KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office There are secure browsing options like Tor Browser, which enhances your privacy and security online.

35 modelos de mensagem de atendimento automático para usar

mensagem de atendimento automatico
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Os modelos de mensagem de atendimento automático facilitam a comunicação com o cliente e diminuem o tempo médio das interações;

O melhor é que podem ser aplicados em diversos canais, como sites, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens;

Com o CXM de Atendimento da PipeRun, você pode configurar fluxos de mensagens automáticas para seus clientes em diferentes momentos da jornada.

Você sabia que um modelo de mensagem de atendimento automático pode facilitar a comunicação com seus clientes?

Quando um lead ou cliente entra em contato com sua empresa, é importante que ele receba uma resposta imediata, mesmo que não seja de um atendente humano.

É aí que entra a mensagem automática! 

Ao contrário do que muitos imaginam, essa mensagem pode ser configurada em diferentes etapas do atendimento, seja para informar que a solicitação foi recebida e que a equipe entrará em contato em breve ou para finalizar uma interação.

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

Essa prática vem sendo adotada por cada vez mais empresas, já que torna a comunicação mais fluida e também traz agilidade e eficiência para a equipe interna.

Se você quer descobrir como começar a usar mensagens de atendimento automático na sua empresa, continue com a gente.

Neste artigo, compartilhamos uma lista completa com 35 modelos de mensagem de atendimento automático para usar no dia a dia.

Pronto para conferir?

mensagem de atendimento automatico

O que é mensagem de atendimento automático?

De modo geral, uma mensagem de atendimento automático é uma resposta enviada de maneira automática no momento em que alguém entra em contato com uma empresa.

Na maioria das vezes, é usada para dar informações iniciais e finais de um atendimento online, agradecer o contato, informar sobre o prazo para resposta e oferecer opções alternativas de ajuda.

Apesar de ser mais comum em chats, esse modelo de mensagem também pode ser aplicado em muitos outros canais de comunicação, como e-mail, redes sociais ou até mesmo WhatsApp.

Mas para isso, precisam ser configuradas previamente dentro de um CRM de Atendimento, com informações específicas para seu momento de envio.

Leia também: Guia completo sobre SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor 

Benefícios de enviar mensagem de atendimento automático para clientes

Você já parou para pensar nos benefícios de enviar mensagens de atendimento automático para seus clientes?

Embora muitas pessoas pensem que as mensagens automáticas causam frustrações, saiba que esse recurso pode sim ser muito útil para melhorar a experiência do cliente.

Vamos imaginar que um cliente entra em contato com sua empresa fora do horário de atendimento. 

Qual opção seria melhor para atendê-lo? Deixar o cliente em espera ou enviar uma resposta automática informando o horário e garantindo que a equipe entrará em contato em breve? 

Certamente, a segunda opção seria a mais adequada, concorda?

Além de facilitar a comunicação, o uso de mensagens de atendimento automático traz diversas vantagens, como:

  • Resposta rápida: Você demonstra eficiência e ainda reduz o tempo médio de atendimento;
  • Confirmação do contato: O cliente tem a certeza de que sua mensagem não foi ignorada;
  • Expectativas claras: Você pode informar ao cliente quanto tempo levará para responder, evitando frustrações;
  • Direcionamento útil: O cliente pode encontrar informações úteis, como perguntas frequentes ou guias de solução de problemas, sem a ajuda de um atendimento humano;
  • Personalização: É possível adaptar as mensagens automáticas para se adequarem ao motivo do contato do cliente;
  • Disponibilidade: Você pode atender seus clientes a qualquer hora, mesmo fora do horário comercial.

Leia também: 30 frases para clientes para enviar via WhatsApp

mensagem de atendimento automatico

35 modelos de mensagem de atendimento automático para WhatsApp e redes sociais

Agora que você já sabe o que são mensagens de atendimento automático, chegou a hora de descobrir como aplicá-las no dia a dia do seu negócio.

E não pense que você precisa ser um redator experiente para ter boas mensagens de atendimento!

