Como criar uma página de captura de leads de alto desempenho? Passo a passo

Como criar uma página de captura de leads de alto desempenho?
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• Criar uma página de captura de leads ajuda a ter mais conversões por meio da personalização de mensagens, automação de processos e análise de dados;

• Os elementos que não podem faltar em uma página de captura de leads são: headline, CTAs, formulário, proposta, prova social e descrição do serviço;

• Para fazer uma boa landing page de captura é importante ganhar o usuário logo no início, montar um formulário eficiente e somente com as informações necessárias e utilizar gatilhos mentais para estimular o oferecimento de dados para o contato.

Em uma estratégia de Inbound Marketing, a página de captura de leads é central para o desenvolvimento das táticas de vendas.

É com ela que a base de leads se mantém atualizada e as fases de nutrição e conversão caminham de forma mais eficiente.

Para isso, entretanto, é preciso saber como fazer uma página de captura de leads eficiente e que contribua para os resultados da empresa.

O que é página de captura de leads?

Como o próprio nome sugere, uma página de captura serve para transformar visitantes em leads, ou seja, compradores potenciais. 

Trata-se de um tipo de landing page, geralmente construído com um formulário para que o usuário preencha suas informações e as compartilhe com a empresa.

Em troca é oferecido algo de valor, como um conteúdo relevante, um brinde ou desconto.

Por que ter uma página de captura de leads?

Como já vimos, as páginas de captura de leads são uma ferramenta importante para a geração de leads e para garantir a aquisição de novos clientes para uma empresa. 

Veja a seguir algumas das principais vantagens de criar uma página de captura:

  • foco no objetivo: toda página de captura de leads é criada com um objetivo específico de coletar informações sobre potenciais clientes, ou seja, é uma estratégia clara, direta e mensurável;
  • mais conversões: como essas landing pages são projetadas para se concentrar apenas na conversão de leads, elas tendem a ter taxas de conversão mais elevadas do que as páginas normais do site;
  • personalização: esse tipo de landing page pode ser personalizado para atender às necessidades específicas da empresa ou de uma campanha específica, o que permite que a organização colete informações relevantes sobre seus leads, de modo a construir relacionamentos mais fortes com essas pessoas;
  • análise e otimização: páginas de captura fornecem informações valiosas sobre o comportamento dos visitantes, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de geração de leads para obter melhores resultados — em outras palavras, é possível adaptar as campanhas de marketing para que elas funcionem ainda melhor de acordo com os dados coletados;
  • integração com ferramentas de automação de marketing: landing pages de captura de leads podem ser integradas a outras ferramentas de automação de marketing, como o CRM, permitindo que as empresas automatizem processos repetitivos e foquem no realmente importa.

Assim sendo, as páginas de captura são uma ferramenta valiosa para a geração de leads e a aquisição de novos clientes, pois oferecem uma forma eficaz de coletar informações relevantes sobre os potenciais clientes.

Se aplicadas corretamente, no longo prazo, as páginas de captura de leads podem aumentar as taxas de conversão e automatizar o processo de geração de leads, trazendo ganhos e economias para a sua empresa.

Quais os principais elementos de uma página de captura de leads?

Quais os principais elementos de uma página de captura de leads?

Antes de entender como fazer uma página de captura de leads, é necessário saber quais são os principais elementos desse tipo de página.

Veja a seguir quais são os principais elementos das páginas de captura:

Headline

Ao visitar a página de captura, a primeira coisa que o lead irá observar é o título ou a headline.

É importante que esse elemento seja cuidadosamente elaborado, para que seja capaz de chamar a atenção do cliente em potencial, incentivando a pessoa a continuar lendo.

Para despertar o interesse do usuário, o título ou a headline precisa ser persuasivo, atrativo e transmitir uma mensagem clara e objetiva. No início da landing page, é crucial pensar em uma headline que seja impactante e que reflita a promessa da empresa de forma clara e concisa.

CTA´s

As landing pages de captura sempre têm um objetivo claro, que pode ser: coletar informações de contato de potenciais clientes, promover downloads de materiais, realizar vendas ou o que quer que seja.

