecer que está escrevendo para pessoas. Elas que irão contratar seu serviço.

Faça algo com capricho e não esqueça de colocar imagens com essas palavras-chaves para melhor ranquearem.

Aqui separamos alguns conteúdos que ajudarão você a entender essa dica melhor:

3 – Ofereça materiais úteis às pessoas

Materiais ricos, excelente maneira de atrair mais clientes

Para pôr dentro dos seus textos melhores posicionados no Google, ou que tem mais tráfego, pense alguns materiais ricos e úteis às pessoas.

Pode ser um “extra” que complemente ou que coloque na prática a teoria exposta no artigo que você escreveu.

Quer um exemplo?

Se você falou sobre finanças pessoais em um artigo, então crie uma planilha para que a pessoa possa controlar seus gastos. Isso pode ser feito dentro do Google Drive, colocando um link público para compartilhamento.

Em seguida, crie uma landing page onde você pede alguns dados à essa pessoa. Afinal, é uma troca: você dá um material rico e ela te dá nome, endereço de email, nome da empresa, ou qualquer outra informação que você precisar.

Mas, aqui, cuidado: não peça dados demais para não parecer invasivo e, consequentemente, não ter uma taxa grande de rejeição.

Seja criativo nos seus materiais

Criatividade para a missão de como atrair clientes

A tarefa de como atrair clientes passa também pela criatividade para criar materiais que sejam importante para as pessoas.

Há diversos formatos existentes – mas tudo é válido. Contanto, claro, que gere valor aos prospects e, posteriormente, faça que o sucesso do cliente seja sempre maior.

Você pode investir em:

  • eBooks;
  • infográficos;
  • webinars;
  • guias;
  • pesquisas;
  • quizz;
  • jogos

E por aí vai. Os formatos podem ser em pdf, ppt, por meio de links, dependerá muito do que você for fazer.

Ah! Apenas reforçando, não esqueça, claro, de solicitar o contato delas em troca. É assim que se gera leads com valor.

4 – Busque parcerias estratégicas

Encontre parceiros para atrair mais clientes

Parceiros são fundamentais para conseguir ampliar ainda mais a base de pessoas que possam querer consumir a sua marca.

É uma ótima forma de chegar a um público que você ainda não conseguiu impactar de maneira mais rápida e segura.

Procure parceiros que tenham a ver com seu negócio. Que complementem aquilo que você vende e que, claro, façam bem à imagem de sua empresa.

Um exemplo disso?

Uma agência de marketing digital pode se aliar à um software CRM para oferecer solução completa para seus clientes: prospectar clientes e, posteriormente, poder vender para eles.

E aí essa parceria pode ocorrer de diversas formas.

Uma das mais simples e eficazes é realizando comarketing, criando algum dos tipos de materiais ricos supracitados.

Webinars ao vivo são ótimas oportunidades de, em conjunto com o parceiro, gerar muito valor às pessoas – podendo tirar dúvidas em tempo real, inclusive.

Cabe alguns pontos em relação à parcerias:

  • todos precisam estar engajados por igual;
  • é preciso organizar-se muito bem com datas e prazos;
  • a divulgação do material criado precisa ser feito por igual;
  • a responsabilidade da criação das peças para divulgação e LP precisa ser definida com antecedência.

Parcerias precisam ser bom para ambos os lados. Por isso, pesquise bem sobre quem você acha que poderá ser um bom parceiro.

Informe-se, veja se vocês não são concorrentes de certa forma. Certifique-se de que faz sentido aliar sua marca a outra, certo?

5 – Marque presença em eventos que seu público estará

Como atrair clientes em eventos?

Outra forma de estreitar parcerias é marcando presença em eventos que o perfil do cliente ideal dos seus negócios estará presente.

É uma forma muito eficaz de como atrair clientes à sua organização porque você estará em contato ao vivo e direto com seus potenciais compradores.

Em vendas B2B, por exemplo, que são mais complexas, um dos principais eventos da área é o Ramp UP Tour, que passa pelas principais cidades do Brasil.

Eventos são indicados para empresas de qualquer segmento, claro. E também independe o ciclo de vendas, se é longo, curto ou médio.

Não importa. O que é fundamental é identificar quais eventos dentro do segmento que seu negócio está inserido fazem sentido.

Estude também que é o público. Se foram frequentados por CEO, gestores, então provavelmente vale a pena. Se for voltado mais para universitários, então pode não fazer tanto sentido assim

Além disso, você não precisa exatamente ser patrocinador do evento, com estande para expositores.

Se a verba ainda for curta para esse tipo de prospecção ativa de clientes, marque presença apenas, então.

Mas, claro, invista em cartões corporativos – e guarde um espaço em sua pasta para recolher tantos outros.

Depois, mãos à obra. Utilize suas estratégias de inside sales para entrar em conta com esses leads e garante que sua equipe de vendas irá gerar valor para esse prospect.