Para tornar tudo mais fácil, separamos abaixo 35 modelos de mensagem de atendimento automático para WhatsApp e redes sociais. 

Mensagens de saudação e boas-vindas

Uma mensagem de saudação e boas-vindas bem elaborada pode causar uma boa impressão nos seus leads já no primeiro contato.

Além disso, é a oportunidade perfeita para transmitir profissionalismo e demonstrar que sua empresa se preocupa em oferecer uma experiência excelente.

Pensando em te ajudar nesse desafio, reunimos alguns modelos de mensagem de atendimento automático.

Confira:

“Olá, [nome do cliente]. Obrigado(a) por entrar em contato com a nossa empresa! 

Você está buscando mais informações sobre nossas soluções ou tem alguma dúvida específica?”

“Olá, [nome do cliente]. Tudo bem? Eu sou o(a) [nome do atendente virtual da empresa] e estou aqui para te ajudar. 

Você tem alguma dúvida sobre as nossas soluções ou precisa de algum apoio? Fique à vontade para me perguntar qualquer coisa!”

“Oi, [nome do cliente]. Que prazer ter você por aqui! Me chamo [nome do atendente virtual da empresa] e vou te ajudar hoje!

Se você tiver alguma dúvida em relação às nossas soluções, por favor, não hesite em me perguntar. Estou aqui para garantir que você tenha uma ótima experiência!”

“Olá, [nome do cliente]. Como vai? Agradecemos por entrar em contato com a nossa empresa! Recebemos a sua mensagem e estamos trabalhando para respondê-la o mais breve possível.”

“Olá, [nome do cliente]. Tudo bem? Recebemos a sua mensagem e, em alguns minutos, um de nossos especialistas entrará em contato com você! 

Conte com a nossa equipe para qualquer dúvida, sugestão ou suporte que precisar.”

“Olá, [nome do cliente]. Que bom ter você por aqui! Recebemos a sua mensagem e, em alguns minutos, um de nossos atendentes estará disponível para te ajudar!”

“Olá, [nome do cliente]! Agradecemos por sua mensagem. Nosso tempo de atendimento padrão é de [XXX] minutos/horas. Em breve, um de nossos especialistas estará pronto para te atender!”

Mensagens de resolução de problemas ou pedidos de desculpas

Se você quer escalar os seus negócios, saiba que é preciso manter um relacionamento transparente com clientes e prospects, mesmo quando surgem contratempos ou erros.

O foco da sua equipe deve ser sempre na resolução, porém, uma boa comunicação também é crucial para manter o cliente tranquilo durante todo o processo.

Pensando nisso, apresentamos alguns modelos de mensagem de atendimento automático para transmitir responsabilidade e comprometimento.

Descubra:

“Entendemos o quanto é frustrante e queremos resolver isso o mais rápido possível para você. 

Prometemos te manter informado(a) sobre o progresso e tomar as medidas necessárias para que isso não aconteça novamente.”

“Sentimos muito pelo problema que você enfrentou. Queremos que saiba que já estamos trabalhando para encontrar uma solução. 

Ficaremos felizes em te compensar de alguma forma!”

“Pedimos sinceras desculpas pelo inconveniente que você enfrentou. Estamos empenhados em resolver esse problema o mais rápido possível e esperamos ter uma solução definitiva para você dentro de [prazo estimado]. 

Pedimos sua compreensão e agradecemos a oportunidade de corrigir isso.”

“Sentimos muito pelo inconveniente causado. Queremos que saiba que não era nossa intenção causar qualquer tipo de transtorno. 

Estamos trabalhando para resolver esse problema dentro de [prazo estimado]. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para corrigir isso.”

“Queremos expressar nossas mais sinceras desculpas pelo problema que ocorreu! 

Estamos analisando o ocorrido e tomando medidas para evitar que situações semelhantes se repitam. Faremos o necessário para corrigir o problema dentro de [prazo estimado].”

“Como pedido de desculpas, gostaríamos de te oferecer um cupom especial. Utilize o cupom [código do cupom] durante sua próxima compra e receba [desconto ou benefício específico]. Esperamos que essa pequena cortesia possa demonstrar nosso compromisso com você.”

