[GUIA] Ticket médio: o que é, importância, como calcular e aumentar?

ticket médio
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

O ticket médio é um dos indicadores mais importantes para formular as estratégias de vendas da sua empresa;

Compreender esse conceito é entender quanto cada cliente representa no faturamento do seu negócio, portanto, ajuda nortear estratégias de crescimento e também colabora para definir metas de vendas realistas e relevantes para o financeiro;

Para um cálculo mais preciso, o CRM PipeRun traz consigo as ferramentas necessárias para cadastrar e categorizar seus clientes, tendo uma visualização fácil da métrica de ticket médio.

Você já ouviu falar em ticket médio? Sabe o que essa métrica pode te dizer sobre seu negócio?

Não é novidade para ninguém que analisar números e métricas é algo crucial para qualquer departamento, ainda se tratando do comercial. 

Entre as principais métricas, está o ticket médio, que nem sempre é compreendido em sua totalidade. 

O ticket médio é, basicamente, o valor médio que cada cliente gasta em suas compras. 

Apesar de simples, esse conceito é poderoso e, como comentamos acima, pode revelar muito sobre a saúde financeira da sua empresa e o desempenho das suas estratégias de vendas.

Acompanhá-lo constantemente também pode ser útil para entender melhor os clientes, fazer ajustes nos processos de vendas e precificar produtos e serviços.

No entanto, sua importância não para por aí… 

Se você quer entender mais sobre esse tema, continue a leitura para descobrir o que é o ticket médio, sua importância, como calculá-lo e dicas essenciais para aumentá-lo. 

Ao final, você terá um conhecimento claro sobre essa métrica e saberá exatamente como usá-la para impulsionar os resultados do seu negócio. 

Boa leitura!

MODELO DE PLAYBOOK DE VENDAS PARA BAIXAR

Quer um modelo de Playbook de Vendas 

para adaptar para a sua equipe?

Organize o processo de vendas e o conhcimento da sua equipe. Acele vendas, treinamento e as boas práticas com o playbook de vendas pronto e editável.

Você receberá um email com material. Confira a caixa de entrada e Spam.

O que é ticket médio mesmo?

 

Devemos entender ticket médio como valor gasto, em média, por cada cliente dentro do seu negócio.

Isso dentro de um período determinado e independente de uma empresa que opere, ou não, de maneira virtual.

Essa é uma métrica de vendas fundamental. A partir dela é possível analisar, por exemplo, quais serviços ou produtos têm maior saída.

Quando esse número oscila, é bem possível que as soluções vendidas ganhem ou percam valor em relação ao mercado e aos clientes.

Por conta disso, dominar seus números e entender os porquês facilita, e muito, uma tomada de decisão assertiva dentro de qualquer negócio.

Afinal, você saberá os motivos de uma possível desvalorização e quais os passos necessários para reverter esse quadro.

Para entender esse conceito de maneira mais assertiva, vamos pensar de duas maneiras distintas.

Quando falamos em vendas, o entendimento de ticket médio vai ao encontro do número de oportunidades ganhas.

E, para empresas que adotam vendas baseadas em atividades, é o caminho para a avaliação de desempenho da equipe comercial.

Não só para bater as metas e objetivos do mês, como também para analisar o quão eficaz é a estratégia de up selling na empresa.

Mas, há também a possibilidade de entender o que é ticket médio levando em conta o tamanho da carteira de clientes.

Isso ocorre identificando os clientes que são mais importantes/estratégicos para o negócio e aqueles que são mais lucrativos para a organização.

Como funciona o ticket médio?

Como vimos acima, essa métrica de vendas é flexível e pode ser aplicada de acordo com as necessidades de cada negócio. 

Na prática, ela funciona de maneira bem simples: basta determinar um período de análise e decidir se deseja avaliar o desempenho pelo número de clientes ou pela quantidade de vendas realizadas.

Ao longo deste conteúdo, vamos entender de maneira aprofundada como funciona e como calcular o ticket médio, mas, de maneira geral, é importante considerar alguns fatores neste cálculo, como:

  • fluxo de caixa;
  • histórico de vendas da empresa;
  • mercado em que a sua empresa atua;
  • avaliação de outros indicadores de performance.

Além disso, é fundamental fazer uma análise de KPI constante, uma vez que as vendas podem sofrer com questões sazonais. 

