Guia de vendas pelo WhatsApp: lucre com a plataforma!

WhatsApp como ferramenta de vendas.
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• Adicionar botão de WhatsApp em seu site facilita a geração de leads, afinal, permite que seus potenciais clientes venham até você com interesse de compra;

• Certifique-se de que sua estratégia de vendas no WhatsApp está alinhada com suas outras estratégias de vendas, incluindo sua presença em outras plataformas de mídia social e sua estratégia de e-mail marketing;

• Para organizar a comunicação, use uma plataforma omnichannel como o CXM de Atendimento da PipeRun e potencialize seu processo de atendimento no WhatsApp.

As vendas pelo Whatsapp são uma ótima maneira de alcançar clientes potenciais com mensagens promocionais personalizadas.

Quando utilizado corretamente, é possível aproveitar as características populares do aplicativo para construir relacionamentos e envolver os clientes de forma a aumentar a confiança, lealdade e fidelidade.

O que torna essa estratégia de marketing tão poderosa é que, dentre outras coisas, ela permite que as empresas façam campanhas de mensagens personalizadas e lead scoring para aumentar as vendas.

Neste artigo, vamos discutir por que sua empresa deve considerar investir nas vendas pelo WhatsApp e como você pode tirar proveito de suas diversas capacidades. Boa leitura!

Aumente a receita da sua empresa agilizando o atendimento no WhastApp com PipeRun MAX!

Por que apostar em vendas pelo WhatsApp?

A venda via WhatsApp está se tornando cada vez mais popular entre as empresas devido às vantagens que ela proporciona.

Negócios que utilizam a plataforma ativamente proporcionam aos vendedores a oportunidade de alcançar novos clientes, anunciar seus produtos e serviços e permanecer conectados, criando relacionamentos de longo prazo e fidelizando seus clientes.

O WhatsApp permite que as empresas exibam facilmente seu catálogo de produtos sem investir na dispendiosa hospedagem de websites.

Além disso, os requisitos mínimos do sistema facilitam a interação entre compradores e vendedores em tempo real, o que reduz a necessidade de pessoal e operações complexas de atendimento ao cliente.

Veja a seguir outros motivos para disponibilizar um sistema de vendas pelo WhatsApp para os seus clientes:

Popularidade

O WhatsApp é uma plataforma de mensagens altamente popular que permite aos usuários comunicarem-se facilmente com amigos e familiares.

No Brasil, já são 147 milhões de usuários, o que coloca nosso país em segundo lugar em número de contas — perdendo só para a Índia.

Esse cenário permite que as empresas possam usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes de maneira rápida e eficiente, ou seja, com a oportunidade de oferecer uma experiência inesquecível que fará o cliente recomendar a sua marca para outras pessoas.

Veja a seguir quais aspectos da sua empresa podem ser melhorados pelo WhatsApp:

  • Atendimento ao cliente: empresas podem usar o WhatsApp para responder rapidamente às perguntas e preocupações dos clientes, o que melhora a satisfação e as chances de compra futura;
  • Marketing direto: pode-se usar o WhatsApp para enviar ofertas e promoções diretamente para os clientes, aumentando a conscientização sobre os produtos e incentivando a compra;
  • Comunicação com o público-alvo: o WhatsApp permite que as empresas façam a segmentação das suas mensagens, enviando-as para grupos específicos de clientes de maneira mais eficaz que o marketing tradicional;
  • Personalização: as empresas podem usar o WhatsApp para se comunicar de maneira mais pessoal com os clientes visando aumentar a confiança e a lealdade dos clientes;

Agilidade

O WhatsApp oferece comunicação em tempo real, permitindo que as empresas entrem em contato com os clientes de modo a acelerar o processo de vendas.

Dessa forma, é possível melhorar o atendimento ao cliente, fornecendo o suporte ao cliente, ajudando a aumentar a reputação da sua marca e o grau de confiança do cliente.

Por fim, o WhatsApp pode ser integrado a ferramentas de vendas e CRM, possibilitando a criação de um processo de vendas automatizado, o que aumenta muito a rapidez das negociações e a eficiência da empresa.

Redução de custos

Além de uma ótima ferramenta de vendas, o WhatsApp pode ser usado para comunicação interna entre funcionários, agilizando o dia a dia sem ter de gastar muito com sistemas de comunicação interno ou planos de telefonia.

O app também pode ser usado para treinar funcionários, reduzindo os custos com reuniões e treinamentos presenciais.

Também tem um custo de marketing relativamente mais barato do que o marketing tradicional, mas com a vantagem de poder ser integrado a outras ferramentas de vendas e CRM, automatizando o processo de vendas.

Aumento de produtividade

Como vimos no tópico anterior, o WhatsApp pode ser usado para comunicação interna entre funcionários, permitindo que as equipes troquem informações e colaborem de forma mais rápida e eficiente no dia a dia operacional.

