WhatsApp Business: a ferramenta para otimizar o atendimento e até as vendas na sua empresa

Whatsapp Business: o que é e quais são suas vantagens
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens instantâneas focado na facilitação das comunicações entre empresas e seus potenciais clientes;

As ferramentas desta versão do aplicativo permitem uma otimização dos contatos, incluindo a configuração de mensagens automáticas para não deixar o consumidor aguardando resposta;

Com a API é possível integrar o WhatsApp Business ao CRM PipeRun e centralizar as comunicações com os clientes impulsionando as vendas do seu negócio.

Que o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp passou a ser um dos mais populares do mundo você já sabe, o que talvez ainda não considere é como a versão WhatsApp Business pode fazer diferença no seu negócio.

Após a ferramenta ser adquirida pelo Facebook (hoje Meta), os novos donos enxergaram a possibilidade deste canal de comunicação ser uma solução poderosa para empresas devido a suas características únicas e grande popularidade.

Assim nasceu a versão business deste aplicativo e no artigo de hoje você vai conhecer mais sobre isso e também como utilizar o app nas suas estratégias de marketing, para vendas e principalmente para um atendimento ao cliente mais eficaz.

Por isso, preparamos este guia completo para que você entenda as diferenças, como funciona e as formas de utilizar essa ferramenta no atendimento da sua empresa para aproveitar todas as vantagens do WhatsApp Business.

Boa leitura.

Gerenciar seus contatos e estabelecer boas comunicações demanda um bom CRM, experimente grátis o Pipe Run.

O que é WhatsApp Business?

A versão do WhatsApp Business pega todas as funcionalidades já conhecidas e utilizadas na versão tradicional e agrega outras ferramentas focadas na melhoria da performance de comunicação entre empresas e clientes.

São justamente essas características únicas que fazem da versão business a ideal para usar nas comunicações das empresas com seus clientes, apesar de que muitos empreendedores ainda usam o próprio Whatsapp por questões de conveniência, o que é como usar uma bicicleta em vez de usar um carro.

Outro problema disso, como vamos ver em detalhes mais a frente, é que a relação fica pouco profissional pois as comunicações ficam limitadas da sua parte, enquanto da parte do cliente pode parecer que você está disponível 100% do tempo.

Como funciona o WhatsApp Business

Como funciona o WhatsApp Business?

Visualmente, a interface da versão business é bastante parecida com a tradicional, com a adição de algumas funções pensadas para estratégias de comunicação mais complexas.

A usabilidade também é bastante parecida, por isso, quem já tem costume de usar o WhatsApp convencional vai se adaptar rapidamente a versão comercial.

Outro ponto é que ao fazer uma conta no WhatsApp Business e iniciar uma conversa com um cliente ou prospecto, para ele aparecerá uma mensagem abaixo do seu nome explicando que trata-se de uma conta comercial.

Isso é uma forma de trazer profissionalismo para coisa, o que tende a ser percebido como positivo pelo consumidor que passa a ver aquela conversa com mais credibilidade.

Qual a diferença do WhatsApp normal para o business

Qual a diferença do WhatsApp normal para o business?

A versão convencional do aplicativo é basicamente uma ferramenta para troca de mensagens entre usuários, que podem ser por meio de textos, áudios, vídeos, imagens, e documentos.

Também permite efetuar ligações telefônicas e também chamadas em vídeo com baixa latência, além de permitir que o usuário compartilhe sua localização em tempo real e nas versões mais recentes, até pagamentos é possível fazer, atualmente por meio de cartão de crédito, mas a expectativa é que num futuro próximo tenha a opção débito e transferência bancária.

Por outro lado, a versão Business pega tudo isso que funciona na tradicional e agrega mais funções focadas no corporativo como catálogo de produtos, mensagens automáticas, entre outras características que veremos em tópicos à frente.

Vale lembrar que ambos os aplicativos são gratuitos e podem ser usados em celulares e também na versão web, para desktops e notebooks, apenas as integrações com outras plataformas que poderão apresentar custos das empresas que fornecem o serviço e não do Whatsapp em si.

