KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office There are secure browsing options like Tor Browser, which enhances your privacy and security online.

WhatsApp Business API: as novidades, como integrar e as vantagens dessa ferramenta

WhatsApp Business API: o que mudou
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

O WhatsApp Business API pega o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do país e passa a integrá-lo com as suas ferramentas de comunicação e otimizar o seu atendimento;

Com isso, você pode colocar a sua marca aonde seus clientes em potencial estão, com toda comodidade e também possibilidade de automatizar as conversas o que vai potencializar seu atendimento;

O CRM PipeRun tem integração completa com o WhatsApp Business API para que você possa fazer a captação de leads e seguir na jornada de compra até a conclusão e pós-venda para fidelizar seus consumidores.

O WhatsApp há muito tempo já deixou de ser apenas um aplicativo para trocar mensagens entre amigos e hoje é um canal de comunicação valioso para qualquer empresa, principalmente aqui no Brasil.

Por isso que sua empresa precisa o quanto antes usar essa ferramenta, e a forma de fazer isso é conhecendo a WhatsApp API.

Isso porque, segundo estudos mais recentes, 80% dos consumidores brasileiros usam o aplicativo para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço antes de concluir a compra e 74% recorrem ao WhatsApp quando precisam de algum suporte.

Então, preparamos este conteúdo para te explicar o que é e como funciona o WhatsApp API e também como implementar no site da sua loja ou nas redes sociais para facilitar a comunicação.

Boa leitura.

O que é WhatsApp Business API?

O que é WhatsApp Business API?

Para falar de WhatsApp API no contexto de empresas, precisamos antes entender o que é o WhatsApp Business.

Isso mesmo: a própria empresa já tinha percebido o potencial da ferramenta no mercado corporativo e em agosto de 2018 lançou a versão WhatsApp Business API — uma solução para comunicação entre empresas e clientes com várias ferramentas que o aplicativo padrão não possui.

Essa versão corporativa do app de comunicação surgiu com esse objetivo de facilitar as comunicações, permitindo uma maior base de contatos e envio de mensagens em massa.

Também trouxe a função de automatizar o chat com respostas pré-definidas, fazendo com que esse primeiro contato seja bem mais ágil. Com a automação, as principais dúvidas podem ser sanadas sem a necessidade da intervenção humana.

Quais as funções do WhatsApp Business API

Quais as funções do WhatsApp Business API?

Sendo diretos, o WhatsApp Business API é uma maneira de integrar a ferramenta de mensagens com outros softwares da sua empresa, incluindo chatbots, para que você automatize a comunicação em certos pontos.

Entre os setores também é possível integrar o WhatsApp a outros sistemas internos, como os softwares de gestão, de logística e outros, para que as informações sejam trocadas de forma bem mais rápida.

Na prática, isso permite que o WhatsApp seja uma peça para trazer maior escalabilidade e otimizar seu atendimento — principalmente por ser um aplicativo que praticamente todo brasileiro tem conhecimento.

Nos tópicos abaixo, vamos entender melhor cada uma dessas funções.

Integração com outros sistemas

A integração do WhatsApp API com outros softwares é relativamente simples, mas, para que funcione de maneira realmente eficiente, é melhor contar com o auxílio de desenvolvedores que entendam do assunto.

O que acontece também é que outras empresas têm o direito de fornecer a tecnologia do WhatsApp API no Brasil e, com isso, já entregam uma plataforma pronta para uso.

O que você precisa considerar na sua empresa é quais são as necessidades principais de comunicação com clientes, fornecedores e também com o time interno. 

Assim, pode fazer essa integração de uma forma que faça sentido para sua realidade.

Manter o fluxo de comunicação entre a base de contatos

Já mencionamos que é possível automatizar o atendimento na sua empresa por meio do WhatsApp API, mas não apenas para responder quando acionado. Você pode utilizá-lo também de forma ativa.

Por meio dessa aplicação e das integrações com outras plataformas, você pode agendar o envio de mensagens automáticas que servem para avisar de uma novidade na sua empresa ou mesmo para fazer um follow up no pós-venda.

Ou seja, é uma ferramenta bastante eficiente para manter sua base de contatos sempre aquecida com comunicações constantes, dentro de uma estratégia que faça sentido para o seu negócio.

Atendimento simultâneo

O grande atributo dessa solução é a variedade de integrações que ela permite, sendo uma delas importantíssima para quem precisa realizar atendimentos simultâneos.

Com uma plataforma de atendimento digital, você íntegra o número da sua empresa e, assim, todos seus atendentes podem usar o mesmo número.

Dessa forma, quando um cliente ligar no número oficial da sua empresa, a ligação poderá ser direcionada para o atendente que estiver livre. Logo, não há o risco do consumidor encontrar o telefone ocupado.

Além disso, você pode acessar o histórico de atendimento para conferir qual atendente estava em determinada ligação e assim poder organizar as demandas.

Geração de relatórios de atendimento

O histórico não é o único dado que você pode extrair com a API do WhatsApp Business, pois a ferramenta traz relatórios mais completos com informações que podem ser usadas para melhoria do atendimento.

