Software de CRM: entenda o que é, recursos e benefícios

Software de CRM, entenda o que é
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 10 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• O software de CRM é uma ferramenta indispensável para fazer a gestão estratégica do relacionamento com o cliente;

Essa ferramenta pode te ajudar a controlar o funil de vendas, gerenciar atividades da equipe, fidelizar clientes, aproveitar oportunidades, acompanhar resultados, dentre outros benefícios!

O PipeRun é o CRM ideal para impulsionar as vendas da sua empresa! Experimente grátis e aproveite todas as facilidades e automações da plataforma.

Você sabe o que é um software de CRM e como essa ferramenta pode impulsionar as vendas da sua empresa?

Quem gerencia uma equipe comercial sabe, mais do que ninguém, que lidar com informações e dados “espalhados” em diferentes plataformas é um grande desafio.

Com as atividades do dia a dia, fica difícil dar conta de tantas ferramentas: agenda de compromissos, plataformas de gestão de atividades, sistema de cadastro de clientes e histórico de interações, dashboard de resultados, etc.

Agora, imagine se você pudesse ter todas essas soluções em um único lugar…

Quando falamos em gestão do relacionamento com o cliente, o software de CRM se mostra um grande aliado.

Afinal, reúne tudo o que você e sua equipe precisam para fazer uma boa gestão de oportunidades, organizar tarefas, acompanhar os resultados e pôr em prática as melhores estratégias.

Se você ainda não conhece o poder que o CRM tem para melhorar o relacionamento com seus clientes e, consequentemente, vender mais, continue com a gente!

Compartilhamos abaixo todas as informações que você precisa saber sobre o software de CRM. Confira: 

  • O que é software de CRM?
  • Qual é o objetivo do software de CRM?
  • Como funciona um software de CRM?
  • Funções de um software de CRM
  • Benefícios do software de CRM
  • Procurando o CRM ideal para a sua empresa? Conheça o PipeRun!
  • Conclusão

O que é software de CRM?

A palavra CRM vem do inglês Customer Relationship Management, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente

Como seu nome sugere, um software de CRM é uma ferramenta que possibilita a gestão 360º do relacionamento com clientes e potenciais clientes.

É por meio desse software que as empresas podem acompanhar suas oportunidades em aberto, gerenciar os dados e o histórico de cada cliente.

Além disso, você pode segmentar bases, automatizar tarefas, gerar relatórios confiáveis e muito mais. 

O melhor de tudo é que esse tipo de ferramenta pode ser usada por qualquer tipo de empresa que esteja buscando uma gestão mais estratégica, independentemente do tamanho ou do mercado de atuação.

Qual é o objetivo do software de CRM?

O principal objetivo de um software de CRM é, sem dúvidas, acelerar as vendas de uma empresa.

Porém, você também pode implementar essa ferramenta pensando em aumentar o ticket médio das vendas e fidelizar consumidores.

Além disso, é possível construir relacionamento a longo prazo com seus atuais clientes e obter um controle mais detalhado sobre cada etapa do funil de vendas. 

Confira abaixo mais alguns objetivos que você pode alcançar ao utilizar um software de CRM:

  • Organizar os cadastros de clientes;
  • Compreender mais a fundo a jornada de compra;
  • Obter uma visão clara de toda a base de clientes e potenciais clientes;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Acompanhar métricas de sucesso;
  • Gerenciar as tarefas da equipe.

Como funciona um software de CRM?

O software CRM é alimentado por dados. Isso significa que, assim como um banco de dados, permite armazenar e gerenciar as informações mais relevantes de seus clientes e prospects. 

Com todas essas informações centralizadas em um só lugar, fica muito mais fácil identificar reais oportunidades, conhecer o perfil dos clientes, gerenciar as atividades da equipe, acompanhar resultados e, por fim, fechar mais vendas.  

Para que seu CRM funcione adequadamente, é essencial conscientizar sua equipe sobre a importância de manter todas as informações atualizadas, sejam elas relacionadas ao cadastro de clientes, histórico de contatos, avanços no funil ou negociações. 

Como falamos anteriormente, um CRM pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Por esse motivo, funciona da mesma forma para todas elas.

Além disso, um bom CRM armazena os dados na nuvem, o que garante mais segurança para a operação e mais facilidade para seus colaboradores no dia a dia. 