Como baixar o WhatsApp Business

Apesar de apps diferentes, o Whatsapp Business e o convencional tem uma ligação, pois para ter uma conta comercial é preciso ter uma convencional também, pois serão vinculadas e funcionarão com o mesmo número de telefone.

Preenchendo esses requisitos, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar por WhatsApp Business e fazer o download do app.

O ícone do aplicativo é muito semelhante ao convencional, porém em vez do símbolo de telefone tem uma letra B, como pode ver nas imagens ilustrativas abaixo.

Depois de baixado, ao abrir o aplicativo será necessário aceitar os termos de uso e permitir acesso às mídias e contatos do seu aparelho móvel.

A seguir, aparecerá uma solicitação para aceitar a transferência do número da sua conta convencional para uma versão comercial, ou conta business. Então, mesmo que você não queira usar seu número de telefone pessoal na conta comercial, será necessário adquirir um novo número e abrir uma conta nova convencional para depois convertê-la para a versão business.

Transferência de número validade, é só clicar em continuar, inserir o código de verificação e pronto, já pode usar sua conta business do WhatsApp.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Funcionalidades do WhatsApp Business

São várias as funcionalidades da versão business e nem todas farão sentido para o seu negócio, por isso vamos destacar as principais delas que podem ser mais relevantes para a atuação da sua empresa.

Confira algumas funcionalidades a seguir:

  • Criar um catálogo de produto e/ou serviços para divulgar sua empresa
  • Classificação de contatos com etiquetas criadas baseadas nos critérios do seu negócio para fazer a melhor segmentação dos seus leads e ter mais efetividade nas suas campanhas
  • Fazer automações de mensagens rápidas como saudações, aviso de horário de funcionamento, férias de algum colaborador, etc. Lembrando que para automatizações de conversas é necessário implementar um chatbot por meio de integração com outra plataforma
  • Integração com outros aplicativos para otimizar as comunicações como gestores, CRMs e afins

Tipos de contas no WhatsApp Business

Podemos dividir os tipos de contas de WhatsApp Business em duas:

  • Comercial
  • API

A comercial é a que já explicamos, que funciona no seu celular vinculada a sua conta pessoal na plataforma e permite algumas funcionalidades além para melhorar a comunicação entre empresa e seus clientes.

Já a API é uma versão aplicação que permite a integração do WhatsApp Business com outras plataformas para poder melhorar a comunicação, fazer qualificação dos leads, criar programações de chatbots que vão ter conversas mais longas com clientes, sanando dúvidas e afins, e muito mais.

Esse modelo de API também não tem custos, porém, as plataformas ao qual o WhatsApp irá ser integrado podem ter custos variados, por isso é interessante consultar as opções de mercado.

Em especial, os CRMs são plataformas que podem se beneficiar muito dessa integração com o WhatsApp Business API, pois permite centralizar as comunicações, os dados e também as ações com a finalidade de aumentar as vendas, fortalecer o relacionamento com a base de clientes e até prospecção de novos consumidores.

Respostas Rápidas no WhatsApp Business

A conta comercial permite a configuração de algumas respostas rápidas, como uma saudação ou aviso de espera que serão enviadas automaticamente após uma interação.

Lembrando que isso é diferente do que fazem os chatbots, funcionando mais como um artifício para ganhar tempo do que sendo uma alternativa para um atendimento automatizado.

Mesmo servindo apenas para mensagens simples, pode ser bastante eficiente em dar um retorno ao cliente para que ele não se sinta negligenciado pelo atendimento da sua empresa.

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

Estatísticas do fluxo de mensagens

Uma das vantagens do aplicativo na sua versão comercial é a possibilidade de verificar as estatísticas das mensagens trocadas, que podem ser muito úteis para fazer relatórios de atendimento e também de desempenho da sua prospecção ativa.

Basta clicar nos 3 pontinhos do canto superior direito, ir em “configurações da empresa” e em seguida clicar em “estatísticas” para ter acesso aos dados das mensagens trocadas.

Na versão de API as opções de estatísticas e relatórios podem ser ainda mais completas a depender de qual plataforma você integre com a ferramenta.