Uma loja de biquínis, por exemplo, tende a faturar mais no verão do que no inverno, certo? Todas essas variáveis devem ser levadas em consideração, caso contrário será difícil obter um resultado realista da situação do negócio.

EBOOK GRÁTIS

Playbook de Pré-Vendas Pronto e Editável

O material será enviado por e-mail. Confira a caixa de entrada e de SPAM.

Qual a importância do ticket médio?

Quando falamos sobre o ticket médio, estamos nos referindo a uma métrica que nada mais é do que um verdadeiro termômetro para avaliar o desempenho das vendas de uma empresa. 

Isso porque, o ticket médio ajuda os gestores a entenderem não só quanto, em média, cada cliente está gastando, mas também orienta a tomada de decisões e a criação de estratégias mais certeiras.

Mas, há um detalhe crucial aqui: o ticket médio precisa ser analisado levando em consideração o contexto do negócio. 

Na prática, o valor de ticket médio considerado excelente em uma loja de eletrônicos, por exemplo, pode não ser tão bom assim para um escritório de contabilidade. 

Afinal, cada setor tem suas próprias características, e o que define um ticket médio “bom” ou “ruim” pode variar bastante.

Portanto, entender o ticket médio dentro do seu contexto específico permite que você tenha uma visão mais clara sobre seus resultados.

Dessa forma, fica muito mais fácil ajustar suas estratégias, focando em melhorias que REALMENTE vão fazer sentido para a sua organização e seus clientes. 

Qual a relação entre ticket médio, pipeline e jornada de compra?

O ticket médio serve como base para guiar uma variedade de estratégias, inclusive as de marketing.

Isso porque, contribui com insights para desafios encontrados tanto na jornada de compra dos clientes quanto na construção do pipeline de vendas.

Basicamente, a jornada de compra é a sequência de passos que um cliente percorre desde o primeiro interesse em um produto até a compra efetiva. 

E essa jornada envolve o reconhecimento de uma necessidade, a consideração de diferentes opções e a decisão final de compra.

Já o pipeline de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente atravessa desde o primeiro contato até a conclusão de uma venda. 

Nesse sentido, ele pode ajudar as empresas na gestão e no entendimento do processo de vendas.

O que muitos não imaginam é que esses dois conceitos estão intrinsecamente ligados ao ticket médio. 

Afinal, quando você compreende, de fato, o valor médio que seus clientes gastam, consegue alinhar melhor suas estratégias de marketing e vendas para atrair clientes que se encaixam neste perfil. 

E, claro, isso impacta diretamente na forma como o cliente atravessa a jornada de compra e como avança pelo pipeline de vendas. 

Portanto, ao adaptar as estratégias com base no ticket médio, você pode criar experiências mais personalizadas para seus clientes, otimizando assim cada etapa da jornada de compra e melhorando a eficiência do pipeline de venda.

Como você pode imaginar, o resultado dessa ação é o aumento do ticket médio.

Como analisar o desempenho do ticket médio da sua empresa

Como analisar o desempenho do ticket médio da sua empresa

Quando falamos em analisar o desempenho do ticket médio, é importante lembrar que não existe um número mágico que sirva para todas as empresas. 

Como comentamos, o ticket médio ideal varia conforme o tipo de negócio, o nicho de mercado e outros fatores específicos. 

Porém, uma parte crucial dessa análise é comparar o ticket médio ao longo do tempo dentro da própria empresa, mantendo um histórico que permita avaliar o crescimento e as mudanças nas tendências de compra. 

Inclusive, você também pode analisar o ticket médio em conjunto com outros indicadores-chave, como veremos a seguir:

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Cliente representa o total gasto para adquirir um novo cliente, já incluindo gastos com marketing, vendas e qualquer outra despesa relacionada. 

Para manter a saúde financeira do negócio, o ticket médio deve sempre ser superior ao CAC. 

Afinal, isso garante que o custo para atrair um cliente não supera o lucro gerado por ele.

Taxa de Conversão

Já a Taxa de Conversão é a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, como uma compra. 

Assim como o ticket médio, essa métrica é crucial para entender o desempenho das estratégias de vendas e marketing. 

A combinação da taxa de conversão com o ticket médio, por exemplo, pode revelar oportunidades para otimizar essas estratégias, buscando aumentar tanto a quantidade quanto o valor das vendas.

