Chatbot para WhatsApp: saiba como implementar essa solução e escolher a melhor plataforma

Chatbot para WhatsApp, entenda tudo sobre essa ferramenta
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• Em síntese, chatbot para WhatsApp é um recurso que serve para automatizar a conversa entre uma empresa/marca e um lead ou cliente;

• Usar chatbot para WhatsApp é crucial para fortalecer sua presença digital, reduzir custos, ter um atendimento ao cliente eficiente e conseguir escalar processos de atendimento;

• Com o CXM de Atendimento da PipeRun, é fácil configurar chatbots para o WhatsApp Business da sua empresa. Configure diversos fluxos para potencializar seus processos!

Hoje em dia, o chatbot para WhatsApp não é apenas uma maneira de trocar mensagens com os amigos, é também uma ferramenta comercial.

Com um chatbot, você pode agendar reuniões, tirar dúvidas, comprar produtos e contratar serviços: tudo de forma automatizada, em poucos cliques.

Essa função é uma via de mão dupla, já que facilita muito a vida dos consumidores e também agiliza os processos do seu negócio.

Isso dito, a partir de agora você embarca nessa viagem com a gente para entender tudo sobre uma ferramenta de chatbot para WhatsApp automatizada que vai revolucionar o atendimento na sua empresa.

Entenda como funciona, como implementar e como usar essa solução para alavancar suas vendas. Boa leitura.

Caso já queira sair na frente, não deixe de conhecer o nosso CRM de Vendas com integração com o chat do WhatsApp.

O que é chatbot para whatsapp

O chatbot para WhatsApp nada mais é do que uma forma de automatizar uma conversa com um cliente ou consumidor em potencial.

Contudo, não é simplesmente uma URA, em que o usuário recebe opções para seguir e apertar algum botão. É algo bem mais complexo que isso, quando bem configurado.

Isso porque o chatbot permite a configuração de estratégias mais estruturadas, que permitem até que você crie fluxos de conversas que vão direcionar os leads rumo ao fechamento da venda.

Com uma boa estratégia, é possível fazer com que a automação solucione as principais dúvidas dos contatos, economizando tempo dos vendedores que só vão atuar quando o contato estiver próximo a conversão da venda.

Para isso, é preciso utilizar uma tecnologia que permita fazer a automação do robô de chat integrando com a API do WhatsApp Business.

Sem dúvidas, isso vai colocar o seu negócio muito mais perto dos seus clientes, pois, usando o chatbot para WhatsApp, sua marca estará presente no aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do país.

Por que usar um chatbot para WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil, e só isso já é um fator decisivo para que sua empresa o utilize.

Dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostram que 80% dos brasileiros entrevistados utilizam o aplicativo de mensagens instantânea para falar com marcas.

Além disso, podemos destacar outros benefícios como:

Presença digital

A esmagadora maioria dos brasileiros com acesso à internet utiliza o WhatsApp no dia a dia, e se 80% conversam com empresas, consequentemente muitos compram pelo app também.

Quando sua empresa está no WhatsApp, ela está ao alcance desse público todo. Por isso, é um canal de vendas poderosíssimo, principalmente para quem tem e-commerce.

Com o chatbot, é possível atingir todos esses consumidores em potencial de forma automática, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Redução de custos

Ao automatizar o atendimento da empresa pelo WhatsApp, isso libera as equipes para focar em outros aspectos, sendo que elas podem inclusive ser mais assertivas no fechamento das vendas.

Isso reduz os custos, uma vez que é possível trabalhar com uma equipe bem mais enxuta, e mantém o padrão de qualidade no atendimento sempre alto.

Eficiência no atendimento

A eficiência no atendimento aumenta pelo simples fato de que não há fila de espera e nem horário de atendimento.

Sendo assim, a sua empresa pode operar a todo momento, e a estrutura do chatbot para WhatsApp pode ainda direcioná-lo à medida que executar ações na conversa.

É importante ressaltar que o robô não tem como objetivo substituir o atendimento humano: apenas agilizar algumas etapas que são repetitivas e envolver dúvidas frequentes.

Eventualmente o atendente humano terá que intervir, porém em situações muito pontuais, o que torna todo o processo muito mais efetivo.

Escalabilidade de atendimento

Eficiência, no atendimento, significa padronização, o que abre espaço para escalar o setor na sua empresa.

Isso tudo sem a necessidade de aumentar o time, apenas automatizando a maioria das etapas, liberando o time para focar no fechamento do negócio e principalmente nos esforços de pós-venda para fidelizar os clientes.

Como o WhatsApp Business API funciona?

O funcionamento do chatbot para WhatsApp não depende apenas do aplicativo em si. A versão Business até possui o recurso de respostas automáticas, mas para chegar a um robô de conversa eficiente, é preciso associar com outros softwares.

Por isso, o aplicativo tem a versão WhatsApp Business API, que permite a integração com outras plataformas para configurar o chatbot.