Quanto mais dados você tiver do seu público, melhor serão suas estratégias de marketing, o que vai gerar meios que aumentarão as conversões, consequentemente impactando positivamente no volume de vendas no fim do mês.

Como usar etiquetas no WhatsApp Business

As etiquetas do WhatsApp comercial são ótimas maneiras de fazer a segmentação dos seus contatos dentro do aplicativo, facilitando assim a criação de listas de transmissões adequadas a jornada de compra de cada grupo de leads.

Seu uso é bastante simples, é só clicar e segurar a mensagem, clicar nos 3 pontinhos para acessar mais opções, selecionar o campo “etiquetar mensagem” e escolher entre as opções disponíveis e salvar.

Pronto, agora o contato estará marcado para futuras estratégias de segmentação, e lembrando que quem cria os critérios é você, baseado no ciclo de vendas dos seus produtos ou serviços.

Vantagens do WhatsApp Business

Comparado ao WhatsApp convencional, a versão business é muito mais vantajosa dentro do contexto comparativo, e algumas delas podem trazer benefícios que deixam seu negócio mais competitivo.

Veja algumas dessas vantagens a seguir:

Escalabilidade do atendimento

Com a possibilidade de automatizar algumas mensagens é possível escalar seu atendimento sem necessariamente aumentar a equipe, e isso pode ser ainda mais otimizado com o uso do API para configurar um chatbot.

As opções de segmentação também permitem o disparo de mensagens em massa, porém com um propósito mais definido de fazer aquele grupo de leads avançar no funil de vendas.

Melhor atendimento

Escalando o atendimento de forma eficiente, consequentemente o cliente será atendido mais rapidamente ficando mais satisfeito com o cuidado que está recebendo.

Você pode também personalizar algumas interações e focar na fidelização dos clientes da base, e se usar os bots, você pode criar roteiros de prospecção passiva para tratar os leads de topo de funil.

Novamente, lembrando que essa não é uma ferramenta que vai substituir o atendimento humano, mas sim para melhorar esse processo e torná-lo mais eficiente dentro das empresas.

Mensuração de resultados

Os dados criados dentro das conversas podem ser extraídos em relatórios com informações mais assertivas sobre os leads para que você possa trabalhar de forma estratégica os próximos passos.

Associando com o uso das etiquetas e uma segmentação mais complexa, você terá condições de implementar táticas mais assertivas para melhorar o atendimento, fidelizar clientes e até aumentar suas vendas.

Canal exclusivo de comunicação

Canal exclusivo de comunicação

Ter o WhatsApp Bussiness como um canal de comunicação da sua empresa vai te aproximar muito mais dos seus leads e dos seus clientes, pois para fazer uma ligação telefônica é mais complicado do que enviar uma mensagem pelo aplicativo.

Isso porque, uma ligação te deixa parado com o telefone no ouvido, e na correria que todos vivemos isso se torna uma barreira.

Com um WhatsApp exclusivo essa comunicação fica mais agilizada e simplificada, principalmente com o auxílio de recursos visuais como imagens, áudios e vídeos.

Link curto

Outra função vantajosa do WhatsApp Business é que permite a criação de um link curto que fica localizado abaixo do nome da conta que pode servir para você usar nas redes sociais e com um clique o usuário pode iniciar uma conversa sem precisar te adicionar aos contatos.

Exibição dos seus produtos

A criação de catálogos de produtos e serviços facilita a apresentação da sua empresa para os leads e esta é uma função apenas da versão business.

Além de mostrar os seus produtos é possível exibir detalhes e até uma descrição  mais persuasiva para converter mais leads em clientes.

A melhor forma de aproveitar as vantagens do WhatsApp Business é integrar ao CRM Pipe Run, aproveite para fazer um teste grátis e ver na prática todos os benefícios.

Conclusão

O WhatsApp Business foi criado em 2018 e desde então é um ótimo canal de comunicação entre empresas e clientes e a tendência é que seja cada vez mais aprimorado.

As funcionalidades que já estão em testes é para que o aplicativo permita também o pagamento, podendo se tornar também um canal de vendas ativas.

Para não perder essas novidades fique por dentro das novidades aqui do blog e conheça as soluções das plataformas Pipe Run para o seu negócio.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!