Lifetime Value (LTV)

Agora, o Lifetime Value é o valor total que um cliente gasta durante seu tempo como cliente da empresa. 

Comparar o LTV com o ticket médio oferece uma visão sobre a qualidade dos novos clientes. 

Essa análise aprofundada ajuda pode te ajudar a entender se eles permanecem fiéis à marca e, claro, se tendem a gastar mais ao longo do tempo.

Churn Rate

Por fim, o Churn Rate é a taxa de clientes que param de usar ou cancelam um serviço. 

Monitorar esse indicador em conjunto com o ticket médio é vital para entender como variações no valor das compras afetam a retenção de clientes. 

Vale destacar que esse indicador é particularmente importante para empresas com serviços recorrentes, já que também indica a saúde do relacionamento com o cliente.

Quando analisar o ticket médio?

 

O período para análise do ticket médio varia muito de um negócio para outro, mas, de maneira geral, a nossa dica é manter um cálculo mensal. 

Entretanto, independente da pausa entre os cálculos, é importante manter a constância no monitoramento da métrica.

Isso porque é o conjunto de várias análises que permite avaliar o real desempenho das vendas e a evolução do seu negócio ao longo do tempo.

Muitas vezes, um ticket mais baixo não representa exatamente um problema, mas sim está relacionado ao período de vendas, que pode ser mais “calmo” para o seu nicho, por exemplo – como comentamos sobre a loja de biquinis logo no início deste post.

Assim como um aumento muito representativo pode ser reflexo de momentos específicos do mercado, como datas comemorativas ou períodos promocionais.

Para definir a frequência de monitoramento, considere o tipo de mercado em que o seu negócio está inserido.

Se for um mercado mais volátil, a avaliação semanal pode ser mais interessante. Já se a estabilidade for maior, a frequência pode ser mensal ou até mesmo semestral. 

Como o ticket médio influencia o resultado de vendas?

Como o ticket médio influencia o resultado de vendas?

Quando enfrentam crises, as organizações tendem a focar em diferentes aspectos das vendas, negligenciando o impacto significativo que o ticket médio pode ter. 

Por isso, para manter a boa saúde financeira do negócio e crescer, é importante considerar o ticket médio como uma das variáveis-chave do processo comercial. 

Se os motivos ainda não estão claros para você, vamos descobrir a seguir algumas maneiras pelas quais essa métrica realmente afeta os resultados de vendas!

Moldagem do processo comercial

Conforme o estudo “Chaotic Flow: SaaS Sales Model” de Joel York, o ticket médio tem um papel crucial na moldagem do processo comercial de uma empresa.

Ou seja, quanto maior o ticket médio, maior a necessidade de processo de vendas mais complexo e consultivo, com ênfase na personalização e na construção de relacionamentos com o cliente. 

Geralmente, um ticket médio maior geralmente implica em vendas de maior valor agregado, que requerem um nível mais aprofundado de engajamento com o cliente e um entendimento mais detalhado de suas necessidades.

Duração do lead time e ciclo de vendas

A relação entre o ticket médio e o ciclo de vendas é evidente. Segundo dados do Inside Sales Benchmark, existe uma correlação direta entre o valor do ticket médio e a duração do ciclo de vendas. 

Por exemplo, tickets médios de até R$1.000,00 costumam ter um ciclo de vendas de aproximadamente 30 dias, enquanto tickets entre R$1.000,00 e R$25.000,00 têm um ciclo médio de cerca de 60 dias. 

Já para tickets acima de R$25.000,00 o ciclo médio de vendas pode chegar a 114 dias. 

Essa tendência destaca ainda mais a necessidade de traçar estratégias diferenciadas de acordo com o ticket médio.

Volume de oportunidades para o vendedor

Além disso, o ticket médio também determina o volume de oportunidades que devem estar presentes no pipeline de um vendedor.

Para tickets médios menores, é necessário um volume maior de oportunidades no pipeline para alcançar as metas de vendas.

Por outro lado, um ticket médio mais alto permite focar em menos, mas mais valiosas oportunidades. 

Percepção sobre o serviço e produto

A precificação do produto ou serviço, que influencia diretamente o ticket médio, também deve refletir o valor que ele agrega aos clientes. 

Um preço muito baixo, especialmente no início, pode levar o mercado a perceber o produto ou serviço como de baixa qualidade. 

