Equilíbrio do Mix de Produtos nas Vendas

Como gerar leads com o Inbound Marketing?
Fausto Reichert
Chief Revenue and Strategy Officer (CRO) do CRM PipeRun. Atua no setor de TI a mais de 20 anos, é Técnico em Processamento de Dados, Graduado em Marketing e MBA Ciências de Consumo na ESPM, possui especializações em BPMN, BI, BSC, PMI, CCS, SPIN e Marketing Digital.

Uma boa equipe de vendas é aquela que consegue negociar valores, quantidades e, ao mesmo tempo em que preza pelo benefício do cliente, preza também pelo melhor negócio para sua própria empresa, fazendo com que os produtos que estão em estoque sejam vendidos, para darem lugar a novos produtos constantemente. O grande desafio da equipe de vendas é conseguir atingir esse equilíbrio ao mesmo tempo em que não abre mão de bons negócios e, é claro, da fidelização de seus clientes.

O mix de produto de vendas normalmente deve ser variado e estar em constante evolução para que possa atender a diferentes empresas com diferentes objetivos. Assim, é possível garantir que os negócios fechados com todos os clientes geram a previsão de negócios futuros. Ao mesmo tempo, a equipe de vendas deverá lidar com seus superiores, que têm interesses variados, mas sempre um em comum: fazer o estoque girar. O interesse das empresas é que seja possível vender o máximo de produtos, com o mínimo de custo, para a maior quantidade de clientes possível. Ainda assim, cada cliente tem demandas específicas e exclusivas, que deverão ser consideradas para que haja satisfação mútua.

Para que seja possível, portanto, atender às duas demandas (empresa e cliente), é necessário contar com uma boa variedade de produtos e suas respectivas variações, como cor, tamanho, possibilidade de personalização. Isso tudo dá margem para negociações tanto de preço, quanto de modelo do produto ou serviço. Com margem para negociação de valores, é possível conquistar diferentes clientes com diferentes propostas.

O mix de produtos se torna indispensável a partir do momento em que o leque de clientes é bem misto, fazendo com que haja a possibilidade de negociação de todos os produtos existentes no estoque da empresa, de repente com a modificação de um produto, customização de outro, e assim por diante. O importante é ter bem acertado com a empresa, as equipes de venda e os clientes, qual a intenção de venda, se existem produtos que devem ser tratados como prioridade na hora de vender e, é claro, ter um script de vendas bem definido junto à empresa e à equipe de vendas para todo mix.

Boas Vendas

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!