Case Citycar

Case de sucesso de vendas recorrentes da Citycar
Review Citycar

Avaliação do Cliente

Com PipeRun em diversos processos, Citycar reduz fechamento de vendas para 2 dias com assinatura eletrônica

A Citycar, uma marca do Grupo Sponchiado e maior locadora de veículos do Rio Grande do Sul, é uma empresa que conta com aluguel, assinatura mensal e gestão de frotas através da terceirização de veículos.

Para dar conta de toda a demanda de clientes que possuía e possui, a empresa sentiu a necessidade de qualificar seus processos de aquisição e retenção de clientes.

Essas “dores”, comenta Jonatas Wendland, Coordenador de Processos da Citycar, vinham de muito tempo, desde quando a gestão de vendas recorrentes era feita por planilhas.

Antes da adoção do PipeRun, a gente não possuía a cultura de CRM para nosso time comercial, que na época era reduzido. Então, o acompanhamento era feito de maneira informal, por planilhas”, conta.

O problema era que a organização, as informações e a rotina não fluiam bem. Não tínhamos um processo bem estruturado, muito menos com automações nas tarefas”.

A procura, então, foi por uma plataforma que fosse intuitiva para fazer a transformação digital e que, ao mesmo tempo, oferecesse todos os recursos necessários para a Citycar.

Nesse sentido, a procura e implantação da PipeRun foram bem tranquilas. O CRM foi muito bem aceito pela nossa equipe desde o começo. O layout amigável e intuitivo, com facilidade de uso, ajudaram demais tecnicamente”, revela.

O acompanhamento do time da PipeRun, também, foi crucial no começo para nos dar esse suporte amplo inicial. Mas, como a central de ajuda é completa, os vídeos de onboarding também, conseguimos configurar os funis e as ações automáticas por conta própria, por exemplo”.

A autonomia, entende Jonatas, foi decisiva para a aceitação imediata da plataforma dentro da Citycar.

Nos sentimos, logo de cara, independentes para poder personalizar e adaptar a ferramenta ao nosso processo e às nossas necessidades. Uma semana depois da implementação já conseguimos notar aspectos positivos, com muito valor agregado aos processos da empresa como um todo”.

Além do funil de vendas: como a PipeRun foi implementada em diversos processos na Citycar?

A PipeRun é uma plataforma para criação de diversas máquinas, não só de vendas. Não é à toa que a aquisição e retenção de clientes ocorrem, na Citycar, através do sistema.

Em outras palavras, explica Jonatas, a ferramenta está presente em diversos processos e para diversas equipes dentro da empresa.

Temos o PipeRun em vários processos da empresa, não só na parte comercial. Contamos com 8 pessoas só na nossa equipe de vendas. E isso se deu graças à versatilidade e recursos da ferramenta da PipeRun”, diz.

A centralização da jornada, discorre, é algo crucial para a empresa como um todo.

A jornada do cliente ocorre toda na ferramenta. Então, depois de passar por pré-vendas e ser vendido no funil de vendas, o lead, agora cliente, passa para o funil de contratos. Lá fazemos a assinatura eletrônica do documento. E, logo depois, de maneira automática, essa oportunidade é enviada para o funil de logística, que recebe a demanda da entrega do veículo para o cliente”. E complementa:

As solicitações de demanda para o setor de suporte caem no funil de manutenção. E, por lá, realizamos os agendamentos necessários, organizando as solicitações”.

Com informações de qualidade e centralizadas dentro da plataforma, a gestão de todos os processos dentro do CRM se torna mais assertivo — e fácil de ocorrer também.

Afinal, só assim o gestor consegue ter um panorama amplo e uma visão organizada perante o volume de trabalho feito por cada representante”.

Cuidamos e controlamos as taxas de conversão, o lead time, usamos os alertas de estagnação de oportunidades… fazemos uma organização muito visual, dentro do sistema, das demandas existentes. E isso facilita muito nosso processo de vendas”.

Controle total dos processos dentro da plataforma de aceleração de vendas

Não há nada, segundo Jonatas, que dentro da ferramenta da PipeRun a gestão da Citycar não possa visualizar, controlar e/ou mensurar.

Conseguimos mensurar o volume que temos de prospecção, dentro da nossa área de aquisição, por exemplo. E também o volume de demandas que existe no setor de retenção, de pós-venda”, conta.

Sabemos o momento certo de fazer um follow up, realizar uma visita, abordar o lead ou cliente… tudo isso nos ajuda a sermos mais ativos e converter mais vendas qualificadas”.

O resultado só podia ser mesmo escalar vendas com a PipeRun.