No entanto, um valor de ticket médio que reflete adequadamente o valor do produto pode fortalecer a percepção da marca e justificar o investimento do cliente. 

Por esse motivo, o melhor caminho é encontrar um equilíbrio adequado na definição do preço, para refletir tanto a qualidade quanto o valor agregado do produto ou serviço oferecido.

Qual o ticket médio ideal?

Não existe um ticket médio ideal específico, pois isso é algo muito particular de cada empresa. Um índice que parece alto para uma pode ser baixo para outra e vice-versa.

Tudo depende da atividade exercida pelo seu negócio e do mercado no qual ele está inserido, assim como dos objetivos da empresa.

Portanto, é você quem vai definir o valor ideal para a sua organização, considerando sempre esses fatores acima.

Para identificar se o ticket obtido é bom ou não, é preciso ter muita clareza sobre o mercado e sobre as suas metas. 

Sendo assim, não deixe de fazer uma avaliação detalhada sobre o mercado e definir objetivos claros antes mesmo de calcular o ticket. 

O que é um bom ticket médio?

Definir um “bom” ticket médio para uma empresa é uma tarefa que vai além da mera observação de números altos. 

A adequação do ticket médio pode variar bastante conforme o setor de atuação, o tipo de produto ou serviço oferecido e, claro, a estratégia de mercado adotada pela empresa. 

Para algumas organizações, um ticket médio elevado pode indicar sucesso, sugerindo que os clientes estão dispostos a gastar mais. 

Porém, para negócios que operam com um grande volume de vendas e margens menores, um ticket médio mais baixo pode ser normal e, ainda assim, representar uma situação positiva para seu modelo de negócio.

Precisamos lembrar que um bom ticket médio também está atrelado à satisfação do cliente e ao valor percebido pelo mesmo. 

Afinal, um ticket que oferece uma relação equilibrada de custo-benefício pode indicar um modelo de negócios sustentável e bem-sucedido. 

Assim, ao avaliar o ticket médio, você deve considerá-lo não apenas como um número, mas como um reflexo do valor que estão entregando aos clientes.

Além disso, um bom ticket médio nunca deve ser menor que o Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

Como você já sabe, se esse indicador for menor que o CAC, significa que a empresa está gastando mais para adquirir um cliente do que o valor que esse cliente traz — uma situação insustentável a longo prazo.

Portanto, um bom ticket médio é aquele que se alinha às metas da empresa, promove a satisfação do cliente e ainda garante a saúde financeira do negócio, se mantendo sempre acima do CAC. 

Por fim, como estamos falando de um indicador dinâmico, ele deve ser monitorado com frequência e ajustado à medida que a empresa e o mercado evoluem.

Como aumentar o ticket médio dentro das empresas?

Como aumentar o ticket médio dentro das empresas?

Se o objetivo é fazer com que o cliente do seu negócio seja mais lucrativo, então é preciso arregaçar as mangas.

Existem diversas estratégias para aumentar o ticket médio – simples e/ou complexas.

Separamos, abaixo, algumas ações que podem ser feitas com esse intuito.

Algumas se adequam mais às empresas com e-commerce, outras com o modelo de inside sales.

Confira a seguir quais são elas.

Dê incentivos

Para fazer o cliente gastar mais, por que não oferecer a ele alguns incentivos?

No comércio eletrônico, uma boa forma é disponibilizar o frete grátis para compras acima de um valor específico.

Afinal, até para o cliente fará mais sentido gastar o mesmo valor adicionando um novo item do que pagando pelo transporte, não é mesmo?

Mas, claro, é preciso entender bem sua margem de lucro e também os gastos com logística para chegar a algo que faça sentido e seja lucrativo.

Especialmente quando for uma ação planejada para abandono de carrinho em e-commerce.

Já se pensarmos em vendas B2B, em empresas que têm MRR, uma boa forma de incentivar a gastar mais é por meio de descontos.

Isso, claro, desde que não comprometa o que você precisa arrecadar.

Pode ser tanto para pagamentos à vista como para adesão do plano anual. Assim, você fará 2 ações em 1.

Com isso, você aumentará o ticket médio colocando mais usuários para dentro e, no caso da segunda opção, terá êxito na missão de fidelizar clientes.