Para alcançar esses objetivos de maneira efetiva, é crucial utilizar um CTA eficaz.

O CTA, ou call to action (chamada para a ação), é um elemento que incentiva o usuário a tomar uma ação, sugerindo que o leitor se inscreva em uma newsletter ou forneça seus dados para baixar um ebook, por exemplo.

Ele pode ser apresentado na forma de botões, utilizando verbos no imperativo, como “baixe agora”, “compre já”, “faça o download”, entre outros.

É importante que o CTA seja motivador e claramente definido, a fim de evitar confusão e garantir os resultados desejados na landing page.

Caso o CTA não seja concreto ou apresente problemas, o lead pode ficar indeciso e não saber o que fazer, prejudicando os resultados da página de captura de leads

Por isso, é fundamental investir tempo e esforço na criação de uma chamada para ação efetiva e motivadora.

Formulário

Uma das partes essenciais das páginas de captura de leads são os formulários de inscrição.

Os formulários permitem coletar informações valiosas sobre seus leads, tais como nome, telefone, e-mail e profissão.

Essas informações são fundamentais para que a sua equipe de marketing possa conhecer mais sobre seus clientes em potencial e, futuramente, estabelecer contato com essas pessoas.

Ao criar seu formulário de inscrição, é importante ter cuidado com a quantidade de campos que serão preenchidos pelo lead.

Um excesso de campos pode dificultar a experiência do usuário e, consequentemente, fazer com que ele desista de preencher o formulário. Portanto, é recomendável manter um equilíbrio entre a quantidade de informações necessárias e a facilidade de preenchimento.

Como referência, um formulário com cinco campos é o ideal, pois permite coletar informações precisas e específicas sobre o lead.

Normalmente, as cinco informações mais importantes a serem coletadas para poder executar uma boa estratégia de marketing são:

  • nome;
  • idade;
  • profissão;
  • endereço de email;
  • telefone.

Só essas informações já irão fornecer dados importantes sobre a demografia e permitir criar estratégias de marketing baseadas em algo concreto, ou seja, em quem realmente são os clientes que compram com você.

Caso sejam necessárias mais informações, você pode solicitá-las em uma outra oportunidade, em estágios mais avançados do funil de vendas, quando o cliente já construiu uma relação de confiança com a sua empresa.

Proposta

A proposta é uma componente crucial da landing page, portanto é muito importante que ela seja bem definida e apresentada.

Propostas devem representar uma promessa aos seus clientes potenciais sobre os benefícios que a sua oferta pode fornecer.

Em outras palavras, a proposta de valor é uma declaração concisa e persuasiva que demonstra como seu produto ou serviço pode ajudar o visitante a resolver um problema ou melhorar sua vida na prática.

Para ter sucesso, é fundamental que a proposta de valor seja clara e convincente, pois ela ajuda a justificar o porquê o usuário deve fornecer seus dados pessoais para sua empresa.

Prova social

A prova social é uma das técnicas mais eficazes para influenciar a decisão de compra de um lead, pois apela para o instinto humano de fazer o que os outros também fazem.

Em outras palavras,trata-se de uma técnica que usa o poder da opinião de outros consumidores para influenciar na tomada de decisão.

Por isso, apresentar depoimentos e cases de sucesso na sua página de captura de leads é fundamental para transmitir confiança e credibilidade sobre o seu produto ou serviço.

Os depoimentos e cases ajudam a reforçar a proposta de valor e a mostrar de forma concreta como o seu produto ou serviço pode gerar resultados positivos para o cliente em potencial lendo a página.

Além disso, é importante que os depoimentos sejam reais e que forneçam detalhes sobre como o produto ou serviço ajudou a solucionar um problema específico.

Quanto mais específicos e relevantes forem os depoimentos, mais eficazes serão na hora de persuadir os leads a realizar a conversão.

Descrição do serviço

Muitas vezes, ao chegar até a sua landing page, os usuários não sabem muito sobre a sua empresa e os produtos e serviços oferecidos.