O PipeRun, por exemplo, funciona totalmente on-line. Isso significa que você não precisa instalar nenhuma aplicação para começar a usar.

Basta criar uma conta, fazer o login e pronto! Muito mais simples, não é mesmo? 

Leia também: CRM para SaaS

Funções de um software de CRM

Como você deve imaginar, o software de CRM possui inúmeras funções, incluindo cadastro de clientes, histórico de atividades e controle de resultados.

Para te ajudar a entender melhor como um CRM pode impactar o seu dia a dia, compartilhamos abaixo algumas de suas principais funções.

Lembrando que, esse tipo de ferramenta também conta com diversas outras funcionalidades. Para conhecer todas elas a fundo, recomendamos fazer um teste gratuito!

Vamos para as principais?  

1. Cadastro de clientes

Se você mantém seu cadastro de clientes em planilhas ou simplesmente não o faz, saiba que o software de CRM pode ser seu grande aliado nessa tarefa. 

Além de permitir o acompanhamento das oportunidades, o CRM também reúne todos os dados-chave de seus clientes em um único lugar. Assim, você e sua equipe podem acessá-los sempre que precisarem. 

Como os dados são armazenados na nuvem, basta um dispositivo conectado à internet para ter acesso ao cadastro completo!

Lembrando que, com um CRM, você evita erros de compartilhamento e problemas relacionados à segurança dos dados. 

2. Histórico de atividades com o cliente

A melhor maneira de acompanhar todas as interações que sua equipe teve com seus clientes ao longo do tempo é utilizando um software de CRM.

Essa ferramenta oferece informações detalhadas sobre cada interação realizada, desde o primeiro contato, até o pós-venda

Com essas informações em mãos, você pode conhecer melhor o perfil de seus clientes, entender o tempo médio que demoram em cada interação e é, claro, investir em ações mais certeiras.

software crm com cadastro de clientes

3. Cronograma de atividades

Se você costuma alimentar uma lista de atividades no Excel para distribuí-las entre os membros da sua equipe, saiba que um software de CRM pode facilitar (e muito) a sua rotina. 

Por exemplo, o PipeRun permite que você crie novas atividades e gerencie as planejadas, atrasadas ou concluídas. 

A plataforma também oferece uma visualização completa, onde você pode selecionar períodos específicos, responsáveis pelas atividades, status e muito mais. 

No vídeo abaixo, mostramos como é fácil fazer essa gestão: 

4. Controle de resultados

Controlar os resultados de suas ações é crucial para ter certeza que estão sendo, de fato, efetivas. 

Mas, para fazer isso de maneira prática, você precisa contar com o apoio de um software de CRM. 

Isso porque, um bom CRM disponibiliza relatórios sobre todos os funis, oportunidades e membros do time. 

Esses relatórios podem te ajudar a aplicar melhorias nos processos, aprimorar campanhas e estratégias, acompanhar a performance da equipe e tomar melhores decisões. 

Sem falar, é claro, da facilidade em extrair e analisar os relatórios! 

5. Funil de vendas

Um software CRM também possibilita a gestão completa do funil de vendas, por onde é possível acompanhar o andamento das oportunidades.

Essa visão geral pode te dar base para construir estratégias mais alinhadas com as etapas em que seus leads se encontram.

No PipeRun, sua empresa pode cadastrar diferentes tipos de funis, como de marketing, pré-vendas, vendas, contratos, pedidos, dentre outros.

Funil de vendas do software crm

Benefícios do software de CRM

Um CRM vai muito além da organização do funil de vendas! Esse tipo de ferramenta garante muitos benefícios para a sua empresa. 

Quer descobrir quais são? A seguir, listamos os 4 principais benefícios do software de CRM.

1. Aumento das conversões

Um software de CRM pode ser um grande aliado para aumentar as suas conversões!

É claro que a ferramenta não trabalha sozinha, porém, reúne todas as informações e facilidades que você precisa para fazer uma gestão focada em resultados. 

Quando você segmenta a sua base, entende o perfil dos seus clientes, sabe em qual etapa do funil se encontram e acompanha constantemente as métricas de sucesso da operação, fica muito mais fácil construir estratégias e aplicar melhorias no processo para vender cada vez mais.

Leia também: O que é CRM de vendas? Benefícios e como saber se sua empresa precisa

2. Maior assertividade na comunicação

Promover uma comunicação assertiva com seus clientes e prospects é crucial para construir relacionamento e, consequentemente, vender mais. 