Como fazer um evento ser o mais proveitoso possível?

Como atrair clientes em eventos? Seja você mesmo, ora!

  • Não seja envergonhado. Chegue cedo e apresente-se aos participantes;
  • Após cada interação sempre deixe seu cartão de visitas ou, então, peça para conectar-se via LinkedIn;
  • Consuma bastante conteúdo expositivo do evento – isso trará insights futuros;
  • Para cada lead gerado, após o evento envie um email agradecendo o momento de conversa e coloque-se à disposição para aprofundarem o assunto;
  • Por fim, adicione o contato (peça permissão se achar que deve) à sua base de contatos que recebem sua newsletter semanal – assim você manterá contato constantemente com esses leads que poderão ver valor naquilo que você comunica.

6 – Ajude o cliente a se ver com o produto

Atrair clientes é ajudá-lo a ser ver com o produto

Outra maneira eficaz de mostrar o valor daquilo que você vende é fazer com que o potencial cliente se veja usando ou consumindo sua marca.

Técnicas de storytelling funcionam muito bem neste momento. Criar uma jornada do herói, onde, no fim, por ter comprado aquilo que você vende, ele conseguiu solucionar o seu problema e teve um bem-estar grande a partir disso – tanto para si como para o grupo, por exemplo.

Isso pode ser feito em formato de vídeo, por exemplo, micro-série no canal do YouTube de sua empresa.

Se pensarmos em uma loja de sapatos, isso já é uma estratégia muito usada. O vendedor convida o cliente a experimentar determinado calçado e elogia como ele fica no pé da pessoa, dizendo que combinou com a calça.

Tente, portanto, transportar esse conceito para sua realidade. Pode ser dentro do pitch de vendas do time comercial. E deixe registrado no sales playbook de seu negócio como isso deve ocorrer para que possa ser rapidamente consultado quando for necessário, que tal?

7 – Exponha seus diferenciais

Como atrair mais clientes? Mostrando seus diferenciais

É preciso deixar claro que sua empresa é diferente dos demais. Especialmente por conta da tecnologia que traz a informação ao acesso de todos e faz com que os clientes sejam cada vez mais exigentes.

Eles conhecem quem é a sua empresa, com certeza já fizeram uma pesquisa prévia. Ainda mais se há altas quantias em negócio.

Por isso, é preciso expor seus diferenciais. E o branding ajuda muito isso.

Uma das formas mais simples e eficazes é explorar a potencialidade que seu site tem.

Coloque provas sociais na homepage, com depoimentos de clientes (pessoas de verdade) que compraram a sua solução e eliminaram as “dores” que tinham.

Mas, podemos aprofundar. Aproveite seu blog e escreva um case completo sobre algum cliente que conseguiu, através de sua empresa, eliminar os problemas que tinha e, melhor ainda, crescer.

Faça não só texto, mas também um vídeo se for possível.

Depois, na hora de comunicar-se ao mercado, você pode disponibilizar isso através de uma landing page.

Pode anunciar da seguinte maneira: “Veja como uma empresa do ramo X triplicou a geração de leads usando as soluções da (nome da sua empresa).”

E já gere leads a partir daí.

Ah! Esses cases servirão também para os vendedores usarem caso seja necessário contornar quaisquer objeções que seus prospects possam ter.

Mas, claro, caberá ao líder de vendas colocar isso dentro do playbook – em conjunto com sua equipe – para que sempre seja fácil e rápido seu acesso.

8 – Crie e nutra os evangelizadores de sua marca

Evangelizadores da marca atraem clientes

Por fim, mas nem por isso menos importante: uma forma muito eficaz e até mesmo barata de como atrair clientes é através dos evangelizadores de sua marca.

Mas, quem são eles?

Eles são clientes que tiveram tanto sucesso com a solução que você vendeu que defendem sua empresa. E, mais do que isso, indicam novos clientes para ela.

Claro que para conseguir criar esses evangelizadores é preciso ter uma área muito bem estruturado de customer success em seus negócios.

Passará por ela a missão de ter um bom relacionamento com o cliente, fazendo com que a experiência seja continuamente boa.

Depois, dê voz à ele. No seu site, no case que você produzir e, assim que ele tiver oportunidade, sem dúvida lembrará de recomendar sua empresa às pessoas.

E depois que você entender o que é CAC, ficará ainda mais agradecido aos evangelizadores de sua marca.

Com essas dicas, esperamos que a tarefa de como atrair clientes para seus negócios deixe de ser uma dor de cabeça!

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com alguma dúvida sobre o artigo, ou quer entender melhor como a tecnologia a ajuda a prospectar e vender mais e melhor, fale com um consultor.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a entender como atrair clientes para seus negócios.

O primeiro traz 31 dicas de marketing para você aplicar todos os dias em sua empresa.

Já o segundo aborda a importância de um bom atendimento ao cliente desde o primeiro instante.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net