Essas situações podem representar um obstáculo, pois, caso não haja nenhuma informação sobre quem é a sua empresa e que tipo de produto ou serviço você oferece, o lead pode passar a não querer fornecer suas informações.

Afinal, é quase impossível que o lead queira divulgar suas informações para uma instituição que não consegue transmitir uma sensação de autoridade e confiabilidade.

Portanto, as páginas de captura de leads precisam de uma bio sobre o seu negócio, ou seja, o que é, quais serviços oferece, quando surgiu, etc.

Como fazer uma página de captura de leads?

A página de captura de leads, geralmente, está atrelada às primeiras etapas do funil de vendas de uma empresa. Essas fases podem receber diferentes nomes, mas, geralmente, se resumem a:

  • atração; 
  • conversão;
  • qualificação; 
  • vendas.

A landing page de conversão de leads está muito atrelada às etapas de atração e conversão. Um usuário é atraído para essa página e então se converte em lead.

Compreender essa dinâmica vai ajudar a entender o papel da landing page e também vai facilitar seu processo de construção de toda a estratégia.

Mas, afinal, como fazer uma página de conversão? Quais etapas são indispensáveis? Entenda a seguir. 

1. Saiba para quem você está vendendo

Conhecer o perfil de cliente ideal da sua empresa é o primeiro passo para qualquer ação de marketing ou vendas. 

Ao compreender quem é a buyer persona do negócio você tem acesso a quais as dores e necessidades que ela possui e o que o seu produto ou serviço pode resolver.

Essa etapa auxilia na criação da página de conversão porque ajuda na definição sobre o que oferecer ao cliente em troca dos dados que ele irá compartilhar. 

Afinal, que tipo de oferta está alinhada ao que o comprador quer e precisa? 

TEMPLATE PRONTO PARA PREENCHER COM O PERFIL DO CLIENTE IDEAL (ICP)

Baixe o template de ICP editável

defina o perfil ideal do cliente da sua empresa

O material irá para o seu e-mail. Veja a caixa de entrada e também a de spam.

2. Avalie a jornada do cliente

Além de entender o perfil de cliente ideal da empresa, também é preciso considerar a etapa da jornada de compra em que o consumidor que chega até a sua página está. 

Essa informação vai impactar no tipo de oferta que ele valoriza. 

Clientes que estão nas etapas finais da jornada de compra, podem se interessar por ofertas relacionadas a descontos e upgrades de pacotes, por exemplo.

Já consumidores em etapas iniciais do processo de decisão, geralmente, buscam por informações e conteúdo que os ajudem a conhecer as opções para solucionar uma demanda, isso inclui:

  • guias; 
  • ebooks; 
  • webinars e mais. 

É possível e indicado que você crie páginas de captura para atender a demandas de consumidores em diferentes etapas da jornada de compra.

3. Ganhe o usuário logo no começo

Na hora de elaborar uma página de captura de leads, lembre-se de que a atenção do usuário é valiosa e limitada, pois há uma ampla concorrência.

Por isso, é crucial que as empresas capturem a atenção logo no início da interação com o usuário, para assim aumentar a taxa de conversão, conquistar a confiança do usuário, reduzir a taxa de rejeição e melhorar a experiência do cliente.

Quando um usuário se sente atraído e engajado desde o início com determinado conteúdo, ele tende a ter uma experiência melhor e mais positiva com a página e, consequentemente, com a empresa.

Ou seja, evita-se uma frustração do consumidor, já que a página foi elaborada de acordo com o que ele precisa, de maneira objetiva e clara.

Existem várias estratégias que as marcas podem usar para ganhar a atenção do lead em poucos segundos. Veja algumas dicas valiosas:

  • crie mensagens claras e objetivas, isto é, na primeira frase ou parágrafo da página, forneça a mensagem sobre o que o cliente pode esperar ganhar ou aprender com aquela página;
  • use um design atrativo e intuitivo, com cores, imagens de qualidade e uma tipografia legível que ajude na experiência do usuário;
  • explore o uso de Calls To Action e use botões de CTA para facilitar a interação com o conteúdo;
  • ofereça materiais valiosos para o lead, como informações de um webinar, demonstração do produto, testes gratuitos, e-books, etc;
  • faça testes A/B para entender qual a melhor forma de capturar a atenção do lead, criando variações de uma mesma página.