Além disso, quanto integrada a um sistema de CRM, pode servir para automatizar tarefas, garantindo mais tempo para que seus colaboradores foquem em tarefas menos repetitivas.

Diversidade de ferramentas

O WhatsApp é uma ferramenta incrível para que as empresas de todos os tamanhos possam elaborar campanhas publicitárias para promover seus produtos ou serviços.

Por exemplo, o WhatsApp Business permite que as empresas construam seu próprio catálogo de produtos através do Gerenciador do Whatsapp e o compartilhem com os clientes.

As empresas também podem usar as Listas de Transmissão WhatsApp para visar clientes específicos ou compartilhar anúncios com seus contatos.

E, por fim, a integração do WhatsApp Chatbot viabiliza automatizar a relação com o cliente, respondendo rapidamente às perguntas mais frequentes e gerando mensagens personalizadas com base nos dados do cliente.

Como fazer vendas pelo Whatsapp?

Passo a passo de como fazer vendas pelo WhatsApp.

Agora veja um passo a passo sobre como fazer vendas pelo Whatsapp

1. Divulgue seu contato

Existem várias formas de divulgar o WhatsApp como uma ferramenta para conquistar mais clientes. Confira algumas dicas para divulgar o seu número:

  • Inclua o número do WhatsApp na sua assinatura de e-mail e nas suas redes sociais — isso ajuda os clientes a entrar em contato com a sua empresa de forma rápida e fácil;
  • Adicione o botão “Enviar mensagem no WhatsApp” em seu site — isso permite que os clientes entrem em contato com a sua empresa diretamente através do WhatsApp;
  • Faça campanhas de marketing no WhatsApp — essas ações facilitam para que as pessoas entrem em contato com seus materiais e o compartilhem com outras pessoas;
  • Faça parcerias com outras empresas e influenciadores para divulgar seus serviços e produtos por meio do WhatsApp.

2. Padronize as mensagens para facilitar o primeiro contato

Um time de vendas pode aproveitar os benefícios do WhatsApp como meio de contato para ganhar escala e celeridade, ou seja, para marcar o melhor horário para uma ligação ou fazer toda a qualificação via mensagem, dependendo da disponibilidade do lead.

Por isso, se você realmente deseja vender pelo WhatsApp, o ideal também é fazer uma adaptação rápida nos formulários das suas iscas digitais e, ao invés de solicitar o “Telefone”, pedir o “Celular (preferencialmente WhatsApp)” ou algo do gênero.

3. Utilize listas de transmissão

As listas de transmissão do WhatsApp permitem enviar uma mensagem para vários contatos de uma só vez, sem precisar adicioná-los todos como participantes de uma conversa de grupo.

Isso é útil para enviar mensagens de marketing, atualizações de produtos, notícias, entre outros. 

As listas de transmissão no WhatsApp funcionam assim:

  1. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela inicial;
  2. Selecione “Nova transmissão”;
  3. Escolha os contatos que deseja adicionar à lista de transmissão;
  4. Escreva a mensagem que deseja enviar e toque em “Enviar”.

Pronto. Depois disso, a mensagem será enviada para todos os contatos selecionados na lista de transmissão.

Mas é muito importante lembrar que todos os destinatários da lista de transmissão podem optar por sair da lista a qualquer momento e você só pode enviar mensagens para até 256 contatos por vez.

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

4. Evite o envio de mensagens em massa

Existem várias razões para evitar o envio de mensagem em massa, incluindo:

  • Taxa de descarte elevada: muitos destinatários podem marcar sua mensagem como spam, o que pode prejudicar sua reputação e sua capacidade de enviar mensagens no futuro;
  • Pouco envolvimento: mensagens em massa são geralmente irrelevantes para a maioria dos destinatários, o que resulta em pouco envolvimento e baixa taxa de conversão;
  • Perda de autenticidade: enviar mensagens em massa pode tornar sua mensagem parecer menos autêntica e pessoal, o que pode afetar negativamente a sua relação com os destinatários;
  • Regulamentos de privacidade: algumas leis de privacidade, como a GDPR na UE, proíbem o envio de mensagens não solicitadas.

Em vez disso, é melhor enviar mensagens personalizadas e segmentadas para grupos específicos de destinatários, o que aumenta as chances de envolvimento e conversão utilizando um CRM de vendas como auxílio.

5. Ofereça conteúdo

Oferecer conteúdo é uma forma de aumentar as vendas pelo WhatsApp, pois ajuda a criar relacionamento com clientes.

Em outras palavras, a sua empresa oferece conteúdo relevante e útil de forma a ajudar a construir relacionamentos com clientes e a fidelizá-los.

O ideal é que a sua empresa produza conteúdo relacionado a sua especialidade, ou seja, àqueles assuntos sobre os quais a sua empresa tem autoridade.