Relacione itens

Sugerir itens relacionados àquela compra é outra maneira eficaz de aumentar o ticket médio – e pode estar relacionada, também, à dica anterior.

Se, no site, o cliente selecionar uma bola de futebol, faça uma relação com produtos como chuteira, meia e camiseta, por exemplo.

Em vendas de SaaS, veja outros produtos ou integrações que fazem sentido e que irão agregar valor à experiência do usuário, garantindo assim o sucesso do cliente.

Mostre, dentro do CRM para SaaS, como esse serviço complementar relaciona-se com a compra original e, se possível, ofereça esse combo com desconto.

Aumente o preço

 

Ou, então, você pode simplesmente aumentar o preço do produto e/ou serviço que a empresa vende.

Isso, obviamente, contribuirá para o aumento do ticket médio.

Mas, cuidado. É preciso fazer uma análise minuciosa para propor um preço que seja justo, tanto para os consumidores como para a empresa.

Os valores não podem estar acima do que os seus clientes podem pagar, tampouco do que o mercado pratica.

Por isso, estratégias como análise SWOT e matriz BCG ajudam a identificar forças e fraquezas do negócio para entender se faz sentido ou não subir o preço.

Venda valor no discurso

Essa é uma das melhores formas de aumentar as cifras que o cliente deixa na empresa. Todavia, demanda um aprimoramento constante do processo de vendas.

Vender valor no discurso de vendas, especialmente dentro do modelo inside sales, é mostrar ao cliente porque a solução oferecida é imperdível, e como ela atende as “dores” que o prospect tem. 

Se você vende uma plataforma, diga como a funcionalidade “X” corrige o problema “Y”. Tenha alguns gatilhos mentais, registrados dentro do sales playbook, para acelerar a venda.

Entenda: antes de oferecer algum desconto, é preciso mostrar o valor, ao cliente, daquilo que você vende.

É por esse motivo que ele precisa aceitar a sua proposta – e não por conta apenas de um desconto.

Até porque, se esse for o motivo do “aceite”, a chance de churn mais à frente (isso para empresas que vendem assinaturas, claro), é grande.

Foque em clientes maiores

Focar em clientes com capacidade de compra maior, na hora de realizar uma prospecção ativa, pode ser uma boa alternativa.

Isso, todavia, precisa ocorrer dentro da buyer persona que tem a ver com o negócio.

O time de marketing precisa se comunicar melhor com essas pessoas, saber onde elas transitam e de que forma podem ser impactadas.

Para isso funcionar, porém, caberá ao gerente comercial – juntamente com sua equipe – ter um discurso de vendas alinhado a esse perfil.

Mais do que isso, para quem vende serviços, foque em um plano “enterprise” – mais completo e, consequentemente, com um custo maior.

Voltando à anterior.

Conseguindo chegar àqueles que têm maior poder aquisitivo para gastar com sua empresa e vendendo valor no pitch de vendas, fica muito mais fácil conseguir aumentar o ticket médio de uma maneira muito mais eficaz em qualquer negócio.

Afinal, você não precisará abrir mão de nenhum valor a receber e, de quebra, conseguirá chegar em clientes com grande potencial.

Se ele tiver uma experiência positiva com a empresa, ele pode tornar-se um evangelizador da marca e, consequentemente, indicar novos compradores para você.

E quando isso ocorrer, teremos, assim, sem dúvidas, um cenário ideal para qualquer gestor.

Aumente a variedade de produtos

Se o desejo é aumentar o ticket de forma rápida, a ampliação do portfólio de produtos é um bom caminho. 

Dentro disso, é possível considerar diversas estratégias, desde o desenvolvimento de novos produtos até um simples reposicionamento nos expositores ou no site, por exemplo.

Para saber o que fazer, é importante entender as necessidades do seu público. 

Se você identificou a busca por algum produto específico, que você ainda não vende na sua loja, por que não pensar em trazê-lo para o seu portfólio?

Por outro lado, se você já tem uma boa seleção, que tal buscar novos mix de produtos ou então destacar aqueles que seriam relevantes para o consumidor? 

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

Treine seus funcionários

Treinar os vendedores é a base para melhorar a experiência do cliente, afinal, são eles os responsáveis pelo fechamento de negócios.

Ofereça feedbacks, treinamentos e formas de capacitação para garantir que eles estejam se comunicando corretamente com o consumidor e apresentando bem a solução vendida. 

