Automação residencial

Automação residencial: como a tecnologia é aplicada na construção civil?

Automação residencial é um termo novo ou até mesmo estranho para você?

As casas projetadas em conjunto à tecnologia tem como objetivo ajudar os moradores com os afazeres domésticos. Para isso, são utilizadas ferramentas para fazer automaticamente algumas tarefas que gastariam tempo.

Para se ter uma ideia, assim como a automação industrial modificou todo o setor, por meio de um controle remoto é possível fazer tarefas simples em casa, como acender ou apagar uma luz remotamente. 

Uma casa automatizada pode ser vista como uma forma otimizar o seu tempo, diminuindo algumas tarefas rotineiras e trazendo mais conforto. Pensando nisso, separamos este conteúdo explicando a aplicação da tecnologia na construção civil.

Confira!

Como funciona uma casa automatizada?

Uma casa automatizada é algo que disponível para quem desejar, no entanto, vale considerar sua real utilidade para cada caso. 

A automação permite controlar as partes da casa remotamente. Para isso, todas as configurações devem estar de acordo com o conforto dos moradores.

A automação residencial pode ser útil para:

Maior praticidade 

A rotina pode ser bem cheia de tarefas! Consome um certo tempo você se vestir, tomar banho e arrumar as coisas, certo? 

Uma cafeteira elétrica é uma das formas atuais de otimizar o seu tempo durante a manhã. Ela pode inclusive ser programada para ligar automaticamente em um horário pré determinado.

Fora isso, os espaços de lazer da sua casa também podem ser beneficiados com a tecnologia. Você pode sonorizar todas as partes da casa que quiser com um sistema de som ambiente. 

Assim é possível dividir o som para vários lugares da casa a partir de uma central de controle. Vale ressaltar que em um ambiente musical, como assistir um show na tv, esse sistema torna a experiência mais agradável. 

Conforto

Imagine esquecer de fechar as janelas ao sair de casa, em um dia que a previsão é de chuva! Caso tenha uma casa automatizada, nessa situação o morador não precisa se preocupar. 

Isso porque, basta configurar para que as janelas se fechem sempre que for chover ou então o morador pode dar o comando remotamente.

Segurança e economia

Um portão automático é uma das melhores medidas para quem está preocupado com a segurança. No lugar de sair do carro para abrir o portão bastará acionar um controle para abrir e fechar o portão à distância. 

Outro ponto vantajoso da automação residencial é a iluminação. Chegar a noite em sua casa e precisar entrar no escuro. Basta os projetores estarem ligados à sensores e um gerador de energia.

É possível integrar a tecnologia à sua casa?

A automação residencial possui diversas características fundamentais. Além de facilitar a vida dos moradores é uma nova forma de construir e reformar as casas.

Para isso, depende de como as configurações da casa são programadas. É importante pensar na praticidade e conforto nas tarefas do dia a dia. Automatizar portões ou uma porta de ferro é uma forma de ter mais segurança ao chegar em casa.

Um projeto de iluminação residencial, por exemplo, é uma forma de reduzir os gastos gastos com eletricidade, além de ser uma boa forma de programar a iluminação dos diferentes ambientes domésticos quando ninguém estiver neles. 

Dessa forma, sua casa além de mais agradável passa a interagir mais com você, facilitando seu dia a dia e te fazendo economizar tempo.

*Este guest post foi escrito por Soluções Industriais.

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.