Estatísticas de CRM de vendas

10 estatísticas de CRM para sair da planilha de vendas

Estatísticas de CRM são importantíssimas para deixar claro para gestores e equipes a importância que a tecnologia tem para as empresas. O setor de vendas é o impactado inicialmente, mas a verdade é que toda a empresa se beneficia de um CRM completo e integrado.

Atrair, educar, relacionar, vender, encantar, reter e fidelizar. Todos esses são verbos presente no dia a dia de qualquer processo de vendas.

São ações importantes que os times devem executar para, ao final de tudo, garantir mais vendas e melhores resultados.

Outra verdade é que, sem o uso da tecnologia, qualquer uma dessas atividades acontece de forma desordenada e sem uma orientação clara do que faz ou não sentido.

Neste contexto, entender as estatísticas de CRM e todo o impacto que ele traz para as empresa é algo decisivo.

Um divisor de águas para convencer qualquer diretor ou equipe de vendas a importância vital que a tecnologia tem para qualquer negócio.

O artigo de hoje serve como um influenciador da transformação digital para as empresas.

Compartilhamos 10 estatísticas de CRM que comprovam a necessidade e a importância que ele tem para qualquer tipo de negócio.

Fique com a gente e entenda o poder que um software propicia.

Boa leitura!

10 estatísticas de CRM que mostram os benefícios da tecnologia

Estatísticas de CRM de vendas

As estatísticas dé CRM servem para, de forma prática e didática, mostrar a importância que um CRM de vendas tem para a empresa como um todo.

O processo de vendas, claro, é o que será diretamente impactado, tendo etapas, atividades e rotina otimizados.

Para entender melhor as vantagens que um CRM traz, separamos 10 estatísticas de CRM que ilustram o que estamos abordando.

Veja:

1 – O CRM é uma necessidade crescente

Uma pesquisa da CRM Maganize mostra que 91% das empresas com 10 ou mais funcionários ao redor do mundo estão usando um CRM para gestão de vendas.

No Brasil, essa realidade ainda é um pouco distante, mas o movimento de transformação digital é uma realidade que não para de crescer.

Para se manter competitivo e atrair clientes e entregar o valor que ele precisa para de fato comprar, é fundamental ter uma ferramenta que centralize e agilize o processo.

A automação de processos em venda otimiza a rotina e melhora o alinhamento entre as equipes.

Sem falar, claro, na praticidade e segurança de ter os dados de todos os clientes centralizados.

Isso torna muito mais ágil e precisa qualquer abordagem necessária durante as etapas do funil de vendas.

Por isso, gerenciar vendas e clientes em planilha é, e cada vez mais será, uma prática pouquíssimo recomendada.

2 – O retorno que o investimento em CRM traz

Segundo estudo feito no EUA pela Nucleus Research, as empresas que investiram em CRM tiveram um retorno de até US$ 9 para cada dólar gasto com tecnologia.

Um bom CRM, completo e integrado, capaz de proporcionar um retorno sobre o investimento (ROI) alto.

Mas por quais motivos?

O software CRM automatiza todos os processos que são manuais e que hoje seu time perde muito tempo executando.

Seu time gasta, assim, menos tempos em atividades demoradas e robóticas (cadastros, escrita de email e propostas, etc) e consegue ter o foco no cliente em tempo integral.

É a tecnologia que permite que os vendedores possam ser cada vez mais estratégicos. Verdadeiros consultores de negócio para os seus prospects.

Em outras palavras, é por conta do CRM que eles podem passar mais tempo focado em oferecer oferecer uma experiência cada vez melhor para o consumidor.

Isso, você sabe bem, é essencial para fidelizar clientes e solidificar ainda mais a marca, criando verdadeiros evangelizadores.

E, bem, você sabe que um cliente satisfeito indica a empresa para outros possíveis compradores, certo?

3 – O CRM não é só para vendedores internos

Outro estudo da Nucleus Research revelou que, em média, 65% dos vendedores externos conseguem atingir suas metas de vendas ao usarem um CRM em aplicativos de celular.

Esse dado fica ainda maior quando confrontado com os vendedores field sales que ainda gerenciam suas oportunidades em planilhas.

Destes, apenas 22% conseguiram alcançar os números propostos ao final do mês.

Por isso, se você possui um time externo de vendas que faz visitas aos clientes, é importante deixá-lo munido de um CRM.

Visualizar o funil de vendas, as atividades e o cadastro de clientes é fundamental para agilizar as tarefas do dia a dia.

4 – Melhorar a experiência dos clientes

Um dos principais motivos para se ter um CRM, segundo pesquisa da SuperOffice, foi a oportunidade de aprimorar a experiência do cliente com a empresa em todos os momentos.

Você sabe o que isso significa, certo? E aqui, precisamos adicionar mais uma ferramenta fundamental e que precisa estar integrada ao CRM: a automação de marketing.

Os dois juntos garantem uma experiência aprimorada para o cliente, entregando valor para ele desde o primeiro contato.