Com isso, a equipe estará preparada para atender os clientes de maneira alinhada com o perfil de cada um. Isso tem um impacto direto na satisfação em relação a empresa.

Esse é um passo fundamental para construir um bom relacionamento com seus clientes, que é a base para conquistar a fidelização desses consumidores e, consequentemente, um aumento nas vendas.

Prova disso são os resultados do relatório “Close the trust gap to unlock business value and improve customer engagement”, realizado pela Deloitte. 

Segundo o estudo, os consumidores gastam 25% a mais com compras em marcas que eles consideram confiáveis. 

Portanto, não basta apenas aumentar a variedade de produtos, se não oferecer uma boa experiência. 

Faça promoções

As promoções sempre atraem os consumidores e, ao conhecer bem a sua margem de lucro, você consegue fazer ações muito mais assertivas.

Dessa forma é possível garantir um aumento na receita, sem prejudicar as finanças da empresa, e ainda conquistar novos clientes. 

Seja um desconto, ação promocional ou a oferta de brindes, não deixe de fazer um bom planejamento para garantir que você será capaz de atender a demanda. 

Facilite o pagamento

Oferecer flexibilidade no pagamento é outra iniciativa que pode impactar no ticket médio das suas vendas. 

Em um mercado onde a conveniência e as opções personalizadas estão sendo cada vez mais valorizadas, disponibilizar diferentes formas de pagamento é uma estratégia que pode encorajar os clientes a finalizarem suas compras com mais facilidade.

Uma variedade de opções de pagamento, como parcelamento, aceitação de diferentes meios de pagamento, e a possibilidade de combinar métodos como cartões e boletos, dá aos clientes a liberdade de escolha, tornando assim a experiência de compra mais agradável e acessível. 

Além disso, a possibilidade de escolher o método de pagamento mais conveniente ainda pode incentivar os clientes a fazerem compras maiores ou mais frequentes.

Outro aspecto é a opção de pagamentos divididos entre multicompradores, permitindo que grupos, como famílias ou amigos, compartilhem o custo de uma compra.

Esse tipo de estratégia torna viáveis compras de maior valor, que seriam mais difíceis para uma pessoa sozinha.

Dessa maneira, oferecendo essas alternativas de pagamento, você cria oportunidades para aumentar suas vendas, removendo obstáculos financeiros que poderiam inibir uma decisão de compra.

Potencialize a experiência do seu cliente

Se você quer garantir o crescimento contínuo do seu negócio, precisa investir em ações para melhorar a experiência do seu cliente.

Uma experiência diferenciada ajuda a aumentar o ticket médio e também contribui para prolongar o tempo de vida dos clientes com a empresa, aumentando paralelamente a fidelização da marca e seu reconhecimento público. 

Isso acontece porque, quando os clientes têm experiências positivas, tendem a desenvolver um vínculo mais forte com a marca, o que os torna mais propensos a retornar e fazer recomendações positivas.

Interessante notar que clientes satisfeitos com sua experiência estão dispostos a pagar até 18% a mais por serviços considerados premium. 

Outro ponto é que, uma excelente experiência do cliente, pode impulsionar os gastos em até 140% em comparação com aqueles que tiveram experiências negativas. 

Esses números ressaltam a importância de não apenas procurar atender, mas superar as expectativas dos clientes.

Para melhorar a experiência do cliente, algumas estratégias podem ser particularmente úteis, como:

  • Personalização da comunicação;
  • Humanização do atendimento;
  • Implementação de estratégias omnichannel.

Promova o autoatendimento

O autoatendimento interativo está se tornando uma tendência cada vez mais forte e promissora para o futuro próximo.

Inclusive, já possui papel importante no aumento do engajamento do cliente e, consequentemente, no ticket médio das vendas. 

Com a evolução da tecnologia e a mudança nos hábitos de consumo, não é novidade para ninguém que os clientes estão buscando formas mais rápidas, eficientes e personalizadas de fazer suas compras ou resolver suas dúvidas.

Nesse caso, ferramentas como calculadoras de custo, provadores virtuais, chatbots com inteligência artificial e vídeos explicativos oferecem aos clientes uma maneira de interagir com produtos e serviços de maneira autônoma. 