Por exemplo, se você tem uma hamburgueria, pode utilizar o Whatsapp Status, como veremos a seguir:

6. Utilize todas as ferramentas da plataforma (Status)

Utilizar todas as ferramentas da plataforma WhatsApp, em especial o status, pode ajudar a melhorar suas vendas porque:

  • Permite que você compartilhe informações de uma forma atraente e visual para seus clientes;
  • Aumenta a visibilidade da sua marca, fortalecendo sua presença online;
  • Permite que você compartilhe ofertas ou promoções em tempo real, aumentando a conversão de vendas;
  • Possibilita a criação de engajamento com seu público, construindo relacionamentos de longo prazo.

7. Integre o WhatsApp em sua estratégia

Estratégia de vendas com WhatsApp.

Integrar as vendas pelo WhatsApp em sua estratégia de vendas é uma maneira eficaz de aumentar a lealdade e confiança dos clientes, e, consequentemente, a quantidade de vendas.

A integração do WhatsApp em sua estratégia de vendas pode ser realizada de várias maneiras, mas as melhores dicas incluem:

  • Fornecer suporte ao cliente via WhatsApp: permita que seus clientes entrem em contato com sua empresa por meio do WhatsApp para solucionar dúvidas ou questões;
  • Compartilhe informações relevantes: use o WhatsApp para compartilhar promoções, novos lançamentos, etc.;
  • Crie campanhas publicitárias: utilize o WhatsApp para criar campanhas publicitárias personalizadas e segmentadas para seu público-alvo;
  • Integre o WhatsApp com suas outras estratégias de vendas: certifique-se de que sua estratégia de vendas no WhatsApp esteja alinhada com suas outras estratégias de vendas, incluindo sua presença em outras plataformas de mídia social e sua estratégia de e-mail marketing.

8. Invista no relacionamento pós-venda

Por fim, é fundamental investir no relacionamento pós-venda utilizando o WhatsApp, pois essa etapa é crucial para fortalecer o vínculo com clientes e aumentar a satisfação.

Além de oferecer suporte rápido e personalizado, o WhatsApp permite que você mantenha uma comunicação constante e crie uma presença mais próxima com seus clientes, especialmente se for utilizado com um CRM de vendas em conjunto.

Exemplo de frases de abordagem de vendas pelo WhatsApp

Confira a seguir algumas ideias de frases e abordagens de vendas para o WhatsApp:

  • “Olá, sou [nome do cliente]. Vi que você tem interesse em [produto/serviço]. Gostaria de oferecer uma solução personalizada para suas necessidades”;
  • “Olá, vi que você está procurando informações sobre nosso produto/serviço. Gostaria de mais detalhes?”;
  • “Oi, espero que esteja tendo um bom dia. Eu gostaria de lhe apresentar nossos produtos/serviços e ver se eles podem ser úteis para você.”;
  • “Eu vi que você recentemente expressou interesse em nossa empresa. Gostaria de lhe oferecer mais informações sobre como podemos ajudá-lo?”;
  • “Não perca a oportunidade de ter [produto/serviço] com preço especial!”;
  • “Mudou de ideia sobre [produto/serviço]? Ainda temos disponíveis!”;
  • “Novidade: [produto/serviço] acaba de chegar em nossa loja!”;
  • “Temos uma oferta imperdível para você: [produto/serviço] com desconto exclusivo!”;
  • “Fique por dentro das últimas tendências com [produto/serviço]”;
  • “Não deixe a sua casa/empresa sem [produto/serviço]”;
  • “Aproveite a oportunidade de ter [produto/serviço] com garantia de qualidade”;
  • “Comprar [produto/serviço] nunca foi tão fácil e seguro”.

A importância das ferramentas de automação em empresas

As ferramentas de automação são importantes para as empresas, pois permitem aumentar a eficiência e a eficácia das atividades de vendas, suporte e relacionamento com o cliente. Elas ajudam a automatizar tarefas repetitivas, a centralizar dados e a aumentar a velocidade de resposta aos clientes.

O WhatsApp, com suas ferramentas de automação, é uma plataforma valiosa, pois oferece uma forma rápida, fácil e acessível de comunicação com os clientes.

Isso ajuda a aumentar as taxas de fidelização e a vender mais. Por isso considere utilizar o CRM de Atendimento da PipeRun!

Conclusão

Vendas pelo WhatsApp são uma grande oportunidade para que as empresas cheguem a clientes potenciais e atuais onde eles já estão passando a maior parte de seu tempo.

Seguindo as dicas deste guia, você pode iniciar grupos de bate-papo WhatsApp, usar listas de transmissão, criar catálogos atraentes e oferecer sorteios e promoções.

Por fim, é importante que as empresas planejem e implementem cuidadosamente sua estratégia de vendas no WhatsApp para garantir resultados positivos e uma presença online forte e confiável.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!