Então, já no conteúdo criado que fez o lead ser gerado, passando pelas etapas de nutrição, qualificação, vendas e pós-vendas…

Tudo isso conta na experiência do cliente. Cada etapa, cada abordagem, cada contato deve ser útil, didático e deixar o consumidor ainda mais seguro da compra.

Antes e depois de fazê-la, é claro.

5 – Mais produtividade e mais vendas

Aumento de até 29% nas vendas e em até 34% na produtividade das equipes.

Esse é mais um dos estudos que trazem as estatísticas de CRM para comprovar a importância que a ferramenta possui dentro das empresas.

Um CRM completo tem todos os recursos para capacitar as vendas, automatizar processos, fornecer relatórios detalhados, integração com outras ferramentas…

Tudo isso permite que o time de vendas (e pré-vendas!) formem relacionamentos mais sólidos e imediatos com os prospects.

Algo que obviamente facilita uma entrega personalizada e de valor que contribuirá para um ciclo de vendas menor.

6 – Taxas de conversão maiores

300%. Esse é, segundo outra pesquisa (desta vez da Cloudswave), o aumento da taxa de conversão de vendas naquelas empresas que adotam e tem uma estratégia de CRM forte.

Como um CRM automatiza muitos processos e dá mais tempo aos vendedores, eles podem se dedicar a fechar mais negócios durante seus dias de trabalho.

É o facilitador para que mais tempo seja despendido na formação e nutrição de relacionamentos com os clientes.

Bem como fortalecer e apoiar a jornada de compra, entregando tudo o que o cliente precisa para seguir adiante nas etapas do pipeline.

A venda será uma consequência disso tudo, afinal, o cliente terá toda a informação que precisa para ver valor naquilo que lhe será oferecido.

7 – Maior retenção de clientes

Outra das estatísticas de CRM importante mostra, através de um estudo da Capterra, que 47% dos entrevistados perceberam uma retenção de clientes maior na sua empresa.

Aumentar a satisfação do cliente – com mecanismo para medi-las – é sem dúvida alguma um dos principais desafios de qualquer negócio.

Clientes insatisfeitos se tornam churn. E, mais do que isso, podem virar detratores da marca e influenciar negativamente outros potenciais compradores.

Consumidores satisfeitos, por outro lado, são leais, permanecem por mais tempo e, mais do que isso: eles indicam a empresa.

O CAC, assim, o Custo de Aquisição de Clientes se torna melhor.

Afinal, seus clientes estão indicando novos clientes. A empresa não está tendo que gastar para atrair novos comprador.

Esse é o cenário que todo gestor quer, não é mesmo? Isso começa com uma cultura forte de CRM.

8 – Vendas mais ágeis

Com uma plataforma de CRM com dados centralizados e ao acesso de todos, um estudo da Nucleus Research reportou que o ciclo de vendas nas empresas ouvidas reduziu em até 14%.

Um bom CRM oferece aos vendedores de forma prática e rápida o acesso a muitos dados sobre qualquer cliente ou cliente em potencial.

O histórico de cada interação de cada contato fica registrado no CRM, e isso orienta muitas estratégias.

Algo fundamental especialmente para aqueles negócios que vendem assinaturas ou um plano anual, por exemplo.

Conferindo o histórico, é possível saber o que previsivelmente o consumidor irá querer e, de forma ágil e proativa, fazer uma oferta personalizada de renovação, por exemplo.

9 – É fácil usar

65% dos usuários de CRM, revelou uma pesquisa da Inside CRM, consideram ser fácil e amigável usar uma plataforma para gerenciamento de oportunidades de venda.

Fato é que um software amigável e desenvolvido para as necessidades dos vendedores, especialmente os brasileiros, tem uma curva de aprendizado menor.

E é assim que precisa ser. Uma interface amigável, bons conteúdos de ajuda…

Tudo isso é importante para vencer a barreira que a equipe de vendas possa ter (e acredite, terá) ao trabalhar com um CRM.

Os seres humanos são, de maneira geral, em um primeiro momento contra mudanças e sair da zona de conforto.

Por isso é tão importante que o CRM escolhido, além de completo, seja intuitivo para todos.

10 – Um CRM qualifica e define um processo claro de vendas

Muitas empresas, mais precisamente 75% das ouvidas em pesquisa da Cloudswave, não tinham um processo de vendas definido.

Nem para atrair, qualificar, vender ou reter. Nada. Todavia, conseguiram definir um processo assertivo depois de implementar um sistema de vendas.

Por isso, ter um CRM integrado com uma plataforma de marketing é tão importante.

Com os dois trocando informações, é possível ser preciso na captação (mirando na persona dos negócios) e saber os melhores canais de aquisição de clientes para focar esforços e recursos por lá.

Você viu os benefícios que o CRM traz para as empresas?

Essas estatísticas de CRM mostram a importância que a tecnologia tem e como ela é decisiva para separar as empresas que vão crescer daquelas que ficarão fatalmente pelo caminho.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvidas ou quer ver as estatísticas de CRM na prática:

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você e seu time a terem processos mais focados no cliente.

O primeiro é um guia completo que aborda conceito, tipos, aplicações e estratégias de CRM.

Já o segundo fala da importância de criar diversos tipos de funil para gerenciar todos os processos em vendas.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.