Destaques:

Empresas de telecom: o papel do CRM para atrair e fidelizar clientes

CRM para empresas de telecom
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• CRM para telecom é uma plataforma para aceleração de vendas do segmento;

• Com o CRM você constrói uma máquina de vendas completa para o segmento para vender mais fazendo menos;

• O PipeRun é um CRM especialista no segmento de telefonia e internet. Construa sua máquina de aquisição, retenção e expansão de clientes com diversos recursos e integrações.

Empresas de telecom, ao fazerem uso de um CRM dentro do processo de vendas, conseguem prospectar, vender e fidelizar clientes de maneira muito mais assertivo. A tecnologia tem papel decisivo nas empresas para elevar a produtividade e ter times voltados cada vez mais para o sucesso de seus consumidores.

Gerir um negócio, independente do tamanho e do segmento de atuação, é sem dúvida alguma uma missão árdua e que exige atenção a todos os detalhes.

Entregar aquilo que o cliente precisa, no momento certo e encantá-lo é algo importante para manter qualquer empresa não só crescendo como competitiva.

Dentro desta realidade, a tecnologia assume um papel importantíssimo. É ela a locomotiva para prospectar, vender e reter consumidores.

Para empresas de telecom, essa é também uma realidade. Mais do que prestar um serviço de qualidade, é preciso realmente impactar o cliente em todos os momentos de contato com ele.

Até porque, a concorrência cresce a cada dia. Aquilo que se entendia por boas práticas e como forma de vender e relacionar-se pode ficar defesado.

E isso pode acontecer literalmente da noite para o dia. Afinal, somos impactos por transformações em nossa sociedade que aumentam a exigência que sobre as organizações.

O uso de um CRM para telecom ajuda justamente neste sentido:

  • antecipar-se às mudanças e exigências dos clientes;
  • identificar oportunidades novas a serem exploradas;
  • atrair, reter e fidelizar mais consumidores.

Falaremos, neste artigo, sobre como isso ocorre na prática e quais os benefícios para o setor. Mais do que isso, falaremos sobre os cuidados e critérios para se escolher o sistema certo.

Fique com a gente.

Boa leitura!

O que é um CRM para empresas de telecom?

CRM para empresas de telecom

O primeiro passo para entender como um sistema de vendas ajuda as empresas de telecom é compreender o que é CRM e o que ele significa como um todo.

A sigla “CRM”, aliás, significa Customer Relationship Management. Se traduzirmos de maneira livre, entendemos como “gestão do relacionamento com o cliente”.

CRM é, também, um conjunto de ações, análises, estratégias, gestão e políticas voltadas para organização, produtividade e assertividade em todos os momentos do processo comercial

A partir daí, temos um panorama mais claro sobre não só seu significado como sua importância.

Isso porque, quando se trata de oferecer serviços, a relação com os consumidores é chave. É fundamental para qualquer empresa, independente do seu porte e setor de atuação.

O setor de telecom, que ano após ano aumenta os seus investimentos, não é obviamente a exceção.

Raríssimos são, aliás, os segmentos que não precisam ter um contato mais próximo com seus clientes e manter uma relação duradora e, claro, saudável.

Somente tendo esse zelo com quem consome você é que será possível reter clientes e encantá-los a tal ponto que eles se tornem um evangelizador da marca.

O que isso significa?

Que a experiência deles com seu serviço terá sido tão boa, que novos consumidores chegarão até você por meio de indicações.

E se isso acontecer, sem dúvida temos um cenário muito promissor, onde o CAC é cada vez menor, assim como o ciclo de vendas de seus negócios.

Claro que, para isso, é preciso entender a importância que a transformação digital tem nos processos das empresas de telecom.

A tecnologia é o combustível das melhorias em todas etapas – e o CRM é o meio para conseguir a máxima produtividade e atenção aos detalhes decisivos.

CRM para empresas telecom dá controle aos gestores

Ter controle de tudo o que acontece na sua empresa de telecom é indispensável para qualquer gestor.

Até porque, você sabe bem: quando não se controla, não é possível fazer uma gestão administrativa eficiente, voltada para a melhoria contínua.

Passa pelo controle de vendas um processo realmente eficiente, voltado para o sucesso do cliente e, claro, aumento da taxa de conversão em todas as etapas.

Entenda: esse é um item indispensável e que o CRM atua decisivamente a favor das empresas.

