KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office

Como ganhar tempo na criação de propostas online?

criar proposta online
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Desenvolver o contrato e a apresentação de um produto ou serviço para um prospect pode ser um dos principais gargalos de uma empresa — especialmente quando não há ferramentas de automação propostas online.

A geração de uma proposta comercial partindo do zero envolve toda uma pesquisa sobre o produto, o perfil do cliente, entre outros fatores. E ponderar a respeito desses elementos pode levar bastante tempo, o que atrasa a venda.

Se a proposta gerada não for do agrado do prospect, todo o trabalho terá que ser feito novamente. Otimizar este processo, portanto, não é só uma questão de economia — mas sim de necessidade.

Se você está passando por dificuldades com a geração de suas propostas online, veja aqui 4 dicas práticas para otimizá-la:

Como ganhar tempo na criação de propostas online?

Organize ideias e materiais a serem apresentados

Apresentações de propostas online desorganizadas possuem um índice bem menor de aprovação. Além disso, há uma boa chance de que o cliente não entenda exatamente o que é proposto, o que pode causar sérios problemas no futuro.

Por isso, antes de começar a elaborar o contrato, reúna o material necessário e organize-o. Assim, você saberá quais informações são mais relevantes e como pode apresentá-las de maneira mais simples para o seu prospect e fechar negócios mais facilmente.

Seja objetivo na elaboração do contrato

Cláusulas elaboradas e detalhadas são úteis para qualquer negócio, mas não é bom que você se perca em frases muito longas e detalhes irrelevantes. Seus clientes têm um tempo limitado para acompanhar o contrato, e precisam ter certeza de tudo antes de assinar.

Tente focar nos conteúdos mais importantes, como as obrigações contratuais de cada parte, preços, formas de pagamento, detalhes do serviço e critérios de encerramento, por exemplo. Depois de cobrir os pontos principais, veja se ainda há espaço para colocar outros detalhes úteis ou se você deve eliminá-los.

Reutilize propostas já testadas

Boa parte do trabalho de desenvolvimento de propostas — como a formatação, precificação e detalhes dos serviços — não são muito mutáveis no curto prazo. Isso significa que essa mesma estrutura pode ser aplicada a múltiplos contratos. Ao utilizar um contrato antigo como modelo, você poupa muito tempo e recursos ao longo do dia.

É possível criar um banco de dados ou pasta compartilhada na nuvem que contenha todos os modelos de boa proposta para determinados serviços. A partir dessas bases, cada vendedor pode adaptar e elaborar o conteúdo de acordo com o contexto.

Quais as melhores ferramentas para criar propostas online?

O meio digital também é muito útil aqui: existem várias ferramentas de automação na geração de propostas online, especialmente os CRMs.

Com eles, é possível gerar modelos automaticamente, já preenchidos com os dados do cliente que foram coletados no sistema — tudo isso com apenas um clique e sem o mesmo nível de burocracia. O mesmo vale para atualizações e adaptações que serão feitas com o tempo.

Outras funcionalidades complementares, como a inserção de gráficos e imagens, classificação dos custos e envio direto do contrato em PDF, tanto para o cliente quanto para o elaborador da proposta, também ajudam a economizar tempo e aumentar as chances de venda.

Estes são apenas alguns dos benefícios. Não deixe de considerar a solução para você! Com esta e com as outras dicas acima, você já deve ser capaz de agilizar as suas propostas online e reduzir o efeito desse gargalo no setor de vendas.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!