4. Defina o que será oferecido ao visitante

Estabelecer o conteúdo da página de captura de leads vai ser muito mais fácil quando você já sabe quem é a persona e em qual etapa da jornada de compra ela está. 

Cada landing page pode atender a uma etapa diferente do processo de decisão do comprador. 

Agora defina o formato e o conteúdo do que será oferecido ao visitante. 

Quanto ao formato, as opções mais comuns são:

  • ebooks; 
  • infográficos; 
  • planilhas;
  • webinars; 
  • checklists. 

Já quanto ao conteúdo perfeito, será necessário, mais uma vez, olhar para o seu negócio e para as dores dos clientes.

5. Organize o conteúdo da página

Ao criar uma página de conversão comece eliminando as distrações. O usuário deve ver apenas uma opção do que fazer: preencher o formulário. 

Elimine menus de navegação e tenha um único call to action (CTA). O CTA é o convite que a sua empresa faz ao visitante da página, por exemplo, “baixe agora o seu ebook grátis”. 

Além disso, lembre-se de incluir um título chamativo, que destaque o que o usuário irá encontrar. 

Crie um texto direto e claro sobre o que está sendo oferecido, com informações que despertem o interesse e a curiosidade.

Outras informações que podem estar presentes na página e aumentar as taxas de conversão são:

  • logomarca e depoimentos de clientes da sua empresa; 
  • dados sobre resultados alcançados;
  • possíveis menções em jornais e portais da mídia. 

Logo, ao fazer uma página de captura de leads lembre-se do seguinte checklist:

  • título; 
  • oferta; 
  • breve conteúdo relevante;
  • formulário;
  • CTA.

Confira abaixo a imagem de uma página de captura de leads otimizada. 

6. Monte um formulário eficiente

Pesquisas como a da QuickSprout indicam que uma redução de 11 para 4 campos pode aumentar em até 120% a taxa de conversão do seu formulário.

Por isso, solicite o mínimo de informações necessárias para dar continuidade ao processo de nutrição do lead de forma adequada. 

Entre os dados que podem ser solicitados estão: 

  • nome; 
  • email; 
  • cargo (em caso de negócios B2B); 
  • telefone (atenção, porque pode afastar alguns usuários);
  • cidade; 
  • informações sobre o usuário já ter usado algum produto ou serviço semelhante ao seu, entre outras.

7. Planeje o que será feito depois

Uma página de captura de leads é apenas uma parte da estratégia de marketing de vendas, que é muito mais ampla. Por isso, é importante que, ao criá-la, você já saiba o que irá acontecer em seguida. 

Uma das alternativas é direcionar o lead para um fluxo de nutrição alinhado às informações que ele compartilhou no formulário e à etapa da jornada de compra em que está. 

Sem dúvida a automação de marketing é uma importante aliada nessa etapa. 

Em casos em que os leads estão nas fases finais do funil de vendas, também é possível integrar a ferramenta de captura a um CRM, direcionando esses contatos para a equipe de pré-vendas e vendas. Por isso, pesquise bem sobre onde fazer a página de captura, para tornar mais fácil esse tipo de integração. 

Também vale lembrar da possibilidade de integrar ferramentas de automação de marketing ao CRM de venda, para que leads qualificados sejam rapidamente direcionados ao setor comercial e possam ser abordados da maneira correta. 

8. Ofereça conteúdos atraentes

Oferecer conteúdos atraentes em landing pages de captura de leads é uma estratégia muito eficiente para incentivar as pessoas a fornecerem seus dados e informações pessoais.

Sua empresa pode oferecer e-books, webinars, vídeos, entre outros, desde que estejam relacionados ao seu negócio e possam agregar valor para quem está consumindo o conteúdo.