Muitas vezes, a equipe comercial é grande e as informações ficam dispersas, descentralizadas e em diversas planilhas.

Então, saber no que seu time está trabalhando, como isso está ocorrendo, é uma tarefa hercúlea – para não dizer impossível de ser cumprida.

Ter muitos dados em planilha, além de dificultar o acompanhamento das oportunidades (qual o status delas?), impede a mensuração dos resultados.

E sem saber as suas métricas de vendas, como entender se seus negócios vão bem ou mal?

Como saber se sua equipe está trabalhando de maneira correta ou errada?

É impossível. E, de novo: sem esse controle, você não consegue fazer um gerenciamento de vendas correto.

Mais do que deixar de ganhar dinheiro, você terá gastos desnecessários – e nem mesmo saberá os porquês.

5 fatores para escolher um CRM para empresas de telecom

CRM para empresas de telecom

Entender como escolher CRM é um trabalho que demanda cuidado e atenção a diversos detalhes que farão a diferença – para o bem ou para o mal – na sua empresa.

É obviamente uma tomada de decisão importante e, por isso, você não pode queimar etapas.

Depois de entender e mapear as suas dores, vá atrás de conteúdo que fale melhor sobre como o CRM ajuda as empresas.

Leia também cases de sucesso e veja na prática como organizações que tinham o mesmo problema do que o seu conseguiram superá-los.

No momento de prospectar as ferramentas, opte por aquelas que permitam um período de trial gratuito.

Informe-se, consuma o conteúdo e leve em consideração, na hora de decidir, alguns fatores importantes.

Separamos 5 deles para você fazer a melhor escolha possível.

Dito isso, escolhe um software de vendas que:

1 – Centralize todas as informações

Um dos maiores problemas na gestão de empresas de telecom, especialmente no processo de vendas, é não ter informações centralizadas.

É comum que cada vendedor tenha sua planilha e trabalhe a partir delas, lidando com os contatos dos clientes e suas oportunidades abertas.

Quando você for escolher seu CRM, opte por um que tenha toda sua carteira de cliente cadastrada, todos os dados relevantes em um lugar só.

A agenda de atividades do vendedor (seja diária, semanal ou mensal) também precisa estar presente dentro do sistema.

Tudo isso fica salvo na nuvem e você pode acessar de qualquer lugar – até mesmo via smartphone. Ou seja, não é necessário instalar nenhum programa em computador.

Outra informação importante e que precisa aparecer é o histórico de cada oportunidade.

O que isso quer dizer? Toda e qualquer interação entre cliente e empresa fica registrado e ao acesso dos vendedores e gestores sempre que quiser.

Se você trabalha com vendedores externos, todo o relato da visita precisa (e deve) estar registrado dentro da oportunidade.

Tudo isso ajuda, por exemplo, nas estratégias de up sellling, quando você pode buscar vender uma assinatura mais avançada.

2 – Permita acompanhar e controlar em tempo real as oportunidades

O fator importante é algo que já falamos aqui, mas é sempre importante reforçar.

Controlar as vendas, saber no que e como seus vendedores estão trabalhando, é essencial dentro de todas as organizações.

Seus SDR estão qualificando os leads da forma correta? O discurso de vendas entrega o valor que os prospects precisam?

Mais do que isso: quantas oportunidades estão abertas no funil de cada vendedor? Elas estão estagnadas muito tempo em uma etapa?

Com um CRM que tem um pipeline organizado no modelo kanban, você tem todas essas informações na sua frente e de maneira muito intuitiva.

Isso permite acompanhamento e controle em tempo real das atividades e oportunidades do seu time.

E a partir daí você poderá entender no que sua empresa está indo bem e no que está falhando -e corrigir, claro!

3 – Tenha plataformas unificadas

Para empresas de telecom que possuem diferentes canais de vendas e prospecção, a unificação de todos os leads e oportunidades em uma plataforma é fundamental.

Telefonia, Facebook Leads Ads, WhatsApp dos vendedores, ferramentas de automação de marketing…

Muitos são os locais por onde sua empresa prospecta, vende e se relaciona com os clientes, não é mesmo?

Então o CRM que você escolher precisa agir como um integrador de todas elas. Opte por um sistema integrado com todas as ferramentas relevantes à sua operação.

Novamente, entramos no item de ter informações centralizadas. Somente isso garantirá que você está sendo assertivo em sua rotina de vendas.