MODELOS DE SCRIPT DE VENDAS PARA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Baixe Scripts de Vendas Prontos e atenda clientes e leads de forma ágil.

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Mensagens de agradecimento

Faz parte do dia a dia de toda empresa expressar gratidão ao cliente por diferentes motivos, seja por solicitar contato, concluir uma compra, interagir nas redes sociais ou até mesmo por baixar algum material informativo.

Por mais simples que possa parecer, esse gesto ajuda a demonstrar apreço pelo cliente e, é claro, reforçar a imagem positiva da sua marca.

A seguir, listamos para você alguns modelos de mensagem de atendimento automático para agradecer aos seus clientes em diferentes cenários. 

“Olá, [nome do cliente]. Agradecemos por entrar em contato! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.”

“Olá, [nome do cliente]. Agradecemos por solicitar uma demonstração do [nome do produto]. Em breve você receberá por e-mail um passo a passo para começar. Se tiver qualquer dúvida durante o processo, estamos à disposição!”

“Olá, [nome do cliente]. Como vai? Estamos passando aqui para agradecer pela sua compra! Esperamos que essa seja a primeira de muitas!”

“Ei, [nome do cliente]. Obrigado por comprar com a gente! 

Estamos empolgados para saber o que achou dos produtos que adquiriu. Por isso, não esqueça de compartilhar feedback nas redes sociais e marcar [@ da empresa] para que possamos repostar!”

“Olá, [nome do cliente]. Ficamos muito felizes em te receber! Como forma de agradecimento, gostaríamos de te oferecer um desconto especial de [porcentagem de desconto] na sua próxima. Esperamos que tenha tido uma experiência incrível.”

“Obrigado(a) pelo seu feedback, [nome do cliente]. Ficamos muito felizes em saber que nossa empresa/produto/serviço atendeu às suas expectativas!”

“Olá, [nome do cliente]. Seu feedback é muito importante para nós! Estamos sempre aqui para te atender com muita dedicação e excelência.”

“Olá, [nome do cliente]. Agradecemos por demonstrar interesse em nosso conteúdo e esperamos que ele seja valioso para você!

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, basta entrar em contato por esse mesmo canal.”

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

Mensagens de ausência e espera

Hoje em dia, é preciso estar presente em diversos canais para oferecer um bom atendimento aos seus clientes.

No entanto, não são todas as equipes de atendimento que possuem uma escala para atender 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por esse motivo, é interessante configurar um chatbot em seu CRM de Atendimento para enviar mensagens de ausência e espera aos clientes.

A mensagem deve ser clara e específica, indicando os dias e horários em que os clientes poderão falar com um atendente humano, caso necessário.

Abaixo, compartilhamos algumas sugestões de mensagens de ausência e espera. Confira e anote tudo!

“Agradecemos por entrar em contato! Neste momento, estamos recebendo um volume maior de solicitações do que o esperado. Mas não se preocupe! Garantimos que sua solicitação será atendida em até [xxx] minutos/horas.”

Olá, [nome do cliente]! Estamos enfrentando um alto volume de solicitações no momento, mas responderemos sua mensagem o mais rápido possível. Agradecemos sua paciência e confiança!

“Oi, [nome do cliente]. Neste momento, estamos recebendo um volume maior de mensagens do que o habitual, o que está causando um tempo de atendimento um pouco maior.

Queremos assegurar que sua mensagem foi recebida e que estamos trabalhando para atendê-la o mais rápido possível. Agradecemos desde já sua paciência e compreensão.”

“Olá, [nome do cliente]. Recebemos a sua mensagem, mas estamos indisponíveis no momento. Nosso horário de atendimento é de [dia] a [dia], das [horário de abertura] às [horário de fechamento].  

Se você tiver alguma dúvida ou solicitação, por favor, deixe sua mensagem e responderemos assim que possível.”

“Olá, [nome do cliente]. Obrigado por entrar em contato! Sua solicitação já foi recebida, mas no momento estamos indisponíveis. Nossos dias e horários de atendimento são de [dia] a [dia], das [horário de abertura] às [horário de fechamento].  

