5 dicas para elevar a produtividade no trabalho de vendas

Produtividade no trabalho de vendas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

O atual cenário brasileiro é representado por altíssima concorrência e constantes variações na demanda. Esse contexto faz com que os diretores das empresas busquem constantemente novas formas de diferenciar o negócio no mercado, manter os funcionários motivados, aumentar a produtividade no trabalho e alavancar as vendas.

Obviamente, alcançar esses resultados não é uma tarefa simples. Muito pelo contrário: exige que os diretores estejam em constante aperfeiçoamento e atentem-se a diversos detalhes na empresa.

Se você está em busca de aumentar as vendas e os lucros do seu negócio, este post é para você! Confira a seguir 5 dicas para elevar a produtividade no trabalho de vendas!

1. Metodologia

Para que uma empresa aumente sua produtividade é fundamental que ela siga uma metodologia de trabalho focada em resultados. A forma de trabalhar e os métodos a serem seguidos devem seguir o modelo top down, ou seja, devem partir dos diretores e atingir toda a empresa.

Portanto, todos os diretores e gestores devem desenvolver metodologias de trabalho e processos padrão de forma que a empresa siga e obtenha resultados mais efetivos e melhores lucros.

2. Ferramentas

O aumento da produtividade no trabalho está fortemente vinculado ao uso das ferramentas corretas. Atualmente existem inúmeras plataformas, softwares e até mesmo aplicativos para smartphones e tablets que podem melhorar consideravelmente as tarefas e os processos de uma empresa. A produtividade no trabalho de vendas, por exemplo, pode ganhar muito com o uso de um CRM de Vendas.

É muito importante que os diretores procurem as ferramentas mais adequadas para a empresa e façam uso delas, garantindo melhores resultados e o aumento das vendas.

3. Treinamento

Todos os diretores sabem que quanto mais capacitado for o time, maior será a produtividade no trabalho e melhores serão as vendas. Portanto, é de extrema importância que todos os gestores invistam no treinamento e na capacitação dos funcionários!

Os diretores devem sempre ter em mente que funcionários bem treinados e orientados desempenham as atividades em menos tempo e com mais qualidade. O resultado disso é mais produtividade no trabalho e melhores resultados.

4. Comunicação

Não adianta os diretores criarem excelentes metodologias de trabalho, fazerem a aquisição das mais modernas ferramentas e investirem no treinamento dos funcionários se eles não se preocuparem com a comunicação interna na empresa. A troca de informação entre os colaboradores e a troca de dados entre setores é imprescindível para o crescimento da empresa e para o aumento da produtividade.

O consultor de vendas Ricardo Jordão tem uma mensagem bem interessante sobre a importância da comunicação para aumentar a produtividade no trabalho de vendas:

Por isso, é fundamental que os diretores sempre mantenham o foco na comunicação interna da empresa. Pode-se, inclusive, utilizar ferramentas de troca de informações e mensagens, como o Skype for Business, o Slack, entre outros.

Outra dica importante é utilizar informativos internos na empresa. Isso é uma excelente forma de divulgar a metodologia de trabalho e disseminar a cultura da empresa!

5. Monitoramento

Por último, para manter o negócio em alto padrão de produtividade e garantir que as vendas estejam sempre altas, é imprescindível que os diretores e gestores façam o monitoramento e o acompanhamento das vendas e dos serviços prestados pela empresa.

Isso permite também que os diretores comparem o momento atual da empresa com datas passadas, possibilitando o acompanhamento da tendência e a detecção de gargalos, resultando em ganhos contínuos de produtividade e aumento dos lucros.

Aprendeu como aumentar a produtividade no trabalho? Agora não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das melhores dicas para o seu negócio!

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!