Nosso volume de vendas aumentou bastante com a centralização de dados, organização de tarefas e o agendamento no PipeRun. Temos um contexto onde conseguimos otimizar a rotina e ser assertivo em cada ação junto ao potencial cliente”.

Como a Citycar construiu uma cultura forte de CRM em seus processos?

Não foi da noite para o dia, claro. Mas atualmente, todos os processos referentes à aquisição e retenção de clientes, bem como de expansão ou renovação, ocorrem dentro da PipeRun.

Todas as nossas demandas estão organizadas. Temos um fluxo de processo muito claro, explícito para qualquer nova pessoa que entre no setor aprender mais rapidamente”. E emenda:

Fazemos automações para evitar redundância de informação, ações duplicadas e também falta de ação. Duplicar a oportunidade, após dar ganho, para o funil seguinte também nos ajuda e muito no processo. E isso já está absorvido plenamente pelos times”.

Mesmo se a venda não puder ocorrer em dias ou semanas, o time comercial já sabe o que fazer.

Os recursos da plataforma também nos ajudam em termos de uma abordagem futura. Por exemplo, conseguimos criar um alerta para entrarmos em contato com o cliente para, daqui a 2 anos, para oferecermos um aluguel, tendo em vista que, neste momento ele não pode pois tem contrato vigente com a concorrência”.

As integrações são, também, outro ponto crucial dentro do processo e que aceleram as ações do time de aquisição e de retenção de clientes.

Exploramos todos os recursos da plataforma. Todos os nossos funis têm automação, seja de disparo de emails, de alertas, criação de atividades, etc”, afirma.

Temos nosso site integrado com o CRM, recebemos solicitações por lá e, de forma automática, são criadas oportunidades no sistema. O mesmo vale para manutenção e para solicitações de agendamento”.

Módulo de assinatura eletrônica nativa do PipeRun: o diferencial que faltava

Além de todos os recursos que a plataforma de aceleração de vendas da PipeRun possui e que impactam as ações e o processo da Citycar, Jonatas destaca (e celebra) uma em especial: o módulo nativo de assinatura eletrônica do sistema.

A assinatura eletrônica foi uma virada de chave completamente estratégica para nós. Assinamos as locações dessa maneira, seja o aluguel de uma frota pequena ou grande, não importa. Tudo é assinado através do módulo nativo de assinatura eletrônica da PipeRun”, relata.

Ganhamos muito tempo. É incomparável. Antes disso, a burocracia era enorme. O contrato era gerado, enviado ao cliente. Ele precisa assinar, autenticar a cópia, nos enviar. Nós recebíamos, reconhecíamos em cartório… enfim, um delay de 15 dias”.

A realidade é, agora, completamente diferente.

Agora em 2 dias, no máximo, após a assinatura eletrônica, o cliente já tem a chave do veículo em mãos”.

Isso tudo se soma ao uso de diversos templates diferentes de propostas, contemplando o grande mix de produtos e serviços oferecidos pela Citycar.

Temos diversos tipos de produtos, logo, tipos diferentes de propostas também. E usamos diversos templates com layouts distintos, de maneira ágil, para acelerar ainda mais esse fechamento de negócio”.

Suporte humanizado e versatilidade da PipeRun para ir além

Por fim, celebra Jonatas, a versatilidade da plataforma da PipeRun e o suporte humanizado são diferenciais que ajudaram a Citycar ir além. E que, no seu entendimento, podem impactar positivamente qualquer tipo de negócio.

A versatilidade da PipeRun é um dos pontos altos. Isso viabiliza muito a aplicação da ferramenta em tipos distintos de processos, acredito que isso para qualquer empresa é crucial”, afirma, para encerrar:

O atendimento, aliás, é sempre atencioso, amigável, humanizado. Os consultores tratam as devidas demandas com a urgência, zelo e qualidade necessários”.

Conheça a Citycar

Maior locadora gaúcha, a Citycar é uma empresa feita de pessoas para facilitar a vida de pessoas.

A empresa atua com aluguel, assinatura mensal e na gestão de frotas, através da terceirização de veículos.

A gestão de frota, pilar da Citycar, tem origem há mais de uma década. Atualmente, os veículos utilizados pelos clientes da empresa rodam por todo Brasil com toda a segurança e tranquilidade e saber que contam com assistência técnica 24h em todo o território nacional.

Conheça mais acessando o site.

Crie sua conta ou fale com um de nossos consultores e descubra como sua empresa pode vender mais usando o PipeRun.

Estamos curiosos para ver o que você vai construir.