Essa é a melhor maneira de escalar o atendimento de uma empresa, já que você não fica vinculado a apenas um telefone e centraliza a comunicação, mesmo com vários atendentes trabalhando.

Inclusive, essa opção funciona muito bem para empresas que decidem abrir uma filial, pois, mesmo com unidades espalhadas pelo Brasil, é possível ter um controle unificado das comunicações com clientes e também internas.

Como fazer chatbot para WhatsApp

Como fazer um chatbot para WhatsApp?

Conforme vimos, ficou claro que, para fazer um chatbot para WhatsApp, você precisa ter a versão Business do aplicativo e buscar soluções tecnológicas.

Então, para direcionar a sua decisão, separamos alguns passos para implementar essa ferramenta no seu negócio.

Encontre um parceiro oficial

A primeira parte é buscar um profissional para estruturar o chatbot dentro da estratégia da sua empresa.

Pensar na estrutura do chat e nos fluxos que os usuários deverão seguir é fundamental para que a conversa seja o mais natural possível.

O objetivo é que o chat automático consiga emular ao máximo uma conversa com uma pessoa real.

Escolha uma plataforma de chatbot

É preciso buscar plataformas de configuração de chatbots que tenham integração com o WhatsApp Business API.

A recomendação é buscar softwares que sejam intuitivos para que você consiga implementar e treinar seus colaboradores para que consigam ser produtivos no uso da ferramenta.

Outro ponto de atenção é que a plataforma escolhida deve ter integração com outros sistemas de atendimento e gestão de leads, para otimizar a sua operação como um todo.

Crie uma estratégia de vendas

A estratégia de vendas é o que vai guiar a forma que o chatbot para WhatsApp vai funcionar, portanto é fundamental que você tenha plena consciência de quem é a persona do seu negócio.

Isso porque a função principal do robô é qualificar o lead, ou seja, pegar o contato inicial e fazê-lo avançar pelo funil de vendas de forma efetiva.

Também é preciso considerar que as mensagens precisam ser persuasivas, porém dentro de um contexto de naturalidade da conversa (ainda que automatizada).

Enfim, é possível agregar gatilhos mentais e oferecer promoções usando o chatbot, desde que esteja considerado na estratégia e feito de forma natural (caso contrário, isso pode ser considerado como spam).

Crie um script de mensagem

Aqui temos um passo importante que é: criar um script para que o chatbot do WhatsApp siga.

Quando a estratégia de vendas está bem definida, é hora de criar os fluxos de conversa considerando quais serão as ações tomadas pelo usuário durante a troca de mensagens.

Sempre tenha na sua ideia de planejamento que no WhatsApp você estará conversando com uma pessoa que tem uma cultura de uso da ferramenta, por isso as conversas precisam estar de acordo com a forma de conversar da plataforma.

O uso de emojis é uma boa maneira de deixar as conversas mais pessoais e agradáveis. Também é importante ser conciso e direto na sua comunicação.

MODELOS DE SCRIPT DE VENDAS PARA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Baixe Scripts de Vendas Prontos e atenda clientes e leads de forma ágil.

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Coloque um opt-in

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é bem clara quanto às comunicações entre empresas e clientes pelos meios digitais.

Portanto, para iniciar conversas com leads, mesmo com chatbots, é preciso garantir que você tenha a aprovação do usuário.

Por isso, é necessário fazer o uso de um “opt-in” na hora de fazer a captação do lead.

Basta colocar uma mensagem clara e direta perguntando se o lead aceita receber mensagem das suas empresas. Caso ele opte pela opção “sim”, aí você pode se comunicar com ele sem violar a legislação de proteção de dados.

Crie Chatbot para WhatsApp com a PipeRun

Como a PipeRun pode te ajudar

A PipeRun é especialista em criar soluções personalizadas para que sua empresa se conecte com seus leads e clientes de forma eficiente.

Nossos softwares de CRM tem várias opções personalizadas para cada tipo de negócio, trazendo recursos específicos para atender as necessidades de cada setor.

Para uso do WhatsApp, nossa plataforma fornece integração completa com o aplicativo. Lá você pode configurar um chatbot completo para se comunicar com seus leads, desde a captação até um pós venda que fideliza com eficácia.

Além das automações para WhatsApp, com o CRM PipeRun é possível criar vários outros fluxos de automação para que a jornada de compra dos seus clientes seja otimizada.

O software PipeRun é bastante intuitivo e simples de usar, dispensando a necessidade de contratações de especialistas de T.I, por exemplo.

Conclusão

O chatbot para WhatsApp se tornou um dos canais de comunicação para todo tipo de empresa, já que permite escalar a operação sem elevar os custos.

Como vimos, é preciso ter um bom software ao seu lado para utilizar a ferramenta de maneira eficiente na sua empresa.

O PipeRun Max tem todos os recursos que você precisa para gerir seus leads, acompanhar o progresso do funil de vendas e fazer um pós-venda que fideliza clientes.

Conheça mais sobre nossas soluções tecnológicas para o seu negócio.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!