O objetivo principal é transmitir uma sensação de autoridade sobre o assunto, de modo a convencer o lead de que o preço de compartilhar suas informações é justo em relação ao valor que ele irá receber em troca.

Por isso, nunca é demais destacar que o conteúdo precisa ser realmente útil e relevante para o lead, e não apenas um material genérico que não agrega valor.

Use gatilhos mentais

9. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que visam aproveitar as características psicológicas do cérebro humano para influenciar a tomada de decisão de uma pessoa.

Eles podem ser utilizados em diversas situações, incluindo a criação de landing pages de captura de leads.

Alguns dos gatilhos mentais mais comuns incluem: a autoridade, a escassez, a exclusividade, a reciprocidade, entre outros.

Ao utilizar gatilhos mentais em uma página de captura de leads, você pode aumentar a persuasão e, consequentemente, a taxa de conversão da sua landing page.

Por exemplo, ao destacar a autoridade da sua marca ou produto, você pode aumentar a confiança do lead em relação a sua empresa, o que é fundamental para aumentar a probabilidade de conversão.

Outro gatilho mental que pode ser utilizado é o da escassez, destacando a oferta limitada de tempo ou de quantidade de produtos, o que pode estimular a urgência do lead em agir.

Entretanto, é importante destacar que o uso de gatilhos mentais deve ser realizado de forma ética e estratégica, buscando sempre oferecer benefícios reais para o lead.

Além disso, é recomendável testar diferentes abordagens e gatilhos diferentes para identificar o que funciona melhor para a audiência que você já conquistou ou quer conquistar.

10. Acompanhe os resultados

Nunca esqueça de acompanhar os indicadores de desempenho das páginas de captura de e-mail para compreender o quanto elas realmente estão contribuindo para os resultados da empresa.

Também é interessante realizar testes A/B com o objetivo de otimizar a performance dos canais de conversão.

Dica extra: Com a sua página de captura de leads pronta, lembre-se de investir também em ações de atração, para levar visitantes qualificados até a landing page e aumentar o volume de leads gerados. 

Integre a landing page ao CRM de vendas

Clientes do CRM PipeRun podem fazer uma captação de leads muito mais ágil e assertiva em seus sites.

O CRM permite integrar soluções páginas de conversão e softwares de automação de marketing ao sistema de vendas, facilitando a gestão dos leads convertidos até a transformação deles em clientes. 

É importante lembrar, que com o CRM você recebe não apenas leads vindos de ações de inbound, mas também dos múltiplos canais de aquisição que sua estratégia conta, independente do funil com o qual você estiver lidando, seja de marketing, pré-vendas ou vendas.  

Ficou interessado em saber mais e otimizar seus resultados?  Então, conheça agora a nossa plataforma de aceleração de vendas e comece seu teste gratuito.

Conclusão

Criar uma página de captura de leads de alto desempenho é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. 

A página deve ser projetada de forma a capturar a atenção do lead logo no início da interação, oferecer conteúdo valioso e incentivar a ação desejada, ou seja, fornecer as informações de contato.

Geralmente, as estratégias mais eficazes incluem a utilização de uma mensagem clara e objetiva, um design atrativo, um call to action claro e o uso de testes A/B para otimizar o desempenho da página.

Porém, é importante lembrar que uma boa página de captura de leads é apenas o primeiro passo. Para alavancar ainda mais seus resultados, é fundamental ter uma solução de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) eficiente. 

É aqui que entra o PipeRun — um CRM de vendas que oferece uma plataforma intuitiva e fácil de usar para ajudar as equipes de vendas a gerenciar e acelerar seus processos.

Com a PipeRun, as empresas podem aumentar sua eficiência, alcançar novos patamares de sucesso e, finalmente, atingir seus objetivos de vendas. 

Não perca mais tempo e experimente o CRM de vendas da PipeRun hoje mesmo!

Para não perder nenhuma novidade sobre Marketing e Vendas, inscreva-se abaixo para receber nossa newsletter.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!