Agradecemos por sua compreensão e saiba que faremos o possível para te ajudar!”

“Olá, [nome do cliente]! Agradecemos por entrar em contato conosco e relatar sua preocupação. 

Queremos que saiba que estamos cientes do problema e já estamos trabalhando para encontrar uma solução. Entraremos em contato com você em até [prazo].”

Mensagens de despedida e encerramento de atendimento

As mensagens de despedida e encerramento de atendimento também são uma parte importante do serviço ao cliente.

De modo geral, são usadas para finalizar uma interação de forma amigável, oferecendo ao cliente informações importantes, agradecimentos, resumos de ações tomadas ou próximos passos.

Quer descobrir como aplicar a melhor comunicação nesse momento? Listamos alguns modelos prontos de mensagem de atendimento automático!

“É ótimo saber que pude te ajudar com isso! Se surgirem outras dúvidas no futuro, fique à vontade para entrar em contato novamente. Obrigado(a) pela confiança!”

“Foi um prazer te ajudar! Se precisar de qualquer apoio no futuro, estarei à disposição. Obrigado(a) e tenha um excelente dia!”

“Antes de encerrar o atendimento, há algo mais em que eu possa ajudar?”

“Foi um prazer falar com você. Se surgir qualquer outra questão, fique à vontade para entrar em contato novamente. Até mais!”

“Fico muito feliz em ajudar! Pode contar comigo e com toda a equipe sempre que você precisar. Tenha um ótimo dia!”

“Foi um prazer te atender! Se houver algo mais que possa fazer para melhorar sua experiência, por favor, me informe.”

Foi um prazer te ajudar com sua compra! Espero que você aproveite ao máximo sua nova aquisição.”

“Esperamos ter resolvido a sua questão! Se precisar de algo mais, conte com a gente!”

Ferramenta para enviar frases para clientes 

Está buscando uma maneira eficiente e automatizada para se comunicar com seus clientes e prospects?

Então, o CRM de Atendimento da PipeRun é a solução certa para o seu negócio!

Com a nossa plataforma omnichannel, você pode configurar chatbots em diferentes fluxos de interações para atender às necessidades dos seus clientes.

Isso significa que é possível personalizar frases fluidas e direcionadas para oferecer suporte, responder perguntas frequentes, encerrar o atendimento e muito mais.

Além disso, a ferramenta permite acompanhar todas as interações com os clientes, registrar informações relevantes e obter uma visão completa de todo o histórico.

Tudo isso para facilitar os seus processos e trazer mais eficiência para a sua equipe.

Gostou?

Entre em contato com um de nossos consultores hoje mesmo e comece a aproveitar todos os benefícios do nosso CRM de Atendimento.

Conclusão 

Agora que você já tem em mãos os melhores modelos de mensagem de atendimento automático para usar nas redes sociais e no WhatsApp, não perca tempo para começar a aplicá-los nos seus fluxos.

Lembrando que, por mais que seus clientes precisem falar com atendentes humanos para resolver determinados problemas, as mensagens automáticas podem agilizar a troca de informações e alinhar expectativas em relação a prazos de respostas e outros aspectos.

E não se esqueça de que um CRM de Atendimento é essencial para configurar novos fluxos de automação de mensagens e fazer toda a gestão das conversas de maneira inteligente.

Esse conteúdo foi útil para você? Então continue acompanhando nossas próximas publicações!

Toda semana compartilhamos novas dicas para te ajudar a oferecer o melhor atendimento.

Até a próxima!

FAQ – Perguntas Frequentes

Como colocar mensagem automática para cliente?

Você deve usar um CRM de Atendimento para criar um fluxo de conversa e definir as frases pré-programadas que serão enviadas automaticamente para seus clientes.

O que escrever na mensagem de saudação no WhatsApp?

Na mensagem de saudação no WhatsApp, você pode incluir uma frase amigável como:  “Seja bem-vindo(a) ao nosso atendimento via WhatsApp. Como podemos ajudar você hoje?”.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!