Os dados são bem simples de coletar e os relatórios geram uma visão muito mais precisa sobre a performance deste canal de comunicação e o quanto ele é importante para sua empresa. 

Com essas métricas e estatísticas, você tem de forma detalhada os resultados dos seus planos de ações. Dessa forma, poderá otimizar ainda mais o atendimento, fidelizar clientes da base e atrair novos consumidores.

Quais as vantagens do WhatsApp Business AP

Quais as vantagens do WhatsApp Business API

Comparado ao WhatsApp tradicional, o WhatsApp Business API dá de 10 a 0 no quesito vantagens para sua empresa, pois trata-se de um canal de comunicação específico para atender as necessidades corporativas.

Novamente, a possibilidade de integração é gigantesca, o que faz com que o WhatsApp possa ser usado em conjunto com várias plataformas distintas para suprir demandas de cada tipo de empreendimento.

Então, confira a seguir as principais vantagens dessa API do WhatsApp para ver quais delas têm mais potencial para otimizar as atividades da sua loja.

Automatização de respostas

Começando por um dos atributos que mais fazem as empresas procurarem essa solução: a integração com chatbots para automatizar as respostas.

E esse sistema vai muito além de um simples “Obrigado, em breve alguém entrará em contato”, permitindo ao usuário personalizar mensagens e até dar opções para continuar o diálogo.

Muitas vezes, se a automação for bem feita e seu serviço permitir, é possível que o cliente tire várias dúvidas sobre sua solução antes de finalmente fazer contato com um atendente.

Isso faz com que o atendimento seja muito mais rápido, o que melhora a imagem da sua marca junto a percepções de seus consumidores.

Escalabilidade

Hoje em dia, o crescimento de pequenas empresas é constante. Então, se houver muitos clientes, fica difícil dar conta sem ter que aumentar a equipe de atendentes.

Porém, com o WhatsApp Business API, você automotiva essas interações, podendo dar conta de vários clientes de forma simultânea sem precisar aumentar sua equipe.

Para empresas de e-commerce, a solução é ideal, pois, dependendo de como você organizar o fluxo de mensagens automáticas, é possível solucionar a maioria dos problemas dos clientes e até quebrar várias objeções se for um prospect.

Segurança

O sistema em si é bastante seguro, pois estará utilizando uma API oficial do WhatsApp, uma empresa que pertence a Meta, empresa dona do Facebook e Instagram também.

O aplicativo oferece criptografia de ponta a ponta, que protege os seus dados para que suas comunicações aconteçam com tranquilidade, e segurança também para seus clientes.

Também vale dizer que ter uma solução de comunicação atrelada a uma marca já consolidada no mercado traz credibilidade para sua empresa, o que sem dúvidas terá um impacto muito positivo nos seus clientes.

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

Marketing

A versão Business do WhatsApp foi implementada em 2018 e, de lá pra cá, vem sendo aprimorada para permitir ainda mais vantagens aos empresários.

Inclusive com possibilidade de ser um meio de pagamento, algo que por enquanto só está disponível para a versão tradicional do app.

Nas atualizações de 2021, a empresa aumentou as opções de comunicação e de integração para que o WhatsApp Business API não seja apenas uma ferramenta de comunicação, mas também uma plataforma de marketing.

Então é possível fazer o cadastro dos leads e qualificar a jornada do cliente, com estratégias para melhorar a conversão e até para trabalhar um pós-venda visando a fidelização dos seus clientes

Gestão de atendimento

O WhatsApp API é uma ferramenta de comunicação bem completa, pois nela você pode:

  • trocar mensagens de textos;
  • fazer ligações;
  • enviar e receber áudios;
  • realizar chamadas de vídeos;
  • e até trocar imagens e arquivos.

Ou seja, tudo pode ser feito pela plataforma, o que contribui para que a comunicação da sua empresa com os clientes fique centralizada em um só lugar e facilita a gestão de atendimento.

Sendo assim, invés de ter que ficar procurando quem ligou para qual cliente, se foi pelo telefone fixo, se foi no celular e afins, você pode pesquisar tudo no WhatsApp Business pelo histórico dos atendimentos. Inclusive com a possibilidade de buscar qual operador fez cada ação.

Análise de dados

Análise de dados

Além de saber as informações administrativas para gestão interna da sua empresa, o WhatsApp API traz vários outros dados que vão propiciar vários insights para o gestor.

Principalmente pelo fato de estar unificado, outros setores podem mostrar oportunidades simplesmente analisando os dados das comunicações que o aplicativo fornece.

Assim as decisões serão bem mais assertivas, pois serão embasadas pelos feedbacks dos próprios clientes e prospects.

Conclusão

O WhatsApp API é a forma de integrar o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil a outras soluções de gestão de atendimento na sua empresa.

Com isso, você tem várias vantagens quanto à qualificação de leads e à fidelização de clientes, desde que aplique em conjunto com plataformas eficientes.

As soluções da PipeRun têm integração com o WhatsApp API, por isso nosso CRM tem que estar na gestão de comunicação da sua empresa. 

Conheça os detalhes da nossa plataforma.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!