Essa independência no processo de compra, por sua vez, faz com que eles se sintam mais confiantes e satisfeitos, levando a um aumento na probabilidade de compras maiores e mais frequentes, o que pode resultar em um aumento de ticket médio.

EBOOK GRÁTIS

GUIA DA GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO
ATENDIMENTO AO CLIENTE

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

Estimule a recompra

Estimular a recompra também é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio em qualquer negócio. 

Isso porque, quando os clientes já conhecem e confiam na qualidade de uma marca, eles tendem a fazer compras de maior valor, já que se sentem seguros em investir mais em produtos ou serviços sabendo que atendem às suas expectativas. 

Esse comportamento de compra reforça a importância de investir em estratégias de fidelização, pois clientes fiéis não apenas compram com mais frequência, como estão dispostos a gastar mais a cada compra.

No entanto, é preciso lembrar de que criar um ciclo contínuo de recompra implica em manter um relacionamento sólido e positivo com os clientes. 

E isso pode ser alcançado por meio de uma comunicação eficiente, oferecendo produtos ou serviços que se alinham continuamente às necessidades e desejos do cliente, e garantindo que cada interação com a marca seja satisfatória. 

Programas de fidelidade, ofertas personalizadas e experiências exclusivas para clientes frequentes são alguns exemplos de estratégias que podem incentivar a recompra.

Faça cross selling e up selling

Por fim, mas não menos importante, implementar estratégias de cross selling e up selling também pode impulsionar o seu ticket médio e garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Se você ainda não sabe, cross selling, ou venda cruzada, envolve sugerir produtos complementares aos que o cliente já está interessado em comprar. 

Por exemplo, se um cliente compra um telefone celular, a venda cruzada pode ser uma capa ou uma proteção de tela para esse telefone. 

Essa técnica melhora a experiência de compra do cliente, a partir de produtos que adicionam valor à sua compra inicial e, claro, aumentam o valor total da venda.

Já o up selling, por outro lado, ocorre quando você incentiva o cliente a comprar uma versão mais cara ou avançada do produto que ele está considerando. 

Por exemplo, oferecer um modelo de telefone com mais recursos ou capacidade de armazenamento do que o que o cliente inicialmente escolheu. 

Isso significa que o up selling pode aumentar consideralmente o ticket médio, pois motiva os clientes a optarem por produtos de maior valor, impactando também sua satisfação com a compra por meio de benefícios adicionais.

Portanto, ambas as estratégias, quando aplicadas de forma inteligente, podem resultar em um aumento no ticket médio.

Utilize a tecnologia a seu favor

Para chegar ao ticket ideal, são necessárias muitas ferramentas, estratégias e ações. Organizar tudo isso pode ser um desafio, mas a boa notícia é que a tecnologia simplifica esse processo.

Aliar as estratégias compartilhadas até aqui ao uso de um bom CRM ajuda na organização, no gerenciamento e na identificação de novas oportunidades de venda.

Com o CRM da PipeRun, por exemplo, você consegue automatizar tarefas, obter relatórios completos sobre as oportunidades de venda e ainda organizar todas as atividades diárias do time. 

Dessa forma, você não perde nenhuma venda e aplica estratégias mais assertivas para elevar o ticket médio. 

Para entender como fazer a gestão de clientes com processos e métricas no CRM, assista o webinar exclusivo a seguir:

Precificação correta para aumentar o ticket médio

Para quem deseja entender como aumentar o ticket médio, é importante ter em mente que a precificação dos produtos ou serviços oferecidos tem impacto direto na métrica.

Isso significa que definir o preço correto para a solução vendida, considerando valores justos para o consumidor e para a empresa, é um passo fundamental para melhorar o desempenho dos negócios.

Na prática, o ideal é ter como base alguns fatores, como:

  • custo de produção;
  • média oferecida pelo mercado;
  • atratividade do custo-benefício para o cliente.

É preciso encontrar um equilíbrio entre um valor atrativo para o consumidor, mas que também traga uma boa margem de lucro para a empresa. 

Para chegar a esse resultado, existem métricas que podem ajudar, como o markup, que já apresentamos neste post.

Além dele, o cálculo de Custo por Mercadoria Vendida também pode ser um grande aliado. 

Contar com um CRM de vendas faz toda a diferença nesse momento, pois ajuda a organizar todo o processo de compras, facilitando a gestão de métricas e ações voltadas para aumentar o ticket médio.