Mas como fazer isso sem conhecer o perfil da base ou sem ao menos ter em mãos os históricos de interações?

Sem essas duas coisas, é praticamente impossível construir uma comunicação assertiva. 

O software de CRM também te ajuda a enfrentar esse desafio, pois centraliza os cadastros e os históricos de interações. 

Dessa maneira, a equipe comercial pode personalizar a comunicação de acordo com o perfil cliente, melhorando sua percepção de valor sobre a empresa e sobre as soluções oferecidas.  

3. Integração entre marketing e vendas

Os setores de marketing e vendas da sua empresa já estão integrados? 

Por mais que tenham responsabilidades diferentes, esses dois times compartilham muitos objetivos e por isso, precisam estar conectados no dia a dia. 

Para que isso aconteça de forma dinâmica, é importante que todos tenham acesso às mesmas informações. 

O software de CRM é a melhor ferramenta para integrar as duas equipes, pois fornece uma visão completa do funil de vendas e recursos para automatizar tarefas manuais, padronizar comunicações e direcionar a tomada de decisão.

Com isso, as equipes de marketing e vendas ganham em produtividade e alinhamento de estratégias. 

4. Redução do ciclo de vendas

Você já pensou em transformar seus leads em clientes em um tempo ainda menor?

Um CRM permite que você acompanhe de perto a evolução das suas oportunidades. Dessa maneira, é possível pensar em ações para impulsioná-las mais rápido até a etapa final do funil. 

Além do mais, as diferentes funcionalidades de um software CRM ajudam a equipe comercial a lidar melhor com o volume de tarefas, evitando atrasos nas negociações — o que pode resultar na redução do ciclo de vendas. 

A gestão das oportunidades também possibilita que a equipe reative oportunidades por motivos contornáveis, ou seja, que podem mudar de acordo com o tempo.

Procurando o CRM ideal para a sua empresa? Conheça a PipeRun!

Agora que você já sabe a importância do CRM, que tal acelerar suas vendas com o PipeRun?

O PipeRun é o CRM ideal para a sua empresa, pois centraliza a gestão dos leads, vendas, pós-venda e WhatsApp em uma única ferramenta.

Mais do que uma plataforma para visualizar seu funil de vendas, o PipeRun oferece todas as funcionalidades que suas equipes de vendas e atendimento precisam para alcançar a máxima performance!

Com o CRM PipeRun, você pode:

  • Organizar o funil de vendas e o processo de captura e distribuição de leads;
  • Criar catálogo de produtos e propostas on-line com agilidade;
  • Assinatura de contratos e controlar comissões de vendas;
  • Centralizar todos os atendimentos com múltiplos canais e tickets via API oficial do WhatsApp;
  • Automatizar fluxos e processos de vendas e pós-vendas com múltiplos funis e canais integrados; 
  • Automatizar tarefas repetitivas; 
  • Organizar e centralizar todas as informações de clientes e muito mais!

FAQ – Perguntas Frequentes

Dúvidas mais comuns sobre software de CRM.

O que é um software CRM?

Um software de CRM é uma ferramenta que serve para fazer a gestão completa do relacionamento com seus clientes e prospects, oferecendo uma visão completa de todo o funil de vendas. 

Qual o melhor software de CRM?

Sem dúvidas o PipeRun é o melhor software de CRM do mercado. Criado para impulsionar o crescimento das suas vendas, a plataforma oferece tudo o que sua empresa precisa para centralizar a gestão dos leads, vendas, pós-vendas e WhatsApp em um único lugar!

Quais são os 3 tipos de CRM?

Hoje, existem três tipos de CRM: de marketing, vendas e suporte. Apesar disso, algumas ferramentas são capazes de atender todas essas áreas com uma única solução. 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre as funcionalidades de um software de CRM?

Se você ainda não utiliza essa ferramenta em sua empresa, considere implementá-la para aproveitar todos os seus benefícios. 

Lembrando que, para ter sucesso nessa missão, você deve conscientizar sua equipe sobre a importância de utilizar o CRM.

Ofereça treinamentos e engaje toda a equipe com esse propósito. Se precisar, utilize esse artigo como base para demonstrar as principais funcionalidades do sistema.

Aqui você pode conferir como implantar a cultura de CRM em sua empresa.

Nos vemos no próximo conteúdo!

#BoraBaterMeta

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!