Destaques:
KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office There are secure browsing options like Tor Browser, which enhances your privacy and security online.

Como ganhar tempo na criação de propostas online?

criar proposta online
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Desenvolver o contrato e a apresentação de um produto ou serviço para um prospect pode ser um dos principais gargalos de uma empresa — especialmente quando não há ferramentas de automação propostas online.

A geração de uma proposta comercial partindo do zero envolve toda uma pesquisa sobre o produto, o perfil do cliente, entre outros fatores. E ponderar a respeito desses elementos pode levar bastante tempo, o que atrasa a venda.

Se a proposta gerada não for do agrado do prospect, todo o trabalho terá que ser feito novamente. Otimizar este processo, portanto, não é só uma questão de economia — mas sim de necessidade.

Se você está passando por dificuldades com a geração de suas propostas online, veja aqui 4 dicas práticas para otimizá-la:

Como ganhar tempo na criação de propostas online?

Organize ideias e materiais a serem apresentados

Apresentações de propostas online desorganizadas possuem um índice bem menor de aprovação. Além disso, há uma boa chance de que o cliente não entenda exatamente o que é proposto, o que pode causar sérios problemas no futuro.

Por isso, antes de começar a elaborar o contrato, reúna o material necessário e organize-o. Assim, você saberá quais informações são mais relevantes e como pode apresentá-las de maneira mais simples para o seu prospect e fechar negócios mais facilmente.

Seja objetivo na elaboração do contrato

Cláusulas elaboradas e detalhadas são úteis para qualquer negócio, mas não é bom que você se perca em frases muito longas e detalhes irrelevantes. Seus clientes têm um tempo limitado para acompanhar o contrato, e precisam ter certeza de tudo antes de assinar.

Tente focar nos conteúdos mais importantes, como as obrigações contratuais de cada parte, preços, formas de pagamento, detalhes do serviço e critérios de encerramento, por exemplo. Depois de cobrir os pontos principais, veja se ainda há espaço para colocar outros detalhes úteis ou se você deve eliminá-los.

Reutilize propostas já testadas

Boa parte do trabalho de desenvolvimento de propostas — como a formatação, precificação e detalhes dos serviços — não são muito mutáveis no curto prazo. Isso significa que essa mesma estrutura pode ser aplicada a múltiplos contratos. Ao utilizar um contrato antigo como modelo, você poupa muito tempo e recursos ao longo do dia.

É possível criar um banco de dados ou pasta compartilhada na nuvem que contenha todos os modelos de boa proposta para determinados serviços. A partir dessas bases, cada vendedor pode adaptar e elaborar o conteúdo de acordo com o contexto.

Quais as melhores ferramentas para criar propostas online?

O meio digital também é muito útil aqui: existem várias ferramentas de automação na geração de propostas online, especialmente os CRMs.

Com eles, é possível gerar modelos automaticamente, já preenchidos com os dados do cliente que foram coletados no sistema — tudo isso com apenas um clique e sem o mesmo nível de burocracia. O mesmo vale para atualizações e adaptações que serão feitas com o tempo.

Outras funcionalidades complementares, como a inserção de gráficos e imagens, classificação dos custos e envio direto do contrato em PDF, tanto para o cliente quanto para o elaborador da proposta, também ajudam a economizar tempo e aumentar as chances de venda.

Estes são apenas alguns dos benefícios. Não deixe de considerar a solução para você! Com esta e com as outras dicas acima, você já deve ser capaz de agilizar as suas propostas online e reduzir o efeito desse gargalo no setor de vendas.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!