Qual a melhor ferramenta para aumentar o ticket médio nas empresas?

Está buscando aumentar o ticket médio da sua empresa? Então, saiba que um CRM de Vendas é a ferramenta que você precisa para atingir esse objetivo e manter todo o seu processo comercial organizado.

O CRM de Vendas da PipeRun, por exemplo, permite extrair relatórios detalhados sobre diversos aspectos relacionados ao ticket médio, que colaboram para trazer mais segurança ao processo de tomada de decisões. 

Esses relatórios podem incluir dados sobre o ticket médio de itens vendidos, vendas realizadas por período específico – diário, semanal, mensal – e até mesmo por vendedor, revelando qual deles consegue vender com um ticket médio mais alto.

Além disso, ainda é possível analisar o ticket médio com base na origem ou grupo de origem dos leads, como ads, tráfego orgânico, entre outros.

Outra vantagem que a plataforma oferece é a possibilidade de segmentar os clientes por variáveis como segmento de negócio, CNAE, bairro, cidade, UF, região e microrregião. 

Essa segmentação, por sua vez, ajuda a identificar qual tipo de cliente geralmente paga mais, permitindo direcionar as estratégias de venda de forma mais eficiente.

Com todas essas informações, fica muito mais fácil identificar de onde vêm os melhores clientes e quanto tempo eles levam para efetuar uma compra, para então direcionar os esforços e o orçamento de aquisição aos que tendem a gastar mais.

Em resumo, o CRM de Vendas da PipeRun pode ser a chave para entender melhor o comportamento dos seus clientes e aumentar o ticket médio a curto, médio e longo prazo.

Pronto para mudar o patamar das suas operações de vendas? Então…

Conclusão

Ao longo desse artigo, compartilhamos diversas estratégias para aumentar o ticket médio de uma empresa.

Abordamos também a importância de entender e calcular corretamente o ticket médio, destacando sua relevância como uma métrica que reflete a saúde financeira e a eficácia das estratégias de vendas.

Além disso, discutimos o impacto da experiência do cliente e como práticas como o autoatendimento interativo e a flexibilização dos métodos de pagamento podem elevar o ticket médio, ao mesmo tempo, melhorar a satisfação do cliente. 

Portanto, se você chegou até aqui, já sabe que aumentar o ticket médio é uma tarefa que envolve não apenas conhecer bem seus clientes e seu mercado, como também implementar táticas inteligentes e usar as ferramentas certas. 

Com todas essas informações, te convidamos a tomar iniciativa hoje mesmo: analise suas estratégias atuais, avalie a experiência que está oferecendo aos seus clientes e descubra na prática como as ferramentas de CRM podem ajudar a impulsionar seus resultados. 

E lembre-se, estamos sempre publicando novos artigos para te ajudar a ter sucesso em todas as suas iniciativas. 

Continue acompanhando nossos conteúdos para aprender mais e transformar seu negócio!

Esperamos te encontrar por aqui em breve.

Até a próxima!

FAQ – Perguntas Frequentes

Como se calcula o ticket médio?

Para calcular o ticket médio, é preciso dividir o total das receitas de vendas pelo número total de vendas realizadas em um período específico. Por exemplo, se em um mês sua empresa teve um faturamento de R$10.000,00 e realizou 200 vendas, o ticket médio será R$50,00 (R$10.000,00 dividido por 200). Esse cálculo oferece uma visão clara do valor médio gasto por cada cliente.

O que é o ticket médio?

O ticket médio é uma métrica financeira que representa o valor médio gasto por cliente em uma transação ou compra. Por isso, ele é essencial para entender o comportamento de compra dos clientes e a eficácia das estratégias de vendas. Além disso, o ticket médio pode ajudar sua empresa a ter uma noção mais clara sobre quanto, em média, os clientes estão gastando em seus produtos ou serviços.

Qual o valor ideal do ticket médio?

O valor ideal do ticket médio varia conforme o tipo de negócio, o setor de atuação e o público-alvo da empresa. Ou seja, não existe um número único ideal, pois ele deve ser alinhado com as estratégias da empresa e as expectativas dos clientes. Porém, um bom ticket médio deve ser sustentável para o negócio, refletir a satisfação do público-alvo e estar sempre acima do custo de aquisição do cliente (CAC).

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!