Boa prospecção é meia venda

Inbound Marketing Ebook
Fausto Reichert
Chief Revenue Officer (CRO) da CRM PipeRun e Colunista dos Portais CanalTech, E-Commerce Brasil, Clientesa, Metrópoles e Amanhã, possui formação como: Técnico Processamento de Dados, Graduado em Marketing e MBA Ciências de Consumo, é um profissional altamente qualificado e experiente, com um histórico de sucesso no setor de tecnologia. Ele é um líder estratégico com expertise em automação de vendas, marketing digital e estratégias de alto crescimento, além de um comunicador eficaz e está sempre atualizado sobre as últimas tendências do mercado. Em 2023 recebeu o prêmio Growth Awards Latam de Líder de Crescimento em Startups.

Para que uma venda seja efetuada com sucesso, um dos primeiros passos a ser dado é o da prospecção. Esse processo envolve etapas a serem cumpridas, que direcionam os esforços de venda para o público que mais está adequado e preparado para adquirir seus produtosQuando bem feito, o trabalho de prospecção aumenta as chances de concretizar uma venda consideravelmente. 

E a lista para serem prospectados as leads?

Faz parte da prospecção gerar uma lista de leads, moldada a partir do perfil de compra dos produtos ofertados. Esses contatos podem ser reunidos tanto pelo vendedor quanto por uma equipe de vendas. Depois de gerar a lista, é efetuado o trabalho de qualificação do prospect e analisado qual momento será oportuno para apresentar o produto. No contato com o comprador, é verificado se o mesmo dispõe de verba e se o valor agregado ao produto está adequado as suas necessidades. Tomado conhecimento dos pontos citados, o vendedor terá argumentos estratégicos para justificar a aquisição.

Todos esses cuidados com a prospecção auxiliam no andamento e fechamento das negociações. A final de contas, é essencial ter em mente que o comprador precisa obter todas as informações buscadas e esclarecer todas as dúvidas sobre o que será adquirido. Assim sendo, a prospecção faz parte das entrelinhas da venda e, quando bem feita, corresponde a 50% da venda.

E no B2B, o conceito é o SDR ou Pré-Vendas Técnico?

As vendas de empresas para empresas, conhecidas como vendas B2B, utilizam a prospecção como uma ferramenta que auxilia em termos de proximidade com o cliente. Ou seja, quando o cliente identifica o conhecimento/esclarecimento dos produtos e a objetividade do vendedor, as chances de fechar a venda é muito maior. Por isso a importância das análises de pré­-vendas SDRjá que a prospecção é utilizada por empresas de todo o mundo. O mundo dos negócios, principalmente devido à competitividade, sempre procura novos métodos para angariar novas vendas.

 

Boas Vendas

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!