Com plataformas unificadas, aproveite outra vantagem do seu software de vendas: poder criar múltiplos funis.

O seu CRM, independente do plano escolhido, não pode limitar você na hora de criar funis.

Fique à vontade e crie seu:

E use integração com marketing, telefonia voIP, ERP e tudo o que ajudar você a impactar e fidelizar seus clientes.

4 – Acelere – de fato – suas vendas

Quando se fala em produtividade, você realmente precisa levar isso a sério.

Claro que sair da planilha e migrar para um CRM já deixará todo o seu time mais produtivo e organizado para vender.

Mas você precisa levar isso a um outro nível e realmente extrair o que há de melhor em seus colaboradores – e também nos clientes.

Por isso, o sistema que você escolher precisa ter automação em todas as etapas do processo de vendas.

Opte por aquele que tem ações automáticas sempre que você mover uma oportunidade de etapa.

  • Enviar email;
  • Duplicar oportunidade para outro funil (da pré-vendas para vendas, por exemplo);
  • Enviar oportunidade para sua plataforma de automação de marketing;
  • Criar uma atividade;
  • Alertar o dono da oportunidade que ele precisa agir.

Isso acelera de fato suas vendas, pois você agirá no ato, aproveitando o timming e enquanto o cliente segue interessado em você.

Até porque, convenhamos, ele estará também falando com a concorrência.

Então, ganhará a confiança e o dinheiro dele quem conseguir mais rapidamente gerar o valor que ele precisa.

E para acelerar o fechamento do negócio, use a assinatura eletrônica dentro do seu CRM.

Imprimir a proposta e enviar até o cliente, ou então exportar para PDF, enviar, esperar o cliente imprimir, assinar e enviar de novo para você… ufa!

Quanto tempo já não se perdeu aí?

Com “aceite” eletrônico (junto do seus templates de proposta dentro de seus emails já configurados), você envia rapidamente a oferta ao cliente e já recebe sua resposta de maneira mais ágil.

5 – Forneça relatórios completos

Com uma equipe grande na força de vendas, além de ter controle, é importante ter relatórios completos e mensurar os resultados constantemente.

Nenhum processo está 100% redondo. É preciso, dia após dia, debruçar-se sobre os números, analisar as taxas e ver onde é possível melhorar.

Muitos dados, quando estão em planilhas, estão não só dispersos, como podem ser imprecisos.

Afinal, o preenchimento é feito manualmente e os números finais estão suscetíveis aos erros humanos.

Para ser preciso – e justo – na avaliação de desempenho, escolha o CRM para empresas de telecom que dê a você relatórios personalizados e completos.

Tanto por vendedor, como por funil, não importe. Esmiúce bem os números e “faça-os falar”.

No que você falha hoje e no que está indo bem?

Mapeie também os motivos de perdas – crie tags e mensure os números.

Identifique o erro. Pode estar na prospecção, na qualificação ou até mesmo no discurso.

Mas você só conseguirá saber e melhorar quando colocar a tecnologia como aliada no seu dia a dia.

Um CRM para empresas de telecom traz muito mais benefícios!

CRM para empresas de telecom

  • Produtividade muito maior de todos os envolvidos no processo comercial;
  • Redução do retrabalho e de tarefas mecânicas como copiar e colar emails ou preencher planilhas;
  • Organização e centralização dos dados das oportunidades e de todas as informações de clientes;
  • Arquivamento das cópias digitais dos documentos dos clientes;
  • Redução do ciclo de fechamento de vendas;
  • Fechamento de mais negócios e de forma assertiva, o que reduz a chance de churn, e muito mais.

Ter a tecnologia presente para prospectar, vender e reter o cliente é um diferencial competitivo importante, ainda mais em meio à tanta concorrência.

Conhecer muito bem o perfil do cliente ideal é decisivo entre empresas que patinam e as que crescem.

O investimento em tecnologia, aliás, só aumentará e chegará a até 21% do orçamento das empresas B2B em 2021.

É – e somente desta forma – possível fazer a entrega personalizada e ágil que seus clientes tanto precisam e sua empresa merece.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida sobre o artigo ou quer saber mais sobre um CRM para empresas telecom, fale com um consultor ainda hoje.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a ter melhores resultados comerciais em seus negócios.

O primeiro traz algumas táticas de vendas para a sua empresa usar diariamente.

Já o segundo aborda estratégias que ajudam a entender como vender por telefone de maneira assertiva.

Boas vendas !

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!